Pacifica segura afinação?

    Autor Mensagem
    marmota2
    Membro Novato
    # abr/22


    Bom dia pessoal!!
    Quero comprar uma pacifica 012 para estudos.
    Procurei em outros tópicos e não achei a resposta para minha pergunta, então, lá vai:

    A pacifica 012 segura afinação quando faz bends?
    Sei que a Yamaha não faz "brinquedos", mas por ser um modelo de entrada, não sei se as ferragens são das melhores.

    Desde já grato a todos.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/22
    · votar


    marmota2

    Cara, nunca toquei esta guitarra especificamente, mas vou te dizer uma coisa: Uma guitarra para não segurar afinação após bends têm que ter uma ponte muito, mas muito, bosta. Têm que ser um instrumento muito ruim, porque, segurar afinação é o mínimo que um instrumento minimamente decente têm de oferecer.

    E, não acredito, que isso ocorra numa guitarra da Yamaha, mesmo não sendo top de linha, e que possua ponte tremolo tradicional (já que uma ponte flutuante ruim poderia ser um problema mesmo em um instrumento bom).

    Apostaria que este problema não ocorre. Mas, de qualquer forma, vamos esperar que users que conheçam bem o instrumento ou nossos companheiros luthiers venham dar seu veredito.

    krixzy
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    marmota2
    Improvável desafinar com bends, talvez ao usar a alavanca, mas se acontecer é só lubrificar o nut e verificar as molas da ponte, não é nada complicado, se as tarraxas não estiverem quebradas elas não vão desafinar com bends.

    Isso ocorre com cordas novas, nesse caso é normal, até chegar um momento que as cordas estabilizam e param de desafinar.

    Wanton
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Na pior das hipóteses, é só investir em tarraxas novas. Troquei as da minha Washburn de quase 30 anos e a guitarra ficou usável.

    marmota2
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Lelo Mig: Obrigado mais uma vez pela ajuda!
    Como minha primeira guitarra foi literalmente a mas barata da loja (pois eu estava sem dinheiro), qualquer bend desafinava. A segunda eu comprei usada, Ibanez RG 515, mas não gostei de ponte flutuante e, toda vez que vou em uma loja, as guitarras com preço acessível dão uma desafinada depois de um bend, as mais caras não, por isso perguntei da pacífica 012.

    marmota2
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    krixzy: entendi, obrigado pelo esclarecimento.

    Acredito que, como é no violão, cordas boas desafinam bem menos quando novas, além da Daddário, conhece alguma outra marca boa de corda de guitarra?

    marmota2
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Wanton: bacana!! eu gosto de tocar na Washburn, já toquei em um violão e gostei.

    Mas o ruim de comprar uma guitarra de baixa qualidade é ter que fazer esses upgrades nas ferragens, no final das contas sai quase que o preço de uma guitarra de alta qualidade, ou seja, se eu parcelar uma epiphone por exemplo é a mesma coisa que comprar uma strinberg e ir fazendo upgrades.

    Concorda comigo ou não?
    Se não concordar me fale por favor para eu ter ideias, é importante para mim adquirir conhecimento e abrir minha mente para fazer a escolha mais acertiva possível.

    krixzy
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    marmota2
    Cara, nos preços que estão eu tenho usado somente cordas nacionais, minha preferida é a Giannini, a SG achei que tem menos elasticidade e para de desafinar mais rápido, mas em contrapartida achei o som dela mais agudo, mais metálico, não sei explicar, não é muito o meu gosto, prefiro o timbre das Giannini.

    Pra resolver essa questão de desafinação com cordas novas, você coloca as cordas afina, da um bend em umas 4 regiões diferentes do braço pra esticar a corda, ela vai desafinar ai vc afina de novo, repete esse processo até ela parar de desafinar e tá resolvido, faz com todas as cordas

    Drinho
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    marmota2

    se eu parcelar uma epiphone por exemplo é a mesma coisa que comprar uma strinberg e ir fazendo upgrades.

    Não é assim que funciona, a percepção de melhora deveria estar associada sistematicamente a progressão de valor e a verdade que não necessariamente isso ocorre com guitarra.

    Em termos de hardware eu posso te garantir que ferragem da gotoh, captador seymour duncan, elétrica emerson e traste jescar é o que tem de melhor e será infalível a não ser que você compre uma peça com defeito. Porém ninguém pode te garantir que a epiphone x estará melhor que a strinberg y ou até mesmo que a fender a z e aí que vem o problema pois só um luthier ou um guitarrista experiente tem olho e senso crítico para julgar um instrumento e determinar se faz sentido investir nele e o quanto investir se for o caso.

