Se eu ficar uma semana inteira sem tocar guitarra, posso perder um pouco do que aprendi?

Autor Mensagem
    Papa_Het
    Membro Novato
    # 18/jul/22 23:17

Há um ano ganhei uma guitarra do meu avô e me apaixonei completamente pelo instrumento desde então. Toco praticamente todos os dias e agora estou percebendo uma evolução considerável em coisas que eu tinha mais dificuldade antes, como: Downpicking, Arpejos, etc.
    Também estou conseguindo aprender músicas que sonhava em tocar como Master of Puppets.
    Mas vou ter que passar a semana que vem inteira sem tocar guitarra pois vou estar em viagem e não tenho como trazer meu instrumento.
    Minha questão é: Se eu ficar uma semana inteira sem tocar guitarra, posso perder nem que seja um pouco, da minha evolução?

Velvete
    Veterano
    # 18/jul/22 23:47
    · votar

Se eu ficar uma semana inteira sem tocar guitarra, posso perder nem que seja um pouco, da minha evolução?

Pode

Wanton
    Veterano
    # 19/jul/22 00:26
    · votar

Papa_Het
    Se eu ficar uma semana inteira sem tocar guitarra, posso perder nem que seja um pouco, da minha evolução?

Desencana disso. Às vezes, é até bom fazer uma pausa.

PlectrumApprentice
    Membro Novato
    # 19/jul/22 00:33 · Editado por: PlectrumApprentice
    · votar

Consistência > Intensidade.

Antes estudar um pouco todos os dias - estabelecendo uma relação com sua memória de longo prazo - do que estudar muitas horas apenas uma vez após muito tempo parado - incentivando mais sua memória de curto prazo (quem nunca virou uma noite para fazer uma prova e esqueceu tudo depois?).

Apesar disso valer sempre, quando se atinge um certo nível de familiaridade com o instrumento é mais fácil ter pausas mais longas sem sentir uma perda significativa.

Porém, uma pausa de uma semana é apenas natural e o importante é pensar que na maior parte do mês você estava tocando, praticando e aprendendo - nem que apenas meia hora por dia.

Lelo Mig
    Membro
    # 19/jul/22 00:51
    · votar

Papa_Het

Mano desencana... tudo depende do que você deseja na vida. A não ser que você vá fazer uma audição solo pica ou pretenda ser o próximo Steve Vai, uma semana não vai interferir tanto.

Relaxa!

JJJ
    Veterano
    # 19/jul/22 08:42
    · votar

Pelamor...

Vai viajar, cara!

Grimc
    Veterano
    # 19/jul/22 09:01 · Editado por: Grimc
    · votar

Papa_Het

Já fiquei bem mais que isso e quando peguei a guita, em 15 minutos tava aquecido denovo. É que nem andar de bicicleta, tu não vai desaprender o que já sabe. O máximo que pode acontecer é dar uma enferrujada na técnica (que uma horinha de exercícios já te bota no ritmo denovo), e esquecer como tocar músicas específicas (ter que tirar denovo).

Cloudkicker
    Veterano
    # 19/jul/22 09:47
    · votar

Vai sentir um estranhamento no início, mas é questão de aquecer. Só relaxa a mente que o descanso é até capaz de ajudar.

Eu tô sem tocar há uns 10 ou 11 anos e, apesar da necessidade de retomar do básico a essa altura, ainda tenho algumas noções de postura para exercícios e vejo algum sentido na ideia de "memória muscular" (fico curioso sobre artigos científicos relacionados ao assunto, preciso pesquisar isso melhor).

kafka à beira-mar
    Membro Novato
    # 19/jul/22 12:53 · Editado por: kafka à beira-mar
    · votar

Infelizmente vai ter que reaprender tudo.

Drinho
    Veterano
    # 20/jul/22 06:05
    · votar

Papa_Het

Tá noiado com o baguio hein tio?

Ficar muito tempo sem tocar, se tiver o objetivo de tocar acima da média, é ruim.

Uma semana sem tocar eu acho que seja bom, parece que você assimila melhor o que já aprendeu.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Se eu ficar uma semana inteira sem tocar guitarra, posso perder um pouco do que aprendi?