Gravei Brown Sugar - O que acham de afinações alternativas?

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konrad


    Isso aí:

    Sabia que era afinada em G aberto, cansei de tentar fazer algo decente para a jam do JJJ e decidi tirar esta singela música, para minha surpresa, não é tão difícil assim, embora o exercício de tocar acordes em formas diferentes em dê agonia. heheh

    http://www.4shared.com/audio/L6-36VY6/brownsugarhahahahah.html

    Bom, certamente não está perfeito, mas eu tentei. Ah, e a hagada antes do solo do sax se deve ao fator "chame o Bruno enquanto ele grava". Gravei só 2 minutos pois haja pestana, já estava doendo, além de repetitivo.

    Indiquem ai, canções que usem afinações diferentes, e a respectiva afinação usada.

    Até.

    Kyuss_Age
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Ficou bacana, meio tímido tocando, faltou uma pegada mais forte só... se a guitarra tb tivesse ficado pouca coisa mais baixa que a BT teria ficado nota 11.

    O timbre está bom.

    Abraço

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Opa, nem tinha visto o tópico!

    Curti o timbre hein! Ouvi nos fones aqui mas soou legal.

    Não conheço a música original, mas parece que sua execução ficou nos trinks!


    O que acham de afinações alternativas?
    Acho legal!
    Mas quando é usada a favor da música e não para camuflar a falta de capacidade ou talento dos músicos!

    Deixa eu explicar:

    No caso desta música que você tocou, ela possibilita acordes diferentes, sonoridades que não dariam pra ser conseguidas na afinação padrão, estou correto?

    Neste caso, eu apoio!


    Agora tem caras ai que fazem riffs tosquíssimos sem qualidade nenhuma, abaixam uma oitava e meia na afinação pra ficar grave e chamam isso de peso.

    Ai eu sou contra!

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Kyuss_Age
    Ficou bacana, meio tímido tocando, faltou uma pegada mais forte só... se a guitarra tb tivesse ficado pouca coisa mais baixa que a BT teria ficado nota 11.

    O timbre está bom.

    Abraço


    Opa, obrigado. Essa frouxidão é resultado de dois fatores: insegurança quanto aos acordes devido á afinação diferente e falta de prática mesmo.

    Quanto ao volume, gravei com uma folga de - 3,0 dB em relação à BT e ainda assim ficou alto, tenho que rever isso para gravações futuras.

    Gostou do timbre mesmo? Pode melhorar em quê?

    Nota 11 é exagero. Eu não dou nem 7, hein? Hahahah

    Obrigado!

    The Root Of All Evil
    Curti o timbre hein! Ouvi nos fones aqui mas soou legal.

    Fala sério, eu achei fraco. Mas nem dei muita importância. ;)

    Não conheço a música original, mas parece que sua execução ficou nos trinks!

    Não CONHECE? OMFG. Hheheh. Isso é Rolling Stones, meu filho. (Root faz blergh)

    No caso desta música que você tocou, ela possibilita acordes diferentes, sonoridades que não dariam pra ser conseguidas na afinação padrão, estou correto?


    Sim, no caso alcançar quartas e sextas sem esforço demasiado, e como é afinação aberta, faz-se o acorde maior com um dedo.

    The Root Of All Evil
    Agora tem caras ai que fazem riffs tosquíssimos sem qualidade nenhuma, abaixam uma oitava e meia na afinação pra ficar grave e chamam isso de peso.

    Ai eu sou contra!


    Exemplos? hehe

    (uma oitava e meia?)

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad
    (uma oitava e meia?)

    Hipérbole! (se bem que as vezes pode até ser verdade eheheh)


    Exemplos? hehe

    Ah, estes Death/Black Metal da vida ai.

