Guitarra com ponte floyd e lock nut precisa de tarraxa com trava?

Autor Mensagem
Ch4p0L1N
Veterano
# out/20


Se o lock nut segura as cordas, faz sentido usar tarraxa com trava ou fica redundante?

krixzy
Veterano
# out/20
· votar


faz sentido usar tarraxa com trava

Não

felipe bento pereira
Membro Novato
# out/20
· votar


não precisa!!

Edmarcio
Membro Novato
# out/20
· votar


Se a trava do nut funcionar como deve, você pode até soltar as cordas das tarraxas depois do nut travado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/20
· votar


Ch4p0L1N
Você pode até usar tarraxas vagabundas que depois de travada, não fará diferença...
Abç

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Eu inverto a pergunta rs

Guitarra com Floyd Rose e tarraxas com trava precisaria de um Lock Nut?

lrelia
Membro Novato
# out/20 · Editado por: lrelia
· votar


LeandroP

O Locking tuner não substitui um Lock Nut, o grande propósito do locking tuner é a facilidade em trocar cordas (e de bonus voce ganha uma estabilidade adicional), mas a estabilidade e confiabilidade de um Lock Nut é MUITO superior a de um Locking Tuner.

Ch4p0L1N
Faz sentido ter os dois sim, você terá a estabilidade de um Lock nut e a conveniencia de um locking tuner.

Abraços!

ejames
Membro Novato
# out/20
· votar


LeandroP
Guitarra com Floyd Rose e tarraxas com trava precisaria de um Lock Nut?

Nunca mexi com Floyd, mas imagino que não seja o ideal para quem quer realmente explorar o uso da alavanca. Funcionar, funciona - mas o nut normal vira mais um ponto de atrito com as cordas, o que dificulta manter a afinação estável.

Ramsay
Veterano
# out/20
· votar


Ch4p0L1N
A única razão das tarraxas com trava existirem é a de facilitar a troca de cordas e nada mais que isso.

renatocaster
Moderador
# out/20
· votar


Ch4p0L1N

Se o lock nut segura as cordas, faz sentido usar tarraxa com trava ou fica redundante?

Eu não consigo ver o menor sentido.

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


lrelia

Pra ser honesto eu não vejo vantagens num Lock Nut, mesmo com Floyd Rose. Agride o sustain! Um bom nut e tarraxas com trava dão conta do recado. A Floyd Rose se diferencia das outras pontes flutuantes por ter micro-afinação.

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


ejames

Depende da concepção do nut, da regulagem. Um nut bem ajustado, com material adequado, cumpre bem a função. Acho legal lubrificar essas partes que podem sofrer com atrito, usando uma mistura de vaselina e grafiti em pó.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/20
· votar


LeandroP
usando uma mistura de vaselina e grafiti em pó.
qual proporção vc usa?

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


acabaramosnicks

Eu não tenho uma proporção exata pra te dizer. Eu coloquei pouco grafiti e fui misturando de maneira bem homogênea, até não ver mais nenhuma parte clara da vaselina. Pra aplicar na guitarra eu utilizo um palito de dente, porque é muito pouco o que eu coloco nas partes que podem oferecer algum atrito às cordas, inclusive nos canais da pestana. Depois retiro qualquer excesso com um pano limpo. É bem eficiente e dura muito tempo (fazem uns 15 anos que eu fiz e deve durar mais uns 15 sem dúvidas rs)

makumbator
Moderador
# out/20
· votar


LeandroP

Mas você usa guitarra com ponte flutuante sem lock nut? E usa com liberdadde de fazer dive bomb, flutter e essas merdas todas sem desafinar?

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


makumbator

Não deixo a minha ponte ajustada pra flutuar, mas ela é do tipo flutuante. Sem travar a pestana. Não faço nada muito agressivo.

makumbator
Moderador
# out/20
· votar


LeandroP

Então, esse é o lance, sem lock nut não dá pra fazer alavancadas agressivas sem desafinar muito (principalmente alavancar para o agudo, que ao que parece desafina mais que para o grave). Na minha guitarra, do jeito que eu toco, não daria certo sem a trava.

Drinho
Veterano
# out/20 · Editado por: Drinho
· votar


makumbator

Cara você sabe que esses sistemas de alavanca e o kct a4 geram muita polemica.

Há quem diga que mesmo que você tenha o melhor sistema de floyd rose do planeta tipo gotoh, floyd original ou ibanez não sei das quantas você ainda perde afinação ao alavancar....

Eu sou um desses caras, por gostar muito de van halen, ardanuy e por aí vai, eu tenho um sonho de criança de comprar ou mandar fazer uma boa guitarra com floyd rose, mas quando chega na hora, eu faço aquela reflexão responsável e desisto por realmente me incomodar com a afinação e queira ou não é um investimento alto. Eu percebo que eu passo mais tempo afinando até do que tocando, é como se fosse um toc e além disso, quando estourar a corda eu vou encostar o negócio e voltar pra ponte fixa até dar animo de arrumar a ponte, hoje tem aquele tremo-no que pelo menos ajudaria nisso.

Agora, você vê esses caras no palco, você percebe que sim, eles perdem um pouco de afinação mas estão tranquilos, tipo nem ligam, esperam acabar a música para afinar novamente.

Nesse aspecto, eu me arrisco a dizer que talvez dê até pra arriscar uma boa ponte flutuante sem ser floyd com essas tarraxas fodas aí tipo sperzel, hipshot, gotoh com trava, que mesmo com as alavancas brutais acho que não daria tanta diferença assim no resultado final em termos de prejuízo na afinação, sei lá, especulação....

