Video sobre Cálibre de Cordas! Minha opinião :)

Autor Mensagem
Luke Strat
Veterano
# nov/17




LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


A minha opinião é que cordas não tem calibre, tampouco cálibre.

Iversonfr
Veterano
# nov/17
· votar


LeandroP
A minha opinião é que cordas não tem calibre, tampouco cálibre.

Este fórum está há zero dias perdoando uma...

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


A minha opinião é que cordas não tem calibre, tampouco cálibre.

LeandroP

Kkkkkkkkkkkkk. Como dizia o poeta
"Vivo sem saber até quando ainda estou vivo, sem saber o calibre do perigo, eu não sei... da onde vem o tiro".

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


Pai, afasta de mim esse cálibre...

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Calibre é pra munição, para outras coisas como cabo de aço, corda de guitarra, tubulações, etc, a denominação é diâmetro. Compreenda também as diferenciações entre diâmetro interno, diâmetro externo e espessura, pois cada um é uma coisa diferente.

Kallau
Veterano
# nov/17
· votar


Grossura.

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


Excelente video, bastante instrutivo. Vai ajudar muita gente.

Luke Strat não canso de dizer que você toca muito: sua mão direita é impressionante.

Sobre a questão do calibre, não vou aprofundar na discussão métrica, mas, até onde eu sei, lá fora fala-se em "string gauge" e, a tradução literal seria calibre, não?

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


EduJazz
Gauge é uma palavra genérica para medições, tanto é que o barômetro, para medir pressão, em inglês fica pressure gauge, traduzido literalmente como medidor de pressão, e não calibre de pressão. Na verdade fica tudo meio confuso, porque calibre lembra calibração, que tem a ver com aferições/medições mas também não é nada específico por si só, então "calibrador de pressão" (considerando gauge como calibração que se assemelha a calibre) acaba servindo no lugar de medidor de pressão também, mas não que a pressão tenha um calibre, mas pode ser medida e calibrada, mas não é usual usar essa palavra neste contexto com esta conotação.

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


EduJazz
a tradução literal seria calibre, não?

Tradução literal muitas vezes não é a correta, e como o acabaramosnicks explicou, o termo gauge não se refere unicamente ao que usamos como calibre em português.

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
makumbator

Massa, aprendi mais uma!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Pra mim, que a guitarra no meio colo nao passa de um pedaço de pau, só posso falar que as cordas tem grossura.

Mas pro Luke Strat, que a guitarra no colo dele vira uma arma poderosa, ele tem todo direito de falar que as cordas tem calibre!!!!

EduJazz
Veterano
# nov/17
· votar


Buja

ISSO!! Corda em guitarra minha tem diâmetro. Mas isso aí que o Luke faz é artilharia pesada, pode sim chamar calibre!

xubaca
Membro Novato
# nov/17
· votar


Bitola!!!

LeandroP
Moderador
# nov/17
· votar


A medida da corda se dá pelo diâmetro. E o diâmetro da corda é dado em polegada centesimal. Digamos que a corda seja com o diâmetro 0,010", basta multiplicar por 25,4mm e você terá o diâmetro em milímetros (0,254mm).

Bitola seria outra coisa. Como os fios por exemplo, é vendido como bitola (exemplo a bitola AWG), tipo fio #10, fio #12, etc. Neste caso, quanto maior o numeral, menor é o diâmetro do fio. Chapas metálicas também tem a sua espessura informada pelo número da sua bitola, por exemplo chapa #10, chapa #12, chapa #14, etc. Quanto maior o numeral também é menor a sua espessura. Quem determina a bitola é o fabricante.

Já o cálibre seria um instrumento pra medir o calibre :p

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


E tem mais uma... Cabos e fios elétricos ao menos, não são vendidos só por bitola, a maioria deles no país, são vendidos por área da seção (ou seria secção?) transversal ou seção geométrica (em mm²).
Existe a seção nominal, que é um conglomerado de parâmetros, que geralmente é desconsiderado... Vale lembrar que um cabo de Xmm², é mais grosso que um fio de Xmm².

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah

Isso foi no passado, meu caro. Você já nasceu no mm, mas o velho aqui ainda pensa em termos de bitola: 12, 14, 16, 18, 20... Foi assim que aprendi... ficou no sangue...

Mas isso pra fios e cabos, não pra corda de guitarra.

Paul.Gilbert
Veterano
# nov/17
· votar


Luke Strat

Bom, falando do vídeo e não da nomenclatura correta da espessura das cordas...