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Bacana sua gravação.
    Na minha modesta opinião, as afinações abertas são realmente legais para slide, mas isso para mim. Tanto que para slide o raro é achar músicas em afinação padrão.
    Se você quer mais músicas em afinações abertas sem slide, Jimmy Page usou muito no Led. Em Black Mountain Side ele usou D-A-D-G-A-D, que é a tradicional afinação DADGAD meio tom abaixo, o DADGAD foi usado em Kashmir. Em That's The Way usou Open-G, em Bron-Y-Aur Stomp FCFACF, em Hats Off to (Roy) Harper e Friends Open C (CGCGCE) e em Going to California e The Rain Song Open-G (DGDGBD). Outros que também usaram afinações alternativas foram Rory Gallagher e Michael Hedges (muita coisa), por exemplo.
    Boa sorte aí nas afinações alternativas...

    JJJ
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Eu toquei muito essa música, mas sempre com afinação padrão. Mas ficou legal sim.

    Keith Young
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    vou escutar... mas acho mto bom afinação alternativas... tenho uma tele especial pra stones (mto fã né?) em open G com 5 cordas... acho a open G mto boa pra slide... to com uma strato tbm... com 1 tom abaixo porem com o A=442Hz mas fico mtoo ruim... cordas mto soltas...

    Márcio André
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad
    q sonzera velho!!!um otimo timbre com uma execução perfeita tbem!!ñ tenho o q comentar rsrs...tudo 10!!!
    abraço!

    Konrad
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    The Root Of All Evil
    Konrad
    (uma oitava e meia?)

    Hipérbole! (se bem que as vezes pode até ser verdade eheheh)

    Exemplos? hehe

    Ah, estes Death/Black Metal da vida ai.


    Opa, ai tu colocou a mão em um vespeiro!

    MMI
    Se você quer mais músicas em afinações abertas sem slide, Jimmy Page usou muito no Led. Em Black Mountain Side ele usou D-A-D-G-A-D, que é a tradicional afinação DADGAD meio tom abaixo, o DADGAD foi usado em Kashmir. Em That's The Way usou Open-G, em Bron-Y-Aur Stomp FCFACF, em Hats Off to (Roy) Harper e Friends Open C (CGCGCE) e em Going to California e The Rain Song Open-G (DGDGBD). Outros que também usaram afinações alternativas foram Rory Gallagher e Michael Hedges (muita coisa), por exemplo.
    Boa sorte aí nas afinações alternativas...


    Opa, obrigado pelas dicas. Na verdade, eu tenho que tomar coragem para aprender a tocar direito antes de tentar aprender slide, mas pelo andar do comboio, eu estou quase me bandeando para o slide com afinações alternativas. Vai que dá certo? hehe

    Quanto ao Rory, eu já o vi tocando slide com certa frequência, você saberia me dizer quais são as canções? No Irish Tour tem a Too Much Alcohol, mas acho que é em afinação padrão.

    Obrigado pelas valiosas dicas!


    JJJ
    Eu toquei muito essa música, mas sempre com afinação padrão. Mas ficou legal sim.

    Cara, como é que você aplicava as dissonâncias? qual era o shape? haja contorcionismo!

    Keith Young
    vou escutar... mas acho mto bom afinação alternativas... tenho uma tele especial pra stones (mto fã né?) em open G com 5 cordas... acho a open G mto boa pra slide... to com uma strato tbm... com 1 tom abaixo porem com o A=442Hz mas fico mtoo ruim... cordas mto soltas...

    Rapaz, eu uso uma strato com afinação um tom abaixo, mas tenho de usar cordas mais pesadas. 10 nem pensar!


    Márcio André
    q sonzera velho!!!um otimo timbre com uma execução perfeita tbem!!ñ tenho o q comentar rsrs...tudo 10!!!
    abraço!


    Obrigado! Mas um dia eu vou gravá-la de forma mais decente!

    Abç

    ogner
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Divertido, hein!!! Quando estiver com minhas meninas vou brincar disso tb!!!

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ogner
    Divertido, hein!!! Quando estiver com minhas meninas vou brincar disso tb!!!

    Onde elas estão? Ou onde você está? ehhe
    Sumido, hein?

    Quanto a testar afinações, realmente é interessante, nem que seja com intuito lúdico.

