Guitarra com ponte floyd e lock nut precisa de tarraxa com trava?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# nov/20 · Editado por: LeandroP
· votar


Drinho

Eu concordo com você.

Parte do segredo pra encordoar a guitarra, é o mínimo de voltas possíveis na tarraxa, e o mínimo de folga entre essas voltas. Em tarraxas com trava é tranquilo porque a corda não chega a dar uma volta, assim, não existe folga. O que já é um alívio pro sistema todo. No caso de tarraxas sem trava, uma alavancada mais ousada pra baixo certamente vai interferir no enrolamento da corda na haste da tarraxa, e não voltaria na mesma posição depois. Já em guitarras com ponte fixa eu não vejo razões pra usar tarraxa com trava. Acho um certo preciosismo. [EDIT: porém, nada impede de usar também]

Drinho
Veterano
# nov/20
· votar


Acho um certo preciosismo

É verdade, mas eu acho que a maior vantagem da tarraxa com trava não está nem no quanto ela estabiliza, mas sim na velocidade que você consegue colocar cordas novas e afinar por ex, já que não se dá voltas. Com tarraxas com trava você troca de cordas em dois minutos se tiver o mínimo de habilidade.

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/20
· votar


Drinho
Se não se exige lock nut para tremolos wilkinson mesmo flutuando, não sei até que ponto seria necessário para o floyd rose também.

Opa...por isso que eu citei a tal "forma de usar", pq pensa comigo...num dive bomb (coisa que acredito que num tremolo não seja possível, me corrija se eu estiver enganado), a corda enrolada na tarraxas pode "folgar" (e vai...), e não retornar exatamente para o mesmo ponto...e sabemos que um pentelhésimo vai ocasionar desafinação...

Talvez seguraria se colocasse a corda, numa tarraxa com trava, e não desse mais que uma volta. Porém ainda assim, o simples fato de ter mais um ponto de apoio (nut), ainda poderia causar desafinação...

E aí já na praia da suposição, penso que talvez as tarraxas com travas tenha sua vida útil abreviada, em casos de alavancadas para cima...

Porém já vi o John Petrucci fazendo bastante peripercias nas guitarras dele, sem floyd rose...porém são guitarras caríssimas...

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/20
· votar


LeandroP

Você falou basicamente o que eu disse. (ainda não havia lido a sua mensagem)

Nas guitarras fixas que eu tenho, eu dou 1 volta e meia, e já segura bem...pra mim, tarraxas com travas são mais eficazes em guitarras com tremolo...bem, penso eu...

Numa guitarra com ponte fixa, não vejo muito em que ela pode ajudar, fora a comodidade na hora da troca...

Tive uma guitarra com as tarraxas planet wave auto trim, e era uma maravilha pra trocar as cordas....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra com ponte floyd e lock nut precisa de tarraxa com trava?