captador strato posicao 2 e 4 mais volume.

    Autor Mensagem
    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17


    Pessoal.

    Tenho notado que na minha strato as posicoes 2 e 4 tem ficado mais altas que 1,3 e 5. o que pode ser isso?

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    Tem uma possibilidade de os captadores estarem em serie nessas posições ao invés de paralelo, a diferença de volume é gritante?

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Tem uma possibilidade de os captadores estarem em serie nessas posições ao invés de paralelo, a diferença de volume é gritante?


    Nao é tao gritante.. tentei diminuir o cap do meio, mas ai eu ligo na posicao 4 e fica mais alto que o da ponte, e olha que o da ponte ja ta bem alto. é uma squier standard.. notei que na posicao 2 e 4 o volume fica mais ate q da 5 que é o cap ponte sozinho.

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    Essa squier esta original com os captadores de fabrica?
    Acho qhe convém acertar a altura dos captadores

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Essa squier esta original com os captadores de fabrica?
    Acho qhe convém acertar a altura dos captadores


    original tudo certinho.

    qual altura seria? o do meio ja ta baixo e o da ponte mais elevado. o do braço na mesma altura do do meio.

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    Tenta fazer um teste com 4 ou 5 milimetros da corda todos eles.

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    todos no mesmo volume ne Tenta fazer um teste com 4 ou 5 milimetros da corda todos eles.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    Bruno, quando vc ativa as posições 2 e 4, os singles se unem e formam um humbucker(dois singles ligados ao mesmo tempo). Não é impossível nivelar os volumes, mas isso nunca vai acontecer deixando os caps na mesma altura.

    Particularmente, eu gosto desse salto de volume, ele é útil para solos e transições durante as músicas.

    Além disso, o botão de volume não existe atoa, conforme desenvolve sua técnica vc deve ir aprendendo a mexer nos botões de volume e tom constantemente para chegar ao timbre adequado daquela determinada passagem da música...

    Alex guitar man
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Paul.Gilbert

    Quando vc liga na strato as posições 4 e 2 vc faz um humbucker sim, mas em paralelo, o volume de saida não é maior pelo que sei, todas stratos que toquei nunca foi maior e sim mais fraco, faria sentido se estiver ligando em serie, que foi o que eu disse na primeira postagem, mas isso não é ligação padrão de fábrica.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Duas fontes em paralelo, fornecendo tensões diferentes resulta em que? Quem quiser tá no link abaixo, a resposta do que acontece... " Apenas " resolver a fórmula, com valores hipotéticos. rsrs

    www.ufrgs.br/eng04030/Aulas/teoria/cap_04/assocfon.htm

    Meu sinal é comprimido seja pela distorção e/ou, compressão quando no limpo, essa diferença se existe, eu não noto.

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Duas fontes em paralelo, fornecendo tensões diferentes resulta em que? Quem quiser tá no link abaixo, a resposta do que acontece... " Apenas " resolver a fórmula, com valores hipotéticos. rsrs


    Notei que na lespaul que possuo, quando uso a chave dos caps no meio, tenho som levemente mais alto e mais brilhante.. no cap da ponte, ganho em medios, sujeira , porem perco levemente volume..
    Com a strato tbm estou tendo esse probleminha como disse no topico.

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Além disso, o botão de volume não existe atoa, conforme desenvolve sua técnica vc deve ir aprendendo a mexer nos botões de volume e tom constantemente para chegar ao timbre adequado daquela determinada passagem da música...

    Gostei da sua resposta, mano.

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Quando vc liga na strato as posições 4 e 2 vc faz um humbucker sim, mas em paralelo, o volume de saida não é maior pelo que sei, todas stratos que toquei nunca foi maior e sim mais fraco, faria sentido se estiver ligando em serie, que foi o que eu disse na primeira postagem, mas isso não é ligação padrão de fábrica.

    A guitarra está nova, provavelmente veio de fabrica assim, pois assim que peguei, levei para fazer uma regulagem basica e nada de parte eletrica foi mexido. pode haver diferença de um amp para outro?

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    Cara, pode haver, pois dependendo da regulagem do amp ele ressalta determinadas frequências... Se ele estiver super agudo e o captador do braço privilegiar os médio graves, vai parecer que ele está mais baixo que o da ponte, mesmo com a altura certinha. Mas normalmente nada tão gritante.

    Sempre que eu regulo algo, prefiro usar os amps FLAT.

    A Altura da captação é gosto... mas uma dica:

    1 - Pluga sua Guitar no amp com todos os controles em "5" e esteja com uma chave philips na mão...
    2 - Com cuidado, deita ela no seu colo ou apoia em uma mesa protegida com um pano.
    3 - Use a chave com cuidado e nivele os captadores igualmente, com cerca de uma moeda de 50 centavos de distância das cordas...
    4 - Comece a testar, tocando as cordas soltas e mudando as posições da chave, como cada captador interage com o volume...
    5 - Faça a regulagem que te agradar, muitas vezes formará uma escadinha, sendo o do braço um pouco mais alto até chegar na ponte que fica o mais baixo de todos.
    6- Nunca deixe os caps muito altos, pois as cordas podem bater nos polos e gerar estalos. Nunca abaixe demais, pois se a mola dos parafusos soltar, vc pode ter que abrir a guitarra para prender de volta... E é um trabalhinho chato.

