Como saber se uma fender mexicana é original?

Autor Mensagem
kervenayres
Membro Novato
# ago/19


Fiz uma troca em uma fender mexicana mas cometi o erro de não pesquisar tudo sobre antes da troca, como eu precisava de grana achei que uma fender venderia rápido, por isso aceitei a troca, agora estou com uma duvida mortal depois de pesquisar que algumas fender mexicana tem o numero do serial no fundo do head.. Ele trocou as tarraxas originais pelas gotoh a ponte por uma da wilkinson e trocou o neck plate os rebaixadores e as roldana.. Gostaria de saber se ela é original, e se fosse e por quanto conseguiria vender ela?

Serial : MN6217676

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1Mngj3WqK02BkViZN6RirLNyC3kgDrf pX?usp=sharing

maspn
Veterano
# ago/19 · Editado por: maspn
· votar


Primeiro passo:
Pelo site da fender
SERIAL NUMBERS PRODUCTION DATES
MN0 + 5 or 6 digits 1990-1991
MN1 + 5 or 6 digits 1991-1992
MN2 + 5 or 6 digits 1992-1993
MN3 + 5 or 6 digits 1993-1994
MN4 + 5 or 6 digits 1994-1995
MN5 + 5 or 6 digits 1995-1996
MN6 + 5 or 6 digits 1996-1997
MN7 + 5 or 6 digits 1997-1998
MN8 + 5 or 6 digits 1998-1999
MN9 + 5 or 6 digits 1999-2000

Fora isto, confere a nota fiscal...
Não tem? Ela é uma senhora guitarra.
Tem entre 23-24 anos... deve ter marcas de uso.
Ficou na dúvida? Leve p luthier.
Mas mesmo assim... não há garantia de ser ou não.
Tem luthier que faz réplica de signature... imagina de mexicana.

JJJ
Veterano
# ago/19
· votar


Tem algumas coisas que ajudam a identificar: o desenho dos cuts (na original tem uma parte que não é perfeitamente redonda, mas faz uma linha diagonal entre o de cima e o de baixo), a qualidade dos decalques, o carimbo na parte escondida do braço (que encaixa no corpo), o corte dos buracos internos do corpo...

T-Rodman
Veterano
# ago/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


https://www.guitardaterproject.org/fender.aspx

aparentemente esse serial:
https://www.guitardaterproject.org/profiles/082019054457.png

T-Rodman
Veterano
# ago/19
· votar


vendo as fotos:
já tá bem reformada.
String trees são tipo graphtec (as melhores, mas não é original da guitarra)
essa ponte de 2 pinos também não é típico de Fenders MIM. Douradas assim eram usadas nessa época por modelos MIA Elite (algumas até banhadas a ouro). Os carrinhos também não são desse modelo de ponte.
As tarraxas são Gotoh. Ou foram trocadas também com o tempo, mas não são as schaller originais, com escrito "Fender".
O nut também parece ter sido trocado por um graphtech. A cor denuncia ele, e também, até o tamanho que parece que cavocaram mais o braço pra colocar um modelo maior.

No mais, me parece que foi uma guitarra que foi comprada bem usada e surrada, e que deram uma grande reforma nela. Até a pintura parece que foi repintada (não brilha como uma black normal que é mais brilhante, e essa tá mais fosca).
Foi essa a impressão que vi pelas fotos. Agora só abrindo a guitarra pra ver dentro dela se ela tem outras marcas que lembram Fender.

amplexos

T.

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


bela guitarra! nas comparações que eu já fiz, não sei se vão valer pra uma mexicana antiga, é que se for uma squier se passando por fender dará pra notar um corpo mais fino, tem outra mas essa não deve ser uma regra seguida por eles que é a linha de baixo do headstock na fender ela é mais reta!
se for original de 4 a 6 mil reais!

Singles
Membro Novato
# ago/19
· votar


Vc tem q pesquisar na net imagens do logo e tal, do formato do headstook, acho q era pra ter so um string tree, ela ta toda mexida cara, achei estranho o logo e o serial na frente, se mandar uma foto pra fender acho q eles te respondem se eh original

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


achei estranho o logo e o serial na frente
isso que eu achei estranho também! como é antiga deve ser que eles colocavam o numero na frente!
mas eu já vi decalques da fender com o serial na frente sendo vendidos no mercado livre!!

T-Rodman
Veterano
# ago/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


Singles
1 string tree geralmente você só encontra em modelos MIA.

Se for Squier se passando por Fender, geralmente quando se troca as tarraxas tem de alargar os buracos dela. Então basta retirar uma tarraxa e ver se houve essa modificação.

se inglês não for problema, tem vários videos que dão essas dicas de como ver se é original ou não:
https://www.youtube.com/watch?v=t4QdOJ1B_kI

kervenayres
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: kervenayres
· votar


é isso esse lance do serial na frente me bugou mas o cara aperto minha mente afirmando que era original, mas não tem documentação... Ele falo que tem como da o neck plate as roldanas e rebaixadores originais mas as tarraxa ele já n tem mais.. a ponte ele trocou

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


eu sou um cara muito curioso!!! hahahahaha fiz uma pesquisa sobre esse serial!!...

kervenayres
Membro Novato
# ago/19
· votar


eu sou um cara muito curioso!!! hahahahaha fiz uma pesquisa sobre esse serial!!...

e deu em que? o rapaz a cima tmb verificou... Eu espero consegui revende-la pois só aceitei a troca para poder vender

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/19
· votar


A minha Fender Telecaster mexicana tem serial na frente e eu tenho certeza que é original porque comprei nova numa autorizada. Essa strato tá bem mexida (aparentemente pra melhor), mas creio que seja original sim.

kervenayres
Membro Novato
# ago/19
· votar


A minha Fender Telecaster mexicana tem serial na frente e eu tenho certeza que é original porque comprei nova numa autorizada. Essa strato tá bem mexida (aparentemente pra melhor), mas creio que seja original sim.

