Ligações de captadores Seymour Duncan - Série - Split - Paralelo

    Autor Mensagem
    andyeffect
    Veterano
    # jun/05


    e ai galera beleza?
    eu tenho dois captadores na minha strato, um seymour duncan JB Jr. na ponte e um seymour dunca Little 59 no braço e gostaria de perguntar sobre diferentes ligações, quais as diferenças há entre Ligações de captadores Série - Split - Paralelo - phase reversal?
    vem no manual dos captadores. alguém já fez alguma?

    agradeço

    andyeffect
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ? ninguém

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    ligação em série: as duas bobinas do captador duplo serão ligadas em série. o terra de uma bobina liga do hot da outra.

    ligação em paralelo: as duas bobinas do captador duplo serão ligadas em paralelo. os dois terras ligados juntos e os dois hot's ligados juntos.

    split: posição em que uma das bobinas é aterrada e só funciona a outra.

    phase reversal: não sei.

    ki_suco
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    nossa a essa altura o cara deve ter colocado umas 30 chaves na guitarra já

    alfacorrea
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    em captadores seymour duncan seria mais ou menos assim.
    4 fios: preto (hot), verde (terra), branco (hot), vermelho (terra).

    ligação em série: preto fica sendo o pisitivo, o verde fica sendo o negativo e solda o branco e o vermelho juntos e isola os dois.

    split: preto fica sendo o pisitivo, o verde fica sendo o negativo e solda o branco e o vermelho juntos no terra da guitarra.

    paralelo: liga o preto no branco (hot's) e o vermelho no verde (terras).

    Pompermayer
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Dando um up no tópico.

    Bom galera, não ficou claro no tópico a diferença sonora entre as ligações dos captadores, então vamos comentar sobre isso.

    Deixo a questão:
    Qual é a diferença sonora entre as ligações e o que se dá entre a combinação das mesmas (um cap em paralelo + outro em série)?

    Recentemente, junto com o planejamento de trocar os caps da minha strato, vim a planejar, com meu pai, um esquema de ligação que alterna, pra cada captador, as ligações série, paralelo e split das bobinas, possibilitando assim, com a chave de 5 posições, as diversas combinações desses caps. Será que isso vale a pena?

    CrenteLouco
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Legal, sempre tive duvida em relação à ligação dos caps.
    Alguem esclacere aí.

    Pompermayer
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Nada?

    Pompermayer
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    E aí galera?

    Makaha
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    UP!!!

    Também quero saber!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Pompermayer
    É sempre complicado comentar algo que se baseia em impressões pessoais, pois o que é "forte" pra mim não será exatamente "forte" pra vc. Além disso, caracterizar timbre com palavras como "magro", "gordo", "brilhante", etc, é difícil e nem sempre traduz exatamente o que se quer dizer.
    Mas vamos tentar:
    Humbucker ligado em série - é a forma mais comum de se ligar um humbucker e a que dá mais "saída" ao mesmo. Seu timbre é "cheio" e "gordo" se comparado ao Single.
    Humbucker ligado em paralelo - seu timbre fica mais "brilhante" e com menos volume se comparado ao Humbucker em série, mas ainda preserva as características de um Humbucker.
    Humbucker Splitado - neste caso uma das bobinas do Humbucker é desligada e a outra permanece funcionando, o que o deixa com características de Single quanto ao timbre e também quanto ao característico "Hum" dos Singles.
    Humbucker Defasado - neste caso, deve haver uma referência, pois o Cap só está defasado se estiver em relação com outro. De maneira geral, isto significa fazer com que as bobinas do captador trabalhem "Fora de Fase", seja uma em relação à outra (bobina), seja um em relação ao outro (captador). O resultado é o cancelamento de certas frequências, principalmente as graves.
    Existem neste caso algumas possibilidades, mas o importante é observar que quanto mais próxima estiver uma bobina da outra, mais efetiva é a defasagem:
    1 - Captador defasado em relação a outro captador: no caso de Single há o cancelamento do Hum. No caso de Humbucker, o timbre será mais "fino" e com menos volume. É importante observar que apenas um captador deve estar defasado, já que se vc defasar ou outro captador eles entrarão em fase novamente.
    2 - Bobina defasada em relação à outra bobina do mesmo captador. Se as bobinas estiverem em série, haverá um grande cancelamento de frequências e uma grande perda de volume; se as bobinas estiverem em paralelo, o resultado será o timbre mais "fino" e de mais baixo volume de todas as combinações possíveis, o que seria um desperdício pois será mais "fraco" que um Single.
    Alguns ainda podem encontrar um tal de Coil Tap que equivocadamente traduzem para um mesmo significado de Splitar. Acontece que dificilmente alguém consegue fazer Coil Tap em bobinas de captadores, pois isso implica em "puxar" condutores de partes diferentes do enrolamento da bobina. Isso deixa o Captador com timbres diferentes já que ao se puxar condutores dessa forma, cada um dele terá um determinado número de espiras e como sabemos, o número de espiras de um Cap influencia no seu timbre.
    É isso aí. Espero ter ajudado um pouquinho.
    Valeu!!!

    renatocaster
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Artigo interessante do Andy da Pro Guitar Shop sobre ligação de captadores em série-paralelo.

    http://proguitarshop.com/andyscorner/pickups-demystified-part-one-seri es-parallel-wiring1

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ligações de captadores Seymour Duncan - Série - Split - Paralelo