Som da guitarra com problemas ao utilizar pedaleira

    Autor Mensagem
    Sam_guitar87
    Membro Novato
    # 30/dez/23 17:19


    Olá amigos

    Acompanho o fórum há bastante tempo, mas somente agora resolvi entrar para sanar uma dúvida e também contribuir com vocês

    Possuo uma guitarra Stratocaster, escala em rosewood, 1 mini humb na ponte e 2 singles, montada por um luthier, corpo de uma Eagle 96 com peças substituídas, entre elas, captadores Tagima, potenciômetros de 500k, parte elétrica toda refeita.
    Uso ela em 2 amplificadores: meteoro demolidor 50w warm music 30w em ambos com uma pedaleira zoom G1 Xon, plugada no input do amp (ambos não possuem conexão send return) O problema é quando tento utilizar alguma simulação de amplificador na pedaleira, mesmo colocando a opção da simulação pra sair em front amp (input) o som fica muito estridente na corda G, as outras cordas quase ficam normais, as vezes chega a frequência apitar (não como o som de uma microfonia) mas como se o som tivesse querendo apitar, rachar, é um agudo extremo, e seu eu tentar mudar a simulação para colocar saída em linha por exemplo, aí fica pior, todas as cordas ficam assim. Eu já tentei de tudo: mexer em equalização, tanto do amp quanto da pedaleira, zerar eq do amp, abaixar captadores, colocar equalizador da pedaleira, diminuir botão de tone da guitarra...entre outras coisas mais.

    Eu também possuo uma Telecaster da Condor (2 humbuckers e escala em maple) e utilizo as simulações da pedaleira normalmente em qualquer configuração e saída e o som nela sai normalmente

    Por favor amigos, preciso dessa ajuda, o que pode ser?

    Ertodertu
    Membro Novato
    # 30/dez/23 18:20
    · votar


    Desculpe se estiver enganado, mas acho que não se deve usar simulador de amp com a pedaleira plugada no amp, acho que deve usar apenas em linha e fone, mas como você disse que sua outra guita funciona, aí não sei o problema

    Delson
    Veterano
    # 31/dez/23 09:21
    · votar


    Eu apostaria nesses potenciômetros de 500k, controlando single coils e mini humbucker. Tente trocar por 250k ou 300k.

    LeandroP
    Moderador
    # 31/dez/23 12:04
    · votar


    Sam_guitar87

    Veja se isso acontece na strato com os captadores singles, e também com o humbucker. Me parece ser o que disse o Delson.

    O potenciômetro de 500k é ótimo para humbucker, mas, pode ser desastroso para os singles, permitindo a passagem de mais agudos do que deveria.

    Compare se a situação é igual entre os singles e humbuckers.

    Sam_guitar87
    Membro Novato
    # 31/dez/23 13:44
    · votar


    LeandroP

    Veja se isso acontece na strato com os captadores singles, e também com o humbucker. Me parece ser o que disse o Delson.

    Obrigado pelas respostas

    Testei aqui, realmente, como você disse, utilizando somente o mini humbucker da ponte não acontece esse problema, só se aumentar muito o agudo. E o meu interesse na simulação é mais para utilizar algum amp Fender para timbre clean, que gosto de tocar com a combinação dos caps: meio + braço, então, o captador da ponte acabo não utilizando para timbre clean.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # 01/jan/24 11:53
    · votar


    Uma outra opção é pedir pro seu luthier reestruturar a elétrica, deixando um controle de tone para o meio e braço e outro pra ponte. Assim você pode cortar mais os agudos dos singles. Isso que o Leandro disse ocorre muito nessas HSS. É complicado balancear isso com um pot padrão pra pickups diferentes.

