Dúvida sobre calibre das cordas

    Autor Mensagem
    Sasori
    Veterano
    # set/09


    Eu estorei a corda A do meu encordoamento 0,11, eu posso coloca um E de encordoamento 0,9 no lugar da A pra da uma improvisada até comprar otro encordoamento ou vai ter algum dano no braço se eu fizer isso???

    JowR
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Eu acho que na hora de afinar nao vai ficar legal.

    _Francis_
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Velho!!! Para de ser mão de vaca e compra outro jogo de cordas!!! Que falta de atenção com o instrumento...

    Sasori
    Veterano
    # set/09
    · votar


    _Francis_

    o orçamento ta apertado, vo te q espera um poco pra compra otro encordoamento

    ainda bem q eu tinha guardado o encordoamento 0.9 mas o problema é q eu uso afinação em drop C ai fica muito mole as cordas

    diego souza
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Tenho uma solução melhor!

    Dependendo de onde a corda quebrou dá para você reaproveitá-la (mas vai depender da quantidade de corda que sobrava na tarracha). É uma alternativa de emergência.

    É como o JowR disse, se você colocar uma corda de diâmetro diferente no lugar, na hora de afinar não vai ficar bom , já fiz isso e o resultado não é bom .

    O correto é fazer um sacrifício, juntar uma grana e colocar um encordoamento novo.

    LeandroP
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Sasori

    Qual o diâmetro da corda E de um encordoamento 0,09" ?

    Qual o diâmtero da corda A de um encordoamento 0,11" ?

    Na embalagem deve ter os diâmetros de todas as cordas. Veja a relação. Dependendo disso pode dar certo sim.

    buddy guy
    Veterano
    # set/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Sasori


    R: Não,não deve.Se não quer comprar um jogo novo,por conta de uma corda,procure nas lójas,que com certesa vc achará cordas avúlsas para comprar.Abraços e espero ter ajudado.ATT.

    Edit:O termo certo não seria não deve e sim não é o certo.Expressei-me maus !!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Sasori
    Primeiro: Corda não tem calibre, tem diâmetro. Calibre é medida interna e como corda não é cano, não pode ter calibre.
    Segundo: na minha opinião, não se trata apenas de uma comparação entre os diâmetros, como comentou nosso camarada LeandroPanucci, pois as cordas ficarão com uma afinação diferente, e portanto, uma tensão diferente daquela para qual foi projetada. Porém, não se trata de ser taxativo como foi nosso camarada buddy guy, pois os encordoamentos não seguem um padrão para sua composição, além de haver a possibilidade de se montar um encordoamento híbrido.
    O cuidado está em considerar o diâmetro da corda e a afinação em que ela permanecerá. Feito isso, deve-se comparar a tensão resultante com a tensão da corda normalmente utilizada. O ideal é que estas tensões sejam as mais próximas.
    Como se trata de uma situação provisória, não vejo porque não fazer tal substituição. Não vai ficar muito legal por dois motivos: primeiro porque a tensão não será a mesma e segundo porque a corda não terá o mesmo tempo de uso das outras e estes fatores alterarão o timbre do encordoamento. O ideal é estar sempre com o encordoamento considerando um conjunto e não unidades (cordas) separadas.

    LeandroPanucci
    buddy guy
    Amigos, desculpem citar seus nomes e não dirigir inicialmente o texto a vcs. O objetivo foi responder ao nosso camarada Sasori aproveitando o "gancho" de vcs.

    Valeu!!!

    buddy guy
    Veterano
    # set/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Penta_Blues

    Fala camarada Penta,boa tarde amigo.Ainda quando postei pensei que vc poderia dar uns toks nessa ai,pois já tinha visto vc falar algo sobre "calíbre" de cordas em algúns de seus posts.Eu fui mais pelo lado bom senso e tals,por isso não aconselhei ele fazer o que ele neste tópic perguntou.Esse lance das hibridas eu desconhecia.Vivendo e aprendendo,né? Forte abraço,amigo !!!!!!

