Quando você descobre um lugar onde andam "falsificando" guitarras

Autor Mensagem
MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Nao sei se headstock ta liberado (a fender deve ficar renovando isso),
mas pela quantidade de corpos strat vendendo em grandes e renomadas empresas (warmoth é um exemplo), acho que formado de corpo ta liberado.


Vendem porque são licenciados pela Fender. Tanto que vem marcado "LIC. BY FENDER"
Mas quanto ao formato do corpo eu realmente não sei como está atualmente. Eles já andaram exigindo de outras marcas que modificassem o design, pelo menos minimamente.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


moisesbodani
Ue, um camarada aqui é louco pra comprar um guita.
Ja tocou em banda no passado, mas vendeu tudo pra casar.
Hoje ganha 5 pau por mes, tem casa propria, tem carro proprio bom, quitado, tem moto quitada, viaja pra todo lado, e nao compra a merda da guitarra.

Eu montei minha strato com mil e pouco e uma tele com mil e pouco tambem.
Sabe o que ele diz?! Que nao compra porque PRS é 10 mil.

Eu digo...uai se voce gosta tanto porque nao compra uma Tagima, um Cort?!
Ele diz: porque nao presta.

Uai...nessa de nao presta eu to com minhas duas guitas que prestam pra caramba, vou montar uma terceira com as sobras da primeira, capaz de eu vender ela ainda e dar entrada numa lespa.

E ele la....nao compro porque so PRS que presta, e PRS custa 10 mil.

Vai ficar tocando air guitar a vida toda.

NeoRamza
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Em tese, eu posso ser processado por usar uma camiseta de banda, que não foi comprada em loja oficial...

Não, não pode. Usar produto falsificado não é crime. O crime é fabricar ou vender.

Mas com toda certeza, se ficar famoso ao usar uma falsa Mormaii da vida (mesmo não surfando rs), vou ter problemas...

O slash tem 3 Gibson falsificadas e nem por isso teve problema, muito pelo contrário.

MatheusMX
Na verdade mesmo, se for seguir à risca, no caso da Fender, nem utilizar o formato do corpo e do headstock da Stratocaster sem autorização deles é permitido.

É permitido sim usar o formato todo idêntico, desde que não tenha a marca em si. A legislação da maioria dos países permite isso. Até onde eu sei os EUA são o único país que não permite, porque a lei de patentes por lá é bem diferenciada.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


Buja
NeoRamza
Fiz uma pesquisa rápida, e parece que desde 2009 está liberado usar o design do corpo. Mas do headstock, parece que não.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


MatheusMX
O design da "mão" da Fender é protegido.
Abç

Buja
Veterano
# set/17
· votar


MatheusMX
Imaginei.
Mas convenhamos, formato de headstock nao import tanto, é so design mesmo, mas quando a gente pega uma teleca meio torta, parecendo que ta em italico, é muito estranho visualmente.


Nada contra quem tem, mas me da uma agonia, um TOC, quando vejo essas tagimas, nossa que aflição:

https://http2.mlstatic.com/guitarra-telecaster-tagima-t-850-serie-800- brasil-cores-D_NQ_NP_22419-MLB20230741122_012015-F.jpg

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Mestre...já te pediram que fazer alguma fenderização qualquer, seja em instrumento fabricado do zero, ou do proprio cliente?

NeoRamza
Veterano
# set/17 · Editado por: NeoRamza
· votar


Pior que eu sei de luthier que faz réplicas, e se você pedir o logo da Gibson/Fender ele coloca sem exitar. Aí é pior ainda né, pois o cara fabrica com qualidade muito superior a da China. O comprador compra sabendo, mas depois esse cara revende enganando.


Outra coisa que eu nunca compro é guitarra sem case, que originalmente vem com case de fábrica. Sempre fico com a impressão de que a é guitarra roubada. Mas aí é outro assunto né...

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Pior que é ne. Bem falado.

Joseph Conrad
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja

O Brasil é um país tão do contrário que o nível de aborrecimento que você teria como denunciante seria muito maior do que o do meliante citado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Mestre...já te pediram que fazer alguma fenderização qualquer, seja em instrumento fabricado do zero, ou do proprio cliente?
Sim, já fizeram essa besteira.
Não apenas recusei na hora como expliquei ao elemento que sou luthier (e professor), e não falsário...
Abç

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


moisesbodani

Imagem e status contam muito... Honestamente, a logo Marshall, Fender, e Gibson, dentro do universo rock, de meros mortais sem carreira de sucesso, é deveras importante...

moisesbodani
Membro Novato
# set/17 · Editado por: moisesbodani
· votar


Buja

Complicado.. Hoje eu tenho bons instrumentos, mas já tive muita porcaria também. Nunca deixei de tocar, me divertir, pesquisar sobre equipamento, etc. Vejo o padrão de que ninguém mais quer começar com guitarra de iniciante. Enquanto isso, tenho PRS Usa, Fender e estou doido pra comprar uma Tagima Jazzmaster daquela série Woodstock, pra brincar em casa. Enquanto o menino que citei lá da igreja que tem a condor strato quer dizer que meu equipamento não presta. rs rs...