Qual é o ano da sua? Sabe dizer quanto tá mais ou menos uma dessas usada?

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/19
· votar


kervenayres
Qual é o ano da sua? Sabe dizer quanto tá mais ou menos uma dessas usada?
Quando chegar em casa confiro o serial e te falo. Não faço ideia de preço de usada porque moro nos EUA... mas fica tranquilo, essa tua tem a maior cara de ser uma original com vários upgrades.

kervenayres
Membro Novato
# ago/19
· votar


Quando chegar em casa confiro o serial e te falo. Não faço ideia de preço de usada porque moro nos EUA... mas fica tranquilo, essa tua tem a maior cara de ser uma original com vários upgrades.

hahahaha valeu mano, bom lugar pra se comprar uma fender kkkk

T-Rodman
Veterano
# ago/19
· votar


kervenayres
Se o intuito é revenda, melhor voltar os carrinhos e neck plate para originais.
O neck plate por fotos é o que mais faria alguém torcer o nariz.
De resto, dá pra entender que ela foi reformada, dada a idade dela.
Ponte, tarraxa, nut é certeza que qualquer um pensaria em mods e as peças trocadas são melhores que as originais.

amplexos

T.

kervenayres
Membro Novato
# ago/19
· votar


Se o intuito é revenda, melhor voltar os carrinhos e neck plate para originais.

Obrigado mano, irei fazer isso mesmo, quanto mais original ela tiver melhor pra revenda.. os cap são originais dela msm

lamas92
Membro Novato
# ago/19
· votar


Me chamou a atenção os rebaixadores das cordas trocados e com parafusos chapados, o parafuso da chave de 5 posições diferente dos originais (também foram colocados chapados)... e os parafusos do braço. Os originais são levemente arredondados e na foto aparenta serem chapados também (mas pode ser a foto).
A guitarra foi beeeeem mexida, mas só desmontando e pesquisando melhor os detalhes pra saber... (ou não)
E no verso do escudo, alguma indicação nos captadores, elétrica, etc?

JJJ
Veterano
# ago/19
· votar


T-Rodman
Se o intuito é revenda, melhor voltar os carrinhos e neck plate para originais.

Pois é... eu mexi na minha e já voltei atrás, por conta disso. A única coisa que se deve mexer numa guitarra dessas - pra não perder valor - é nos captadores. O resto, se mexer, desvaloriza (mesmo que a peça seja, em tese, melhor que a original...).

T-Rodman
Veterano
# ago/19
· votar


se pensar que a linha mexicana hoje em dia se chama Vintera, e que já há algum bom tempo, que o som de strato mais classico vem dessas mexicanas, rs, nem captador se mexe nas mais novas.

minha mexicana, de 2011 meio que é assim. tem o som mais vintage do que minha moderna elite de 2007. depois que acertei ela no ajuste (antes eu odiava ela), ela nunca precisou de mais nada (mas eu troquei e dei embora os carrinhos e coloquei roller nut na guitarra (pq a outra tem também e eu gosto - ok, hoje utilizaria graphtec no lugar, rs.).

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


e deu em que?
deu que o serial não existe! mas nessa altura o cara já deve ter conseguido verificar a autenticidade dela!! hahaha
deve ser porque é muito antiga!...

fontes_rio
Veterano
# ago/19
· votar


Está difícil vender.
A minha Fender American Standard está anunciada no ML e na OLX e até agora só recebi propostas absurdas. Parece que o mercado de instrumentos está congelado, especialmente no que diz respeito aos mais Tops, cuja faixa de preço no Brasil, realmente, não é nada atrativo.

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


Ai fica numa sinuca de bico, se coloca o preço muito baixo o pessoal não compra porque acha que é falsa e se coloca o preço nas alturas não vende porque vão achar muito caro!!...

kervenayres
Membro Novato
# ago/19
· votar


deu que o serial não existe
O serial que eu coloquei aqui não existe? Então é falsa? O rapaz a cima postou que achou https://www.guitardaterproject.org/profiles/082019054457.png

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: felipe bento pereira
· votar


eu olhei no da fender!!
mas se viu que é original ta bom então!! esse numero que aparece nessa imagem é da sua?

BrotherCrow
Membro Novato
# ago/19
· votar


kervenayres
Meu serial começa com MZ8, então ela seria de 2008/2009. E o serial tá na frente do headstock. Isso é bem comum nas mexicanas.

Will Bejar
Veterano
# ago/19
· votar


Pleno 2019 e ainda perguntam isso... kkkkkk
=P

felipe bento pereira
Membro Novato
# ago/19
· votar


um luthier é a melhor pessoa pra confirmar isso!

kervenayres
Membro Novato
# ago/19 · Editado por: kervenayres
· votar


Sim o rapaz pesquisou a partir do numero do serial MN6217676
https://www.guitardaterproject.org/fender.aspx

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como saber se uma fender mexicana é original?