    Se quer se aprofundar para ter senso crítico sobre guitarra, comece desassociando marca com qualidade, a não ser casos extremos tipo music man, suhr e prs para algo decente e tonante e jennifer para algo ruim.

    krixzy
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Drinho
    Não é assim que funciona, a percepção de melhora deveria estar associada sistematicamente a progressão de valor e a verdade que não necessariamente isso ocorre com guitarra

    Aí o cara compra uma peça nova caríssima de ótima qualidade, mas a percepção de melhoria é bem sutil porque a peça original não era tão ruim, já passei por isso e é broxante kkkk...

    só um luthier ou um guitarrista experiente tem olho e senso crítico para julgar um instrumento e determinar se faz sentido investir nele e o quanto investir se for o caso.

    Considerando que a madeira usada é insignificante em relação a qualidade de timbre, basta que a madeira seja resistente e estável suficiente pra manter a regulagem, a construção o braço garanta a afinação das notas por toda escala, e esteja tudo alinhado perfeitamente com a ponte.

    Se isso estiver bem feito, pode se dizer que você já tem uma guitarra perfeitamente construída, e hoje em dia até as guitarras de entrada de marcas mais baratas estão conseguindo entregar, o resto são só peças e acabamentos que se pode trocar.

    A questão é ter consciência de que se é uma guitarra de marca pouco valorizada, numa revenda não da pra recuperar a grana investida nos upgrades, aí se for fazer, é melhor guardar as peças originais pra colocar de volta na hora da venda, mas no geral a guitarra fica top como qualquer outra mais cara que já vem com boas peças de fabrica.

    Grimc
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Grimc
    · votar


    Bom dia pessoal!!
    Quero comprar uma pacifica 012 para estudos.
    Procurei em outros tópicos e não achei a resposta para minha pergunta, então, lá vai:

    A pacifica 012 segura afinação quando faz bends?
    Sei que a Yamaha não faz "brinquedos", mas por ser um modelo de entrada, não sei se as ferragens são das melhores.

    Desde já grato a todos.


    Olha, com cordas boas, bem assentadas e boa regulagem, desde que você não use alavanca, provavelmente segura sim. Só a alavanca vai matar mesmo, esses tremolo de strato barata não costumam ser muito bons, principalmente se elas tem nut de plástico. Mas bend é tranquilo, pelo menos se você usar boas cordas.

    Drinho
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    krixzy

    Aí o cara compra uma peça nova caríssima de ótima qualidade, mas a percepção de melhoria é bem sutil porque a peça original não era tão ruim, já passei por isso e é broxante kkkk...

    Pois é, na verdade o upgrade tem que existir para resolver um problema e para 9 em 10 casos o guitarrista desconhece o problema, então ele acaba fazendo simplesmente para falar que fez.

    Nos meus primeiros 10, 12 anos de guitarra, se somar tudo o que eu gastei com bobagem nesse tempo tranquilamente daria pra comprar umas 2 guitarras americanas nível pró ou umas 5 guitarras violentíssimas do Cassias com o preço daquela época...

    Eu não acredito que a madeira seja insignificante, acho que ela participa dos parâmetros do som mas sem torná-lo necessariamente ruim (no caso de guitarra sólida), tem gente tirando som bom até com guitarra feita com outros materiais. O grande negócio é a estabilidade e confiabilidade e aí a qualidade da peça de madeira mais a qualidade da construção fazem uma boa diferença. Já tive guitarra que o furo aonde entrava o parafuso do straplock esfarelava.

    Então teoricamente você poderia achar uma guitarra industrial muito bem feita pelas máquinas, com boa peça de madeira que seja digna de boas peças, acho até que se você se identificar vale a pena investir, mesmo que esteja fazendo uma estupidez financeira e com consciência de tal.

    O problema é que nunca na loja você vai conseguir saber se de fato ela é digna de tudo isso porque não dá tempo, você tem que passar um tempo com ela para ver se ela te satisfaz e é confiável ao nível de por uma grana nela.

    krixzy
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Drinho
    Eu não acredito que a madeira seja insignificante

    Em relação a construção, resistência, estabilidade, conforto (no caso ser mais leve), nesses quesitos acho importante, mas quando se fala de timbre acho o maior mito isso, madeira não muda timbre numa guitarra elétrica a ponto de ser audível

    O próprio instrumento é construído pra captar exclusivamente o som das cordas, qualquer outro som que ela captar vai prejudicar a clareza das notas, imagina só vc tocar uma nota e de fundo o som da madeira vibrando, ponte ou qualquer outra coisa, seria uma bagunça sonora, a gente até prende as molas da ponte e as cordas depois do nut pra não vibrarem e atrapalhar

    No máximo a madeira vai ter influencia no sustain, ainda assim bem sutil, tem muito mito sobre construção de guitarra, achei legal um vídeo do Mick Thompson falando sobre a guitarra dele, com aquela ponte fixa tipo floyd rose com lock nut, e ele explica que o motivo de ser assim é porque esse projeto da mais sustain, e é verdade, já que quanto mais rígido as extremidades menos se perde vibração nas cordas, só depois de pesquisar sobre isso foi que eu entendi porque uma guitarra que eu tinha com floyd tinha mais sustain do que minha LP, que na crença popular é a que tem mais sustain

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pacifica segura afinação?