| Autor |
Mensagem |
EduJazz Veterano
 |
# 06/mai/26 16:38
· votar
Só quero deixar registrado que isso de fabricar o próprio plugin é magia negra.
|
Rochaff Membro Novato |
# 06/mai/26 16:52
· votar
JJJ Ah saquei!
EU vou um pouco mais no rumo da teoria na hr de fazer um solo de jam. Mas o processo se assemelha com o seu de alguma maneira. Eu Encontro ali o tom normalmente, identifico se tem alguma modulação, algum acorde esquisito fugindo, se sim, identifico ele pra depois tentar buscar a triade dele na hr do solo. Ai com essa estrutura simples, eu starto a bt no loop e fico improvisando. Ai por simples iteração, vou montando o solo com "os melhores momentos" daquela brincadeira. Ai faço alguns takes, mas as vezes são muitos. Nessa jam foi uns 4 takes num dia e não gostei de nenhum, ai foi mais uns 10 no segundo dia. Então no final, claro, o que eu faço é um solo composto, não improvisado. Mas no take final sempre tem um ou outro lick improvisado q veio do nada, ou alguma ideia q explorei em algum take. Acho q nunca fiz um solo totalmente improvisado em uma jam, provavelmente pq nenhum nunca conseguiu passar no meu proprio crivo, que olha...é bem baixo viu! kkkkkkkkkk
Buja Incrível cara, animal isso ai. eu gosto de plugins de pan. Tem mta experimentação por ai e a galera faz uns plugins gratuitos mto legais pra abrir o pan. Seria legal um plugin pra tentar mimetizar um baixo fretless hein? Vc vai precisar disso pra proxima jam q vou soltar! kkkkkk
_JCM_ Vlw mano! Seu video ficou animal tbm! ______
Preparem seus corações, a proxima jam devo soltar ainda hj se eu conseguir!
|
Buja Veterano |
# 06/mai/26 17:12
· votar
Rochaff Vc vai precisar disso pra proxima jam q vou soltar! kkkkkk
Nao brinca kkk.....nao faz nem 2 meses que vendi meu fretless (estava em desuso kkk)
Seria legal um plugin pra tentar mimetizar um baixo fretless hein? Ah mas ai é facil. É um compressor!
Acredito que deixando o o ataque bem lento e o release mais rapido, fechando o tone do baixo, usando captador do braço e tocando bem macio, da pra "emular"
Vendi o fretless até porque nao é um timbre tão dificil de simular com um baixo comum.
eu gosto de plugins de pan. Tem mta experimentação por ai e a galera faz uns plugins gratuitos mto legais pra abrir o pan.
Voce diz automação de pan, ou efeito ping-pong?
|
mateus54321 Membro Novato |
# 06/mai/26 17:35
· votar
Buja
Vlw demais, vou dar uma lida nesses sites mais tarde.
|
Rochaff Membro Novato |
# 06/mai/26 22:20
· votar
Buja Puts, é u m instrumento meio específico mesmo né. Mas como todo instrumento específico, é imbatível dependendo do contexto. Tem uma banda q eu curto demais q o baixista usa fretless de forma primorosa. Se tiver interesse, ouça Karmakanic - Who is the boss in the factory
Quanto aos plugins de pan, me refiro a plugins q manipulam o pan em geral, abrem mais o pan, joga coisas pra cima ou pra baixo...etc. Tem um q eu usava q preciso ver se encontro dnv, q chama stereorizer, se nao me engano. Era bem simples, só tinha um knob q regulava o quanto vc queria "abrir" o pan. Mas era mágico, uma track mono ficava stereo em um click e de forma muito convincente. Eu sempre usava nas minhas mixagens, dava a impressão q ele tornava o pan "maior", de certa forma, com mais espaço
|
PguitarMaxx Veterano |
# 06/mai/26 22:51
· votar
Buja Cara, achei foda demais esse lance da sua criação. Você planeja vender? O teu wah wah ficou muito bom no baixo! (Eu me perdi um pouco na conversa de vocês) Eu já tentei uma porrada de plugins diferentes de wah para baixo (inclusive o da blue cat) e nenhum soou tão legal
|
PguitarMaxx Veterano |
# 07/mai/26 06:45
· votar
_JCM_ Valeu, irmão!
|
JJJ Veterano
 |
# 07/mai/26 10:15
· votar
EduJazz Só quero deixar registrado que isso de fabricar o próprio plugin é magia negra.
Eu tenho uns meus aqui também. Fiz um programa em VB que me ajudou muito, um século atrás. Ele comparava canais pra encontrar defeitos em cópias vindas de cassete. Fiz também alguns scripts na linguagem da Cakewalk e alguns plugins feitos numa plataforma específica (uso muito um "estereador" que, modéstia à parte, ficou melhor que a maioria dos pagos). Só não tem nenhum refinamento estético, manual, instalador, etc. por motivos óbvios, já que fiz para meu uso particular.
