Guitarra para afinações alternativas

    Autor Mensagem
    Fidel Castro
    Veterano
    # dez/20 · Editado por: Fidel Castro


    Pergunta aos colegiados:

    To afim de comprar uma guitarra para ser mais ousado. Seguem afinações que pretendo usar nela, e a tensão correspondente (considerando escala de 25.5 e corda 0.10):


    E2 A2 D3 G3 B3 E4 - 114.5 (padrão para ref)
    F2 F2 F3 F3 F3 F4 - 107.1 lbs
    F#2 F#2 F#3 F#3 E3 B3 - 105.5 lbs
    G2 A2 B2 D3 E3 G4 - 100.2 lbs


    Com base nisso acima: Desconsidero Strats ou qualquer coisa com ponte flutuante. Desconsidero qualquer guitarra com braço violinado (Les Paul, SG etc). Desconsidero tb guitarras de escala curta como a Jaguar, pq vai ficar mto solto.

    Já tenho uma Telecaster, altero bastante entre afinação padrão, DADGAD, Sol aberto e Ré aberto. Não tenho grandes problemas, apenas mto mínimos de entonação, usando 0.11.

    To meio pensando em uma Jazzmaster, mas tenho medo da ponte. Ou talvez uma Jaguar para ficar de principal no lugar da Tele e a Tele virar o pau pra toda obra de afinação.

    Pra quem manja mais de luthieria: além da saúde da corda, existem maiores preocupações nessas trocas de afinação? E essa ponte aí da Jazzmaster/Jaguar em tese são traváveis, mas funciona isso?

    Lembro que já peguei uma Jaguar que tinha um negócio tosquíssimo de fábrica que mutava as cordas para tocar surf, e tenho medo das soluções do Leo Fender nessa época que ele tava prof Bugiganga.

    Enfim: Pego uma Jazzmaster para isso ou uma Jaguar e uso a Tele pra isso? Ou tem algum outro modelo + exótico que não conheça que funcione melhor?

    Tks!

    Fidel Castro
    Veterano
    # dez/20
    · votar


    Ah, ponto importante:

    Colocaria os P90 que tenho sobrando, imagino que todas essas guitarras da Fender já venham com roteamento para configuração HH, mas vai que...

    makumbator
    Moderador
    # dez/20
    · votar


    Fidel Castro

    Como você não pretende usar afinações extremas no grave (pra Djent) há mais opções de instrumento para escolher. Se fosse pra afinação ultra grave eu indicaria instrumento multi escala, mas não sendo extremo é bem mais tranquilo.

    Uma opção seria alguma guitarra estilo PRS com ponte fixa e escala não curta.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # dez/20
    · votar


    Esquece Jazzmaster. Eu tenho uma Jazzmaster e nunca consegui usar afinação alternativa direito nela, porque o sistema de vibrato dela é uma dor de cabeça. Eu AMO Jazzmaster, mas não dá pra ficar mexendo na afinação dela.

    Imagino que você esteja pensando em Jazzmaster por causa do comprimento da escala... mas o comprimento da escala dela, ao contrário do que muita gente pensa, é o mesmo da Tele e da Strato (25,5 polegadas). A guitarra é compridona por causa do tanto de corda que fica pra trás da ponte, mas o comprimento da escala é o mesmo.

    O bridge lock da Jazzmaster funciona (na maior parte do tempo), mas se for usar a ponte travada melhor usar uma ponte fixa mesmo, porque mesmo sem usar alavanca a ponte tradicional de Jazzmaster é muito temperamental, por causa da maneira como são montados os saddles e do jeito que ela fixa no corpo. Tem jeito de resolver (eu uso saddles da Graphtech que resolveram a maior parte das tretas, e se você tiver muita grana sobrando pode pesquisar uma Mastery Bridge), mas só vale a pena se você realmente for usar a alavanca o tempo todo, o que não parece ser teu caso.

    Uso bastante open D e open G, um pouco de DADGAD também. Na minha experiência, os modelos que mais deram certo foram Telecaster e SG. A Telecaster por ser uma guitarra muito simples que tem pouca coisa pra dar errado, e a SG pelo acesso às últimas casas (já que eu uso afinação alternativa normalmente pra slide).

    E por fim, você deve saber isso, mas vou reforçar: P90 não é captador de Jazzmaster, e o routing é um pouco diferente. O captador de Jazzmaster é bem mais largo e um pouco mais comprido. Se você for comprar uma Jazzmaster pra colocar P90, no mínimo vai ter que trocar o escudo (talvez precise cortar um pedaço da madeira tbm, dependendo da profundidade).

    Fidel Castro
    Veterano
    # dez/20 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    BrotherCrow

    Então, eu tenho uma SG que eu coloquei Bigsby, e ai o tune-o-matic foi trocado por um quase igual mas que "rola".

    Tava pensando em, sendo Jag ou JM, colocar a Tune-o-matic que eu tenho. Os p90 eram da SG também, mas aí como vc falou, vai dar mais trabalho...

    To mais inclinado a usar a Tele pra isso mesmo e talvez comprar uma Jaguar pq tem escala curta e eu toco mais confortável no normal. Valeu pelos toques desse tremolo da JM, é o que mais tenho medo na real.

    Vou dar uma olhada na Firebird tb, parece bem interessante.

    Tava afim de botar a mão pra mexer mesmo, coisa que nunca fiz mto além da SG que foi bem padrão (P90 por captador da LP de um colega que colocou aqueles single coil estranhos da LP Recording e Bigsby).

    Uma coisa que chamou atenção na JM e na Jaguar é que aquela penca de corda pra trás deve fazer um chime interessante e dar uma 'distorção' acústica. E tb pq to atrás de algo mais exótico, tenho uma Strat, Tele, SG e já tive uma 335. Queria algo mais alien.

    makumbator

    É foda, eu sou Gibson/Fender fag, nunca sequer toquei em uma PRS. Eu nem saberia por onde começar.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarra para afinações alternativas