Colocar 010 numa Les Paul sem regular o tensor...

    Autor Mensagem
    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06


    Opa!

    Então, eu tenho uma les paul que está com cordas 009, porém quero colocar 010 mas os luthiers daqui querem cobrar uma facada só pra fazer esse serviço, no caso será que existe algum problema se eu fizer a troca sem regular nada? é uma les paul toda em mogno, braço colado (que aliás é grosso pra kct), imagino eu que não terá problemas pois vou jogar a afinação meio tom abaixo, mas na dúvida é melhor perguntar...

    Deji
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Deji
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    tem como vc mesmo regular... Troque as cordas, sem mecher em nada. Mas tem que ficar de olho, provavelmente pode dar uma leve empenada e desafinar as oitavas, aí vc tem que regular n otensor e nos "carretilhos" da ponte, e um cara do seu tamanho tem que usar 0,11.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Gambá do Rock
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    e aí cara beleza?

    Bem deixe eu tentar ajudar.

    Pela afinação em 1/2 tom abaixo, as cordas exercerão menos tração sobre o sistema braço x ponte, mas, ainda assim o braço pode arquear um pouco. Dependendo da idade dde seu instrumento, isso pode não acontecer segundo a fórmula: Guitarra antiga = madeira mais seca = braço mas estável mas, isso não é uma regra e pode arquear sim.

    Se vc está acostumado a mexer no tensor, não encontrará problemas nessa manobra.

    1 - tire as cordas;

    2 - limpee seu instrumento;

    3- tensor (agora que são elas): aperte o tensor 1/4 de volta e deixe a guitarra "descansando" por pelo menos umas 2 horas para que a nova tenção se distribua perlo braço, depois coloque as cordas novas;

    4 - afine até que as cordas cedam o suficiente e a afinação permaneça estável;

    5- regule a altura da ponte (tomando o cuidado de não deixar as cordas trastejando);

    6 - afine novamente;

    7 - regule as oitavas;

    8 - afine novamente e toque;

    9 - ao tocar veja se as alterações e regulagens estão satisfatórias;

    10 - No dia seguinte, confira se o braço está arqueado ou não.


    Essa é sequência lógica adequada para a troca de cordas e ajuste de tensor.

    Só faça isso se vc se garantir e sentir-se seguro para tal.

    Se não estiver tão seguro dessa manobra, envie para um luthier. É mais seguro e vc não corre o risco de empenar o braço.

    Lembre-se:

    VOCÊ DEVE SER PACIENTE!!!!!

    NÃO ADIANTA TER PRESSA QUE ESSE TRABALHO É MUITO DELICADO E VC PODE ACABAR FAZENDO MERDA!!!!

    TENHA CALMA!!!!!

    MUITA CALMA!!!!!

    CALMA

    CAL

    MA

    C

    A

    L

    M

    A

    e atenção

    heheheheehehehe

    abraço

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    e um cara do seu tamanho tem que usar 0,11

    HAHAHAH vc diz isso pq viu a minha foto lah no fotolog neh! haha, aquilo eh soh impressao, eu tenho 1,75 de altura, as portas aqui no japão são pequenas e eu estava um pouco afastado, dando a impressão do tamanho hahaha...

    mas aí, sobre a guitarra, provavelmente vai empentar ou geralmente continua como está?

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Gambá do Rock

    opa! valew aí pela ajuda!! eu acho que vou tentar colocar sem regular nada pra ver o que acontece, se der algo eu regulo o tensor, mas aí, eu posso fazer isso com as cordas na guitarra ou tenho que tirar tudo?

    squee
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    e um cara do seu tamanho tem que usar 0,11.
    O Malmsteen tem 1,85 e usa 008

    advance2
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Gambá do Rock

    vc eh O CARA. jah utilizei a busca e nunca achei uma resposta tão satisfatoria quanto a sua. Valeu, tou querendo colocar 010 na minha Gibson e por isso tava com medo da responsa, agora tou tranquilo com relação à isso e farei o seu procedimento.