    buddy guy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Penta_Blues

    E por falar em CALÍBRE,o nóbre coléga Penta,tá devendo um bom vidêo de blues seu aqui para galéra aqui do FCC heim?(Blues e de grosso calíbre....rsrsrs) Estamos no aguardo,forte abraço !!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    buddy guy
    Na verdade eu acho que sob determinado ponto-de-vista, tanto vc quanto o Panucci têm razão. E veja como é bacana isso:
    Apesar de serem opiniões divergentes, ambos estão de certa forma certos!
    Como? Explico: se vc está numa situação em que o improviso se faz necessário, nada mais interessante que seguir a dica do LeandroPanucci, já que a "massa" das cordas seria a mesma; mas numa situação mais permanente, a sua dica seria mais interessante por conta daqueles fatores que enumerei em meu post anterior. É como se o problema fosse enxergado por ângulos diferentes, o que enriquece muito mais a quem lê do que se fosse abordado apenas um aspecto da questão.
    Dependendo de onde vc está, enxergaria o Arco-Íris com as cores amarela e laranja, por exemplo, mas eu veria melhor o verde e o violeta, mas ainda assim estaríamos certos sobre o mesmo assunto, não é não?! Essa é a graça do Fórum. Todos ganhamos! Pelo menos quem sabe aproveitar...rs
    Valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    buddy guy
    tá devendo um bom vidêo de blues seu aqui para galéra aqui do FCC heim?(Blues e de grosso calíbre....rsrsrs)
    Camarada...
    Vou confessar uma coisa, mas não pode sair daqui: quando o assunto é encordoamento sou "quase mocinha", pois uso 010. E confesso mais: uma de minhas guitarras tá com 009. De grosso só se for a voz mesmo...rsrsrs
    Valeu!!!

    Ant--
    Veterano
    # set/09
    · votar


    A corda A de um encordoamento 0.011 é 0.036.. a E de um 0.009 é 0.040.
    Portanto não dá.
    A E de um encordoamento 0.008 chegaria perto (0.038) mas mesmo assim ainda ficaria acima.
    Eu só usaria em último caso.

    londrer
    Veterano
    # set/09 · Editado por: londrer
    · votar


    vc usa Drop C (C-G-C-F-A-d) com 0,11?

    O.o

    eu uso 0,11 pra afinação normal, quando eu usava afinação 1 tom abaixo (D-G-C-F-A-d) colocava uma 0,13...
    A corda fica boa, e como não fica tão mole define mais e da mais peso. Eu aconselho. (Acho q pra estar usando Drop C é pra ter peso ahahha)

    Mas então... sobre a E .09 acho q da sim... c vc precisa quebrar um galho, não vai foder o braço da guitarra não rlx

    ^^

    buddy guy
    Veterano
    # set/09 · Editado por: buddy guy
    · votar


    Penta_Blues

    Boa tarde!!!

    buddy guy
    tá devendo um bom vidêo de blues seu aqui para galéra aqui do FCC heim?(Blues e de grosso calíbre....rsrsrs)
    Camarada...
    Vou confessar uma coisa, mas não pode sair daqui: quando o assunto é encordoamento sou "quase mocinha", pois uso 010. E confesso mais: uma de minhas guitarras tá com 009. De grosso só se for a voz mesmo...rsrsrs
    Valeu!!!



    Hahaha...legal,legal Penta.Bacana,este lance de expessura de encordoamento é muito peculiar,vai de gosto e necessidade de cada um mesmo.Eu particularmente uso 011.Pelo fato de ser um encordoamento mais resistente.É quE eu tenho a "patinha" meio pesada,se eu usar cordas mais leves,não tem cordas que chegem.Mas oh só,ainda assim tú continua devendo o vidêo de Blues,ok? E neste seu caso, espessura das cordas é méro detalhe.Vamos continuar na espera do vidêo de blues,hehehe....

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Ant--
    A corda A de um encordoamento 0.011 é 0.036.. a E de um 0.009 é 0.040.
    Portanto não dá.

    No encordoamento da D'Addario EKXL120 Super Light Tremolo 9-42 a corda "E" tem 042, mesmo diâmetro da corda "A" no encordoamento EXL116 Medium Top / Heavy Bottom 11-52 da mesma marca. Portanto, se considerarmos apenas o diâmetro, dá pra ser usada.

    buddy guy
    Cara, um amigo meu tem uma Banda chamada NHS (Na Hora Sai) e já me convidou pra uma Jam no dia em que ele tocar. Furei com ele em várias oportunidades, mas quando ele voltar de viagem, vou aceitar o convite e, como eles gravam a apresentação, vou pedir pra que eles me autorizem postar por aqui. Fico devendo!...rs

    Valeu!!!

    buddy guy
    Veterano
    # set/09
    · votar


    Penta_Blues
    buddy guy
    Cara, um amigo meu tem uma Banda chamada NHS (Na Hora Sai) e já me convidou pra uma Jam no dia em que ele tocar. Furei com ele em várias oportunidades, mas quando ele voltar de viagem, vou aceitar o convite e, como eles gravam a apresentação, vou pedir pra que eles me autorizem postar por aqui. Fico devendo!...rs

    Valeu!!!


    OH,bacana mesmo Penta.Na Hora Sai,legal.Vamos ficar no aguardo dessa Jam e também de vósso vidêo de blues.Tenho certesa que será algo bem legal,a galéra reunida daí com a galéra daqui assistindo e vendo vcs daí "quebrando tudo".Vamos ficar no aguardo hehehe.....Forte abraço !!!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre calibre das cordas