Polemica! Upgrade não valoriza guitarras entendam

    Autor Mensagem
    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/22




    EM guitarras mais caras, até perde o valor...
    me julguem!

    e desçam a lenha!

    HortaRates
    Membro
    # abr/22
    · votar


    Paulo Heineken
    Acho loucura quem gasta a maior grana com upgrade. Sempre fui subindo o nível da guitarra em si, vendendo uma piorzinha e comprando uma um pouco melhor, aos poucos, ao longo do tempo. Foram 7 anos e 9 guitarras diferentes pra sair de uma Condor RX-30 e chegar numa Gibson Les Paul Studio, que já a bastante é meu xodó que não vendo e não troco. Mas cada com seu gosto!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Tudo é questão de bom senso.
    Não gastar demais em guitarra "de menos", e melhorar apenas o que pode ser melhorado sem gasto excessivo.
    Abçs

    Grimc
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Grimc
    · votar


    Eu não modificaria uma guitarra pensando em vender depois. Pra mim é 100% questão de funcionalidade. Eu sempre gostei de fuçar e experimentar, não no nível do Van Halen, mas ja troquei captador de posição pra ver como fica, misturei tudo que é combinação, defasei humbucker, arranquei single de guitarra HSH porque tava atrapalhando, meti fita isolante em cima pra disfarçar e troquei por chave de 3 posições, e claro, já testei varias marcas de captação. Esse tipo de fuçação selvagem não é algo que eu faria se tivesse preocupado com o valor monetário do instrumento.

    Se eu fosse um músico em turnê com muito dinheiro pra torrar, meu parâmetro pra escolha de guitarra seria literalmente ter um braço que eu gostasse e buraco pra floyd rose compativel, porque o resto ia ser customizado.

    Guitar_L
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Guitar_L
    · votar


    Como o Bertola comentou, é questão de bom senso. Um erro comum da galera começando é achar que vão tocar melhor trocando equipamento ou fazendo upgrades, mas se essa compra trouxer motivação, sou totalmente a favor. Conforto e estabilidade sempre foram minhas prioridades e muitas vezes só uma boa regulagem não chega lá, só trocando de guitarra mesmo.
    Com o tempo a gente vai ficando mais experiente e seletivo, aí é a hora de investir, porque geralmente ja temos uma boa ideia do que queremos e como chegar lá com equipos.
    Agora com relação ao video, em valor de revenda pouquíssimas vezes importa, a não ser que o comprador entenda bastante do assunto. Eu pagaria a mais por uma boa guitarra com alguns upgrades sensatos.
    Abraços

    Drinho
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    desçam a lenha!

    Está correto, upgrade não valoriza guitarra sem valor e deprecia guitarra com valor, portanto não deve ser visto como investimento para retorno financeiro, assim como guitarra de luthier da maioria dos luthieres.

    O upgrade deve ser feito de forma consciente e com convicção do que se busca para que ele traga retorno pratico e percebido para o investidor, se esse retorno for apenas psicológico eu diria que não começou bem.

    O problema é que a população na maior parte das vezes não tem consciência do que faz o que e nem do problema que está enfrentando se é que há problema, exemplifico:

    O sujeito quer um captador forte para tocar rock e gosta do slash, aí compra o captador do slash sem saber que é dos mais fracos.

    O sujeito quer uma alavanca gotoh mas 99,9 % do tempo não usa alavanca.

    Para guitarrista consumir com consciência do que está fazendo demora, enquanto isso ele vai ficar jogando dinheiro fora portanto é importante tentar aprender com os erros dos outros se possível.

    Grimc
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Grimc
    · votar


    O sujeito quer um captador forte para tocar rock e gosta do slash, aí compra o captador do slash sem saber que é dos mais fracos.

    A maior furada na minha opinião é "tentar tirar o timbre de fulano", principalmente quando o timbre em questão é de uma gravação (seja álbum ou ao vivo).

    Uma das coisas que, de longe, mais influencia num timbre é a microfonação do ampli, não só quais microfones foram usados como a posição deles, a acústica do local onde foi gravado, a mixagem, se teve microfone de sala ou se foi só um ou dois microfones na boca do falante, etc. O cara pode ter exatamente a mesma guitarra, ampli, pedais, etc, e vai se frustrar porque não vai chegar no timbre do álbum, que dirá apenas trocar captador da golden les paul pelo set do slash

    Acho que hoje em dia a galera tem mais consciência disso do que antigamente, já que plugins de impulse response se tornaram muito populares e tal. É até irônico, que é muito mais facil chegar perto do timbre de um guitarrista usando o plugin signature dele do que tentando ter o mesmo equipamento.

    Drinho
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Drinho
    · votar





    Estaria o Mestre Supremo tirando o timbre do Mestre Supremo sem o equipamento do Mestre Supremo?

    Dissertem.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    Outra coisa com upgrade é que, se eu vejo uma guitarra pra vender e tá escrito que o cara colocou sei lá, Mastery Bridge, captadores Bare Knuckle, tarraxa Hipshot e um monte de coisa cara, quem me garante que o maluco não instalou tudo em casa com um canivete e regulou que nem o rabo dele? Peça cara não adianta nada se a mão de obra na hora de colocar não tiver prestado.

    anderson_gesteira
    Membro Novato
    # abr/22
    · votar


    O ideal na verdade é o cara fazer sempre upgrades que dê para serem revertidos: por exemplo, o cara tem a guitarra SSS e quer HSH, no caso o ideal é ele pegar um escudo novo e fazer as adaptações (ou usar mini humbucker), e guardar os originais. Caso resolva vender, só recolocar a captação original e vender normalmente e vender as peças que comprou. Assim se evita esta desvalorização

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/22
    · votar


    Particularmente, nunca comprei um instrumento ou equipamento pensando em revenda.

    Também nunca comprei um instrumento ruim querendo transforma-lo em bom, ou com uma sonoridade que não me agradava para mudar depois.

    Então, os poucos instrumentos que fiz algum upgrade foram, principalmente, instrumentos que a ergonomia, tocabilidade, relação braço/escala eram muito boas e achei que mereciam uma parte elétrica nova, captadores melhores ou tarraxas mais decentes.

    Alguns até acabei vendendo e ganhei dinheiro ali e perdi outro lá, mas, inicialmente nada era prá vender, eram instrumentos para "casar".

    Wanton
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Não entendo muito essa comoção. As pessoas compram TV gigante e perdem uma puta grana com a depreciação. Guitarra é só mais um bem de consumo, é só mais um jeito de gastar dinheiro. A diferença é que guitarra é tipo um ursinho de pelúcia, né? É um objeto de afeto.

    Se você compra uma guitarra cara (sei lá, de 20k), as customizações têm valores irrisórios. Se você não fizer uma merda muito grande, isso dificilmente afetará o preço de venda. Vai torrar vintão numa guitarra, ou você sabe exatamente o que está comprando ou a grana está sobrando.

    Se é uma guitarra de 2K, não vale a pena ficar paranoico com a desvalorização / não valorização. É só pensar que é igual tunar carro popular.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/22
    · votar


    Eu disse que o bragulho era polemico, hahahahahaha

    Drinho
    Veterano
    # abr/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    captadores Bare Knuckle, tarraxa Hipshot


    Mas isso aí não é upgrade, é up 700 grades….

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Polemica! Upgrade não valoriza guitarras entendam