    1 pergunta:

    * Antes de eu girar 1/4 no sentido horario, vc recomenda que eu troque de 009 para 010 pra ver se não empena ou vc recomenda q eu aperte de qq maneira o tensor antes de trocar?

    aratohendrix
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    é só regular direitinho e com calma q ta tranquilo, minha guita tem floyd e eu regulei ela esses tempos trocando pra 010 e o braço ficou no lugar

    Abraçoe

    Midgard
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    sabe algum site de usados do japao na internet???

    Fabio Gravata 2
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    squee
    O Malmsteen tem 1,85 e usa 008

    mas ele é veado...

    metalbee
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Deji
    e um cara do seu tamanho tem que usar 0,11.
    ????????????

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Midgard

    kra, eu sei que no www.rockinn.co.jp tem uns usados, mas só coisa rara e cara, usado barato mesmo só indo em uma loja daqui hehe...

    Gambá do Rock
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Rodrigo Yoshida
    eu posso fazer isso com as cordas na guitarra ou tenho que tirar tudo?

    se vc tiver que regular "mais um pouco" é só afrouxar todas as cordas e, especialmente a D e a G, vc deverá deslocar para o lado para que a chave allen tenha movimento. se precisar deslocar as cordas A e B para ter mais espaço, desloque-as também. Nunca tente regular o tensor com qualquer uma das cordas tensionando o braço!!!

    Se precisar fazer esse "ajuste fino", deixe a guitarra desafinada "descansando" novamente (para estabilizar), lembra? hehehe


    advance2
    Antes de eu girar 1/4 no sentido horario, vc recomenda que eu troque de 009 para 010 pra ver se não empena ou vc recomenda q eu aperte de qq maneira o tensor antes de trocar?


    Vc pode trocar as cordas antes e afinar. Isso ajuda vc a pegar "a mão" do procedimento, o olhômetro é muito importante para regulagens de instrumentos musicas. "Calibre seu olho", treinando-o. Depois de um tempo regulando o tensor, vc se acostumará a avaliar. Isso ajuda também a avaliar o braço dos instrumentos. O que é muito bom na hora de uma compra.

    Treine seu olho para isso.


    Amigos, gostaria de dar os créditos dessa informação ao Bertola que me ajudou muito (e ainda ajuda) a entender de guitarras e talz. Eu apreendi esse conhecimento lendo e tentando. Quando conheci o Bertola, eu já havia regulado tensores de outras guitarras, mas o cara me ensinou o "pulo do gato", o famoso toque de mestre para que não se tenha problemas futuros. A sequência está descrita acima, façam o procedimento sempre com muita calma e sem preguiça. uma vez começado, terminem. Nunca parem para dar um rolé no meio da regulagem (a não ser na hora em que a guitarra esteja descansando).

    Ao me agradecerem, estão agradecendo tb ao Bertola, que é luthier muito competente e não esconde o jogo, ensina de verdade (ele sim é o cara!)

    abraço

    Extrapolation
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gambá do Rock
    tem q mexer no tensor sem as cordas entao????
    puta q pariu, eu achava q era com elas, e tensionadas, o descanço de 2h tb, com as cordas afinadas

    se nao me engano eu li isso num site indicado aqui no FCC

    cadojapan
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Poxa ai gente....na boa..como faco para ver legal se o braco naum tah arqueado na les paul....eh que o braco da les paul num eh reto em ralacao ao corpo neh...dah uam dica ai please...to com o mesmo problema..mas um puco maior pois coloquei 010 na guita e naum regulei nada!!

    bpv
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cadojapan

    bixo, leva num luthier. se vc não já tiver mexido com tensor antes leva no luthier urgente. principalmente sua LP for braço colado.. uma vez q dá merda pra arrumar vai ser foda.

    Ant--
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    cadojapan
    Poxa ai gente....na boa..como faco para ver legal se o braco naum tah arqueado na les paul....eh que o braco da les paul num eh reto em ralacao ao corpo neh...dah uam dica ai please...to com o mesmo problema..mas um puco maior pois coloquei 010 na guita e naum regulei nada!!

