Guitarra Fretless? Será que dá certo?

    Autor Mensagem
    Tio Frank
    Veterano
    # mar/08


    Eu gostaria de tentar =P

    alguém ai já viu ou teve a experiencia de tocar em uma?

    nettoroses
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Já vi Steve vai com uma

    Juliano P
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Já vi um video aula do Tomati...antigo pra cacete..q ele usa uma!

    Tio Frank
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    mas será que não fica dificil de tocar, solar, achar as casas?

    B.Frusciante
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Meu violão é fretless \o/




    A não ser que você nunca use essa guitarra e que ela não custe muito, não vale a pena.

    Só se você for profissional e quer timbres diferentes.


    No mais, vale mais à pena comprar um slide mesmo.

    makumbator
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Tio Frank

    Existem várias contruídas assim há muitos anos. Existem as que são 100% fretless(todo o braço) e outras em que há uma parte do braço com trastes(normalmente o incío, para montar acordes mais facilmente) e com outra parte do braço em fretless(normalmente a segunda metade do braço, para solar). Esse conceito de parte do instrumento com trastes e outra sem trastes também é antigo, há violones grossos do séc XVII e XVIII com o mesmo princípio.

    B.Frusciante
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    A propósito:
    http://br.youtube.com/watch?v=Wzle_hgjakY

    http://br.youtube.com/watch?v=n9KEE4lotJo

    Tio Frank
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Será que eu mando um fretless na minha velha memphis de guerra que tá quase acabando a reforma?

    é dificil consertar depois? =P

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Tio Frank

    "so" tem que refazer a escala....

    Tio Frank
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Henrique S.

    aa sim

    acho melhor não tentar haha

    TheJacks
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: TheJacks
    · votar


    QUem usa bastante a Fretless é o Ron "Bumblefoot" Thal....

    Ele toca muito bem com ela, só que me parece que é necessária além de prática muito conhecimento pra tocar em uma!

    Ve uns videos abaixo!



    E nesse



    diwillo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Ouça Tim Donahue...o cara mando MUITO na guita fretless.

    Nunca toquei em uma, deve ser BEM estranho, mas acredito que seja só acostumar.

    abraço

    Megamedes
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Olha cara, nunca toquei numa, mas não sei pra quê você vai usar isso. Não tem necessidade nenhuma.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    Já toquei em uma guitarra fretless,e tenho 2 baixos fretless (com marcação e sem marcação),e o lance é que fretless vicia,o timbre fica bem próprio e diferente,fica bem "anasalado",e o modo de tocar muda de forma absurda,você passa a tocar com mais leveza e precisão,já que um movimento mínimo de dedo já muda a afinação e entonação da nota.

    A maior dificuldade de tocar em um instrumento fretless é a de afinar e entoar bem as notas,é algo que requer tempo e muita dedicação,já que se fizer muita força ao pressionar a nota ela desafina,se seu dedo mover menos de 1mm ou tremer ela também desafina,e esse problema se intensifica nas casas mais agudas já que o espaço entre as notas é bem pequeno,mas nada que um pouco de treino não resolva.

    Quem toca fretless desenvolve muito o ouvido,pois vai se acostumar a analisar notas afinadas e desafinadas,e isso acaba ajudando muito em alguns trabalhos.

    Você tem duas opções pra ter um instrumento fretless,ou tira os trastes de sua guitarra,e depois tapa os buracos com filetes de madeira na cor da escala ou massa específica,ou manda fazer uma escala nova (com ou sem marcações),seja qual for a sua escolha vale a pena ter um instrumento fretless.

    Caso queira,e se garanta a tirar os trastes sozinho,dá uma olhada nesse tópico do fórum de baixo que explica bem como é o processo,já tirei os trastes de um baixo meu desse mesmo modo e se bem feito fica ótimo o trabalho:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/182852/

    felipbass
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    massa

    gucrispim
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    felipbass
    ? confira a data do tópico.....


    já pensou numa guitarra escalopada e fretless? uAHE

    ghb
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gucrispim

    á pensou numa guitarra escalopada e fretless?

    Já tive uma : ) .... foi um projeto de luthieria que não deu certo haha .... aí ficou escalopada e fretless o negócio!!!!

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ghb
    uhaUHAuhaUHAuhA Não consigo nem imaginar uma cosia dessas!

    gucrispim
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ghb
    o loko ... mas a corda deve comer a escala, nao come?

    ghb
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gucrispim

    Então, é que era o 2º braço da guita com perda total, aí eu falei "pow, vou escalopar a partir da 7ª casa" , aquele escalope gradativo (1 corda, 2 cordas..). Fiz isso,,,,, fui comprar uns trastes e só tinha latão.... aí na hora de por os trastes, nenhum encaixava (o latão não arqueava!!!).... aí eu deixei fretless temporariamente!!! Deu pra se divertir por um bom tempo hehe..... aí eu tomei vergonha na cara e falei pra fazer um braço pra minha strat : ) http://img339.imageshack.us/img339/2027/dsc06858si5.jpg

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Fretless? Será que dá certo?