O que você mais valoriza num guitarrista?

Autor Mensagem
L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09


O que é essencial/não pode faltar para que tu admire um guitarrista?

Eu acho foda os shredder's da vida (Malmsteen), os caras que conseguem timbres pirotécnicos e trabalham nisso (Steve Vai), entre outros tipos.

Mas o que é essencial num guitarrista, que transpõem o virtuosismo, é a criatividade e a expressão (ou feeling). Claro, na minha opinião.

Isso explica bem o meu apreço e admiração por David Gilmour.

Mas não, o tópico não é sobre esse guitarrista, nem pra citar outros, eu só coloquei pra exemplificar e dar mais sentido/clareza nos pontos.

→ Gostaria que vocês colocassem aqui o que faz com que você ouça incondicionalmente determinado guitarrista.

Feeling, criatividade, técnica apurada, virtuosismo, timbre.

GuitarHome
Veterano
# ago/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
Para mim o importante é musicalidade, um bom timbre misturado com uma pegada inconfundível, aquela que só de escutar você sabe quem é que ta tocando.

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


Eu acho que pra pessoa poder se dizer GUITARRISTA, tem que se preocupar em aprender a fazer música, conhecer não só o que gosta, mas o que não gosta TAMBÉM e não ser acomodado.

E o principal, conhecer o próprio equipamento e não ficar inventando firulas como birdseye Maple da Suazilândia.

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
faltou uma coisa:

Stevie Ray Vaughan =)

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


DiogoCarvalho

Né, lembrei do SRV mesmo hein. Mas não "coube" na ideologia topical. =P

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


Acho que o principal eh saber compor, tem muito musico bom que nao sabe compor, primeiro a musica depois o resto, alias tudo que o guitarrista aprende deve ser usado em prol da composicao.

_Dio
Veterano
# ago/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
verdade, mas ele meio que expressa o que eu quis dizer...

acho que você me entendeu, mano Lhama

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


DiogoCaralho

Entendi, Dio.

Dogs2
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Pra se valorizar num guitarrista são as coisas que são pra valorizar em qualquer outro tipo de músico: expressividade, musicalidade, porque é isso que é música.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


Dogs2

Concordo, o lance é que na guitarra há outras características que pra outras pessoas podem ser mais importantes, mas até agora tá sendo meio que unânime.

toty
Veterano
# ago/09
· votar


A guitarra...bate uma GAS :(((

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


toty

É o que você mais valoriza, não do que você tem mais inveja.

Penta_Blues
Moderador
# ago/09
· votar


Boa tarde!!!

L.A.M_Hard_Rock
O bom gosto e a humildade de saber que a Música é uma forma de expressão, não de exibicionismo.
Valeu!!!

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


haha, brinks mano Totti. =D

toty
Veterano
# ago/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
hahahah

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Eu não acho que pra ser um bom guitarrista o cara tem que saber compor. Nem pra ser um bom músico ele precisa saber compor, isso em qualquer instrumento.

Como o Dogs2 falou, o que é preciso é musicalidade e expressividade.

Concordo TOTALMENTE com ele. E digo mais, a composição não é a única maneira de julgar a musicalidade e a expressividade.
Vou dar um exemplo aqui, não é de guitarrista, mas de violonista:

Andrés Segovia, nunca compôs NADA, no entanto, é um violonista de extrema musicalidade e expressividade.

E pela mesma lógica, o mesmo se aplica não só à guitarra, mas pra qualquer instrumento.


O negócio é que a maioria dos guitarristas, principalmente os de rock, "nasce" com uma visão de que o cara tem que ser o intérprete e o compositor e não consegue desvincular uma coisa da outra.

Ai o que eu vejo é um monte de cara [famosos, inclusive] que não faz nenhum dos dois bem, sem ter condições/conhecimento para ser compositor ou intérprete, fazendo isso só por causa deste paradigma.


Portanto, pra mim, para o cara ser um guitarrista admirável, ele precisa de expressividade e musicalidade, em todos os casos.

E um domínio total do seu instrumento OU uma boa capacidade de composição OU até mesmo ambos (muito mais raro, em se tratando de guitarristas, principalmente de rock).



Essa é a minha opinião.

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


The Root Of All Evil
Ai o que eu vejo é um monte de cara [famosos, inclusive] que não faz nenhum dos dois bem, sem ter condições/conhecimento para ser compositor ou intérprete, fazendo isso só por causa deste paradigma.

é só o que tem

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


é o que mais tem²

não é só o que tem. ;)

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
que seja

Leblues
Veterano
# ago/09 · Editado por: Leblues
· votar


The Root Of All Evil
Eu não acho que pra ser um bom guitarrista o cara tem que saber compor. Nem pra ser um bom músico ele precisa saber compor, isso em qualquer instrumento.

mas a pergunta eh: "o que voce admira num guitarrista?" e nao: "o que faz um guitarrista bom?"


pra mim nao saber compor nao vale em nada, acho guitarristas como Kiko loureiro, Michael romeo muito bons, mas nao fazem uma musica boa que preste, caras como Satriani e Andy timmons comem esses caras no mingau.

gente boa hoje em dia eh o que mais tem, eh soh por no youtube e tu acha varios, gente que treina no quarto a vida inteira e sabe tocar tudo do Malmsteen, agora quero ver fazer musica boa e de qualidade.

Dogs2
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues
vc não entendeu o que ele quis dizer e eu to com preguiça de explicar

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# ago/09
· votar


Leblues

Eu tinha uma visão suerficial do Kiko Loureiro, pelo fato dele ser um mala de marca maior, só de ouvir as coisas dele, já criava uma antipatia.
Mas deixando isso de lado, vi que o cara tem muita coisa boa, quem não reconhece isso, se não é por falta de conhecimento musical, é por implicância. Acho e espero que seu caso seja implicância.

Kiko loureiro nao faz uma musica boa que preste

De boa, não concordo com isso.

The Root Of All Evil
Veterano
# ago/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Leblues
mas a pergunta eh: "o que voce admira num guitarrista?" e nao: "o que faz um guitarrista bom?"


Obviamente, eu admiro bons guitarristas.
E então dei a minha definição de bons guitarristas.
E no youtube eu vejo sim caras com muita técnica, mas a grande parte deles peca no diferencial dogsdoisniano: expressividade, musicalidade.

Leblues
Veterano
# ago/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
Universo inverso eh bom, mas pra guitarra rock.. meu deus........ acho ele fraquissimo.

Leblues
Veterano
# ago/09 · Editado por: Leblues
· votar


The Root Of All Evil
Po mas eu nao admiro todos os bons guitarristas, Michael Angelo eh um bom guitarrista e eu acho ele um saco.rsrss

joaormrt
Veterano
# ago/09
· votar


pegada + feeling


pra mim:

David Gilmour
Stevie Ray Vaughan
Eric Clapton

FaelGuitarMan
Veterano
# ago/09
· votar


Apenas Tocar Com Simplicidade

Headstock invertido
Veterano
# ago/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


cacete, post quadruplicado
culpa do forum

Headstock invertido
Veterano
# ago/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


desculpa

Headstock invertido
Veterano
# ago/09 · Editado por: Headstock invertido
· votar


desculpa [2]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que você mais valoriza num guitarrista?