Mecânica necessária para tocar Tornado of Souls.

Autor Mensagem
RanonB
Membro Novato
# jun/19


Bom dia, amigos! Sei que a resposta para esse tipo de pergunta geralmente é extremamente relativa, visto que cada um possui um nível de dedicação, habilidade, aptidão, etc. Mas em termos gerais mesmo, mais ou menos em quanto tempo (meses, anos) um estudante de guitarra levaria para adquirir mecânica de digitação e palhetada suficiente para tocar a música Tornado of souls, com solo e tudo? Sério, desculpem a pergunta de amador, mas eu gostaria realmente de saber. Abração a todos!

Casper
Veterano
# jun/19
· votar


Caro RanonB:

Para replicar nota por nota eu diaria que demoraria
alguns anos, com bastante dedicação, se você sair
do zero absoluto.

HortaRates
Membro
# jun/19
· votar


RanonB
Eu desafio a premissa desta questão. Pela sua pergunta, parece que, naturalmente, após algum tempo, todo guitarrista é capaz de tocar "Tornado of Souls", e você quer saber quanto tempo em média demora até chegar lá.

Só que essa premissa não é verdadeira. Eu diria que pouquíssimos guitarristas vão, em algum dia da vida, ser capazes de tocar Tornado of Souls.

A grande questão é que certos tipo técnica não vêm naturalmente. São necessários muitas horas de estudo e dedicação. Você pode tocar guitarra a vida inteira. Mas tem certas coisas que se você não estudar muito, não vão sair nunca. Eu, por exemplo, demorei mais de 10 anos pra perceber isso. Sendo assim, eu toco guitarra há 12 anos, e não chego nem perto de conseguir tocar Tornado of Souls, nota por nota.

Pra chegar lá então você vai precisar de estudar. Estudar muito e estudar de forma eficiente. O melhor jeito de conseguir isso é com o auxílio de um bom professor, que vai, junto com você, identificar a melhor e mais rápida maneira pra você evoluir nos estudos, ao mesmo tempo que vai conseguir te deixar motivado com constantes desafios.

Daí é tempo e perseverança. Eu diria que se você tivesse bastante tempo pra dedicação, se mantivesse dedicado pra estudar constantemente e do jeito correto, daria pra você chegar nesse nível em menos de 5 anos.

Drinho
Veterano
# jun/19 · Editado por: Drinho
· votar


RanonB

um estudante de guitarra levaria para adquirir mecânica de digitação e palhetada suficiente para tocar a música Tornado of sou

O sujeito que toca decentemente essa música é um guitarrista acima da média meu amigo....

a população não chega nesse nível de guitarra, portanto não da pra falar em termos gerais porque geral não chega nesse nível....

pode por 6 anos de dedicação integral sendo otimista pra tentar soar aceitável....

Pra soar com a qualidade do disco você já tem a mão bem madura, demora mais tempo ainda... Quando eu gravei Isolated do Dr Sin, vi o video e falei: "Agora sim, não preciso da opinião de ninguém pra saber que isso está bom".... eu já estava com 13 anos de guitarra....

Hoje tenho 16 anos de guitarra e não toco com nem 10% da frequência daquela época, tentei tocar o solo recentemente e não saiu, pra você ver que digitar é uma coisa, tocar com categoria é outra completamente diferente....

Buja
Veterano
# jun/19 · Editado por: Buja
· votar


10 mil horas
Fazendo a continha...se tocar 8 horas/dia, de domingo a domingo, contando a partir de agora, sem faltar nenhum dia, você conseguirá toca-la perfeitamente em 26/11/2022 às 10:21:24.

Lelo Mig
Membro
# jun/19
· votar


Farinha

Delson
Veterano
# jun/19
· votar


Mecânica necessária para tocar Tornado
A Tornado 250 era uma bela moto. Creio que em uma semana já dê pra aprender a mexer na mecânica dela.


Penta_Blues não me dê ban.

