Mecânica necessária para tocar Tornado of Souls.

Autor Mensagem
Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/19 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


Não há nada de errado nisso e pode até servir de estímulo para começar.

Sim isso é bom, sem dúvidas. Mesmo eu não sendo iniciante (em tempo de guitarra pelo menos) as vezes penso nisso. Será que um dia eu chego a tocar isso de forma satisfatória? Talvez o nível dessas músicas seja como se fosse o nível profissional de um jogador de futebol. Nem todo mundo consegue chegar a um nível elite, mesmo que se mate de treinar. Os que chegam é porque tem aptidão, mas isso não me impede de chegar a ser um bom jogador de pelada de fim de semana com uma boa dose de esforço. Talvez Tornado of souls, Dream Theater e outras músicas no nível virtuose entram dentro disso que citei.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


Buja
Rodrigo Yoshida
Exatamente.
Ademais, colocar-se metas muito altas leva a uma coisa que eu acho que de certa forma atrapalha: A diminuição do prazer de tocar...
Vejam bem: Eu não estou sendo "determinista" - existem pessoas que naturalmente serão mais aptos por seu talento a atingir níveis mais altos.
Mas, no geral, o aprendizado se dá em etapas mesmo - e JAMAIS se deve perder o prazer de tocar, e tocar em grupo...
Abçs

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Rodrigo Yoshida
Mauricio Luiz Bertola

Quanto ao prazer de tocar, acho que é o objetivo final de todos. Até de quem se mata pra ser um virtuose. No fim, ele quer ter a satisfação de falar que toca aquilo que nunca imaginaria tocar.

Eu penso que o cérebro humano é quase ilimitado, no sentido que é capaz de aprender muito mais do que o tempo de vida permite.
Acho que se alguem tivesse tempo pra estudar corretamente e de forma focada, por um tempo longo, mesmo quem nao tem aptidão pra coisa pode tocar aquilo perfeitamente.
Obviamente, nao da pra afirmar isso com certeza, mas sei la, Conheço gente que faz coisas que eu jamais imagaria na vida que elas seriam capazes disso, na capacidade delas é claro. Nao sei se ha limite na corpo humano.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/19
· votar


Eu penso que o cérebro humano é quase ilimitado, no sentido que é capaz de aprender muito mais do que o tempo de vida permite.

Imagino que o cérebro sim, a grande questão é que muito de tocar guitarra está na agilidade das mãos e aí o calo aperta um pouco mais. Eu sinto isso, comecei a tocar com 21 mais ou menos, depois fiquei uns 9 anos parado. O cérebro consegue tocar, eu consigo cantar as notas de algo que estou tirando, mas a mão demora pra pegar bem o movimento.

Buja
Veterano
# jun/19 · Editado por: Buja
· votar


Rodrigo Yoshida

É verdade. Acho que demora mais pra criar músculos e conexões com eles, do que simplesmente neurônios dentro do cérebro.

A mania errada, o vício, tudo atrapalha.
Lembro que pra perder o costume de 'metal' quando fui empenhar em tocar funky, levou um bom tempo. Só depois que consegui tirar sultains of swing e tocar aquilo exaustivamente, foi que meio que larguei mao do metal, tocado a anos a fio.

Hoje acho dificil tocar metal, mesmo os mais simples, sobra nota pra todo lado quando meto distorção. Estou me acostumando a tocar mais funkeado, mais gingado. Refazer as conexões, leva tempo considerável. O cerebro vai primeiro, os musculos nao.

JJJ
Veterano
# jun/19 · Editado por: JJJ
· votar


Mas quem "manda" na mão é o cérebro...

Só se a mão tiver algum problema, tipo artrose, aí atrapalha mesmo. Mas se a mão for saudável, o cérebro manda e pah.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


JJJ

O cerebro manda, mas o cerebro manda melhor (melhor nao, mais rapido) nele mesmo do que nos membros.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/19
· votar


Só se a mão tiver algum problema, tipo artrose, aí atrapalha mesmo. Mas se a mão for saudável, o cérebro manda e pah.

Olha, eu acho que não é tão bem por aí, seria bom se fosse. É tipo correr, meu cérebro manda minhas pernas irem o mais rápido que podem, mas elas são bem mais limitadas do que a velocidade que meu cérebro pede pra elas correrem rs. Eu vejo isso porque sempre "canto" as músicas antes de tirar, ou toco mentalmente, aí depois eu só trabalho na mecânica da coisa. Fazendo dessa forma eu percebo que aprendo a música mentalmente muito mais rápido do que toco fisicamente.

