Guitarra Fretless

Autor Mensagem
I.D
Veterano
# set/13
· votar


Insufferable Bear
fudido esse cara heim... pqp, nao achei nada de torrent pra baixar dele, tem alguma dica de onde encontro?

sobre o sustain é assim mesmo? mal toca a nota 13 casa por ex mizinha, fica nem 1 segundo soando...

Insufferable Bear
Membro
# set/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


tem alguma dica de onde encontro?
Eu tive que comprar as coisas dele pelo itunes, é difícil achar de outra forma. E o fórum não permite a postagem de pirataria mesmo se fosse possível.

sobre o sustain é assim mesmo?
Considere os contrabaixos acústicos do jazz, a idéia é a mesma, e perceba que o sustain também é quase nulo, o som é bem percussivo e blá blá blá.
O sustain depende da massa, do comprimento e da tensão da corda, as cordas fininhas nas últimas casas perde muito por conta das duas primeiras coisas, não sei quanto a tensão... Mas as notas ainda duram mais que nos pizzicatos nos violinos, por exemplo.
Uma das razões de usarem materiais diferentes na escala é justamente porque isso incomoda alguns guitarristas, mas não todos, o Fiuczynski usa de madeira mesmo, por exemplo.

makumbator
Moderador
# set/13 · Editado por: makumbator
· votar


I.D

Considere os contrabaixos acústicos do jazz, a idéia é a mesma, e perceba que o sustain também é quase nulo, o som é bem percussivo e blá blá blá. (2)

É exatamente o que citou o Insufferable Bear. A questão é que o instrumento sem trastes fica com as cordas mais em contato com a escala (o que dá o ronco, mas "mata" a sustentação"). Sem contar o próprio dedo (mais macio e amplo), que ao contrário do instrumento trasteado, não é um mero acionador do traste (e sim atua como sustentação do final da corda vibrante).

Eu toco justamente o contrabaixo acústico, e no agudo (posição de capotraste) a sustentação é mínima, temos basicamente os ataques das notas. Obviamente nada disso vale quando se usa o arco.

A pouca sustentação é uma característica do sistema (pode ser um pouco minimizado se a pessoa colocar a ação das cordas mais alta, mas nunca será igual a um instrumento com traste). A falta de sustain é ainda mais ampla na parte aguda da escala, e nas cordas mais finas.

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
Invadindo o tópico do Brother, preciso pensar rápido e tu é o cara ideal a responder... vale a pena, já que meu baixo está em uma reforma severa, deixar ele fretless? digo, no sentido de conseguir se adaptar e tirar um som??

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
Invadindo o tópico do Brother, preciso pensar rápido e tu é o cara ideal a responder... vale a pena, já que meu baixo está em uma reforma severa, deixar ele fretless? digo, no sentido de conseguir se adaptar e tirar um som??

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Edson Caetano

Sim, em geral pode-se fazer sem problemas (já fiz isso em um antigo Samick que tinha, e que ficou com som melhor sem trastes do que com).

Mas vale o aviso:

instrumento fretless não dá para "arranhar". Precisa estudar, e com certa frequência, senão soa tudo uma merda!

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


Edson Caetano
Eu fiz isso e não tenho reclamação nenhuma pra fazer, eu esperava algo diferente e consegui exatamente isso. Mas se você tem medo de se distanciar muito do som tradicional da guitarra talvez seja melhor ter outra com trastes...

instrumento fretless não dá para "arranhar".
Eu me acostumei em um mês, provavelmente não tenho a melhor entonação do mundo, com certeza não tenho a precisão de um contrabaixista com treinamento formal, mas dá pra enganar, e acho que as marcações (que eu pedi para que ficassem lá) me ajudaram bastante.
Bom, só quero não assustar tanto as pessoas, eu quero mais tocadores de guitarra fretless no mundo...

I.D
Veterano
# set/13 · Editado por: I.D
· votar


Insufferable Bear
Po, é porque os baixos do cara que toca comigo são fretless e percebo sempre o poder no som, aquele punch que as cordas mais finas de guita não conseguem, vou ter que me acostumar com isso então, a minha fretless também ficou com as marcações das casas, ela tá meio esquecida lá no suporte, a tendinite aqui tá forte então vou dedicar um tempo pra regular ela e focar nos treinos de ouvido.
makumbator
Massa, mas mesmo assim vou subir a ação das cordas mais agudas antes de tentar qualquér outra coisa maluca( lcomprar aquele extensor ou até uns dedais de metal pra dar mais sustain? ahahahah brincadeira sobre o segundo(Tony Iommi)

=====================

Agora me resta treinar bastante o ouvido e regular a Bold(aquela loucura a la Guitarra louca do Clapton pintada a mão pra poder gastar mais tempo com ela e só assim pegar o jeito do fretless.
Tem o trompete também, que só toco autumn leaves, freddie freeloader e all blues(Os temas de partitura, não os solos) e o cover de Hendrix que toma tempo demais, inclusive se puder fazer propaganda aqui tem show quinta que vem(dia 19/09/13) Rock 'N Roots em Floripa
(dois cliques no hendrix e rock'n roots pq são links nao imagens.)
abração e muito obrigado por tudo!!

Richard1964
Membro Novato
# abr/15
· votar


foi a Vigier dos EUA que "inventou" essa guitarra?
eu pergunto pois não encontrei nenhuma alternativa dela,
devido os direitos autorais, a lei proíbe que outras marcas tipo
fender, jackson, tagima a fabriquem?
O mesmo que ocorre com o ebow?
ta de sacanagem!
eu quero uma guitarra dessa, eu falo as que tem escala de Metallica.
acho que não pra fazer bend se a escala não for metalica,

talvez gasta a madeira devido ao passar tempo, por causa das cordas serem finas. ou eu estou errado?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Fretless