Guitarras Dobradas!

Autor Mensagem
Fernando
Veterano
# jan/03


Alguém pode me explicar como é q eu faço pra dobrar guitarras em terças, em quartas e em quintas? Eu já li sobre isso uma vez mas me esqueci...Valeu!

Fernando
Veterano
# jan/03
· votar


Ow, ajuda ae galera!

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


vc tá falando de solo harmonizado?
bom se vc for fazer em quartas ou quintas, é só vc fazer um solo, depois a outra guitarra vai fazer o mesmo solo, só que uma quarta ou quinta acima (ou abaixo).
em terças é mais complicado, vc tem que olhar a escala que vc tá, pra ver quais notas serão terças maiores e quais serão terças menores...
deu pra entender alguma coisa?

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Tem que saber um pouco de harmonia cara... e pra explicar melhor teria que ser ao vivo... cara-a-cara...

Geralmente são dobradas em terças... Iron Maiden faz muito isso... você simplesmente faz o mesmo lick ou a mesma melodia da guitarra 1 só que em terças.... sendo que não é só terças maiores ou só terças menores... isso vai depender da escala... é difícil explicar por aqui... é melhor vc pedir a algum amigo seu que saiba.

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


se vc quiser ver um exemplo fácil, mas muito legal disso, pega a música dogs do pink floyd... tem dois solos harmonizados em terças (na verdade é um só que repete). aí vc pode tirar o solo e ver como funciona.

Fernando
Veterano
# jan/03
· votar


Valew João Balao e nukebass! Já deu pra mim ter uma idéia...então deixa eu ver se entendi: quer dizer q se for em quartas ou quintas é só fazer o mesmo solo (com os mesmos intervalos)uma quarta/quinta abaixo ou acima? E se for em terças tem q olhar a escala e tal né?

joao balao
Veterano
# jan/03
· votar


isso aí

Fernando
Veterano
# jan/03
· votar


Valew mesmo!

boka
Veterano
# jan/03
· votar


lha a intro de wasting love do iron maiden..
um exempru crassico de guitarras em dobra em tercas

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Fernando

Acho que vc já sacou mesmo o lance... agora é só estudar um pouco e mãos à obra!!! Por em prática...

Fernando
Veterano
# jan/03
· votar


Já coloquei em prática sim, valeu nukebass! Peguei uma parte de Fade to Black do Metallica, gravei a guitarra base (normal), depois gravei outra guitarra uma quinta acima e depois outra uma terça acima! Ficou d+!!! é muito loco o efeito q dá!!!

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Na parte da balada do Master of Puppets uma guitarra sola num tom normal e a outra eñtão estaria dobrada em terças???

John Andrade
Veterano
# jul/03
· votar


Tem vários jeitos de fazer dobras...
a) com duas guitarras, como já foi mencionado acima na música do iron maiden e tal...
b) com pedais. existem pedais para fazer dobras. você regula nesses pedais o intervalo da dobra.. em 3ªs, 5ªs, etc..

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Mas eu queria saber sobre o Master,como é dobrada a segunda guitarra???

John Andrade
Veterano
# jul/03
· votar


Provavelmente é em 3ª... tipo... procura...
grava o solo normal... depois vai tentando encaixar na 3ª, depois tenta outros... como 8ª.... uma terça acima da 8ª...
procure se divertir descobrindo as coisas... Lembre-se de que os grandes guitarristas tirava suas músicas dos discos... eles não costumavam frequentar Fóruns de internet e procurar tabs... o ideal num é procurar o peixe e sim pescar... estamos falando de guitarra.. quanto mais sozinho você se virar, melhor. Não estou negando ajuda, estou ajundando mais do que te dando o tom.

Num leve a mal amigo.

Steve Harris jp
Veterano
# jul/03
· votar


Sabe que é John Andrade,é que não sou guitarrista e queria saber só por curiosidade mesmo,mesmo porque sou super fã do MetallicA!!!!

Melodic Man
Veterano
# jul/03
· votar


Se nao me engano o Zoom 707 dobra a guitarra

Steve Harris jp
Veterano
# ago/03
· votar


Galera novamente estou neste tópico pra tentar tirar umas dúvidas sobre guitarras dobradas.Quando se fala em dobrar a segunda guitarra em terças,isso quer dizer,se a primeira guitarra tiver começando o riff em Dó a segunda guitarra faria o mesmo riff só que em Mi?????

Steve Harris jp
Veterano
# ago/03
· votar


Oh galera me da um toque ai vai????

Fernando
Veterano
# ago/03
· votar


Não, não é o mesmo riff, com mesma digitação não. Vc tem que ver em que tom está o riff, e achar a terça de cada nota do riff na escala, sacou?

conte
Veterano
# ago/03
· votar


Steve Harris jp
eh quase issu, mas depende do tom da musica.