    MMI
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: MMI
    · votar


    Konrad

    Desculpe a demora, ando muito enrolado...
    She Moved Thro' The Fair e Out on the Western Plain em DADGAD. Too Much Alcohol em Open E. Nothing But The Devil em Open G.
    Só para complementar, em uma entrevista perguntaram a ele sobre afinações, vou colar aqui:

    "So what tunings do you favour Rory, what are your most common ones?

    Rory: Well, I use the standard tunings mostly, like Earl Hooker or Muddy Waters - open D, open G and A. The G tuning is probably the most usable you know. Keith Richards has always done a lot of work with this open G tuning. There's a song of mine that I do called "Ghost Blues" where I use it. I like it a lot that one, the G.
    Keith takes his bottom string off and uses the fifth string as his root note, but I like to have the fifth string there, cause you almost get an African type 'over-tone', John Hammond uses it, and there's a great John Lee Hooker one you can get, and like you get those great suspended-type things. The thing is, it's so simple, and I think that's what Keith likes about it so much - it's real simple, but like, nobody else thought of it but him you see, not back then. He's developed it into a real style of playing, not just for slide guitar.
    What I think I've done is developed this kind of tuning which is mine. It's bluesy, it's folkish, and Celtic as well, and sometimes on stage I'll take this tuning and go into an Irish tune called "She Moves to the Fair", which you can play great in that particular tuning."

    Minha opinião pessoal... Eu gosto de Open E porque a corda E grave está na no que é habitual (afinação padrão), então os acordes estão ali de forma bem fácil. Mas esta afinação tensiona muito o braço, não é legal ficar trocando para colocar esta afinação. Por isso que muitos colocam 1 tom abaixo, Open D, mas aí os acordes e notas já mudam em relação a afinação padrão. A outra afinação aberta que acho legal é Open G, que é a que mais uso e tem muita coisa para ser tocada nela, tablaturas fáceis para aprender.
    Abç

    Juh_Cruz
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad
    Legal... Gostei da música!!! :)

    Quanto a gravação ficou muito bom! Parabéns!!! Abç ^^

    Rabbit
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Mandou bem velho! Senti que deu uma cansada ali pelo fim. Mesmo assim valeu o som, acho que você tem que gravar mais velho.

    Abraço.

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MMI
    Desculpe a demora, ando muito enrolado...

    Sem problemas... quem não está, atualmente?

    Obrigado pela entrevista e pelo esclarecimento. Fiquei surpreso dele ter gravado essa canção (She moved trough the fair), eu cansei de ouvir essa música.... mas na Escócia... hehe

    E no final o Gallgher fala, fala, fala, mas não revela qual é a afinação.

    "What I think I've done is developed this kind of tuning which is mine. It's bluesy, it's folkish, and Celtic as well, and sometimes on stage I'll take this tuning and go into an Irish tune called "She Moves to the Fair", which you can play great in that particular tuning." "

    Mas você matou... é em DADGAD... (afinação Céltica ou modal em D, segundo o google)...

    Juh_Cruz
    Konrad
    Legal... Gostei da música!!! :)

    Quanto a gravação ficou muito bom! Parabéns!!! Abç ^^


    Muito obrigado pelo comentário. Mas eu vou te mandar um beijo, não um abraço. Heheh

    Rabbit
    Konrad

    Mandou bem velho! Senti que deu uma cansada ali pelo fim. Mesmo assim valeu o som, acho que você tem que gravar mais velho.

    Abraço.


    Pois é. Cansei, estava com muita dor no punho. Também, tenho de ajeitar o tempo da intro que está um pouco fora, me parece, além de pegar uns licks paar preencher os espaços.

    Quanto a gravar, eu aprendo muito devagar, às vezes acho que nem aprendo ou evoluo, e isso me desanima. Mas tenho pensado em me focar e martelar um pouco, para aprender nem que seja à fórcepes.

    Obrigado por comentar e pela força mais uma vez!