JJJ
Veterano
# jun/19
· votar


Rodrigo Yoshida

Isso porque o teu cérebro não consegue controlar direito tua mão (ou na velocidade e precisão que você gostaria).

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/19
· votar


Isso porque o teu cérebro não consegue controlar direito tua mão (ou na velocidade e precisão que você gostaria).


Tem a questão da memória muscular também, quem me dera fosse algo somente cerebral rs.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Se fosse somente cerebral, bastava força de vontade e pronto.
O treinamento é que faz os membros obedecerem o que o cerebro manda. Muito treinamento.

Mas acho que com muito treinamento mesmo nada é impossível. Nada mesmo. Ja viram cirque de soleil? Enquanto estamos teclando aqui, eles estão la virando xangô sem parar. Nao acho que todos la tem talento nato. Muitos la, tem é muito treino mesmo, mas treino do que outros que tem o talento.

Releed
Veterano
# jun/19
· votar


Muita música não tem "tanto a ver" com o cérebro pra tocar.

Tem música que sai na simples memória mecânica/corporal mesmo. De tanto treinar. O cérebro nem sabe o que tá fazendo... são só os dedos indo na direção que já foram outras tantas vezes.

HortaRates
Membro
# jun/19
· votar


Eu acho que tem tudo a ver com disciplina. Acredito no talento sim, e acredito no "destalento" também. Mas esses últimos influenciam menos que a disciplina.

Pra desenvolver uma técnica foda não tem atalho. É sentar horas e horas numa cadeira com um metrônomo do lado, todo dia, durante vários anos. Quem tem talento talvez demore 9000 horas. Quem é normal talvez, 10000. Quem tem o "destalento", quem sabe 11000? Mas mesmo assim é um número absurdo de horas que só quem tem muita disciplina e motivação vai chegar lá. E depois que chegar lá, tem que continuar treinando, todo dia, senão a técnica vai embora. É realmente pra poucos.

Além da técnica, ainda tem a musicalidade, o improviso, a criatividade... tudo precisa ser bastante estudado.

Troquei ideia com um jogador de futebol da série A uma vez. Não era o Neymar, mas o cara jogava no Inter na época. Chegou onde dezenas de milhares tentam e pouquíssimos conseguem. O cara falou: "Meu irmão jogava muito mais que eu. Só que todo fim de semana era balada, chapava os coco, mulherada, aí chegava no treino e não rendia. Acabou que eu virei profissional e ele não. Futebol é disciplina.".

Eu acho que é assim com quase tudo.

Drive30
Veterano
# jun/19
· votar


Excelente analise:

Pra mim, a força do Friedman está nos bends microtonais, no vibrato e em como ele fica no "pocket" o tempo todo, tocando as notas no momento exato pra ter o máximo de efeito. Soa bem solto, não fica preso no ritmo, mas ao mesmo tempo complementa a base. Esse é o tipo de coisa que é muito difícil de imitar.

Toco guitarra a 25 anos e nao consigo tocar esse solo 100% , mas da pra enganar hehehe

Will-GuitarPlayer
Membro Novato
# jun/19 · Editado por: Will-GuitarPlayer
· votar


RanonB
Cara... estipular uma meta tão grande é complicado caso você tenha uma "força de vontade" como a maioria. Costume de brasileiro é sempre deixar pra depois, dizer que é impossível ou até desdenhar dos que conseguem. Mas caso seja seu desejo tocar guitarra, comece por músicas mais fáceis, aprenda a tão famigerada "Sweet Child o Mine" (vão me apedrejar agora, kkkk), e outras músicas para iniciantes. Quando pegar o GOSTO pela coisa (convenhamos, o sentimento quando você consegue executar um solo bem tocado é indescritível.) você já estará com a associação "Música = Prazer",que eu acho fundamental pra continuar evoluindo.

MEU CRONOGRAMA DE ESTUDOS (se partir do ZERO)
1. Conhecer as escalas maiores e menores, shapes, acordes, campo harmônico e etc.
Recomendo este curso:
www.guitarraemtrintadias.com

2. Aprender todas as notas e explorar o braço do instrumento com facilidade.
Recomendo este curso:
https://www.gustavoguerra.com.br/aula/os-segredos-dos-mapas/

3. Por último, no passo mais avançado, o trabalho deve ser em torno de desenvolver a forma correta de prosseguir estudando por conta própria.
Recomendo este curso:
https://www.kikoloureiro.com/p/guitar-hacks/

OBS.: Não ganho comissões por indicar estes cursos, mas creio que seria a melhor forma de evoluir apenas com a Internet. Claro, todos eles são a base para VOCÊ tocar. Então...não espere alguém te pegar pela mão...os cursos te concedem as ferramentas e você deve escolher músicas, ouvir muitos estilos, tentar tirar solos, errar...pois tudo isso faz parte do processo.