Steve Harris jp
Veterano
# ago/03
· votar


Fernando
conte

Valeu pelo toque!!!!!

Mamonas
Veterano
# mar/05
· votar


O fator mais marcante, que é a principal influência do Iron para o heavy metal mundial é a "harmonização" das suas melodias em terças, a famosa "dobra" do Iron. Para se fazer as terças proceda da seguinte maneira: 1-escolha a melodia; 2-confira as notas que são usadas nela, por exemplo, suponhamos que seu solo use as notas E, F#, G, D, C e A; 3-verifique o tom e a escala usada para se fazer o solo, no nosso caso foi usado a escala de Sol Maior; 4-ache as terças de cada nota, estas terças podem ser acima ou abaixo. É muito fácil achar a terça de uma nota, pegue a escala G A B C D E F# G, para se achar a terça de uma nota basta pular a seguinte e a próxima nota é a terça dela, por exemplo, a nota G, para achar a terça dela pule a seguinte, a nota A e a próxima nota, B é a terça. Para achar a terça abaixo, faça o mesmo procedimento, mas ao invés de subir a escala, você deve descer. A terça abaixo de G seria E. Tente descobrir as terças das outras notas da melodia, procure as terças acima e abaixo. Na hora de tocar, você tem que escolher entre uma ou outra e a melhor ferramenta para escolher entre as duas é seu ouvido. Normalmente, em uma melodia, quando se usa um tipo de intervalo (terça acima, por exemplo) mantém-se este intervalo até o final. Isto não é regra, mas acontece na maioria dos casos. As dobras podem usar outros intervalos também como quartas, quintas, etc... e não precisam seguir, necessariamente, uma escala. Algumas melodias usam notas de várias escalas. Por isso, como já disse, use seu ouvido para decidir entre as notas. Mas começar pelas terças em uma só escala é um bom exercício para treinar seu ouvido e seu raciocínio. Tente! Quanto à nossa melodia, as terças daquelas notas seriam G, A, B, F#, E e C.

ricardo metallica
Veterano
# mar/05
· votar


tem coisa errada ai, quartas e quitas nao sao sempre justas nao!!
por exemplo na escala de C, a quarta de F para B é aumentada, e a quinta de B para F é diminuta, ou seja para dobrar em quintas ou quartas vc tem q ver as escalas para ver os possiveis acidentes!

Philipius
Veterano
# mar/05
· votar


Para dobrar guitarras em terças, quartas e quintas é só ter força no braço, guitarras aptas a serem inutilizadas e pouca coisa pra fazer!

Creio que o mesmo procedimento pode ser utilizado nas segundas, sextas, sábados e domingos.

Tiruk
Veterano
# mar/05
· votar


precisa de força cara, mta mesmo

felipe vai
Veterano
# mar/05
· votar


Se vc for dobrar o braço dela vc tem que dobrar bem no 12º traste!

ricardo metallica
Veterano
# mar/05
· votar


felipe vai
huhauhauha

BlaCk LaBeL
Veterano
# mar/05
· votar


Se dobrar bem direitinho, pode usá-la como harpa.

d joe hard
Veterano
# dez/12
· votar


Galera,Desculpa reviver um tópico do arco da velha mas eu tenho algumas perguntas....xD
primeiro,então,Duetos de guitarras em terças funcionam assim...?
1°=eu pego a escala do C e invento um Riff sobre ela e q usa o 1° 2° e 3° graus da escala(dó ré mi),e então outra guitarra,tocando uma terça abaixo de mim pegaria a escala de E e tocar o 1° 2° e 3° graus junto cmg,só q no caso da mi isso seria E F# G#?
então o solo ia soar assim:
Guitarras juntinhas: C D E) ?
E F#G#) ? Tocando essas notas juntas?
além disso,qual é o resultado disso se por exemplo aplicarmos a Guitarra 1 em B e a 2 em F(trítono)a sensação "Harmônica" vai desaparecer?a minha pedaleira,Zoom G1XN tem um efeito chamado HPS(Harmonized Pitch Shifter)q gera harmonias em escalas,então se eu quiser "simular" um dueto de guitarras em terças,eu posso,por exemplo tocar dentro da escala de dó e no parâmetro da pedaleira colocar E?
mais uma coisa..é válido fazer isso nos sustenidos?por exemplo,um dueto de guitarras cm a guit 1 em C e a 2 em C#,fica mto imperceptível?slá,pensando agr eu acho q pode dar uma parada maneira,pena q não posso testar na guitarra logo agr,mas além de usar a escala maior pra isso,e se eu fizesse um "dueto de sustenidos" usando a escala simétrica de Seis Tons?deve ficar interessante,alguem acha?
Desd jah obg pessoal!xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarras Dobradas!