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    É, ele usou várias afinações, mas "She Moves to the Fair" foi em DADGAD. Eu acho interessante essa afinação, já fiz minhas incursões nela e tenho um DVD sobre essa afinação em particular. Mas acho que o grande lance é usar e tentar pegar o jeito de uma afinação aberta primeiro, que eu prefiro a Open G ou Open E. Ficar trocando muito de afinação só vai confundir e no final você não aprende nenhuma, especialmente se for como eu, que usa especialmente para slide. rsrsrsrs.
    Se você fizer descobertas sobre afinações abertas, vai passando aí também.
    Abç

    Konrad
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Konrad
    · votar


    MMI

    Mas acho que o grande lance é usar e tentar pegar o jeito de uma afinação aberta primeiro, que eu prefiro a Open G

    Pois é. A Open E força demais o braço..... eu vi aqui na prática! Ademais, há mais material disponível sobre o G aberto....

    Eu achei um site com referências, não sei se te interessa, mas aqui vai:

    http://members.cox.net/waguitartunings/tunings.htm

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MMI
    especialmente se for como eu, que usa especialmente para slide. rsrsrsrs.

    Aliás, quando for ao centro do Rio, vou experimentar e comprar um. Há um standard para começar? Vidro, latão..... qual?

    Obrigado!

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    É isso aí. A Open E é legal porque quem aprendeu a afinação padrão, está acostumado já com as notas das cordas 1 e 6 e daí já saem os acordes, sem segredo nenhum. Mas se é para aprender, vai de Open G que é talvez a mais fácil, que tem muitas coisas na net.
    Já tocar slide é quase como começar a aprender tudo de novo, quase que do zero, especialmente se usando uma Open G. A técnica muda, as escalas mudam, as notas mudam de lugar, tudo é diferente, mas eu adoro o som. Não existe uma regra a respeito do slide, é bem preferência mesmo. Eu gosto dos de vidro, dá para encontrar da Dunlop fácil, o som dos slides de metal são mais agressivos, acho até mais dificil. Tem que ver se você se adapta, qual dedo você prefere, o tamanho do slide... O jeito é experimentar.

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MMI

    Opa, obrigado. Vou começar pelo slide de vidro mesmo, o tamanho é 18, tamanho da aliança... é a mesma numeração, não? Acredito que vou começar com o anular, que é o que vejo quase todos usando...

    Quanto a escalas e tudo, já estou praticando os shapes aqui na afinação nova, mas nem parece tão complicado, duas casas a frente na sexta, quinta e primeira cordas. Como eu sempre tive uma abordagem bem matemática/geométrica em relação ao instrumento, acho (mas apenas acho) que a mudança do shape das escalas e licks não será um choque tão grande.

    Quanto o "fretting" das notas com slide, isso sim é muito complicado, já tive a oportunidade de "sofrer" com isso, vai ser duro, mas pelo menos é divertido. (ou não) eheh

    Mais uma vez eu te agradeço pelas valiosas dicas!

    Bigtransa
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad
    É isso aí..... clássico do rock..... sempre que rola rock´n roll o Bigtransa tira o chapéu.....

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bigtransa
    sempre que rola rock´n roll o Bigtransa tira o chapéu.....

    E grita Bravo!

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Dica que li por aí e é verdade... Nem se importe tanto com os "shapes" das escalas. Com slide, a sacada é procurar usar escalas numa só corda, ou seja, "na horizontal" e não "na vertical" como quando se toca normalmente, digitando. Claro que o "shape" interesa sim, mas use mais numa só corda.
    No mais, se você tiver uma guitarra a mais, pega para afinação aberta, regula o tensor, deixa a ação mais alta para o slide. Aí é só treinar.
    Abç

    JJJ
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: JJJ
    · votar


    Konrad
    Cara, como é que você aplicava as dissonâncias? qual era o shape? haja contorcionismo!

