Trocar ponte fixa por outra ponte fixa

    Autor Mensagem
    f_veras
    Membro Novato
    # mar/19


    boa tarde, possuo uma ibanez gsa60 (aquelas da serie gio), ela passou bastante tempo parada e agora pretendo fazer uma reforma nela (trocar captadores, ferragens, tudo) porém a minha unica duvida é sobre a ponte, ela tem ponte fixa e eu pretendo trocar por outra ponte fixa so que uma de melhor qualidade, talvez uma da gotoh, mas eu posso comprar qualquer modelo de ponte fixa que vai dar na minha ibanez ? ou preciso ser mais especifico na hora da compra ? desde já agradeço !!

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    essa?
    https://d1aeri3ty3izns.cloudfront.net/media/33/333441/1200/preview.jpg
    essa é ponte com tremolo de 2 pinos (as mais comuns são 8 parafusos. e tem as fixas sem tremolo que tem numero variável de parafusos.
    se for essa é um pouco mais complicado e relativamente caro (600~800 nas minhas contas, e uns passam dos 1000). mas dá pra desmontar, limpar e regular certinho. pra trocar tem de medir a distâncai entre o meio dos 2 parafusos pra começar, e às vezes precisa até cavocar um pouco a madeira pra colocar a ponte na guitarra, o que passa mais ainda o orçamento.

    quer investir um pouco pra melhorar ai, põe um nut da graphtec e umas tarrachas com locking turners e staggered, que vc já tira essas string trees, se for o caso, tipo essas
    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-728814907-tarraxas-fender-com- trava-e-logo-locking-tuners-staggered-_JM
    (marca melhor seria Hipshot, mas essas custam até o dobro dessa ai)

    amplexos

    T.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/19 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Até aonde eu sei essa guitarra tem ponte do tipo flutuante, como o colega T-Rodman postou. Mas, a guitarra é sua e se você diz que ela é com ponte fixa, não vou duvidar.

    Sendo ponte fixa, é importante verificar as distância (entre centros) dos parafusos de fixação da ponte junto ao corpo da guitarra. Em todo caso, como a ponte encobre os furos, mesmo que a furação não case, você ainda poderia tampar os furos antigos e fazer uma nova furação, pois não ficaria aparente.

    O que é importante ficar atento é no espaçamento das cordas. Algumas pontes tem um espaçamento mais largo, de aproximadamente 11,2mm. Já outras pontes tem este espaçamento menor, de aproximadamente 10,5mm. Pontes do tipo Floyd Rose possuem o espaçamento menor, e por sua vez os captadores também seguem este padrão de medida, conhecidos como F Spaced.

    MatheusMX
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Cara, se você não usa a ponte, essa mudança não vai agregar em quase nada.
    E você vai ter uma dor de cabeça e um custo alto, tendo em vista que esse tipo de ponte não é tão comum e padronizada, aí até encontrar um modelo compatível, ou fazer adaptações para usar outro modelo, vai acabar gastando mais dinheiro e correr o risco de não dar muito certo.
    Tente investir em outras coisas, como captadores, tarraxas, ou até mesmo numa guitarra melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar ponte fixa por outra ponte fixa