Dominantes (Panucci ou quem mais sacar do assunto)

    Autor Mensagem
    spainEL
    Veterano
    # jan/07


    Minha dúvida é a seguinte:
    Se você tem um Bdim, ele pode resolver em Cmaior, afinal possui o mesmo trítono que G7, assim todas as inversões desse Bdim (Dº, Fº e Abº) também podem resolver no Cmaior. Então se eu abaixar a tônica desses diminutos meio tom, eu vou gerar 4 acordes dominantes (Bb7, Db7, E7 e G7 respectivamente). Eu sei que o G7 e o Db7 funcionam como dominantes para Cmaior, pois possuem o mesmo trítono formado pelas notas (B e F), agora já os outros dois, E7 e Bb7, não tem esse mesmo trítono e aos meus ouvidos, ainda assim resolvem em Cmaior. Agora eu quero saber o porque disso, como se chama esse tipo de resolução ou se sou eu que to viajando... Ficou comprido mas quem souber e puder ajudar ai :D

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    spainEL

    parece que vai resolver em dó maior,mas é la menor ou maior!! ainda mais se voce botar uma 7 no la menor!! a funçao é de tonica!! por isso parece que esta em dó maior!! ainda mais se voce resolver a primeira inversao!!

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    spainEL

    Uma possibilidade eh que tanto o Bb7 como o E7 resolvem no Am, pelo mesmo motivo do seu exemplo, que G7 e o Db7 resolvem em C, ou seja, sao
    dominantes... mas que q tem a ver??? eh que olhando bem o Am, incluindo a 7 (Am7), eh uma inversão de C, o que seria C/A, dó com la no baixo, e vice versa... nisso vc pode considerar a resolução Bb7 e E7 para C como se resolvessem para Am7, pois Am7=C.. aí vc tem o Am7 como grau mais correto de resoluçao dos acordes dominantes citados...

    spainEL
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: spainEL
    · votar


    Obrigado aos dois, entendi ;D

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Caramba parece q eu copiei o jabijirous mas n foi heheheheh :D

    spainEL

    Pergunta no tópico do boteco da harmonia qualquer duvida assim! :D

    spainEL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    _FrEd_

    Ok, não sabia que tinha um boteco só pra isso ;D

    primo_itt
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Esse lance dos acordes diminutos como dominantes na teoria funcionam muito bem pra preparar acordes menores... no caso dos acordes maiores com sétima maior, o quinto grau deles ja são 7, o que fazem com que eles já tenham o tritono lá, e etc...
    agora, se formos pegar por exemplo, o Cm7, o quinto grau dele é um Gm7, e como a terça é menor, não tem esse tritono com a 7... agora, no se o Cm7 for da escala menor harmonica, a quinto grau dele, se torna o G7, pois o si passou de si bemol pra si na escala, e aí, agente consegue o tritono denovo pra preparar... só que esse modo da escala menor harmonica é o mixolidio com 9b... então, muita gente prepara o Cm7 com um G7(9b), pra caracterizar o modo, menor harmonico, porque ele é único... se você for fazer esse acorde e tirar a tonica, vai ficar um perfeito G#dim. como voce vai estar mudando a tonica e não a terça e setima, que são as que tem o tritono, não vai tirar a função harmonica do acorde...assim, esse e todas as outras suas inversões como voce disse, também funcionam, como o Bdim, Ddim e o Fdim... por isso dizem que o IIdim também serve como dominante...
    na teoria serve pra acordes menores, e é realmente muito utilizado, mas se você for por ouvido, vai ver que funciona de todos os jeitos...

    esse lance de baixar meio tom a tonica dos acordes dim não vai funcionar, porque eles são as inversões... no caso do G#dim tudo bem, funciona, porque voce ta baixando a tonica, mas quando chega no B, é como se voce estivesse baixando a terça do G7, então não funciona...

    sei la, acho que ficou confuso, mas se quer saber porque não funciona baixando como voce diz meio tom das tonicas dos diminutos, não funciona porque voce ta baixando hora a tonica, hora a terça, quinta, ou a setima, e aí não vai dar certo...

    primo_itt
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    só pra deixar mais claro...
    o tritono se encontra na terça e na setima do acorde dominante, no caso G7, B e F certo... o acorde diminuto vem dele, por causa da 9b e etc... fica G#dim, se voce baixar o G#, vai ficar em G, e voce vai ter baixado a tonica, o trito não se encontra na tonica, então nada influencia... se voce baixar o Bdim pra Bb7, voce vai ta baixando o B, que é a terça, e o tritono ta ali, assim, voce ta acabando com o tritono, logo, esse acorde não serve de dominante. ja se voce baixar o Ddim, pra Db7, voce não vai ta tirando o tritono B e F, que se encontram nesse acorde, pois voce vai ta mexendo na quinta do G, então o acorde continua funcionando como dominante... Logo se voce baixar o Fdim pra Fb7 vai ta mexendo na setima de G, acabando com o tritono, e aí perde a função de dominante do acorde... acho que agora melhorou.

