Guitarra Fretless

Autor Mensagem
John Deacon
Veterano
# abr/04


É verdade q existe guitarra fretless? Como é o som? Alguem aki já tocou numa dessas?

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


John Deacon
existe, mas ateh agora soh vi no site do vai, aquela com tres braços um em cima do outro

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


jah vi uma da marco, q tem 7 cordas...

LOW Fl
Veterano
# abr/04
· votar


John Deacon

Tem uma marca que é famosa nos EUA em produzir Fretless Guitar, o nome dela Vigier.

I.D
Veterano
# jun/12 · Editado por: I.D
· votar


Como não achei nada na busca sobre guitarras fretless, só tópicos com especulações de como seria, estou criando esse tópico. Meu baixista usa fretless, resolvi então fazer um duo fretless rs, peguei a minha cort viva gold, (aquela antiga menos arredondada, com pull no knob) desmontei ela inteira, dei o braço pro baixista fazer fretless e fui cuidar do resto,lixei ela inteira, pintei a mão!!! rs, passei seladora, verniz, fui lixando com lixas mais finas... aproveitei pra arrumar a floyd dela que estava desafinando ao usar alavanca, tive que lixar com uma lima agulha a parte da ponte que encosta nos parafusos que regulam a altura das corda, como não manjo de solda(sei fazer e tenho ferro, mas sempre apanho pra fazer) mandei pro luthier(Coppetti, SC) trocar os caps, o braço veio para mim, lindo! As partes mais chatas foram a finalização da pintura e a regulagem da floyd.

Enfim, montei tudo, ficou lindona, na hora de tocar ''trastejou'' um pouco, levantei as cordas, resolvido, mas as cordas agudas estão com o som muito mais baixo que as grossas e quase não têm sustain, os captadores estão no limite de altura para não atrairem as cordas e pararem a vibração, além disso, deixei as cordas grossas com ação mais alta pra tentar regular o volume, mas nao adianta.



http://img220.imageshack.us/img220/5732/dsc02205n.jpg

http://img820.imageshack.us/img820/6783/dsc02201mg.jpg

http://img99.imageshack.us/img99/2914/dsc02203hb.jpg


copiei e colei meu post aqui porque algum moderador que não transou ontem trancou o tópico...

gucrispim
Veterano
# jun/12 · Editado por: gucrispim
· votar


I.D
copiei e colei meu post aqui porque algum moderador que não transou ontem trancou o tópico...
quero saber quem é o mal comido

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


I.D
legal cara!

os captadores estão no limite de altura
no limite inferior de altura ne? o mais baixo possivel...certo?
acho q pra melhora o sustain nao tem mesmo muito o q fazer cara...a menos q vc se aventure em mexer um pouco mais nela...

esse video mostra bem a escala da fretless como é...parece uma lamina metalica...talvez a função dela seja mesmo melhorar o sustain...entendo q uma guita sem trastes precise de muito sustain pq vc vai usar bastante slides e a corda perde força na vibração após um slide...entao, mais do q nunca o sustain é importante!
será aluminio isso?

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


I.D

Não creio que só o fato de você ter tirado os trastes torne sua guitarra fretless...

Deve ter algum segredo nas medidas, porque por exemplo: quando você toca com slide, você posiciona o mesmo em cima do traste, e não no meio como faria com os dedos...

Deve ter algum segredo aí que nós não sabemos.

Uma vez meu pai reformou um baixo e tirou os trastes, porém o baixista tinha que ficar caçando as notas, elas ficaram um pouco fora de onde seria o local normal de posicionar os dedos.

Stephan.Forte
Veterano
# jun/12 · Editado por: Stephan.Forte
· votar


I.D
Na boa mano, você fez cagada cara, não pode simplesmente tirar os trastes da sua guita, não ficar ficar nem razoável, essas fretless tem uma construção diferente para não apresentarem problemas de tocabilidade, não são "guitarras com trastes arrancados"...

ALF is back
Essa fretless que o Guthrie está tocando (destruindo) é muito loka, não sei como essa camada de aço que encobre o braço não zoa o som

Spect
Veterano
# jun/12
· votar


sandroguiraldo
Deve ter algum segredo nas medidas, porque por exemplo: quando você toca com slide, você posiciona o mesmo em cima do traste, e não no meio como faria com os dedos...

Cara, isso acontece simplesmente por que, com o traste, a corda começa a vibrar a partir do próprio traste, e não do seu dedo. A função do seu dedo é só fazer a corda encostar nele.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Simplesmente retirar os trastes não faz a guitarra uma "real fretless".

O design da escala, medidas e mesmo materiais para fretless, segue padrões diferentes, mais parecidos com o desenho "abaulados" dos violinos e violoncelos.

