Video sobre Cálibre de Cordas! Minha opinião :)

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


Luke Strat

Eu não queria causar essa polêmica toda, sobretudo com o você que sempre colaborou e vem colaborando com o fórum. Peço desculpas se fui ofensivo. Juro que não foi a minha intenção.

Pode parecer estranho, mas ao meu ver os fabricantes estão errados. Melhor dizendo, o cara responsável por escrever ou transcrever esses textos estão errados.

Segue uma definição de calibre que li num dicionário:

calibre
substantivo masculino
1. diâmetro da parte interior de um tubo.
2. diâmetro interno da alma de uma arma de fogo.


As cordas da guitarra não são tubulares, certo?! Quanto ao cálibre (com a primeira sílaba forte) ou calibrador, é como chamam o instrumento de medição do calibre.

Exemplo

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ
Isso foi no passado, meu caro. Você já nasceu no mm, mas o velho aqui ainda pensa em termos de bitola: 12, 14, 16, 18, 20... Foi assim que aprendi... ficou no sangue...

Mas isso pra fios e cabos, não pra corda de guitarra.


Sou vendedor de materiais elétricos, e quando comecei a trabalhar nesse ramo peguei a "transição" do AWG para o mm². Era bem como o JJJ disse: os caras mais velhos procurava por fio 8... os mais novos queriam cabo 10mm²

Todos
Acho que chamar a espessura da corda de calibre é como chamar corrente de amperagem; pode não ser o termo correto, mas usualmente é o que todo mundo fala.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Um costume não se torna correto por ser usual, popular, convencional. Na verdade não sei se a palavra convencional caberia corretamente aqui, mas deu pra entender. Uma empresa que tem como objetivo vender, deveria mesmo adotar a postura mais próxima ao consumidor e falar a linguagem do povo, deixando de lado a parte técnica ou correta. Falar calibre não é certo mas também não é errado, bem como falar "voltagem" no lugar de tensão ou "amperagem" no lugar de corrente.

Synth-Men
Veterano
# nov/17
· votar


Brincadeiras, pilhas, zueiras, erros, equívocos, enganos, desculpas e correções a parte.

Se a polícia da internet, com sua régua e compasso reguladores, contaminar este fórum com o extremamente correto, realmente o mundo irá acabar, conforme as profecias. Deus nos livre!

Eu uso o calibre, bitola, expessura, largura e diâmetros:

0.9 - Guitarra
0.9 - Violão aço
0.28 - Violão de Nylon
0.45 - Baixolão

Todas com tensão baixa. Tem umas marcas que tem uns lances de baixa, média, alta.

Synth-Men
Veterano
# nov/17
· votar


Já se passaram 10 minutos e ninguém corrigiu o meu espessura com a letra X.

O fórum está livre!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Synth-Men
ninguem ve isso nao sô, mas calibre é imperdoavel kkk

sandroguiraldo
Veterano
# nov/17
· votar


Eu uso 0.10 pra guitarra há uns 10 anos e 0.11 pra violão, pro meu gosto são as melhores opções.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Erros de digitação são erros involuntários e totalmente perdoáveis, erros de conceito é perdoável quando não é consciente, a partir do momento que a pessoa sabe o certo e opta por fazer errado, tem mais é que ser esculachado mesmo. Eu não tomo frente em represálias do tipo porque acredito que posso usar meu tempo com coisa mais produtiva, mas se vejo o povo pagando por optar pelo errado sabendo do certo, fica aí com o meu thumbs up. Sim, sou um cara chato.

Synth-Men
Veterano
# nov/17
· votar


Buja

kkkkk! Foi a primeira coisa que notei no vídeo. Cálibre! (Que p@#$! é essa? Pensei comigo mesmo.)

Que seja iniciada a seção para decidir se CÁLIBRE entra na categoria PUTITRAIN:





Zueiras a parte o vídeo é bastante interessante e informativo. Vale a pena assistir.

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


o termo "calibre" é usado sim para nomear a espessura, gauge, enfim, das cordas, vejam esses links:

Página da própria Elixir:
https://www.elixirstrings.com.br/dicas-para-musicos/trocando-de-calibr e-de-cordas

Blog "casos de rock'n'roll"
https://casosderocknroll.com/2016/07/06/os-mitos-sobre-o-calibre-das-c ordas-de-guitarra/

Video do próprio Cifra Club:
https://www.youtube.com/watch?v=LmL2xtTfPzk

Site da Santo Angelo abordando o tema também com o mesmo termo:
http://blog.santoangelo.com.br/calibre-das-cordas-para-que-servem/

Tão tudo errado então hehehew

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Luke Strat
Tão tudo errado então hehehew
Ta tudo errado mermo kkkkk!!!!!!

Mas falando serio, sobre seu topico e é uma questão muito interessante e pertinente:

O que voce acha de jogos hibridos, ou, categoria que nem existe ainda, tríbridos (0.9 nas primas, 0.10 nos meios, 0.11 nos bordoes)?

Luke Strat
Veterano
# nov/17 · Editado por: Luke Strat
· votar


Buja
heheheh algumas dessas empresas são profissionais do ramo, e usam o termo com convicção tanto que compartilham nos meios de comunicação, mas enfim...

Acho muito legal experimentar cordas diferentes, e não seguir um padrão, como citado no video muitos guitarristas fizeram os seus padrões de cordas não seguindo o que vêm nas embalagens :)

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


Mas particularmente adoro o jogo padrão 010 - 046 comum, acho super equilibrado.