    spainEL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    primo_itt

    Mas no caso que eu citei, acho que funciona justamente porque o Bb7 e o E7 resolvendo num Cmaior, seria como se resolvesse na relativa menor desse acorde...

    spainEL
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: spainEL
    · votar


    Pelo menos de ouvido acho que funcionaria como dominante ou não? Da mesma forma que um G7 ou um Db7 podem resolver num Am7.

    primo_itt
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    aham
    sim eu entendi, eu acabei não entrando nesse detalhe... e nem tinha pensado nisso, depois que eu li o post, tem um sentido mesmo
    pode ser, eu peguei o violão agora pra ver como é o som, eu achei um pouco estranho, mas pode ser uma questão de gosto...
    na teoria do tritono não funciona totalmente... porque esses dois acordes Bb7 e E7, resolveriam pra lá e dó, e o lá não faz parte do acorde de dó maior...
    mas pode ser que o ouvido ache um sentido legal, porque são acordes quase iguais mesmo... as vezes vale mais a pena ir pelo ouvido do que pela matemática

    spainEL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    primo_itt

    Isso mesmo velho, a teoria as vezes é uma barreira, queremos fazer alguma coisa, mas não encontramos uma explicação lógica pra aquilo, eu desencanei disso e passei a confiar muito mais no ouvido do que nessa "matemática"...

    _FrEd_
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    spainEL

    Pois eh, eu fikei inseguro pq o baixo muda intao fika meio chato, inclusive no que tem o movimento cromatico do baixo (Db7-C), que eh bem caracteristico e n tem indo pro Am7, mas eh a melhor saída essa msm :D

    primo_itt
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    éé...
    eu não acho que a matematica seja prejudicial não
    ajuda muito, pra improvisar, pra te guiar, a entender a logica das musicas... até porque a maioria das musicas quesão feitas a base de ouvido, tem uma explicação matematica

    mas tu não pode se fazer de refem dela... vão ter coisas que voce vai terque muito mais confiar no ouvido do que teoricamente seria certo... até porque tem muito mais coisa por tras de uma teoria como essa do tritono, para que nossos ouvidos se agradem de alguma progressão harmonica

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    spainEL

    Quando você abaixou a tônica em um semitom do acorde Bdim, e transformou este num Bb7, ele não tem mais a função dominante.

    O dominante é sempre o Vº grau. Todo acorde, independente da posição que ele se encontra na harmonia, tem um dominante no seu Vº grau.

    O Vº grau, por sua vez, tem o seu substituto em função do trítono. Ou seja, invertendo o trítono você consegue um acorde "substituto do dominante" e é grafado como "SubV7". Perceba que o nome "SubV7" já diz que o dominante é o Vº grau.

    O SubV7 está meio-tom acima do acorde a resolver. No caso do G7 o seu substituto é o Db7, que normalmente vem acompanhado de uma 9a e/ou uma #4. --> Db7(#4/9).

    Exemplo: Db7 - C7M (SubV7 - I7M)

    O acorde Bdim é o VIIº de Cm harmônico, e é mais comum que se resolva nele. Quando resolve no C maior a hamonia fica mais "melada", por assim dizer.

    O Bb7 é um acorde da tonalidade paralela de C maior --> C menor.

    O bVIIº grau de C menor é o Bb7, e é comum ver este acorde numa música em C maior. Assim como se vê um Fm ou um Ab7M.

    Mas não é de função dominante.

    spainEL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Bom eu não quis dizer que seria o dominante, mas que na verdade da uma sensação de resolução. Essa resolução do Bb7(9) no Cmaior, pode ser chamada de plagal? Afinal é um Fm6 disfarçado...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    spainEL

    Não que seja um Fm6 disfarçado... pode ser.

    Como eu havia dito, ele é de empréstimo modal. Se fosse em Cm, ele seria um subdominante menor. O Chediak define como um "acorde de função especial, não dominante, e a sua resolução por movimento do baixo um tom acima".

    Não posso afirmar se é plagal, mas posso te dizer que é uma cadência conclusiva, e por isso essa sua impressão.

    spainEL
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    LeandroPanucci

    Ok velho, brigadão ;D

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07 · Editado por: LeandroP
    · votar


    spainEL

    O que a gente não faz por umas cervejas... :P

    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dominantes (Panucci ou quem mais sacar do assunto)