Já ví fretless com escala de carbono e até mesmo de metal.

Mas não são novas, nos anos 60 já foram utilizadas e quem acabou dando maior projeção a elas foi o Frank Zappa, que as utilizou bastante.

Lelo Mig
Membro
# jun/12
· votar


Outra coisa, tocar com elas não é fácil e requer muita paciência, porque quando você pressiona seu dedo, em qualquer casa, numa guita convencional você têm todo espaço para movimentar o dedo (sempre mexemos) sem mudar o som, já que é o contato da corda com traste que "fixa" a nota. Numa fretless, assim como num violino, qualquer leve movimento, altera o som, nem cheio, nem semitonado, o que da impressão de desafinação.

ALF is back
Veterano
# jun/12
· votar


Stephan.Forte
pois é cara...na verdade...nao é um efeito placebo, mas da pra perceber um som extremamente metalico...comparavel a uma guitarra com roller nut...ja reparou no timbre? fica meio metallico...é legal pra alguns estilos, mas ruim pra outros
mas confesso q fiquei na neura por essa guitarra...deve ser mto legal! bend pra q ne? kkkkkkk
deve ser caro pra kct por causa da baixa procura e, claro, nao tem no brasil!

claro q tirar os trastes nao faz da guitarra uma fretless genuina, mas aprendendo o esquema dela e adptando a afinação, ja da um caldo! da pra brincar po...mas é obrigatorio ter um bom sustain...e acho q essa escala metalica serve justamente pra isso...
numa guitarra normal, ao pressionar uma casa temos o traste de um lado e o sadle do outro...a interação da corda é com 2 materiais metalicos...do jeito q o I.D fez fica madeira e sadle interagindo com a corda...arrebenta com o sustain...mas é litaralmente uma guitarra fretless BR oisakopAPOAKopAS
acho q ta facil pra ele achar um esquema de metal agora e por na escala...o mais dificil ele ja fez! só cuidado pra nao deixar rebarbas na borda da escala q no primeiro slide ja amputa os 4 dedos!

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


Spect

A função do seu dedo é só fazer a corda encostar nele.

Entendi o que você disse, mas tem mais coisa, tipo:

Se eu aperto uma casa qualquer, bem no meio entre 2 trastes, terei por exemplo um C.

Se eu colocar o slide em cima do traste mais próximo ao corpo, nesse caso terei um C#, se eu colocar no traste mais próximo a mão da guitarra, terei um B...

então, tem uma questão de medidas aí tbm além do que vc explicou.

Spect
Veterano
# jun/12
· votar


sandroguiraldo
Se eu aperto uma casa qualquer, bem no meio entre 2 trastes, terei por exemplo um C.

Se eu colocar o slide em cima do traste mais próximo ao corpo, nesse caso terei um C#, se eu colocar no traste mais próximo a mão da guitarra, terei um B...


Então, mas aí é que tá: a função dos trastes é definir as notas ao longo do braço. Com eles, é óbvio que não importa onde você pressionar dentro da mesma casa, a nota vai ser sempre a mesma. Sem eles, essa função passa a ser dos dedos, então é claro que em cada local diferente vai se ter essa variação.

Abixibarraba
Veterano
# jun/12
· votar


Foi mal, mas sua guitarra esteticamente ficou HORRIVEL, e deve estar péssima para se tocar, regular e etc.. você fez um MERDA sem tamanho...ahuahuahauhaa.....mas é assim mesmo, td mundo faz besteira, ja fiz coisas piores do que essa ae.....

I.D
Veterano
# jul/12
· votar


ALF is back
Cara, tentei botar o mais proximo das cordas possivel, mas ta longe de atrair as cordas e parar a vibração das mesmas.Pesquisando pra saber do material usado vi que a escala tem que ter uma curvatura, como nos instrumentos eruditos(cello, violino...)

sandroguiraldo
Isso é normal, nao é que fica fora, ela simplismente fica no local '' correto'' rs, por usar traste voce aumenta o tamanho do lugar de onde a nota ficaria, é só tocar exatamente em cima de onde ficaria o traste'' ex: quinta casa, toque em cima do quinto traste

Stephan.Forte
Pesquisei antes de fazer, porém voce está certo, a escala precisa ter uma ''barriga'' como nos instrumentos eruditos, o resto do instrumento todo é igual, só o braço que necessita desta alteraçao.
Spect
respondeu o cara já, mas agora já escrevi e to com preguiça de apagar rs.
Lelo Mig
essa é a parada, abaular rs... agora como vou fazer isso handmade? tem alguma idéia?
E sobre a tocabilidade... é simplismente animal tocar ela! só as cordas agudas que nao saem muito som, nos contrabaixos é só tirar o traste mesmo, pois só usa cordas com bitola alta.
ALF is back
guitarra fretless br ahhahahahahah, to pensando já em deixar ela mais louca ainda, tacar 2/4 de volta no tensor e botar cordas grossas no lugar das mais finas... mas antes disso, tem alguma idéia de que material comprar ou em que tipo de comércio?
Abixibarraba
Po cara, é gosto, ficou bem psicodélica,já viu essa guita do Clapton?
http://www.celebrityrockstarguitars.com/rock/clapton_files/ClaptonFool .jpg

E está muito boa de tocar, o único problema é na sizinha e mizinha que a partir da decima terceira casa ficam com um sustain bem baixo, quase sem som.