Ismah
Imagem e status contam muito... Honestamente, a logo Marshall, Fender, e Gibson, dentro do universo rock, de meros mortais sem carreira de sucesso, é deveras importante...

Infelizmente, é a realidade. Como dito acima, já tive muito instrumento ruim e sei o quanto ter um instrumento bem construído, de madeira boa e com hardware top fazem a diferença, mas não há como comparar os instrumentos de entrada atuais com os instrumentos de entrada de 10-15 anos atrás. Hoje, são bonitos, com captadores razoáveis, tarrachas que permitem que a guitarra passe um tempo afinada, existem pedais de baixo custo honestos, pedaleiras baratas com boas simulações, amplificadores de estudo bem construídos... Mas ainda está enraizado que só a marca x ou a marca y prestam ou que equipamento só presta a partir do valor X.

Isso é tão bizarro, que um dia, um outro rapaz da igreja veio falar comigo e a primeira coisa que ele falou sobre a guitarra dele, foi o preço. "O site mandou uma guitarra errada, eu tinha pago R$1500, aí devolvi e eles me mandaram uma de R$1700!". Eu perguntei qual era a guitarra em questão, se ele gostava, se era confortável, se era bonita... Ele só repetia que "ganhou" R$200.

DuBarzinho
Membro Novato
# set/17
· votar


Parece que a relação entre Tunar uma guitarra mediana ou comprar uma melhor está ganhando um novo parâmetro para analise, agora você precisa analisar o risco de comprar uma falsificação. Se bem que isso deve ser antigo e eu é que devo começar a pensar nisso agora.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# set/17
· votar


Sacanagem bagaray...

Buja
Veterano
# set/17
· votar


DuBarzinho
Hoje em dia nao acho mais tunar guitarra uma coisa muito vantajosa nao.

As guitarras que andei pegando ultimamente já estão vindos de fabrica numa configuracao que eu as tunaria uns tempos atras.
Muito das guitarrinhas mais basicas ja vem com uns specs bonzinhos, captadores legaiszinhos, ferragens ok, acabamento muito bons.

Hoje vejo 3 caminhos pra quem quer uma guitarra excelente:
Montar uma do zero, com seus specs dos sonhos (sabendo o que ta fazendo).
Comprar uma NOVA.
Mandar fazer uma com luthier bom.

Nao acho muita vantagem hoje comprar uma guitarra mais barata e super tunar ela nao. A nao ser que seja o desejo do dono mesmo.
Mas nao vejo a vantagem incrivel nisso nao.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Vantagem é relativa... Eu ainda to tentando administrar a ideia com a minha LP... Eu to com dificuldade de me entender com ela, mas ainda não sei o que possa ser...

JJJ
Veterano
# set/17
· votar


Buja
Nada contra possuidores de apple, mas 80% dos users é isso ai, aparência.

Cara, vou ter que discordar de você...

Já lido com Apple há muito, muito tempo, mas muito tempo mesmo (praticamente desde a fundação... rs). De modo geral, são coisas melhores, sim. Ainda mais pra nós que mexemos com "multimídia".

E já que tu também é garoto de programa... Lembro de um artigo uma vez que comparava "versões" de linguagens de programação. Não lembro qual a linguagem, mas vamos chutar que fosse, sei lá, "LISP", por exemplo.

O texto dizia algo assim: "existem 10 LISPs para PC IBM e só 1 pra Mac. O do Mac ganha de todos eles...".

Ah, e não me venham com essa porra de fanboy... não pago pau pra ninguém não. É uma comparação totalmente desapaixonada. Tenho Android também, uso Windows, etc... Mas, de modo geral, quando tem algo Apple, a coisa é melhor, sim.

MMI
Veterano
# set/17
· votar


O pouco que eu sei do dia a dia de luthiers, é fato comum alguém pedir para botar um nome diferente no head. Acontece mesmo.

Ok, alguns podem se indignar, querer denunciar, fazer barulho e tal. Não tiro a razão. ë sim uma contravenção, um cara lucrando no sucesso de uma empresa e pegando desavisados - ao que tudo indica, ninguém aqui.

Por outro lado... Vivemos num mundo que é assim. Falsificação? Tem roupa, vestuário em geral, pilha, microfone, capa de celular... Eu conversava recentemente com um promotor de Justiça sobre limite do bem e do mal, crime... Ele inclusive comentou que nunca levou adiante denúncia de CD e DVD pirata, porque muita gente tem, mas que é interpretação da lei e bastante discutível. Falei de Windows/Office pirata, que me disseram que até a Justiça chega a usar (ouvi dizer -?). Sem falar de jogo do bicho, tráfico, políticos corruptos e violência, que esta semana mataram um cara aqui na minha rua por reagir a assalto. Me pergunto o que deixa o pessoal tão indignado assim um logo da Fender... Um papo de filosofia de boteco, mas me deixa curioso.

