Serial - Paralelo

Autor Mensagem
crowley666
Veterano
# abr/04


Qual a diferença entre ligar, por exemplo, dois humbuckers em serial ou dois humbuckers em paralelo? eh uma diferença muito audivel?

piratarix
Veterano
# abr/04
· votar


no em serie a corrente eh a msm e a tensao se divide

no paralelo a tensao eh a msm e a corrente se divide

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


sonoramente isso quer dizer q....

GuitarHouse
Veterano
# abr/04
· votar


crowley666
em serie sao os humbuckers tradicionais.

em paralelo sao os de bobinas sobrepostas..(em forma de single)

SuperGeo
Veterano
# abr/04
· votar


crowley666
eu jurava que você tava falando sobre akelas paradinha atras do pc hehe

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Ligando em paralelo você perde algum ganho e algum brilho.

Jaum_Paulo
Veterano
# ago/05
· votar


em paralelo não ficaria tipo a posição 2 e a 4 de uma strato?

sirios
Veterano
# ago/05
· votar


em paralelo eh um em cima do otro, em serie eh um do lado do otro :P

El_Cabong
Veterano
# out/06
· votar


As guitarras modelo Stratocaster vem de fábrica com os captadores ligados em série ou paralelo ??

Quando a chave está nas posições:
- captador do meio + do braço
- captador do meio + da ponte

Elvenfoot
Veterano
# out/06
· votar


El_Cabong
Strato costuma usar em série.

Porém as stratos deluxe vem com o s-1 switch que quando vc ativa todas as ligações mudam e aí começam a ter ligações em paralelo e outras combinações diferentes do modo em série!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa noite!!!

El_Cabong
As guitarras modelo Stratocaster vem de fábrica com os captadores ligados em série ou paralelo ??
Se vc estiver se referindo a captadores single, nem um, nem outro, pois os captadores estão em circuitos diferentes. A chave de comutação permite a passagem do som e no meu entender isso não os coloca no mesmo circuito, então não tem como ficarem em série, talvez em paralelo uma vez que ambos tem os positivos na chave e os negativos aterrados.
Caso seja uma Fat Strat, o padrão é ligação em série (tradicional) já que a ligação em paralelo causa uma perda de saída do captador e o aproxima da sonoridade de um single, perdendo ao meu ver a finalidade de se instalar um humbucking na ponte...

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Penta_Blues

Concordo. Em paralelo ele perde bastante ganho. É uma alternativa diferente pra quem tem humbucker.

A minha guita já teve ligação em série e em paralelo. Usava 3 chaves pequenas pra fazer as comutações.... Um exagero.

Hoje ela está com a ligação tradicional, em série. Mas eu já tô preparando umas doideras. Vou fazer um teste pra ver se é possível splitar um humbucker com um potenciômetro. Comprei um de 100k só pra testar. Se alguém já fez isso e quiser trocar idéia...

Elvenfoot
Veterano
# out/06
· votar


Eu to querendo fazer um sistema de switch pra usar duas partes elétricas diferentes completamente independentes (mas só usando uma por vez), uma pra captador ativo com ponteciometro de tone e volume, e uma pra passivo com potenciometro de volume e tone separados só pros passivos.

Alguém tem idéia de como fazer?

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa noite!!!

LeandroPanucci
Cara, com push/pull e balanço eu já fiz umas doideiras do tipo Splitar num e defasar noutro com o balance controlando o "tempero" e ainda joguei o Blend na chave comutadora.
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa noite!!!

Elvenfoot
Cara, eu já ouvi gente falando que conseguiu montar uma guitarra com circuitos ativos e passivos. Como eu não conheço o cara (o Ronay de Americana) não sei detalhes da construção e montagem do circuito.
Valeu!!!

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Penta_Blues

Não gosto de push-pull. Eu não acho prático.

Gostei da idéia do balance.

Como fica o som fazendo um blender com o cap da ponte com o do braço, algum predomina?

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


LeandroPanucci
Cara, como o Blender na minha opinião só libera a passagem do som captado por ambos, sem dosá-los, a predominância vai ficar por conta daquele que tiver o maior volume. Por isso prefiro um pot de balanço pra trabalhar junto com este Blender que no meu caso ficou na chave comutadora. Assim fica possível dosar o quanto eu quero de cada captador no som.
Valeu!!!

Fabio Giavoni
Veterano
# out/06
· votar


crowley666
cara, acho q ninguém entendeu sua pergunta, vc quis dizer ligar dois CAPTADORES DIFERENTES em série? tipo, pegar os dois caps de uma les paul e ligar em série? se for isso o volume vai aumentar e a impedância de saída tb, acho q geralmente eles ficam em paralelo qd a chave está na posição do meio. se vc quer dizer ligar as BOBINAS de um humbucker em série ou paralelo daí depende, usualmente liga-se em série, mas se vc pegar um humbucker com 4 condutores vc pode fazer a ligação q quiser, se eu naum me engano o Van Halen ligou os caps com as bobinas em paralelo naquela guita q ele mesmo fez.

se falei alguma besteira peço q me desculpem xD

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Penta_Blues

É interessante. Vou experimentar.