Valeu pela atenção pessoal, e desculpem pela demora, estou com uns problemas pessoais.

Abraços.

Lelo Mig
Membro
# jul/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


I.D

"essa é a parada, abaular rs... agora como vou fazer isso handmade? tem alguma idéia?"

De maneira teórica, o correto, seria retirar a escala original do braço e aplicar uma nova escala calculada e dimensionada para ser fretless. Acredito, que um luthier padrão não possua um "gabarito" para uma escala fretless em guitarra, esta escala comprimento, largura e curvatura (repare que instrumentos fretless originais como violinos, violas e violoncelos, não possuem a escala plana como a de uma guitarra e sim conexa) teria de ser calculada para tal, de preferência com a orientação de um luthier de violinos, violas e violoncelos.

Obs: Esta convexidade da escala, pede necessariamente, um redesenho da ponte e nut.
O nut, não seria difícil fazer, mas a ponte, teria de desenhar e mandar fabricar.

Como disse, não sou Luthier, mas as fretless que vejo por aí, são "convertidas", e para solucionar os problemas que elas apresentam, creio que seria necessário este "redesenho".

makumbator
Moderador
# jul/12 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
(repare que instrumentos fretless originais como violinos, violas e violoncelos, não possuem a escala plana como a de uma guitarra e sim conexa) teria de ser calculada para tal, de preferência com a orientação de um luthier de violinos, violas e violoncelos.

Mas não é por ser fretless que as escalas desses instrumentos são abauladas, e sim para permitir tocar com o arco em cada corda. Se for reto, não dá para acionar apenas uma corda "interna", apenas as que ficam nos extremos da escala.

Outro detalhe, é que a curvatura também corrige a intonação das cordas individualmente (faz o mesmo papel dos carrinhos ajustáveis nas guitarras e baixos elétricos), caso contrário, as notas ficariam fora de "sincronia" de posição entre as das outras cordas.

P.S. Eu toco o contrabaixo acústico (com e sem arco, em orquestra e grupos de jazz e MPB), assim como contrabaixo elétrico fretless (que tem a escala reta, pois não é feito para ter o toque do arco).

Uma curiosidade são os violones grossos (que deram origem ao contrabaixo acústico) que tem trastes nas primeiras casas, e a escala também é abaulada (pois é preciso usar o arco). Até mais ou menos a metade da escala há trastes e depois o instrumento segue fretless. É o instrumento que fazia o grave em orquestras do séc XVII e parte do séc. XVIII

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


makumbator

Você esta correto, não me atentei ao detalhe do "acesso" com arco, mas estava editando meu post, quando vc escreveu e apenas repito:

"não sou Luthier, mas as fretless que vejo por aí, são "convertidas", e para solucionar os problemas que elas apresentam, creio que seria necessário um "redesenho".

makumbator
Moderador
# jul/12 · Editado por: makumbator
· votar


Lelo Mig
"não sou Luthier, mas as fretless que vejo por aí, são "convertidas", e para solucionar os problemas que elas apresentam, creio que seria necessário um "redesenho".

Sim, claro! Coloquei só para esclarescer mesmo. E ainda editei para citar o caso do violone grosso, que tinha um sistema híbrido (quase a metade da escala com trastes e o restante sem trastes). E era o baixo de orquestras de boa parte do barroco. E variava no número de cordas (normalmente eram 6). Atualmente ainda são usados nas execuções "históricas" de música antiga, que se utilizam dos instrumentos, sistema de afinação, padrão do lá, e estética da época.

Aqui uma imagem de um:


Violone
Observem os trastes em parte da escala.

Lelo Mig
Membro
# jul/12
· votar


makumbator

Interessante, belo instrumento.....confesso que este não conhecia. Saberia me dizer se a afinação é o mesmo padrão do baixo 6 cordas: Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si ?

LeandroP
Moderador
# jul/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Fui tocar num baixo fretless e confesso que apanhei pra tirar umas frases legais (afinadas). Tem que tocar sobre o traste virtual e não entre eles. Mas nada que com pouco tempo de treino não dê pra resolver. Acho legal harmônico natural com slide, como o fez o Artur Maia (ex-baixista do Djavan) na música "Nem um dia".

