Progressões harmonicas contendo dominantes individuais secundários

    Autor Mensagem
    ricardo metallica
    Veterano
    # jun/05


    http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm
    (site do panucci)
    clique em "progressões".

    alguem pode me explicar isso? de onde vem esses dominantes? as progressões formadas por acordes diatonicos eu entendi.

    ricardo metallica
    Veterano
    # jun/05
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    Ah Panicci da uma olhada na escala diminuta la q eu acho q o shape ta errado

    heathcliff
    Veterano
    # jun/05
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    Eu acho que é mais ou menos assim:

    Dominante é o acorde que possui em sua tríade uma nota um semi-tom abaixo em relação á tônica do I grau...por isso dizem que ele é uma preparação para o acorde I

    repara só no V-I (G-C) para ver se a nota Si não cria uma "tensão" que "resolve" no Dó.


    e--3---0--
    B--0---1--
    G--0---0--
    D--0---2--
    A--2---3--
    E--3------


    Ou senão na progressão VII-I (B/5b - C)



    e-----0--
    B-3---1--
    G-2---0--
    D-3---2--
    A-2---3--
    E--------


    Pensando assim os acordes V e VII seriam dominantes por exemplo...

    Deve ter muito mais coisa além disso, mas eu acho k o básico é isso mesmo k eu disse

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
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    ricardo metallica
    Dominante Secundário é um Acorde Maior com 7a. menor, não diatônico a tonalidade imposta pela tônica, mas que gera uma tensão para resolução dos outros acordes do C.H.

    Ex na tonalidade de C Maior:

    | C7M | Dm7 | E7 | Am7 | G7 | C7M |

    O único acorde não diatônico a C maior é o E7. Ele age como Dominante
    Secundário do Am7 (que é o sexto grau de C maior). É um acorde dominante (E7) que se encontra três tons e meio acima do acorde no qual vai resolver (Am7).

    A analise completa da progressão pode ser feita assim:

    | I7M | IIm7 | V7/VI | VI7m | V7 | I7M |

    ricardo metallica
    Veterano
    # jun/05
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    Marisco
    Ah entendi deve ser isso mesmo. valeu a ajuda ae.

    so mais uma coisa, pq la na tonalidade menor tem aquele G7(b9), ele parece q eh um dominante secundario preparando pra Cm7 certo? e tem algum motivo para o (b9)

    Marisco
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: Marisco
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    ricardo metallica`
    É pq nesse caso o G7(b9) é diatônico a tonalidade de C Menor Harmônico (lembrando que a fórmula da menor harmônica é: T, 2M, 3m, 4j, 5j, 6m, 7M). Então o quinto grau é G7, mas tem 2m, 4j, e 6m.

    Pedro Rezende
    Veterano
    # jun/05
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    Progressões harmonicas contendo dominantes individuais secundários

    Amém

    Ata
    Veterano
    # jun/05
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    Marisco
    T, 2m, 3m, 4j, 5j, 6m, 7M

    A segunda não é maior?

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # jun/05
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    Ata
    é sim

    Marisco
    Veterano
    # jun/05
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    Ata
    Tens razão. Me passei na hora de escrever!
    Já vou corrigir.

    Dave Grohl
    Veterano
    # jun/05
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    Progressões harmonicas contendo dominantes individuais secundário

    isso eu não sei, mas se vc quiser saber o que é :
    Epitélio pseudo estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes

    eu te explico

    flman
    Veterano
    # nov/08
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    Dá uma olhada: http://www.outrosventos.com.br/artigo/8/progressoes-harmonicas

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