Valeu :)

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Will-GuitarPlayer
Nao te apedrejo nao. Nao consigo tocar essa musica, nem a intro direito.
Consigo outras, talvez até mais complexas, ou talvez nao, rsrs, mas nao sei nada de guns.
Tocar sweet child o mine parece simples, mas nao é. Tem inumeras musicas muito mais faceis.

Will-GuitarPlayer
Membro Novato
# jun/19
· votar


Buja
Realmente a galera tira essa música de forma "meia boca". Não conheço muitos que tiraram realmente nota-a-nota. Todos sabemos a velha fórmula: Escala pentatônica + Les Paul = Sucesso (kkkkkkkk) Mas ai entra no que falei...alguns que não conseguem nem ao menos tocar isso...se propõe a criticar o trabalho alheio. Enfim...cada "guitarrero" têm sua crítica...digo..."Opinião".

vitor_jp
Membro Novato
# jun/19
· votar


supondo que o cara tire esse solo do megadeth, o que seria um solo aceitável, bom e perfeito?

HortaRates
Membro
# jun/19
· votar


Will-GuitarPlayer
Além dos cursos, um professor pode ajudar muito na evolução. Às vezes temos algumas deficiências que demoramos muito pra perceber. Recentemente descobri duas grandes deficiências que tenho na palhetada: uma comprando um curso do Roger Franco e outra vendo um vídeo do YouTube. Se eu tivesse feito aulas provavelmente teria descoberto essas deficiências bem antes.

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


vitor_jp
supondo que o cara tire esse solo do megadeth, o que seria um solo aceitável, bom e perfeito?

Aceitável = Da pra ouvir depois de 5 cervejas sem reclamar
Bom = Da pra ouvir agradavelmente sem cerveja.
Perfeito = Igual o original

vitor_jp
Membro Novato
# jun/19
· votar


Buja
eu tirei esse solo um tempo atras, mas foram uns 6 meses de treino, acho que ficou aceitável kkkkkkk
mas eh um solo muito dificil na minha opinião, com mais alguns meses de treino acho que fica bom

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/19
· votar


Realmente a galera tira essa música de forma "meia boca"

Eu tiro tudo meia boca! rs.

Paulo Heineken
Veterano
# jun/19
· votar


Acho importante estabelecer essa meta...e acho importante tentar já de agora tirar as partes mais faceis!
veja, eu toco ele quase 100%, o final por pura preguiça de treinar feito um condenado eu deixei pra depois e dou uma disfarçada bem bosta...

é um solo muito legal e completo, tanto tecnicamente como na sua construção...
há tb um lance com os bends muito interessante, que quando vc for estudar vai lembrar que eu disse isso!

não acho que precisa ter um talento especial pra coisa ou qq coisa assim, bastar primeiro querer, em segundo estudar e em terceiro ser bem insistente e não desanimar jamais!

Boa sorte mano!

Buja
Veterano
# jun/19 · Editado por: Buja
· votar


Tornado of Souls não é la o solo mais complexo de tudo nao.
O cara que sabe fazer ligados bem feitos, e tem boa tecnica e fluencia, toca ele.

O problema é tocar IGUAL. Alem de muito dificil e chato, leva anos.
Eu ja vi um milhao de versoes de Sultans Of Swing, até melhores que o original de studio, mas igual igaulzinho nao.
Na boa, tocar o solo igualzinho é dificil pra merda.
So pra fazer o mesmo timbre soar no meu equipo levei meses.
Tentando timbrar a pedaleira, calibrar o amp, strato, mesma posicao e regulagem dos capts e hardware. Tocar com os dedos, e treinar aquilo....noooo.
Pra tocar marromeno, tem mais de ano nisso. Pra tocar igual, serio, desisto.

Pega um solo do Iron. Qualquer, é chato pra cacete pra tocar igual. E nem é laaaa tao dificil, mas é desamimante.

Acho que o divertido é quando vc tira o "seu solo", a satisfação que da de quando vc começa o solo certo, mas dai voce flui pra outros lados, e ainda sai soando bem.....nooooo....legal demais.
Voce para de tocar e fica satisfeito, e nao irritado.
O que eu ja quis mandar guitarra na parede nao é brincadeira.

O negocio é se divertir, se sentir pleno, satisfeito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mecânica necessária para tocar Tornado of Souls.