Tempo a esperar para regular tensor

    Autor Mensagem
    .eddie
    Veterano
    # nov/09


    Eh uma pergunta rapida e basica q nao achei a resposta, procurei aqui no forum como regular o tensor da guitarra e vi varias pessoas dizendo "da um quarto duma volta e espera 1 dia", outros dizem "da um quarto duma volta e espera 10 min"

    entao a pergunta eh essa, alguem q realmente saiba, quanto tempo devo esperar ateh q a volta tenha feito "efeito" de verdade, nao quero destruir o braço da minha guitarra mas tb nao quero depender de luthier pro resto da vida, se eles conseguem duvido q nao vou conseguir =P

    vlw

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Algumas horas creio eu.... Um dia inteiro não precisa esperar.
    Cara de a volta, espera algumas horas e sinta as mudanças uai...

    felipbass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ah acho que só uns 10 minutinhos mesmo...

    GuitarHome
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    ah acho que só uns 10 minutinhos mesmo...

    Não, 10 minutos não..

    .eddie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Entao devo esperar mais ou menos umas 2 horas e testar denovo pra ver se ta bom e entao se nao tiver voltar a mecher e esperar mais 2 horas e assim em diante, certo ?

    mais uma coisinha, as cordas da minha guitarra tao trastejando no meio do braço depois q abaixei a ponte, significa q o braço esta assim -> /\ certo ? logo eu tenho q soltar um pouco o tensor no sentido anti-horario certo ? eu acho q eh isso mas soh pra ter certeza mesmo

    felipbass
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    cara o um luthier amigo meu só gira lá espera um poko e depois afina ela de novo...

    bom sei lá...

    Insomniac_
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    .eddie
    Cara, a madeira leva um certo tempo pra se adaptar a nova tensão. Mas um dia inteiro não tem necessidade, creio eu. O que eu acredito é que vai da experiência. Acho que um Luthier experiente já sabe o que fazer dependendo do ângulo do braço e como o tensor está, por isso não espera muita coisa, só o tempo necessário da madeira mesmo, já que ele sabe como ela tem que ficar. Pra quem não sabe é mais complicado, porque regula, espera, vê se tá bom, gira de novo, e assim vai.

    .eddie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Insomniac_
    sim isso eu sei, um luthier ja sabe mais ou menos o quanto apertar de acfordo com oq ele viu de errado, eu dei uma afrouxada nela e amanha vou ver se mudou muita coisa, qualquer coisa eu afroxo mais um pouco (eita q gay u.u) =P

    vlw galere

    MMJr
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: MMJr
    · votar


    .eddie

    entao a pergunta eh essa, alguem q realmente saiba, quanto tempo devo esperar ateh q a volta tenha feito "efeito" de verdade???

    Na verdade ninguem sabe EXATAMENTE....Isso varia muito e depende de uma serie de fatores tipo...
    Qualidade da madeira,
    Umidade,
    Idade do instrumento,
    Tipo de tensor....
    Calibe/tensao das cordas
    e por ai vai...

    A minha dica seria o seguinte - se voce nao tem experiencia e for a primeira vez que estiver fazendo - gire o tensor apenas um quarto de volta e espere ate o outro dia...Voce pode verificar a cada 15 - 20 minutos e acompanhar o resultado.....
    No dia seguinte se estiver do seu agrado beleza,,,se nao, e so dar mais um quarto de volta......

    Eh ate legal porque dessa forma voce vai conhecer melhor o seu instrumento e saber como ele responde quando voce precisar ajustar o tensor novamente.....

    Valeu...

    .eddie
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    MMJr
    realmente, eu pensei q isso fosse variar mesmo, vou fazer isso mesmo, amanha eu dou uma checada nela e qualquer coisa eu volto a soltar =P

    vlw ai cara

    bpv
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    .eddie

    Se eu bem me lembro, são no mínimo 2h de descanso.

    Abçs

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Revivendo aqui...

    10min, 2h, 24h?

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tempo a esperar para regular tensor