Guitarra: super conforto

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # 20/mar/23 13:37


    Olá Que configurações deve ter uma guitarra para o toque ter todo o conforto possível? E quanto a palheta? É quanto às cordas? Eu toco mais para heavy metal e suas variantes. Tanto solo quanto acompanhamento/acordes. Obrigado

    Delson
    Veterano
    # 20/mar/23 16:09 · Editado por: Delson
    · votar


    Creio que daria pra criar só um tópico com todas as suas dúvidas, sem precisar criar vários, mas enfim, vou dar minha contribuição........................................................................................................................................................................................... Que configurações deve ter uma guitarra para o toque ter todo o conforto possível? Eu não penso que seja questão de configuração, mas sim de construção do instrumento, aliada à uma regulagem personalizada..............................................................................................................................................................................................E quanto a palheta? É quanto às cordas? São questões MUITO pessoais. Só testando pra ver. Já que você disse que toca mais para heavy metal e suas variantes. Tanto solo quanto acompanhamento/acordes., subentende-se que você já tenha uma certa experiência, então já tem uma base para decidir............................................................... ...................................................................... ...................................................................... ...............Eu, por exemplo, me sinto desconfortável demais tocando em Stratocaster, uma guitarra que é UNANIMIDADE em se tratando de conforto. Como eu disse, é muito pessoal............................................................... ...................................................................... ...................................................................... ........................Coloquei esses pontos para dividir os parágrafos que, por algum motivo bizarro, não aceitaram o enter.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 20/mar/23 16:33
    · votar


    Sou da opinião que conforto vem com o tempo. Você se acostuma com uma guitarra, e ela vai ser confortável pra você. Quando você é iniciante, pode pegar a guitarra mais cara do mundo e ela ainda vai machucar os teus dedos, fazer calo, dar caimbra, etc. Se você quer tocar metal, pega uma guitarra com dois humbuckers. Evite ponte flutuante, dá trabalho pra regular e aumenta consideravelmente o preço. De resto é deixar a guitarra reguladinha e praticar.

    abiliao
    Veterano
    # 20/mar/23 18:08 · Editado por: abiliao
    · votar


    Delson É verdade que guitarra multiscale é mais confortável? Existe guitarra multiscale com alavanca ? Outra pergunta: Existe guitarra 7cordas com alavanca? Obrigado pela atenção

    Schelb
    Veterano
    # 20/mar/23 18:57
    · votar


    Apesar de isso ser muito pessoal, eu tenho impressão que talvez você fosse gostar de guitarras tipo superstrato, na vibe das ibanez .. braço fino, cordas com ação baixa e provavelmente 09. Agora, palheta não dá pra indicar ... mas como são coisas baratas, compensa comprar algumas de tamanhos, materiais e espessuras diferentes pra testar, isso é fácil.

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/mar/23 19:41
    · votar


    abiliao "É verdade que guitarra multiscale é mais confortável?" 1- Num outro tópico você disse que queria coisas baratas: Não vai encontrar uma guitarra multiscale por menos de 5 mil reais. 2- Pelas suas perguntas parece ser bastante iniciante: Esqueça multiscale, comece com uma guitarra convencional como todo mundo. Não terá nem condições/critérios para julgar as vantagens de uma sobre outra.

    abiliao
    Veterano
    # 20/mar/23 20:00
    · votar


    Lelo Mig Quero saber estás definições por puro conhecimento. Você sabe responder às questões que eu mandei acima? Obrigado novamente

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # 20/mar/23 20:15
    · votar


    Confortável é saber tocar. Pelo menos para o ouvido dos outros. Além disso, o que é confortável pra mim, certamente não é pra você - e depende de um monte de fatores. Eu uso uma guitarra de 7 cordas com encordoamento .13 e acho confortável.

    Lelo Mig
    Membro
    # 20/mar/23 21:40
    · votar


    abiliao "Quero saber estás definições por puro conhecimento." Então vamos lá: 1- "Que configurações deve ter uma guitarra para o toque ter todo o conforto possível?" Não existe uma configuração que faça um instrumento confortável, já que é uma questão absolutamente pessoal, subjetiva. Ou seja, o que pode ser bom para um, pode ser ruim para outro. 2- "E quanto a palheta?" Idem a resposta 1. 3- "É quanto às cordas?" Idem reposta 1. 4- "É verdade que guitarra multiscale é mais confortável?" A ideia é essa já que em teoria "alivia a tensão das cordas", mas requer adaptação e pode não se mostrar confortável para alguns e outros dizem que este "alívio de tensão" é insignificante e imperceptível 5- "Existe guitarra multiscale com alavanca ?" Desconheço. 6- "Existe guitarra 7cordas com alavanca?" Sim!

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 21/mar/23 11:11
    · votar


    abiliao A finalidade da multiscale não é ser confortável: é melhorar a intonação, tensão e estabilidade da afinação. A escala é mais longa nas cordas graves, pra você poder ter mais tensão e não ficar balangando, principalmente com afinações baixas; e é mais curta nas cordas agudas, o que pode facilitar os bends, mas o conforto é um efeito colateral. E é questão de gosto, porque a posição da mão muda e exige um período de adaptação. Existe multiscale com alavanca. A Dean fabrica algumas, e a Kahler faz um sistema de alavanca para multiscale. Não é muito comum porque a ponte da multiscale é angulada, e isso dificulta. A ponte fica um trambolho. Mas existe: https://www.proaudiostar.com/dean-exile-select-8-multiscale -kahler-snbb-w-case-open-box.html?utm_source=Google_Shopping&gclid=Cjw KCAjwq-WgBhBMEiwAzKSH6H97SA33fPXu2BYMlFPtl9KGajuf8edH5Vuk1XpFWjXfPcf4r L9eohoCZUMQAvD_BwE E há multiscale com preços razoáveis, mas naturalmente a qualidade cai muito. Aqui onde eu moro nos EUA dá pra conseguir multiscale da Harley Benton por menos de 200 dólares, mas não faço ideia de quanto custaria mandar pro Brasil. Provavelmente na faixa de 2 mil reais se for tudo certinho com imposto.