Cara, achei muito bacana a conversa e a informação que vc está passando para a galera. Concordo contigo que a espessura das cordas é totalmente pessoal. Interessante falar que as cordas mais pesadas, originalmente foram concebidas para afinações diferentes e que dependendo-se do tamanho da escala, a sensação de tensão aplicada nas cordas muda, mesmo sem mudar a espessura. Tenho uma guitarra de 29 trastes que fica intocável com um jogo acima de .09-.042.

Particularmente, gosto de cordas .010-.046 ou híbridas .010-.052. Mas uso ponte fixa. O pessoal que utiliza Floyd Rose, normalmente usa 0.09.

Quanto ao timbre, na minha experiência, a liga utilizada na corda muda mais o timbre final do que a espessura(embora haja uma mudança perceptível).

Casper
Veterano
# nov/17
· votar


Eu uso somente .12. Uma vez coloquei um jogo
de .13 e arrebentei os dedos. Voltei para .12.

MatheusMX
Veterano
# nov/17
· votar


Muito bacana o video!

Há alguns meses coloquei cordas .12 - .54 em algumas guitarras minhas, principalmente stratos, mas voltei a usar as .10 - .46 pois não estava conseguindo o som que queria com as .12 (tanto em questões de timbre quanto de execução).

É interessante testar cordas diferentes, seja em espessura ou material.
Eu mesmo descobri que não gosto das cordas de cobalto, rs.
Estou com alguns jogos de Ernie Ball pure nickel que ainda não testei.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


JJJ

Que nada Jojo, ainda se fala em bitola, principalmente para fiozitos usados em / para circuitos e cabos das redes elétricas... Acho que cabos de aço também são por bitola.

Em mm² (e não mm) é para instalações elétricas fixas ou móveis...

DuBarzinho
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ismah
JJJ
Na verdade a bitola a que ele se refere é o padrão americano AWG(american wire gauge) que ainda se aplica porém no Brasil seção transversal é o padrão.

JJJ
Veterano
# nov/17
· votar


DuBarzinho

isso

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


Olá pessoal, nossa, quanta polêmica hehehe
Eu sempre usei esse termo "calibre" posso ter me equivocado na acentuação, mas eu com o meu luthier daqui de Curitiba que têm praticamente 30 anos de mercado usa esse termo, Calibre de cordas, e talvez eu tenha aprendido com ele a falar com o "a" acentuado, talvez por uma questão fonética. enfim, de fato esse é um equívoco mesmo e concordo com os amigos foristas.

Porém o termo "calibre" é usado sim para nomear a espessura, gauge, enfim, das cordas, vejam esses links:

Página da própria Elixir:
https://www.elixirstrings.com.br/dicas-para-musicos/trocando-de-calibr e-de-cordas

Blog "casos de rock'n'roll"
https://casosderocknroll.com/2016/07/06/os-mitos-sobre-o-calibre-das-c ordas-de-guitarra/

Video do próprio Cifra Club:
https://www.youtube.com/watch?v=LmL2xtTfPzk

Site da Santo Angelo abordando o tema também com o mesmo termo:
http://blog.santoangelo.com.br/calibre-das-cordas-para-que-servem/

E como citei no video uma enorme quantidade de informações de revistas GuitarPlayers onde luthiers renomados, técnicos, artistas citam o mesmo termo.

Obrigado e continuem comentando

Abraços

riveso
Veterano
# nov/17
· votar


Uma coisa interessante é experimentar instrumentos com braços mais curtos, os violões Fender, ou Martin tem a escala mais curta podendo utilizar cordas mais grossas e dar mais peso sonoro e com boa tocabilidade, diferente dos chineses.

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


riveso
Sim, existem muitas possibilidades de timbres e sons diferentes, e o mais legal que isso tudo é acessível a nós brasileiros nos dias de hoje, apesar de ser caro mas já é uma realidade ter acesso a essa diversidade de equipamentos, muito mais do que a 20 anos atrás :)

Amago
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: Amago
· votar


Muito legal o video! Uso cordas 0.9 na guitarra, e 0.10 no violão, no violão nylon uso cordas tensão pesada, na viola caipira, uso cordas cebolão Re, que acho que são mais pesadas que cebolão Mi. E o que acho mas confortável para mim rsrs

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


MatheusMX
Massa, de fato o que mais importa é a execução e a música que sai!!! :)
Paul.Gilbert
Com certeza a liga muda bastante, cordas de nickel são as minhas preferidas heheheh

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


LeandroP
Como citei acima nos links o termo calibre é correto sendo que as marcas e fabricantes usam, veja o meu post acima. Apenas me equivoquei na acentuação como expliquei acima. Valeu por comentar ;)

Luke Strat
Veterano
# nov/17
· votar


Buja
heheh valeu :)
EduJazz
Valeu :)
xubaca
Calibre :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Video sobre Cálibre de Cordas! Minha opinião :)