Improvisação sobre Acordes Dominantes!

    Autor Mensagem
    nettoroses
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: nettoroses


    Opa,
    É o seguinte, queria saber alguns caminhos que eu possa usar para improvisar sobre harmônias onde todos os acordes são dominantes, por exemplo:(São harmonias tipicamente country)

    E7 A7 D7 G7 ou G7 B7 E7 A7 D7

    Eu tenho pensado em algumas coisas, como aplicar a escala mixolídia em cada acorde(não achei muito legal não, não flui muito bem), pensar nas tríades ou tétrades e mudar a escala de acordo com o acorde(mudar só a nota que têm no acorde e não tem na escala)

    Queria saber o que vocês acham, se têm algum caminho diferente a usar, e qual "flui" melhor, porque são músicas geralmente rápidas e não dá pra pensar muito.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    nettoroses

    O modo mixolídio de cada acorde é "de cara" o mais apropriado.

    Pense nas tríades. A ligação entre cada modo estão nessas notas.


    G7.......B7.......E7...........A7......D7......G7(9)
    e----3-----------------------------0-------2------3-3----
    B--6---3----4--------5---------------3-2-0--3-1-0---0----
    G---------4---4---4-----4-3-2-1~~-------------------2----
    D---------------4-----------------------------------3----
    A--------------------------------------------------------
    E--------------------------------------------------------


    Toque em colcheias (duas notas em uma unidade de tempo).

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    LeandroPanucci

    Hum, então é como eu estava pensando mesmo, preciso por em prática, vou começar solando lento mesmo e depois vou aumentando quando a percepção estiver melhor, valeu mesmo.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    nettoroses

    Isso, comece lento.

    Uma tecnica interessante é utilizar grupos de tríades fechadas (na ordem T, 3, 5 ou 3, 5, T ou 5, T, 3 sem ultrapassar a oitava). Ajuda pacas na palhetada (tanto alternada como de varredura - sweep).


    e-------------------2---2-5-2---2----------------------
    B--------------3---3---3-----3---3---3-----------------
    G---------2---2---2---------------2---2---2------------
    D----4---4---4-------------------------4---4---4-------
    A---5---5-----------------------------------5---5------
    E--5---------------------------------------------5-----


    Observe as localizações da tônica, da terça e da quinta.

    Quando quiser "menor", diminua a terçaem um semitom. Quando quiser uma 7a menor, diminua a tônica em um tom.

    Ex.: Ligando um E7 com... ele mesmo:

    e-----4---5---6---7------4---3---2---0-----------------
    B----3---4---5---5------3---2---1---3------------------
    G---4---5---6---7------4---3---2---1-------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    busterchair
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    tocar a penta m7 fica legal tb, e maior7 tb

    Curly
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    nettoroses

    vc sabe que tem inúmeras opções mas por questões estilísticas fica um pouco difícil aplicá-las, eu costumo pegar umas vozes tipos essas abaixo e montar frases/arpejos em cima das notas desses acordes, encaixando uns cromatismos para completar o ritmo das frases:

    http://img117.imageshack.us/img117/8113/chordsmm16uc.jpg

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: nettoroses
    · votar


    LeandroPanucci

    hum, curti esse lances das tríades fechadas, interessante, 3 notinhas podem virar milhares hehe, o lance do cromatismo eu já venho usando, acho bem legal também, valeu ae denovo.

    busterchair

    Aham, tbm fica, mas para a sonoridade country acho que não funciona tanto, o lance é pensar por acorde mesmo, valeu

    Curly

    Verdade, não dá pra inventar muito, vou dar uma olhada com atenção no link, valeu

    busterchair
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ah ta , em country acho q o esquema é o q o LeandroPanucci disse mesmo.. e acho q fica legal criar licks com cromatismo
    abç

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    busterchair
    aham, é basicamente isso mesmo
    abraço

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Escala Dominante ^^ ?!?!

    Acho que ela fica legal misturando com cromática, daí fica uma escala "quase cromática" e "quase dominante". Fica com poucos intervalos de tom e a maioria cromática...

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    O cromatismo é mais "estético".
    O lance são as notas-alvo (do acorde).