    Outra coisa para dar uma olhada. Por ser mais forte na corda sol, acredito que possa ter algum harmônico dela que está saindo mais fácil por ela não estar vibrando adequadamente por causa de traste ou alguma parte da guitarra (ponte, etc). Às vezes rola um som que parece um feedback, uma ressonância imediatamente após tocar.
    Isso aconteceu comigo em uma guitarra. Quando eu tocava um sol na oitava casa corda si ou um sol na 3a casa da mi a nota fundamental durava menos que o normal e entrava logo um harmônico, como se já tivesse dando um feedback quando estamos de frente pro amp. A guitarra já tinha uma ponte velha, que eu achava que tava meio que vibrando fácil, sabe? eu sentia que às vezes rolava um corte abrupto no sustain das notas, como se tivesse um noise gate ligado. Eu passei a acreditar tb que era tipo a chamada vibração por simpatia. Ela ocorre naturalmente se você tocar uma corda e não mutar as outras adequadamente, por ex. Alguma parte da guitarra tava vibrando muito e as cordas perdiam energia cinética rápido.
    Enfim... O novo dono já tinha nos planos uma reforma. Só sei que ele trocou a ponte e o negócio sumiu.

    JJJ
    Veterano
    # 01/jan/24 17:21
    · votar


    Acontece se ligar só o captador da ponte (o humbucker)?

    Pergunto isso porque alguns captadores single estagiados tem o polo da G muito alto (eu tenho uma guitarra assim) e acaba que essa corda fica com mais volume que as outras...

    Sam_guitar87
    Membro Novato
    # 01/jan/24 22:45
    · votar


    Acontece se ligar só o captador da ponte (o humbucker)?

    Pergunto isso porque alguns captadores single estagiados tem o polo da G muito alto (eu tenho uma guitarra assim) e acaba que essa corda fica com mais volume que as outras...


    Não acontece com o captador da ponte (mini humbucker) ligado.

    Você falando isso, eu reparei no captador do meio, o polo dela e da corda D são bem mais altos que os outros, e no captador do braço são um pouco mais altos.

    Tem como abaixar esses polos? Resolveria?

    makumbator
    Moderador
    # 02/jan/24 08:52
    · votar


    Sam_guitar87

    Se os polos individuais do seu captador tem aquele formato para encaixar uma chave de fenda, é sinal que podem ser ajustados individualmente. Mas muitos não tem isso.

    De qualquer maneira, segue dois guias para ajuste de altura de captador

    . https://www.krunner.com.br/pagina/como-regular-a-altura-do-captador-de -guitarra.html

    https://hazeguitars.com/blog/how-to-set-pickup-pole-piece-height

    JJJ
    Veterano
    # 02/jan/24 10:52
    · votar


    Sam_guitar87

    É... então parece que matei a charada...

    Tem um padrão de "estagiamento" que é o antigo, de quando as cordas G eram enroladas. Quase não tem mais encordoamento com a G enrolada, mas, por "tradição", sabe como é, né? Muita gente ainda quer a altura do polo da G como se ela fosse enrolada. Eu odeio (inclusive já baixei alguns polos na marra, arriscando ferrar o captador).

    Também sou tradicionalista em matéria de guitarra, mas tudo tem limite... hehehe

    Sam_guitar87
    Membro Novato
    # 03/jan/24 14:11
    · votar


    makumbator

    Eu li os artigos, porém, fala que quando o captador tem o polo liso, ele não recomenda tentar abaixar

    No caso, se eu quiser tentar abaixar, corre risco de danificar? Precisa tirar o captador da guitarra pra fazer isso?

    JJJ
    Veterano
    # 03/jan/24 15:05
    · votar


    Sam_guitar87
    corre risco de danificar?

    Corre risco, sim... Pode quebrar alguma parte da bobina, daí já era. Não é aconselhável, pra muitos casos.

    Precisa tirar o captador da guitarra pra fazer isso?

    Se for fazer, precisa, senão a força vai toda pro escudo ou moldura.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # 08/jan/24 23:02
    · votar


    Sam_guitar87
    Não mexa... Vais destruir o capt.
    Abç

    SentenceD
    Membro Novato
    # 11/jan/24 17:19
    · votar


    Segundo o Sérgio Rosar, às vezes, se a guitarra possui tendência ao som mais limpo e estalado (escala clara e outros detalhes), é suportável colocar 250k em todos. Ocorrerá que o minihumbucker ficará mais fechado na sonoridade. É isso mesmo?

    NeoRamza
    Veterano
    # 11/jan/24 17:56
    · votar


    SentenceD

    Isso mesmo. Recomenda-se 500K para humbucker e 250K para single. Quando usar os dois o mais comum é usar de 500K. Se sobrar agudo você tira no tone, agora se faltar não teria o que fazer né.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Som da guitarra com problemas ao utilizar pedaleira