BrotherCrow
Membro Novato
# jun/19
· votar


Pra tocar mais ou menos, não demora tanto assim. Pra tocar igual o Friedman, provavelmente a vida inteira. Mesmo os guitarristas que entraram do Megadeth depois do Friedman não conseguem tocar o solo de Tornado of Souls tão bem quanto ele. Lembro de ter ido ao show quando o Al Pitrelli era guitarrista e me decepcionei com ele tocando! E olha que o Pitrelli era um dos meus guitarristas preferidos por causa da época que ele tocava no Savatage.

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/19
· votar


gostaria de acrescentar!!!
"Uma pessoa com aptidão pra tocar Tornado of Soul estaria apto a fazer suas próprias musica e com qualidade? ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?"
(é impressão minha ou temos guitarristas famosos aqui no fórum?)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


felipe bento pereira
Uma coisa nada tem à ver com a outra...
Abç

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# jun/19
· votar


A base dessa música nem é tão difícil. Dá pra tocar legalzinho com alguns anos de estudo e, principalmente, uma boa mão direita para metal (bastante resistência física, principalmente).

Eu quando era moleque nem estudava guitarra mas já fazia a base dela (curiosamente hoje não consigo mais fazer a mão direita dela rsrs).

Já o solo é outra conversa...

Agora COMPOR uma música dessas... aí é talento pra caralho e estudo pra uma vida inteira.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=Yll1FS-YcT0

LeandroP
Moderador
# jun/19
· votar


felipe bento pereira
(é impressão minha ou temos guitarristas famosos aqui no fórum?)


Sim, cara!

BrotherCrow
Membro Novato
# jun/19
· votar



Aqui não tem a versão do Pitrelli que eu disse que me decepcionou... mas dá pra ter uma ideia do que eu estou falando. A versão do Friedman é impecável. A versão do Broderick é absolutamente correta, mas não é a mesma coisa. Ele tenta copiar nota por nota, mas não soa 100%. A versão do Kiko muda algumas coisas, está tecnicamente muito boa e ainda tem que levar em conta que é uma gravação amadora enquanto os outros dois são dvds oficiais.
Pra mim, a força do Friedman está nos bends microtonais, no vibrato e em como ele fica no "pocket" o tempo todo, tocando as notas no momento exato pra ter o máximo de efeito. Soa bem solto, não fica preso no ritmo, mas ao mesmo tempo complementa a base. Esse é o tipo de coisa que é muito difícil de imitar.

Mauricio Luiz Bertola
Gosto muito do Holdsworth, ainda mais com o Chad Wackerman na bateria, mas não entendi a relação com o tópico. É só pra dizer que o Holdsworth é foda? Acho que Holdsworth tentando tocar Tornado ia ficar ruim demais! Hehehe...

felipe bento pereira
Membro Novato
# jun/19
· votar


nesse video dá pra se ter uma ideia do nivel dos caras que conseguem tocar essa musica com maestria!!... considero até um dom do Mustaine em saber escolher seus guitarristas!!!
com muita dedicação e foça de vontade dá pra tocar essa e outra do Megadeth sim!!!!

Buja
Veterano
# jun/19 · Editado por: Buja
· votar


A versão do Broderick é absolutamente correta, mas não é a mesma coisa.

Olha que pra mim o Broderick foi de looooooooonge o melhor guitarrista que já passou pela empresa do ganso engasgado. Meritos jus ao Kiko, mas ele nao tem o thrash na veia. E o Friedman, é um guitarrista um tanto quanto volátil (nao me apedrejem rsrs). Mas o Broderick, até de piriri, toca sem errar nem um meio microbend. Fantastico cada performance dele junto ao Megamorte.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


BrotherCrow
Só pra o rapaz do tópico saber que há coisas bem mais "complicadas" que essa musica aí...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


duplo

BrotherCrow
Membro Novato
# jun/19
· votar


Buja
Mas o Broderick, até de piriri, toca sem errar nem um meio microbend.
Nunca tive a chance de ver o Broderick tocando com o Megadeth, mas fui a um show dele com o Nevermore em Curitiba muito tempo atrás. Monstro demais! Mas então, meu ponto é esse mesmo: lógico que o Broderick (e o Kiko também) conseguem tocar o solo sem errar. Mas acertar as sutilezas do Friedman, articulação, fraseado, é outro esquema. Mais ou menos como Blackmore e Steve Morse no Deep Purple: Steve Morse nunca erra; Blackmore erra pra caralho, mas quando acerta é mágico.

