regular tensor

Autor Mensagem
Doggy
Veterano
# out/11
· votar


Ah, e lembrando ao atmospherick que todo e qualquer tipo de regulagem deve ser feito usando cordas novas!


Abç!

atmospherick
Veterano
# out/11
· votar


MM jr

Brigadão mesmo...então,eu não sou muito bom em verificar isso,meu violão está regulado por luthier só é muito longe pra mim voltar lá (que já seria pela segunda vez)

Eu levei pra ele fazer uma regulagem geral,depois de um tempo eu quis abaixar a ação das cordas o que seria o contrário de agora eu levei lá e em menos de 5 minutos ele resolveu o problema leando em consideração que eu viajei 1:30 pra chegar lá
ai agora o violão começou a trastejar ...nem da pra mim voltar lá

P.S : De ontem pra hoje ele adquiriu uma tensão mais forte e está trastejando bem menos (vai entender)

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


Doggy

''Não assusta o cara, tensor não é ciência espacial.''

Disse tudo amigo. o problema é que muitos aqui, acham que Regular oitavas, trocar cordas, mexer no tensor, aumentar e diminuir a altura das cordas, e mais complicado que montar uma bomba atomica.

Eu por exemplo, sempre troquei as cordas, regulei o tensor e oitavas da minha guitarra sem problemas, a unica coisa que peço para o luthier fazer, é dar a 1ª vistoria em guitarras novas, e trocar componentes eletricos como captadores.

Fica a dica ai pra galera, mexer no tensor é algo que um guitarrista deve se atrever fazer, pois se nao perder o medo de ver como funciona, pode ficar na mao numa hora que ele depender de si mesmo para faze-lo.

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Gente, isso tudo é relativamente simples mesmo... trocar cordas, regular tensor, etc... claro que em todos os casos existem alguns segredinhos, que fazem grande diferença, mas que não quer dizer que fique ruim sem eles.

Trocar componentes elétricos, refazer a parte elétrica, também é simples para quem conhece um pouco de elétrica.

Limar trastes, trocar trastes, reparos mais substanciais, estes com certeza só com luthier experiente.

MMJr
Veterano
# out/11 · Editado por: MMJr
· votar


Azian

"Tensor" de braco de guitarra/violao e a coisa mais simples do universo...

O que falta, a maioria das vezes, e bom senso e "olho" para identificar a curvatura do braco....Mas o mecanismo de acao do tensor e extremamente simples...

Veja so:

Tensor reto - sem tensao..

http://www.sinamex.com/sinamex_guitar_hospital/truss-rod-flat.gif


Se apertar o "parafuso" o tensor enverga para cima...

http://www.sinamex.com/sinamex_guitar_hospital/truss-rod-clockwise.gif


Se soltar o "parafuso" o tensor enverga para baixo ou retorna para a posicao inicial...


http://www.sinamex.com/sinamex_guitar_hospital/truss-rod-counter-clock wise.gif


Valeu....

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Les Strato

Olha cara, trastejar é algo normal, eu até gosto que fique trastejando um pouco. Cada um gosta de um jeito, quando for levar a um luthier você avisa que não quer que fique trastejando, senão é normal trastejar um pouco.

Importante: pode ser que não tenha nada a ver com o tensor, apenas questão de subir um pouco as cordas mesmo.

Les Strato
Veterano
# out/11
· votar


danilomagacho

ei cara, você deve ter clicado no nick errado.quem pediu uma luz foi o atmospherick, mas qq coisa é so ele ler teu post

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


Les Strato

Acho que fiz isto mesmo.

Azian
Veterano
# out/11 · Editado por: Azian
· votar


MMJr

Oi, não sou que que estou com duvidas. Não faço a regulagem do tensor pois prefiro levar no luthier que tem as ferramentas certas. Acho uma parte bastante delicada da guitarra, e TEM que saber mexer, mesmo sabendo repito, prefiro deixar para o luthier fazer.
Mas mesmo assim, obg pelos links. É essa a intenção do forum.
+1


Doggy

E quanto a brincadeira que disse antes de tensor= tensum. Força de expressão para dizer que não era algo tão banal que nem 'trocar cordas'.

Abçs

maspn
Veterano
# out/11
· votar


os braços das les paul já são meio curvos?

MauricioGT
Veterano
# out/11
· votar


maspn

to com uma shelter nashville aqui que comprei usada e o braço é meio curvo... se aperta o tensor fica mais curvo ainda.. se folga, ''discurva'' um pouco. Vou ter que ter que leva-la no 'medico' luthier Rss

danilomagacho
Veterano
# out/11
· votar


maspn
MauricioGT

Não é regra, varia de acordo com o gosto e outras características do instrumento. Em linhas gerais, aperte uma das cordas da guitarra na primeira e na ultima casa. No centro da escala a corda deve ficar aí de 0,2 a 0,5 mm afastada do traste. É assim mesmo, levemente empenado. Há quem prefira regular praticamente reto, eu acho que trasteja muito nas primeiras casas (mas geralmente permite uma ação mais confortável no final do braço).

Drinho
Veterano
# out/11
· votar


Há quem prefira regular praticamente reto, eu acho que trasteja muito nas primeiras casas (mas geralmente permite uma ação mais confortável no final do braço).

é curioso!

eu sou dos poucos que gostam do braço um pouco mais solto, as cordas ficam um poucos mais alta mas eu adoro...

a vantagem é que nivelar trastes é uma vez na vida e outra na morte!

markoantoni-o
Veterano
# out/11
· votar


então mano... algumas guitarras vem com ele solto, aí o que se faz é sempre apertar 1/4 de volta para estabilizar... mas o tensor só começa a ficar para cima ou para baixo com o clima, cordas muito grossas, vários fatores...

seria legal você levar em um luthier para ele dar um trato 100% nela... não recomendo mexer se você não sabe mexer...

um aceno de longe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a regular tensor