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/20
· votar


Cara, uma das minhas guitas é uma strato da memphis toda original. Eu meto a mão sem dó na alavanca (só pra baixo) e o bagulho geralmente não desafina. Minto: o nut é novo, de osso. Flutter e dive bomb eu não faço, só tremolo mesmo, mas ao estilo deep purple, sem dó. É só regulagem e lubrificação. Imagine se tivesse tarraxa com trava, nut de grafite ou com roller, ponte de melhor qualidade, etc.

Acho que o maior problema é a alavancada pro agudo mesmo.

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


makumbator

O Jeff Beck usa ponte flutuante e ele usa e abusa de alavancadas.
Afinação 100% não existe! O que garante maior estabilidade é o sistema como um todo. Mesmo com a trava pode desafinar. O problema é que a trava implica numa perda de sustentação.

A minha ponte é do tipo flutuante (sobre dois pivôs), só que regulada pra não flutuar. Deixo ela encostada no corpo. É uma ponte do tipo da strato mesmo. Mas, poderia ser uma Floyd Rose ou uma do tipo Wilkinson. Daria na mesma!

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


makumbator

De qualquer forma eu não sei, por experiência, se a falta da trava na pestana segura melhor em alavancadas mais agressivas, porque nunca foi a minha maneira de tocar. Já usei "dive bomb", e uso ainda. Mas, nada nessa onda do Van Halen, Vai, etc. Eu posso estar falando bobagem também. Cada um tem um jeito de lidar com pontes do tipo trêmolo ou flutuante. Tive guitarra com sistema Floyd Rose, mas eu usava a alavanca da mesma maneira que uso atualmente, de forma moderada.

Drinho
Veterano
# out/20
· votar


Flutter e dive bomb


é muito loko

Drinho
Veterano
# out/20
· votar




Nesse video o petrucci faz as paradas com os dois tipos de ponte, mesmo as mais agressivas, acho que nao dá erro não....

LeandroP
Moderador
# out/20
· votar


Drinho

Eu não entendi o que ele disse, mas vi e ouvi o que ele fez.
rs

Drinho
Veterano
# out/20
· votar


LeandroP

Ele disse que dá para fazer exatamente as mesmas coisas com os dois tipos de ponte e o que muda, pelo menos na percepção dele é o timbre, (óbvio que vai mudar pois as guitarras são diferentes então não dá pra atribuir apenas a ponte) e a sensibilidade, ele acha a floyd rose mais sensível ao toque, (o que me leva a crer que a outra ponte exija um pouco mais de força para manusear).

E aí ele cita van halen, satriani e dá os exemplos...

Drinho
Veterano
# nov/20
· votar


Vou dar um up neste tópico pois encontrei um vídeo interessante sobre floyd rose.

https://youtu.be/EufagiPBuN4

LeandroP
Moderador
# nov/20
· votar


Drinho

Achei legal a explicação do Edmar Luighi.
Uma pena que ele não fala a respeito da trava na pestana, mas esclareceu pontos importantes.

Thyago_Trajano
Veterano
# nov/20
· votar


LeandroP
Pra ser honesto eu não vejo vantagens num Lock Nut, mesmo com Floyd Rose. Agride o sustain! Um bom nut e tarraxas com trava dão conta do recado. A Floyd Rose se diferencia das outras pontes flutuantes por ter micro-afinação.

Acho que depende muito do uso! Da forma que eu uso, se não estiver com o lock nut travado, babau afinação!


Ch4p0L1N
Se o lock nut segura as cordas, faz sentido usar tarraxa com trava ou fica redundante?
É como usar cinto e suspensório...não atrapalha, mas também não faz diferença!

Ramsay
Veterano
# nov/20
· votar


Ch4p0L1N
Após a corda da guitarra ser enrolada algumas voltas, o chamado "atrito de corda em tambor" entra em cena e as tarraxas com trava perdem totalmente o sentido.

Tarrachas com trava, na prática só facilitam a instalação de cordas novas, pq o que é realmente travado é o buraco por onde passa a corda, impedindo que ela escorregue no início da instalação da corda.

Drinho
Veterano
# nov/20
· votar


babau afinação!

Se não se exige lock nut para tremolos wilkinson mesmo flutuando, não sei até que ponto seria necessário para o floyd rose também.

Se eu fosse dar um palpite sobre a necessidade de nut com trava, eu diria que é o sistema de microafinaçao que o justifica, mas me parece estranho, principalmente se você tem tarraxas boas.

Por ex, eu uso a tarraxa gotoh sem trava. Com apenas duas voltas de corda a afinação só começa a se perder com o desgaste da corda, enquanto ela está nova eu não tenho insegurança de falar que a afinaçao é 100%, mesmo com uso agressivo (ponte fixa).

O que ocorre eventualmente em situações de uso agressivo da guitarra é a afinação subir um culionesimo pra cima por causa das porcarias dos string trees que mesmo sendo graphtech, são 95% mas não 100, eu só não me livro deles porque dependendo da força que você bate na corda, ela pode pular pra fora (stratocaster com headstock reto). Se tirar os string trees, com um bom nut, a tarraxa gotoh é infalível, mesmo sem trava, a com trava eu diria que é até exagero kkkk.

Assim sendo, assumindo uma tarraxa top, será que não daria para abrir mão do lock nut?

É uma reflexão a se fazer.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra com ponte floyd e lock nut precisa de tarraxa com trava?