    Com o indicador da mão esquerda pressione a corda MI antes do primeiro traste (1ª casa) e com o polegar da mão direita pressione a mesma corda após o último traste. No meio do braço, por volta do 8° traste deve ficar uma folguinha entre o traste e a corda. Essa folguinha, quanto menor, melhor. Qualquer coisa até meio milímetro tá tranquilo. Se der, digamos, acima de 1 milímetro, é sinal de que está precisando apertar o tensor. Nesse caso dê 1/4 de volta no sentido horário e aguarde um dia para conferir. Considere:
    1- Mexer no tensor exige cautela. Um Luthier sabe até onde ir sem correr o risco de espanar a porca. Se vc for acostumado a fazer pequenos serviços que exigem cuidado, não vai ter problemas. Se não sabe do que estou falando, leve num Luthier.
    2- Se a guitarra está com boa pegada para vc, não precisa mexer em nada. Deixe assim.

    Boa sorte.

    cadojapan
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ant--

    Ai Ant..seguinte...fiz essa conferencia no espaco da corda com o traste...cara...a distancia entre a corda e o traste tah minima!! acho q tah menos de meio mm...mas com certeza naum tah encostando....mas o espaco entre corda e traste acho q soh passa um fio de cabelo...normal??

    carnisa1
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Upando o tópico pra não criar outro...

    Mas a minha guitarra (strat) era 0.10 e eu passei pra 0.9 sem regular o tensor, deixei ele como 0.10, mas agora quero botar 0.10 novamente, só regular os carrinhos, etc...

    Tem algum problema com o tensor?

    bpv
    Veterano
    # out/10
    · votar


    carnisa1

    Já pulei de 0.10 pra híbrida (0.10-0.09), e depois da híbrida pra 0.09 e não houve problema (isso foi feito em uma LP). Nada de trastejamento nem nada.

    Mas o recomendável sempre é levar ao luthier.

    brothergt2
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Ressussitando/Aproveitando o tópico pra não abrir outro!

    Seguinte, comprei uma Gibson Les Paul que veio com encordoamento 0.12 nela, "impraticavel" pro que eu toco. Então troquei por um encordoamento 0.10 sem regular o tensor, apenas regulei a altura das cordas na ponte, tive que levantar um pouco as cordas e ainda ta trastejando um pouco, além de não estar confortável, pois a guitarra já tem um braço mais gordinho, com cordas altas então não tem santo que aguente. Tentei mexer no tensor ontem, mas quando tirei a plaquinha vi que nao dava pra regular com chave alen, é um formato diferente. Caso eu consiga uma chave adequada pra regular, o correto serie girar 1/4 de volta no sentido anti-horario para cada para cada numeração. Tipo como estou voltando de 0.12 pra 0.10 seriam 2/4 de volta? ou essa regulagem não obedece a um padrão e deve ser feita no olhometro?

    Valeu!

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    regulagem não obedece a um padrão e deve ser feita no olhometro

    Tem que ir no feeling mesmo... Mas geralmente 1/4 de volta, se a guitarra estiver em boas condições e for de qualidade, resolve. Em se tratando de uma Gibson 1/4 de volta deve ser suficiente. Mas é só ver man, gira 1/4, afina de volta, deixa a guitarra descansar. Se ainda estiver desregulada é só repetir o procedimento.

    brothergt2
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    d.u.n.h.a.

    Nossa man, tava olhando aqui e a chave pra regular o tensor da Gibson é tipo um cachimbo, onde é que eu vou encontrar uma dessas por aqui? hehe
    Tenho também uma epiphone standard ha uns 8 anos, mas nem sei se ela usa a mesma chave da gibson, pois eu sempre regulei ela em luthier, mas só que é em outra cidade e tenho um show amanhã, então tava querendo só dar um grau mesmo pra quebrar o galho até poder levar no luthier, mas ta parecendo que não vai rolar não...hehe

    Valeu!!

    Jm7
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    brothergt2
    Leva a Epipha oras bolas!

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    brothergt2
    Ah sim, as Gibson usam chave-canhão sextavada 5/16". Tem uns kits da tramontina que vem uma de 7mm que dá pra usar, um amigo meu tinha perdido a dele e comprou no mercado um kit desses da tramontina e deu certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Colocar 010 numa Les Paul sem regular o tensor...