El_Cabong
Veterano
# out/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


Penta_Blues
A chave de comutação permite a passagem do som e no meu entender isso não os coloca no mesmo circuito, então não tem como ficarem em série, talvez em paralelo uma vez que ambos tem os positivos na chave e os negativos aterrados.

Era isso que eu queria saber.
Então, quando a chave aciona mais de um captador, ela os coloca em paralelo.
(positivos na chave e negativos aterrados)
Valeu.

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


crowley666
piratarix
GuitarHouse
SuperGeo
CORVO
Jaum_Paulo
sirios
El_Cabong
Elvenfoot
Penta_Blues
LeandroPanucci

Karas já que o assunto é ligações de captadores, alguém teria o esquema elétrico pra passar daquela ligação que usa aquel potenciômetro PUSH PULL para ter as opções de ligação de captadores: só ponte, ponte+meio, só meio, meio+braço, só braço (até aqui é o tradicional), ponte+braço e ponte+meio+braço. Alguém tem ou sabe de algum site que tenha o esquema??? (uso 2 humb. (ponte e braço) e um single(meio))

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Bom dia!!!

Fernando de almeida
Cara, seria interessante vc especificar um pouco mais o que deseja, tipo: Quantos pot vc tem? Quantos Push/Pull vc pretende usar? A ligação será em série, paralelo ou defasado? Pretende splitar algum Humbucking?
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Bom dia!!!

GuitarHouse
A ligação que se faz em captadores humbucking não depende da disposição de suas bobinas, mas sim se possuem dois ou quatro condutores.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


Penta_Blues

Brow,
Tenho: minha guita tem 2 caps. HUMB. (um na ponte e um no braços) e tem um cap. Single (meio), tem tb dois potenciômtros simples, um de volume e um de tone + chave de 5 posições (ligação-->> 1) só ponte; 2)ponte+meio; 3)só meio; 4)meio+braço; 5)só braço) .

Quero: manter os captadores, e que eu tenha a opção de ligação, além da tradicional (ligação-->> 1) só ponte; 2)ponte+meio; 3)só meio; 4)meio+braço; 5)só braço), que ligue ponte+braço e ponte+meio+braço.
O luthier Leandro Walczak me disse uma vez que para ter essas duas opções a mais eu teria que trocar um dos potenciômetros para um que seja Push/Pull para que assim que eu consiga isso.

Então gostaria de ter um esquema de ligação para fazer isso.

LeandroP
Moderador
# out/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fernando de almeida

O esquema seu já está quase pronto.

Substitua o pot de volume simples por um push-pull.

O push-pull você pode usar pros dois humbucker (ponte e braço).

Um potenciômetro de tonalidade é conservado e comum pra todos os caps.

O outro potenciômetro de tone você substitui por um de volume, fazendo um blender (misturador) entre o pickup da ponte e do braço.

Como o push-pull é comum pros dois pickups (braço e ponte), na hora em que você misturar os dois usando o pot blender, quando você splitar no push pull os dois pickups vão splitar ao mesmo tempo, e aí no blender não tem como usar, por exemplo: ponte full + braço splitado, e vice-e-versa. A não ser que utilize mais de um push-pull.

O esquemático basicamente está pronto. Você só precisa saber como ligar o push-pull (igual aos outros pots convencionais) e como fazer um blender. De resto a sua chave de 5 posições já dá o que você quer.

No site da Seymour Duncan pode não ter exatamente o que você precisa (esquemático), mas lá tem como splitar com push-pull e como fazer um blender.

LeandroP
Moderador
# out/06
· votar


Fernando de almeida

Qual marca de captador você está usando?

Porque dependendo da marca, as cores dos fios são diferentes.

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, ele comentou que com a instalação de apenas um Push/Pull vc teria as duas configurações extras?
Valeu!!!

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa tarde!!!

LeandroPanucci
Só tem um detalhe, se é que eu entendi direito. Nesta ligação vc precisará de três pot, mas a guitarra do Fernando de almeida só tem dois.
Valeu!!!

Fernando de almeida
Veterano
# out/06
· votar


LeandroPanucci
Penta_Blues

Karas meus caps são todos Kent Armstrong, humbucker super distortion, single e humbucker paf.
E como o Penta_Blues disse minha guita tem só 2 potenciômetros, o de volume e o de tonalidade.
Vcs teriam o esquema elétrico para poder acrescentar as opções braço+ponte e todos os captadoers ao mesmo tempo??????


ABR

Penta_Blues
Moderador
# out/06
· votar


Boa tarde!!!

Fernando de almeida
Cara, estou quebrando a cabeça aqui, mas por enquanto só consigo visualizar estas duas opções que vc deseja em dois Push/Pull. Como eu te perguntei no outro post, vc tem certeza que o esquema que o Leandro disse usa só um push/pull para a ligação que vc pretende?
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Serial - Paralelo