O grande lance é que você cria exatamente o que precisa.
|
EduJazz Veterano
 |
# 07/mai/26 10:56
· votar
JJJ
Logo, você também é um druida da magia negra.
|
Rochaff Membro Novato |
# 07/mai/26 16:03
· votar
Muito doido isso. O foda é vc ter esse nível de "arcanismo" pra identificar que precisa de algo que não existe e, como se não fosse bruxaria suficiente, ainda ir lá e fazer, e mais: se satisfazer com o plugin homemade q identificou necessidade e desenvolveu. São aí 3 níveis de intelectualidade sobre-humanas. Tem q ver isso aí hein, não é normal
|
LeandroP Moderador |
# 07/mai/26 19:51
· votar
Muito legal todas as participações. Várias frases criativas, licks, coisa boa de ouvir. Parabéns aos envolvidos.
|
Buja Veterano |
# 08/mai/26 09:30
· votar
Rochaff
Karmakanic - Who is the boss in the factory Rapaz que musicao! Confesso que achei o baixo bastante estalado até. Era baixo com trastes. Mas ouvi uns trechos que eram fretless. Bem ali nos solos do meio da musica onde o piano frita legal. Ele usa um double-neck (feito o Andreoli em Morning Star/Angra) ?
q chama stereorizer, se nao me engano
Pesquisei, e ele é pago, ne. E bem caro tambem kkk. Entao, nunca tinha pensado em fazer um negocio que torna as coisas stereo. Assim, imaginando de primeira, nao é muito dificil. Tambem não é trivial. Envolve dividir o sample em mandar para o LR, porem, em percentuais. O negócio é não perder integridade do audio. Tem que ver isso ai rsrs.
=====
PguitarMaxx
Cara, achei foda demais esse lance da sua criação. Você planeja vender Nao maninho, vender nao. Ta muito amador pra isso. É uso proprio mesmo. E liberar o codigo-fonte pra quem quiser aprimorar.
O teu wah wah ficou muito bom no baixo! Entao, hehe, é justamente por causa disso que eu quis escrever plugins. Na verdade eu criei 2 plugins distintos: um auto-wah e um envelope filter.
Neste solinho tosco, eu usei o envelope filter.
Conceitualmente eles sao bem diferentes, e sonoramente tambem é um pouco diferente.
O auto-wah varia o efeito automaticamente no tempo (low filter oscilator), enquanto o envelope filter reage dinamicamente à intensidade da sua palhetada.
O auto-wah é mais do tipo que simula um pedal de wah movendo para frente e para tras em uma velocidade constante predefinida. Não depende de quão forte você toca.
Ele vai sempre ficar wahhhhhwwww....wahhhhhhhwwww Parecendo até com um phaser. Alias, tem wahs que misturam efeito de phaser e até fuzz.
Ja o envelope filter ele é dinamico ao toque: a varredura do filtro é controlada pelo volume do sinal de entrada. Tocar forte abre o filtro (som mais agudo/aberto), tocar fraco fecha o filtro (som mais grave/fechado)
Ai na hora de desenvolver isso, a enorme diferença está entre, detectar o pico de ataque da palhetada (ou dedo), e abrir imediatamente o medio-agudo, adicionando uma leve saturação/hard clipping, e voltando ao zero quase de imediato. Ele vai fazer som de pato (quack-quack).
No auto-wah (que é mais simples), tudo que vc precisa fazer é escolher uma faixa de frequencia, e subir e descer o ganho dela, numa velocidade X constante. Não é dinamico a palhetada.
Eu sempre quis um envelope filter, justamente, porque eu tenho auto-wah na pedaleira mas nao é a mesma coisa. O efeito nao é igual.
Até a boss chama o auto-wah (AW3) dela de envelope filter, e tem baixista que acha que é. Mas poe ao lado de um Q-tron (e similares) e a diferença aparece na hora. O envelope é quase um synth!
=====
JJJ
Fiz um programa em VB que me ajudou muito, um século atrás.
Cara, minha primeira linguagem foi o Visual Basic 6.0 . ... hooo epoca boa, nostagica. Faziamos magica com ele!
(uso muito um "estereador" que, modéstia à parte, ficou melhor que a maioria dos pagos)
Tenho curiosidade, pelo menos, de ouvi-lo!
Tem q ver isso aí hein, não é normal
Somos tudo nego doido!
|
_JCM_ Veterano |
# 08/mai/26 10:29
· votar
Bom dia!
Bora para mais uma Jam!
|
JJJ Veterano
 |
# 08/mai/26 12:21
· votar
Buja Entao, nunca tinha pensado em fazer um negocio que torna as coisas stereo. Assim, imaginando de primeira, nao é muito dificil. Tambem não é trivial.
Tem 3 técnicas de separação que usei:
1) inversão de fase em um canal; 2) shift em um canal (deslocamento de onda); 3) alteração de eq (acentuação/atenuação de frequência diferenciada por banda) em cada canal. Essa é a mais interessante, na minha opinião, porque você ouve o estéreo mas não entende de onde vem... kkkkkk
Dá pra usar tudo junto ou cada técnica separadamente.
EduJazz magia negra
kkkkkkkk Eu sempre trabalhei com programação. Juntar música e computação é coisa que faço há décadas.
|
PguitarMaxx Veterano |
# 09/mai/26 08:00
· votar
Buja O resultado ficou muito bom, cara Eu compus umas músicas meio early Sabbath, só não botei pra frente porque me falta um efeito de wah pro baixo que soe convincente. O seu tá legal pra caramba, se em algum momento resolver disponibilizar/vender, estarei de olho com certeza
|