dominantes

    Autor Mensagem
    piratarix
    Veterano
    # abr/04


    por favor alguem pode me dizer o q significa acorde dominante?

    vlw

    piratarix
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    POR FAVOR!!!

    romulomc
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    posso estar errado (aliás acho q estou heheh), mais acho q deve ser alguma coisa relacionada com o tom da musica

    yvo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    eh um tipo de acorde do campo harmonico ( o 5º grau da escala).. a caracteristica dele eh o trítono ( intervalo de 4ª aumentada.., no caso entre a 3ª e a 7ª do acorde)

    piratarix
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    yvo

    putz cara...vlw, mas naum fikou claro,,,

    eh q eu li um baguio numa apostila e tava assim:

    ...tomaremos como exemplo caracteristico a utilizacao da pentatonica menor blues sobre ACORDES DOMINANTES.

    EX.: sobre um blues em A7 improvise com penta de Am.


    ENTAUM, vc poderia me explicar de uma forma simplificada...sou iniciante em teoria. VLW

    LeandroP
    Moderador
    # abr/04
    · votar


    piratarix

    Acordes dominantes são todos os acordes "maiores" com sétima menor. Por exemplo G7, F7, C7, Db7, etc...

    Acordes diminutos também são de função dominantes. Tudo isso por causa do trítono que tem esses acordes.

    Trítono é a distância de três tons inteiros e isso divide a escala ao meio. A escala é formada por seis tons, faça as contas.

    Como vemos o trítono?

    Se você pegar um G7 como exemplo, entre as notas Si (que é a terça do acorde) e a nota Fá (que é a sétima), você terá um trítono entre essas duas notas, ou seja, de Si para Fá, ou de Fá para Si temos três tons de distância.

    Pra confundir mais um pouco, o trítono forma um intervalo de #4 (quarta aumentada) ou b5 (quinta diminuta).

    Observe!

    piratarix
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    A TAH ENTENDI

    vlw

    LeandroPanucci

    e

    yvo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a dominantes