    Simples: não era cover 100% idêntico... rsrsrs

    Pra começar, os Stones sempre usam 2 guitarras e nas minhas bandas quase sempre era uma só. Então ia do jeito que dava. Ademais eu nunca achei legal cover tipo igualzinho, sempre gostei de dar uma mexida nas músicas... E nos shows eu não tinha uma outra guitarra com afinação diferente - tinha que ser tudo com afinação padrão.

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bigtransa
    É isso aí..... clássico do rock..... sempre que rola rock´n roll o Bigtransa tira o chapéu.....

    Opa, obrigado. Que bom que ele tira (só) o chapéu!

    The Root Of All Evil
    E grita Bravo!

    Tem sempre um desgraçado que faz isso, aqui no Municipal. Sempre o mesmo.

    MMI
    Dica que li por aí e é verdade... Nem se importe tanto com os "shapes" das escalas. Com slide, a sacada é procurar usar escalas numa só corda, ou seja, "na horizontal" e não "na vertical" como quando se toca normalmente, digitando. Claro que o "shape" interesa sim, mas use mais numa só corda.
    No mais, se você tiver uma guitarra a mais, pega para afinação aberta, regula o tensor, deixa a ação mais alta para o slide. Aí é só treinar.
    Abç


    Beleza, comprei o slide ontem! Vidro mesmo e já notei o que você falou sobre a horizontalidade! é bem mais lógico! hehe

    Quanto a guitarras, eu as tenho duas aqui mas uma está desmontada, por enquanto vou usar a outra e nem precisei alterar a alturas das cordas, sempre as usei bem altas! Tenho praticado em afinação padrão, para aprender a entrar em pitch, mas vou passar a G logo.

    Muito obrigado pela força e pela atenção!

    JJJ

    Ah tá. Mesmo assim, haja contorcionismo! Stones com uma guitarra só!

    Também concordo quanto as diferenças que existem quando se tocas musicas de outrem, mas no meu caso elas acontecem por incapciaddes mesmo. eheh

    Abç e desculpem a demora, fiquei constrangido a upar o tópico depois das discussões dessas semana.

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Abç e desculpem a demora, fiquei constrangido a upar o tópico depois das discussões dessas semana.

    To nem aí para essas discussões. Se só interessar a mim e a você, para mim tá valendo. Quem sabe um dia interesse a mais alguém. Para mim discutir afinações alternativas é muito mais legal do que discutir qual guitarra comprar com "x" trocados.
    Achei um artigo que fala sobre afinações abertas, não lembrava onde estava... Veja aí,, acho que você vai achar músicas que te interessam. Para tocar com slide, sugiro começar por músicas mais simples, tipo Muddy Waters (open G) ou mesmo Sleepwalk (Santo & Johnny, Open E), por exemplo. Depois você parte para as encrencas...
    Abç

    Konrad
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    MMI

    Muito boa essa lista, aliás os artigos do site da Gibson são sempre muito bons, sem falar na presença do Arlen Roth.

    O que me supreende é o (ainda) mistério acerca da afinação do Albert King.

    Sobre a Sleepwalk, eu tenho uma BT aqui, do The Shadows, e vou usá-la para praticar, como achei a Open E muito tensa, estou pensando em usar uma Open E um tom abaixo (open D) com um capo.

    A minha experiência tem sido legal, tenho conseguido um bom controle do slide, o problema é resolver o fraseado. Pelo que tenho visto, o negócio é se aproveitar das mudanças de acordes e acompanhá-las.

    Na lista, eu vi o George Thorogood, tenho bastante coisa dele por aqui, inclusive uma versão de "The Sky is Crying" que é bem legal. Vou revirar o sótão para achar!

    Obrigado!

    Depois você parte para as encrencas...

    Você já viu o Bernard Allison tocando? Aquilo é "encrenca".... ehhehehe

    MMI
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Konrad

    Bernard Allison é bem legal mesmo. Outro que acho muito legal é Sonny Landreth, que o Warren Haynes chama de um dos melhores guitarristas de slide do mundo, o que não é pouca coisa vindo de quem vem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravei Brown Sugar - O que acham de afinações alternativas?