Vídeo dele tocando com o Paulo Calazans:
http://www.youtube.com/watch?v=yJKze1b2XzY
[harmônico natural com slide aos 2 minutos do vídeo]

makumbator
Moderador
# jul/12
· votar


Lelo Mig

Saberia me dizer se a afinação é o mesmo padrão do baixo 6 cordas: Dó, Sol, Ré, Lá, Mi e Si ?


Não, apesar que era comum também mudar a afinação de acordo com a necessidade. No geral se afinava em quintas (de maneira semelhante à atual famíla do violino). Mas em outros se afinava em quartas. Havia modelos de 4, 5 e seis cordas. Era uma bagunça...hsahsah!


LeandroP

Instrumento sem trastes exige muita dedicação, e não dá para "enganar" neles....hashsahsah!

I.D
Veterano
# set/13
· votar


Desenterrando tudo!!!!! haha

Então, resolvi botar a mão nessa brincadeira denovo(guitarra postada ali em cima [bold]) ela pra slide guitar fica 100%(deitada tipo aquelas guitarras do hawaii usando um bottleneck), mas tocada com os dedos nas cordas mais finas mizinha e si fica com um som morto, eu gostaria de saber o que preciso mudar para ficar com um sustain maior? Curvatura da escala acho que não tem nada a ver pelo que o makumbator disse: ''Mas não é por ser fretless que as escalas desses instrumentos são abauladas, e sim para permitir tocar com o arco em cada corda'', altura das cordas pode até ser, vi esse equip aqui: http://www.ebay.com/itm/Extension-Acoustic-Guitar-Nut-For-Guitar-Lap-S teel-Slide-Conversion-/360727899846?pt=Guitar_Accessories&hash=item53f d0eeec6 não é caro, mas o que me deixa a dúvida é que seria impossivel tocar com a mao em cordas tao altas e como já disse, pra slide guitar ela funciona 100%, gostaria mesmo de utilizá-la como uma guitarra convencional, porém sem trastes.

Obrigado desde já e desculpem-me pela pá de ouro.

rcorts
Veterano
# set/13
· votar


I.D

Cara, não domino nada na área de guitarra fretless. Mas se cabe aqui uma dica, dê uma olhada nos vídeos do Guthrie Govan no youtube em que ele toca com uma Vigier fretless. Tá em inglês, mas mesmo para quem não entende nada dá pra sacar que ele fala sobre uma nova postura dos dedos da "mão da escala" para o ataque das notas, para fazer pestana e outras dicas mais.

Tem que ter em mente que a técnica muda em vários aspectos de um instrumento temperado para um fretless.

Talvez se você aumentar o calibre das cordas fique mais fácil para tocar e tenha mais sustain na mizinha. Mas sei lá, posso até estar falando bobagem agora.

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


I.D

Uma dica: entre em contato com o usuário "Homem Cueca" (Felipe), aqui do FCC. Ele toca e tem guitarra fretless, e poderá te ajudar e recomendar ajustes:

http://forum.cifraclub.com.br/membro_2539.html

Aqui ele tocando:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/303527/

I.D
Veterano
# set/13
· votar


rcorts
ja tinha visto aquele video do govan, inclusive está postado nesse tópico.Sobre como tocar eu não tenho problemas, é só na parte de ajustar pois a minha nas cordas mais finas nao tem o sustain necessário pra botar ela no palco.
makumbator
Muito obrigado cara, já falei com ele, não tinha visto ele tocando, muito foda!!!! abração

Insufferable Bear
Membro
# set/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


I.D
Tenho uma fretless também, e o negócio do sustain, numa de braço de madeira, não tem solução, seu dedo é "macio" e absorve energia muito mais rapidamente que um traste.
Mas a graça do fretless está justamente nas suas particularidades, não gosto do Guthrie Govan justamente porque ele parece querer tocar exatamente a mesma coisa que toca numa guitarra com trastes.
Um exemplo mais bacana na minha opinião é David Fiuczynski.

E, bom, eu acho muito mais importante me divertir com as desafinações do que dar para um público o que ele espera, e é por isso eu fiz uma guitarra fretless.

Insufferable Bear
Membro
# set/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


Ah, eu não sei quanto há de verdade no que me disseram uma vez, mas eu uso cordas flatwound .012, a parte do flatwound é só para proteger a escala (e meus dedos, é impraticável fazer o que gosto de fazer numa fretless com uma corda áspera), mas a espessura da corda pode ajudar/atrabalhar o som, acho que vale a pena testar. Mas não espere por milagres.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Fretless