Guitarra Ibanez Prestige - problema.

    Autor Mensagem
    fontes_rio
    Veterano
    # fev/19


    Prezados, eu tenho uma Ibanez Prestige RG 2550z (white) que comprei recentemente.
    Ela apresenta o seguinte problema: o som simplesmente some ao dar um bend a partir das casas 23 e 24.
    Em geral, um bend nessas casas não se sustenta por muito tempo, mas nesse caso o som "morre" literalmente.
    Já levei ao Luthier. Ele regulou, poliu os trastes, mas nada mudou. Também não soube identificar a causa.
    Alguém já viu algo assim?
    Obrigado pela atenção.

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19 · Editado por: MatheusMX
    · votar


    Bem estranho. Isso geralmente acontece nas stratocasters que tem escala com curvatura de raio 7.25". Mas essa Ibanez tem um raio de 17" pelo que vi, escala praticamente reta.
    No caso das stratos, é resolvido aumentando um pouco a altura das cordas nos saddles. Testa aí, vai que cola.

    fontes_rio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Valeu Matheus.
    A guitarra ainda está com o Luthier.
    Ele passou mensagem pelo WhatsApp dizendo que não conseguiu sanar o problema.
    Vou pegá-la hoje.
    Abs.

    NeoRamza
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Se até na 24a casa acontece isso, então não pode ter a ver com nivelamento de traste.

    Vc já observou se a corda não está pegando em alguma coisa quando você faz o bend?

    Outra coisa que pode estar acontecendo é o ângulo da ponte estar regulada de forma errada. É triste, mas já vi vários luthiers que não sabem regular um ponte flutuante de maneira correta. Tira foto da ponde pra gente avaliar.

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    NeoRamza
    Se até na 24a casa acontece isso, então não pode ter a ver com nivelamento de traste.
    Vc já observou se a corda não está pegando em alguma coisa quando você faz o bend?


    Bem observado.
    Se bem que, no meio do caminho, só tem os captadores e a própria ponte.
    Uma hipótese seria o campo magnético dos captadores, caso estejam muito próximos às cordas, mas não sei se chegaria a tal ponto.

    fontes_rio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Prezados, grato pela colaboração de vocês.
    Bem, peguei a guitarra ontem.
    Realmente, o som "morre" com bend na casa 24 da primeira corda. Não é traste.
    O Luthier acha que pode ser a corda, mas ela foi trocada faz 01 mês. Encordoamento Elixir 0.9. É uma possibilidade, mas acho difícil.
    Citou várias possibilidades. Falou também sobre campo magnético dos captadores e até erro de projeto, etc.
    Não acredito que sejam os captadores, pois ela também faz isso desligada.
    Vou ver como faço para postar fotos aqui.
    Valeu.

    JJJ
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Sweet spot (ao contrário).

    MatheusMX
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    fontes_rio
    Não acredito que sejam os captadores, pois ela também faz isso desligada.

    Mas o campo magnético existe independentemente de estar ligada ou não.
    Já que não houve solução, eu não descartaria essa possibilidade.
    Tente fazer um teste abaixando a altura dos captadores.

    fontes_rio
    Veterano
    # fev/19
    · votar


    Beleza. Vou fazer.

    fontes_rio
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Fala rapaziada.
    Como eu abri esse tópico falando sobre o problema, não seria justo deixá-lo aberto sem falar sobre o que realmente ocorreu.
    Depois de a guitarra passar pelas mãos de três Luthier's e serem aventadas várias possibilidades, regulagens etc, acabamos descobrindo que o problema era a corda. Pois é. Encordoamento Elixir que veio com problema na primeira corda. Foi só trocar a corda e o problema desapareceu. Não havia erro de projeto, problema no captador, nada nos trastes, etc.
    Comentei com o Luthier que o episódio servia de aprendizado, pois nosso erro foi descartar o primeiro passo, e o mais simples, que seria trocar as cordas, confiando se tratar de cordas novas e de qualidade.
    Abraço a todos.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    por essa eu não esperava

    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    fontes_rio

    Será que o primeiro encordoamento não era falsificado? Tem muita corda falsa no mercado (Inclusive as Elixir).

    fontes_rio
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Makumbator,
    É uma possibilidade. Mas vou te falar, tirando a primeira corda, as outras que vieram no encordoamento estão na ibanez prestige até hoje. Já faz 1 ano e meio. Vou trocar em breve, mas ainda dá para tocar, principalmente em casa. Visualmente, percebe-se a diferença das 5 elixir para a primeira corda trocada pelo Luthier. A primeira corda, que deve ter quase 01 ano, já está preta. As outras ainda estão com brilho, pois eu sempre limpo depois de usá-las.

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    fontes_rio
    acabamos descobrindo que o problema era a corda. Pois é. Encordoamento Elixir que veio com problema na primeira corda.

    Isso é mais comum do que se imagina, e acontece com qualquer marca de corda. Comigo já aconteceu com D'Addario, Ernie Ball e Dunlop. O pior foi com Ernie Ball: uma vez fui colocar a 2ª corda e ela simplesmente desfez o nó da bolinha que vai na ponte, e a corda estourou bem perto do meu rosto... não arrebentou, desfez o nó mesmo, bizarro.

    Mas enfim, acontece. Primeira coisa é sempre trocar a corda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra Ibanez Prestige - problema.