    Não quero vomitar informação na sua cabeça, mas cada captador é engenhado de forma diferente. Os genérico normalmente não se preocupam em estagiar polos e compensar saídas, como fazem as marcas de respeito no mercado.

    Outro fator, é que as cordas vibram em frequências diferentes em cada região da guitarra. Alguns fabricantes, como a FENDER, se preocupam em compensar isto, deixando o captador da ponte mais "sensível" pois nesta região as cordas ficam "mais esticadas" e vibram "menos".

    Os chineses já não tem essa preocupação muitas vezes, e isso pode contribuir para gerar esses saltos estranhos de volume.

    Outra dica, se vc ouvir um pouco do som do Steve Morse, vai descobrir que ele fez, propositalmente captadores com ganhos bem distintos para que o volume mude agressivamente quando se mudam as posições.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17
    · votar




    Nesse vídeo, ele aborda as diferenças de espessura das cordas também, acho que vale a pena para entender como regular bem.

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj
    Notei que na lespaul que possuo, quando uso a chave dos caps no meio, tenho som levemente mais alto e mais brilhante

    Tem muitas variáveis na jogada, é difícil deduzir tudo. Começa que são captadores diferentes, em posições diferente, e é preciso encarar isso.

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Faça a regulagem que te agradar, muitas vezes formará uma escadinha, sendo o do braço um pouco mais alto até chegar na ponte que fica o mais baixo de todos.

    Não seria o contrario?

    Andei vendo uns videos sobre essa questao dos caps. Vou fazer essa regulagem com a moeda. Seria a medida da moeda com as cordas apertadas no ultimo traste ne?

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Os polos dos caps dessa guitarra seguem um padrao em cada captador

    _ _ - -_ _ ------ mais ou menos assim.

    Buja
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj
    Faça a regulagem que te agradar, muitas vezes formará uma escadinha, sendo o do braço um pouco mais alto até chegar na ponte que fica o mais baixo de todos.

    Não seria o contrario?


    Isso é gosto pessoal completo.
    A minha strato fica excelente fazendo essa escadinha, braço mais alto que a ponte. Justamente porque gosto do som com punch no braco, e nao tao cortante na ponte. Fica equibibrado pra mim assim. No meio o cap nao fica nem baixo nem alto. Na verdade, ele sozinho nao tem som de nada. Serve apenas para colorir de forma especial as posicoes 2 e 4.

    Mas normalmente voce vai ver o contrario, ponte mais alta que braço.
    Gente que gosta de som macio no braço e cortante na ponte, pra solar.
    Les pauls entao, se ve muito disso.

    Mas nao tem regra nao.

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    É comum fazer assim.

    Não seria o contrario?

    Depende de cada um... de cada captador, de cada espessura de cordas, o legal é testar e encontrar o que soa melhor para ti.

    Minha Strato está com o braço mais alto e assim sucessivamente, pois o ganho dele é o mais baixo de todos. Os meus caps também estão um pouco inclinados para o lado das cordas primas. É assim que eu gosto.

    Eu estou tentando não ser definitivo sobre como deve ficar, pois, por mais que as pessoas digam que existe alguma fórmula padrão, na realidade quando se fala em timbres, isso é muito pessoal.

    E não tem segredo, se vc nivelar todos os caps e for testando a partir daí, uma hora vc encontra o ideal. Até pq não tem nada de mal que possa acontecer com a guitarra se tudo for feito com um cuidado mínimo...

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj
    Os polos dos caps dessa guitarra seguem um padrao em cada captador

    Isso são polos estagiados. Eu tenho parafusos para os meus singles, e fiquei quase um ano com eles intactos um dia deu na telha de mexer... E caraca, altera muito a sonoridade! 1/8 de volta já é bem notável a diferença. Fiz de ouvido, como se estivesse equalizando o som num eq de 6 vias... O do braço que estava me descontentando, levei um bom tempo para achar o meu som... E nos A/B com gravação eu vi quanto melhor ficou.

    bruno313rj
    Membro Novato
    # set/17
    · votar


    Isso são polos estagiados.

    os meus nao tem parafusos, ficam daquele jeito ne.. é um padrao.. será q nao altera na altura das cordas? a terceira e a quarta sempre vao ficar mais altas .

    Ismah
    Veterano
    # set/17
    · votar


    Bem, pergunta para a Fender, que lançou isso a meio século atrás... rs

    Paul.Gilbert
    Veterano
    # set/17
    · votar


    bruno313rj

    Essa configuração de polos serve para compensar a espessura(falta de) e o tencionamento das cordas que normalmente ficam com menos volume e não deve se preocupar em relação a isto.

    Como o amigo Ismah disse, a Fender projetou com muito estudo, para este fim.

    Do mais, volto a dizer para usar uma chave philips e os ouvidos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a captador strato posicao 2 e 4 mais volume.