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    james_the_bronson
    o lance do cromatismo têm que pensar nos acordes, se não , não soa bem

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    nettoroses
    o lance do cromatismo têm que pensar nos acordes, se não , não soa bem

    E não é isso que você quer???

    Aham, tbm fica, mas para a sonoridade country acho que não funciona tanto, o lance é pensar por acorde mesmo, valeu

    Usa umas notas-alvo, enclosure, essas paradinhas...

    LeandroPanucci
    O cromatismo é mais "estético".

    Eu também acho, por isso nem encrespo com caras fritadores. Na pior das hipóteses a gente pode entender aquilo como algo estético, sem necessariamente se preocupar com cada nota e com as funções de cada uma...

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    nettoroses

    Não sei se serve como exemplo, mas usei a diminuta aqui nesse solo que eu fiz para a "Blue Bossa": http://download.yousendit.com/2E5A2BD1193BC7F8

    Fiz exatamente o que eu disse ali, misturei com cromática. E fiz bem mecânico mesmo, pensei assim: Todos os intervalos de tom que sejam ímpares, eu cromatizo, os pares eu mantenho e deixo para saltar de corda...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    nettoroses
    Cara estava (re)lendo aqueles livros de estudos para guitarra(acho que é esse o nome) do Mozart Mello, e vi uns lances legais montando arpeggios com cordas soltas.

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    james_the_bronson
    mais tarde dou uma ouvida

    Atum Bluesman
    massa, posta ae ;)

    Curly
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    nettoroses

    joga isso em cima de um A7:


    --------------------------------------------9-10-12-
    ----------------------------------8-9-10-------------
    --------------------------6-7-9-----------------------
    ------------------5-6-7-------------------------------
    ----------4-5-7---------------------------------------
    --3-4-5-----------------------------------------------

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Curly
    hum legal, cromatizou só da sétima até a tônica
    eu também costumo cromatizar entre a segunda e a terça, e a quarta e a quinta

    LeandroP
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Curly

    Isso é que eu chamo de "desenhar um acorde" ;)

    é como brincar de ligar os pontos... uso pacas esse recurso.

    james_the_bronson
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    nettoroses
    mais tarde dou uma ouvida

    Ahhh, uns comentários sobre:

    - Eu não toco Bossa Nova, mas tentei misturar. Acho que até ficou meio alternado entre cromáticas/diatônicas/arpejos com cara de Bossa Nova e pentatônicas com cara de Blues.

    - Sim, é uma cópia do arpejo do começo de "Isolated" quando entra o Db7M.

    - Eu "compus um improviso" porque não curto muito improvisar.

    nettoroses
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    james_the_bronson
    pensei que fosse você tocando hehe, curti, tens uns cromatismos legais







    e------------------------------------------------------
    B-------------------------0-1-2---------------------------
    G-------------------0-1-2---------------------------------
    D-------------0-1-2---------------------------------------
    A-------2-3-4---------------------------------------------
    E-3-4-5---------------------------------------------------


    uns cromatismos que eu estava pensando para A(7)

    Gusdriano
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Essas Harmonias formadas por acordes dominantes
    ñ tem um tom definido entã...?

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar


    nettoroses
    Já me deparei com este problema tb, quando tive de tocar a música The Chicken(que o Jaco tocava), e depois qd fui ver como se improvisava country.

    Na parada mais country, eu acho que o pessoal resumiu legal, só faltou uma coisa : Licks que misturem penta menor com maior.

    A7-------------------------------------------------------| G7

    e---12-14--------------------------------|----------
    B/14-----13p12---------------------------|---------8
    G-------------14-12----------------------|-----7-10-
    D------------------141312-10h11----------|--8s9-----
    A------------------------------12------12|10--------
    E--------------------------------12-8/9--|----------


    nettoroses
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Upada legal eram hein heh

    Gusdriano

    Isso, vc tem que pensar por acorde

    Rei Arthur Pendragon

    Pois é cara, gosto de utilizar licks assim também, valeu ;)

    LeandroP
    Moderador
    # nov/09
    · votar


    nettoroses
    vou começar solando lento mesmo e depois vou aumentando quando a percepção estiver melhor

    E aí, como tá agora? As coisas estão indo como gostaria?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisação sobre Acordes Dominantes!