    kevinluis
    Veterano
    # 21/mar/23 11:21
    · votar


    abiliao Olá Que configurações deve ter uma guitarra para o toque ter todo o conforto possível? E quanto a palheta? É quanto às cordas? Eu toco mais para heavy metal e suas variantes. Tanto solo quanto acompanhamento/acordes. Obrigado Depende de muitos fatores, uma guitarra que eu posso achar bem confortável, pra você pode não ser, depende do tamanho da tua mão, da forma como você toca, a força que você usa, que tipo de música você costuma tocar mais e etc. Eu tenho 4 guitarras e as 4 tem tocabilidades bem diferentes, dependendo do que vou tocar eu acho uma mais confortável pra isso do que as outras e etc. Mas como você disse que toca metal, o mais comum pra esse estilo são guitarras superstrato, geralmente elas tem o braço mais "achatado", quando eu toco em uma, eu sinto que é mais chato fazer acordes nelas, mas fazer solos mais rápidos e power acordes fica mais confortável. Quanto a palheta é mais pessoal ainda, eu se fosse você comprava pelo menos uma de 0.75mm uma de 1 mm e mais outra mais grossa, e ia vendo o que você acha melhor. E as cordas depende do que você toca, se for músicas em afinações mais baixas é interessante pegar cordas mais pesadas, se for mais padrão ou meio tom a 0.10 já é suficiente.

    abiliao
    Veterano
    # 24/mar/23 10:40 · Editado por: abiliao
    · votar


    Oi Alguém sabe uma configuração de guitarra que seja a mais confortável que existe? Uma descrição detalhada peça por peça? E com a função de cada peça ? Obrigado

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # 24/mar/23 11:36
    · votar


    Acho que isso não existe. A configuração mais confortável depende do que você vai tocar. Exemplo: eu gosto de tocar slide, por isso regulo as minhas guitarras com a ação mais alta. Se um fritador pegar a guitarra que eu uso pra slide, ele vai achar horrível, mas se eu pegar uma guitarra com a regulagem que o fritador acha perfeita, eu não consigo tocar slide. Sobre descrição detalhada peça por peça, também é complicado porque as peças interagem entre si. Uma boa regulagem leva em conta todas as partes funcionando em conjunto. Digamos que você acha que as cordas estão muito altas. A solução óbvia é baixar os saddles. Mas aí começa a trastejar, e você percebe que tem que mexer no tensor. Aí você mexe no tensor e quando vai ver a intonação está cagada. Aí você volta nos saddles pra corrigir a intonação, e vê que as primeiras casas estão desafinadas porque o nut tá mal cortado. Aí você corta o nut, mas isso também baixa a ação, e a guitarra começa a trastejar de novo. Aí você não sabe se o problema é no tensor ou no saddle, e assim por diante. Moral da história: ou você passa anos aprendendo, ou leva no luthier.

    Drinho
    Veterano
    # 24/mar/23 17:44 · Editado por: Drinho
    · votar


    abiliao A questão do conforto é subjetiva porque você se habitua a se sentir confortável com uma delas mesmo que ela seja um instrumento desconfortável por unanimidade. Para mim a guitarra padrão mais confortável é a fender stratocaster dos anos 60, ela tinha o braço mais fino que as demais, a lateral da escala curvada, pouco peso e o corpo ligeiramente mais curvado e fino que as demais, logicamente não permitia ação de cordas muito baixa e é possível encontrar algumas fender custom shop que replicam esse shape muito bem. Só existe uma guitarra que superou esta em termos de conforto para o meu gosto e logicamente não deixa de ser uma variação da própria stratocaster. Washburn N4, a máquina das máquinas para tocar rock pauleira. Sobre cordas gosto de daddario 10, a ação não muito baixa… Sei lá…

    abiliao
    Veterano
    # 24/mar/23 18:37
    · votar


    Existe algum livro ou site que explique todas as peças para guitarra considerando todas as marcas do mercado? Obrigado

    Drinho
    Veterano
    # 27/mar/23 06:39
    · votar


    abiliao Desconheço e sinceramente eu desconsideraria a maior parte das marcas de guitarra em termos conceituais e pesquisaria apenas instrumentos fender, gibson e ibanez para verificar em termos gerais o que tem de disponível por aí. É bem provável que outras marcas façam algo baseada nessas.

    Schelb
    Veterano
    # 27/mar/23 09:43
    · votar


    Abilião .. você faz umas perguntas difíceis de responder amigo ... e que me dão uma clara impressão de que vc está se preocupando com coisas que não devia se preocupar. De qualquer forma ... muito das suas dúvidas você vai conseguir tirar naturalmente na sua evolução na guitarra ... outras, como esta aqui, você pode tentar tirar vendo vídeos de youtube que demonstram equipamentos pra você ter uma noção dos prós e contras de cada coisa ... mas no final das contas, pra vc saber a guitarra que vai te deixar mais contente, vai ser só tocando mesmo ... indo numa loja de música pra testar por exemplo. E mesmo assim, sua opinião vai mudar através dos anos

    alfacorrea
    Veterano
    # 29/mar/23 22:20
    · votar


    A guitarra mais confortável que já toquei foi uma Music Man Silhouette. Da uma olhada nela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra: super conforto