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


Synth-Men
Como citei e admiti anteriormente de fato foi um erro de fonética mesmo, estava habituado a usar pelo fato de conversar com o meu luthier e ele falar dessa forma, e olha, faz tempo isso kkkkk enfim, erro meu e de fato o certo é "calibre"

Agora em relação a putitrain isso é feio demais hahahha por isso acho importante todo músico saber linguagem musical, teoria mesmo, leitura rítmica, quem lê partitura jamais falaria isso e considero de suma importância o músico ter embasamento teórico, mas esse é um assunto pra depois hehehhe

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Luke Strat
Como eu disse, o termo popular não é necessariamente o correto, e faz parte da sabedoria de uma equipe de vendas saber se comunicar adequadamente com o consumidor. Então sim, esses caras aí estão falando errado, mas estão fazendo o trabalho deles corretamente ao usar o termo incorreto. Isso é o Brasil!

Eu gosto muito dos kits híbridos pois prefiro os bordões mais durinhos pra palhetada rápida e/ou cavalgada dos metal que eu curto. Parece que se vc vai palhetar padrões de metal rápido em corda mais mole, ou eu me perco nas palhetadas, ou não sai no tempo certinho, sei lá... fica estranho a corda parecendo um macarrão kkkkkkkkk

Synth-Men
Veterano
# nov/17
· votar


Luke Strat

Meu caro! Não entra na pilha.

Eu não sou um tocador de violão, mas sempre tive este instrumento. Sou um grande admirador. Aqui no Rio de Janeiro, nunca comprei cordas e o vendedor me perguntou: - Qual o diâmetro da corda que o senhor deseja?

Sempre ouvi calibre. É concepção popular, ao menos nas varias lojas que comprei por aqui.

Ninguém fala: - Irei comprar um veículo motorizado, que sai da inercia por comandos interligados sincronicamente, através da combustão de hidrocarbonetos, formados por resíduos que se decomporam ao longo do do tempo, nos vários interiores das camadas profundas da costra terrestre. O meliante, individuo, fulano, humanoide, homosapiens, vai lá comprar um carro, pronto e acabou. Bem simples.

Calibre (sem acento). kkk! Um abraço!

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


sandroguiraldo
Um costume não se torna correto por ser usual, popular, convencional.²

E não nos impede de apontar o certo...

Luke Strat
Tão tudo errado

É questão de marketing... Convém se fazer entender para uma campanha de marketing, do que corrigir os termos... É melhor errar junto sabe?
Dá uma olhada nesse vídeo. Na parte que ele explica a experiência do Dr Fox, já vemos muitas coisas do tipo no universo da guitarra...
https://www.youtube.com/watch?v=8quTOBvb8uA

LeandroP
Moderador
# nov/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Luke Strat
Mas particularmente adoro o jogo padrão 010 - 046 comum, acho super equilibrado.


Eu também! O meu preferido, sonoridade, pegada.

Mas em decorrência de uma fratura no dedo médio da mão da escala, baixei pra 0,009". Confesso que sinto falta. Acho que tão logo voltarei com 0,010".

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


Ismah
É melhor errar junto sabe?

Isso! Isso! Isso! Isso!

Tão tudo errado :p

LeandroP
Moderador
# nov/17 · Editado por: LeandroP
· votar


Página 2

Parafraseando o JJJ, que parafraseou o Chico Buarque: "afasta de mim este calibre", vamos à outra teoria das cordas.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


LeandroP

Eu não parafraseei o Chico, parafraseei Jesus! kkkkkkkkk

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkk

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


o termo popular não é necessariamente o correto, e faz parte da sabedoria de uma equipe de vendas saber se comunicar adequadamente com o consumidor.
acabaramosnicks

Isso é verdade... Uma vez, há um bom tempo atrás, uma colega de trabalho disse que o correto é "muçarela" e não "mussarela". Eu xinguei-a e disse que estava viajando na maionese... Depois pesquisei e quebrei a cara.

É claro que isso não tem nada a ver com o assunto, aliás, o tópico foi completamente " desvirtuado" com esse assunto, kkkkkkkkk.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player

É um aportuguesamento do termo italiano "mozzarella". Acho que pode usar com "ss" sim (ou até com "z"...).

O Tio Gugou diz o seguinte: "mozarela, também grafada muçarela ou mussarela".

Até os dicionários oficializarem o termo (o que não sei se já ocorreu), vale tudo.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Então, segundo alguma regra aí que algum estranho inventou, toda palavra aportuguesada do italiano, é grafado com ç quando há dois zz...
Mas eu acharia bem estranho ler piça ao invés de pizza.

O fato é que brasileiro adora inventar moda, é como vc ir na lanchonete e ver "x-burguer", sendo que o "xis" é cheese (queijo).

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


"Me vê uma piça aí"... complicado, hein? kkkkkkkkkkkkkkkk

Seria melhor "pitza" (pelo menos o som seria mais próximo...).

Por conta da bem lembrada "pizza", prefiro "muzzarela"... mais simpático...

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Bem, nao sei como é em outras regioes, mas aqui em BH é muito normal chegarmos na padaria e pedir 500g de muÇarela, e nao 500g de muTÇarela.

Mas existem uns metidos a riquinhos que falam "mätzarela", inglêsando um termo que é italiano.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/17
· votar


diâmetro interior das bocas-de-fogo, etc; capacidade de um tubo; volume; tamanho.
essa medida corresponde à bitola ou diâmetro do projétil, o qual coincide, normalmente, com o diâmetro interno da alma da arma de fogo que o utiliza.

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Beto Guitar Player

"vc ir na lanchonete e ver "x-burguer""


Eu sempre peço X-Burguer sem queijo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video sobre Cálibre de Cordas! Minha opinião :)