JJJ
Veterano
# jun/19
· votar


Steve Morse nunca erra; Blackmore erra pra caralho, mas quando acerta é mágico.

+1

Casper
Veterano
# jun/19
· votar


Steve Morse nunca erra; Blackmore erra pra caralho, mas quando acerta é mágico.

+1

Lelo Mig
Membro
# jun/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"Blackmore erra pra caralho, mas quando acerta é mágico."

Já disse, levei pedrada até não poder mais, e vou repetir até o meu último dia nesse fórum.

Blackmore, não é o melhor, nem o mais virtuoso, mas é o mais completo guitarrista da história em todos os tempos!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


BrotherCrow
Blackmore erra pra caralho, mas quando acerta é mágico.
+ 1

makumbator
Moderador
# jun/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Casper

Pô galera, vocês não estando somando os + 1 nas postagens de vocês. Assim não dá pra manter a seriedade do fórum.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/19
· votar


makumbator
Pô galera, vocês não estando somando os + 1 nas postagens de vocês. Assim não dá pra manter a seriedade do fórum.


+1

JJJ
Veterano
# jun/19
· votar


+2

Rodrigo Yoshida
Veterano
# jun/19
· votar


Interessante a conversa, realmente é um fato que nem todo mundo vai chegar no nível de tocar a Tornado of souls por completo. Talvez até mesmo se matando de treinar? Pode ser que pra tocar isso não basta só esforço, mas um tanto de aptidão pra coisa. Talvez um item que ajude muito também é ter começado a tocar cedo, os músculos vão se desenvolver melhor pra aquela função, isso deve ajudar bastante.

Singles
Membro Novato
# jun/19
· votar


Acho q demoraria uns 2 anos pra tocar com tranquilidade ao vivo sem errar esse solo, começando do zero eh osso ne, eh um solo mediano, vc precisa estar no nivel intermediario pra tocar tranquilo

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/19
· votar


Rodrigo Yoshida
O rapaz que criou o tópico é jovem e iniciante. Por isso ele parece colocar para sí essa meta de tocar uma música de seu ídolo.
Não há nada de errado nisso e pode até servir de estímulo para começar.
Mas... digamos que "...é caminhando que se conhece o caminho...", e, colocar uma meta tão distante assim me parece um pouco fantasioso.
Ninguém entra no Ensino Fundamental já pensando em escrever uma Dissertação de Mestrado - Essa é a analogia que quero colocar...
Abç

Buja
Veterano
# jun/19
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Concordo plenamente 100% com voce.
Tem muitos jovens que começam a tocar, colocam uma meta muito longa pra alcançar. Acho que tem gente assim em tudo. Tem gente que tem 100 conto na carteira e bota a meta de alcançar o primeiro milhao. Acho utopico tambem.

Minha meta quando começei era tocar Que pais é esse. Depois era tocar intro de californication certo. Depois o solo.
Hoje ja bati essas metas faz tempo. Coloquei outras, como tocar country e hibrid picking de forma convincente. Estou no meio do caminho, digamos assim.
Quando isso estiver fluente, quem sabe, tocar flamenco, ou Tornado Of Souls!!!

As coisas tem que ir por etapas. Senao, qualquer um se frusta rapido, e daqui a pouco a guitarra ta la em cima do guarda roupa, no bag atras da porta....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mecânica necessária para tocar Tornado of Souls.