Dominantes secundário e sub 5

    Autor Mensagem
    GuitarTrainer
    Veterano
    # jul/12


    Fiz um Vídeo com dicas sobre esse tema,
    re-Harmonizei a musica parabéns pra você usando o conceito, de domanite secundário
    e sub5 pra facilitar o entendimento, espero ter conseguido.

    De uma olhada e deixe a sua opinião se gostar, se não gostar deixe na mesma :)
    link abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=q6qi-6TJ93w&feature=plcp

    carlcarl
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    dei uma olhadela no teu video.
    penso que ele sera de grande utilidade para a rapaziada que esta querendo na area de re-harmonização.
    meus parabens e muito obrigado por disponibilizar o video.
    abç
    Carl

    GuitarTrainer
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Obrigado!
    estou criando um blog que vou vincular ao youtube, onde pretendo tratar
    de vários assuntos na teoria e na prática. com vídeos e tudo mais.
    pretendo abordar assuntos variados como: técnica de palhetadas, sweep, velocidade, improviso etc...
    vou fazendo a medida que o tempo for permitindo :)
    Abç

    renatocaster
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    GuitarTrainer

    Excelente contribuição, amigo.

    Espero que vc possa continuar contribuindo e que a galera aproveite o seu material.

    Abs

    dr.rd
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Obrigado amigo e parabens. Estava lendo uma apostila da propria cifraclub sobre isso e um exemplo que ele deu foi o seguinte :

    Certo alguém ( Lulu Santos )
    I V7/VI VI ....
    A C#7 F#m ...

    Porque ficou o C#7 como dominante da sexta?? Não seria B7?

    GuitarTrainer
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Olha, esta correto .Porque B7 não é dominante de F#m, B7 é dominante de E,
    se Você reparar C# é o 5º de F# e B7 é o 5º de E. vamos conferir: F#, G#, A#, B, C#. Se contarmos os tons ficamos com 3 tons e meio, se contarmos os semitons ficamos com 7 semitons. Essa é a distancia de 5ª justa, se contarmos de F# até B temos intervalo de 4ª justa portanto não poderia ser dominante de F#. Um acorde V7 dominante, prepara qualquer tipo de acorde, nesse caso era C#7 para F#m, mas poderia ser para F#M7, F#7, F#mM7 etc...
    Esse acorde C#7 é acorde de AEM ( Acorde de Empréstimo Modal) porque, aparentemente o trecho esta em La maior e esse acorde pertence a outra escala, poderia ser: F# menor harmônico ou melódico, entre outros.

    dr.rd
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    É verdade, eu me enganei pois estava contando a oitava junto haha
    Obrigado cara.
    Só uma dúvida, se voce usasse o F# como maior ele também sairia do campo, então caso eu utilizasse um F#7M ou F#7 seria um AEM também?
    Como ficaria essa análise?
    Valeu a força

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: GuitarTrainer
    · votar


    Com certeza, qualquer acorde que não pertença ao modo é acorde de empréstimo modal. A não ser que aja uma modulação, que é quando a música muda de tonalidade.
    Por isso é muito importante analisar o contexto todo, tentar perceber qual a função daquele acorde, provavelmente ele não esta ali por acaso, ver se ele encaminha pra algum lado ou se é o ponto de chegada, as possibilidades são tantas... mas é isso que torna a harmonia tão legal, e isso é importante para improvisar também, porque, se você sabe de onde o acorde provem sabe qual escala usar, quais arpejos etc...

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Analisando os acordes com a progressão anterior:( I V7/VI VI ....
    A C#7 F#m ...) se substituirmos o F#m por F#M7 eu poderia analisa-lo como sendo do próprio modo maior (Jônio), ou 4º de C# maior (Frígio ), ou como sendo o b6 de Bb menor harmônico, ( Lídio 9# ), se tiver uma melodia temos que analisar também, ela dita muitas regras. No caso do F#7 poderia ser apenas um dominante secundário pra Bm7 por exemplo, entre tantas outras possibilidades, depende do contexto. :)

    dr.rd
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: dr.rd
    · votar


    Valeu cara muito obrigado.
    Essa questão da melodia ditar regras quer dizer para atentar a melodia para perceber em que escala ela ta acontecendo. Dai dependendo da escala da melodia ela será um b6 de Bb menor harmonico ou um 4 de C# maior e etc?
    Como se a melodia apontasse para qual é dentro das possibilidades?

    Sò outra coisa, esse F#7 para ser um dominante secundário para Bm7 isso significa que houve modulação? Saiu de A maior e foi para Si menor?
    Só pode usar dominante secundário quando for fazer modulação?

    Abraços

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Em relação a melodia é isso mesmo, e não é porque a melodia indica uma
    escala que você deve ficar limitado a ela, porem se quiser usar outra escala estas a fazer consciente.
    Em relação ao dominante secundário, não diria que é uma modulação visto que supostamente foi um movimento rápido, até poderia ser uma modulação passageira, mas a titulo de improviso por exemplo nesses tipos de casos experimente enfatizar a terça e sétima do acorde, o resultado geralmente é bom. :)
    Alias isso vale pra qualquer situação, quando ficar meio perdido, terça e sétima, isso é bastante comum no jazz, mas vale pra tudo. Abç,

    dr.rd
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Obrigado, esse lance que voce diz e enfatizar a terça e a sétima do acorde significa que em uma improvisação em cima de um determinado acorde voce criaria alguma frase focando essas 2 notas?

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Com certeza, porque essas notas são as mais importantes de um acorde por incrível que pareça, principalmente se for dominante, repare que essas notas formam o trítono e geram toda a tensão característica do acorde, o F#7 pode ser substituto pelo C7 pra resolver no Bm7 por exemplo, isso acontece porque os dois acordes possuem as notas E e Bb, E é sétima de Fá sustenido e Bb é a terça, em relação a Dó E é a terça e Bb a sétima. Isso chama-se sub V7 ou substituição por trítono e só acontece por causa da terça e da sétima do acorde dominante. F#7 é V7 de B e pode ser substituído por C7 que é seu substituto por trítono.

    dr.rd
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    GuitarTrainer

    Obrigado demais cara pela paciência :)
    Forte abraço irmão

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Na boa, sempre que eu puder ajudar estamos aí. Abraço!

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Dê uma olhada nesse blog tem muitas dicas e vídeos também. :)
    http://guitar-trainer.blogspot.com/

    dr.rd
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Opa maravilha pode ter certeza que já estou de olho agora no blog.
    Valeu demais cara

    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar




    GuitarTrainer
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Esse vídeo é sobre pentatônicas...

    GuitarTrainer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Peço desculpa meus vídeos ficaram suspensos porque cancelei meu Google+. A politica da Google para os novos canais youtube é que tem que ter uma conta Google+.
    Quem quiser conferir os vídeos pode ver aqui:



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dominantes secundário e sub 5