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


JJJ
O texto dizia algo assim: "existem 10 LISPs para PC IBM e só 1 pra Mac. O do Mac ganha de todos eles...".


Sim é verdade. Concordo com que o voce diz.
Inclusive agora mesmo to com Macbook aberto no Xcode fazendo uma compilação para Ios e applewatch.

Sim, tenho apples em casa, lido diariamente com isso, tanto como user quando como desenvolvedor.

Mas voce faz parte dos 20% que utilizam pela real vantagem, pela estabilidade, pela seguranca e desempenho que oferece.

De fato mano, eu pago pau pra apple mesmo. Eles sao phoda.
Eu como desenvolvedor consigo lancar a versão 2.2.0 do app android agora, neste momento, e em no maximo 2 horas, seu aparelho atualiza.
Se eu for fazer isso pra apple agora, nao consigo de dar certeza que voce vai ter essa versao 2.2.0 em 5 dias.

Normalmente o prazo que vou para atualizacao de app é de 15 dias.
Porque a apple é um porre pra validar versoes. Voce tem que conversar com eles quase que pessoalmente. Depois te falo o passo a passo para lancar versao.

Tudo isso para garantir uma versao estável, perfeita, segura, lisinha, rapida, fluente, intuitiva e bem simples. Boiolou? A apple chuta fora, e sim, ja passei muito por isso...affff


Mas mano.
80% dos users tem apple por tem uma maça atras.
Esses mesmos tem dolce & gabbana por causa da marca.
Nao botam adidas no pé porque nike é nike!
Nao tomam pepsi, porque pepsi nao é coca.

Se eu contar o que vejo na minha area e nos arredores aqui, vou encher o post, fica cansativo de ler.

Mas semana passada a amiga da minha esposa, tinha um 6s, e andava desfilando por ai, até que, logico, evidentemente, foi assaltada.
Essa ganha 800 reais por mes, com divida até na fuça.
Dissemos a ela...compre um samsung S alguma coisa, de 400-500 reais, so pra nao ficar sem. Mais pra frente voce compra o que gostar.
Nao ela nao aceitou a humilhação de passar 2 dias andando com um celular android na mao.
Pegou 3 cartoes de credito emprestado (1 da mae, outro do pai divorciado, outro da tia), correu pra loja da fast, e comprou outro ihpone, dessa vez 7 plus.
Saiu de la, sem seguro, sem capinha, nem merda nenhuma, so com um celularzao APPLE na mao, sorrindo e dizendo...aiii nao guento ver esse motobosta na minha frente.


Entende cara?! Voce nao é 80%. Ela e mais um bilhao de idiotas, sao! Inclusive um tanto de desenvolvedores retardados.

victorhugorleite
Membro Novato
# set/17
· votar


Entende cara?!
Trocando em miúdos, Marx profetizou a 'ode a mercadoria'. O fetiche de mercadoria é perigoso...

moisesbodani
Membro Novato
# set/17
· votar


JJJ

Devo concordar com o Buja. Também sou usuário Apple. Comecei nos iPods e passei para o iPhone, principalmente, na época, pela parte musical mesmo. Queria um celular com boa capacidade pra músicas e que fosse seguro, tranquilo de usar. Fazia algumas gravações caseiras e depois de penar com notebooks diversos, acabei pegando um Macbook Pro. Mas o fato disso acontecer, ou do estúdio de um amigo ter um Mac, não anula o fato de que muita gente usa produtos Apple por puramente entender que isso agrega algum tipo de valor.

Ainda na graduação, tive o seguinte diálogo:

Colega - Rapaz, comprei o iPhone 4S. Top demais, lançou agora. Qual é esse seu?
Eu - É o 4 mesmo, não vi necessidade de trocar ainda! Mas o 4S é legal.
Colega - O que importa é essa maçã aqui no fundo. As mulheres piram e os caras ficam loucos.
Eu - Entendi...

Isso no início de 2012. Daí você tira... Muita gente pensa assim e não "ah, o sistema é mais estável, posso trabalhar melhor", "o player de música é muito bom, a qualidade sonora realmente faz diferença" ou qualquer coisa do tipo.

Eu nunca vi uma menina gostar de um cara em decorrência do celular, tampouco vi meninos se preocupando porque outro cara tem um iPhone da vida, entretanto, isso no meu meio social, com as pessoas que convivo, mas sei que, de certa forma, isso acontece em algumas esferas da sociedade, ou então não haveriam tantas réplicas vendendo como água.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


moisesbodani
mas sei que, de certa forma, isso acontece em algumas esferas da sociedade
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/10/17/jovens-pagam -ate-r-170-por-aluguel-de-iphone-para-ostentar-na-balada.htm

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Tem meios sociais onde rola até preconceito. Preconceito mesmo, exclusao.
cara chega de android la, é pior do que ter chegado doente.

Eu mesmo senti isso certa vez, fiquei meio desconcertado.
Fui no barzinho outro dia com a patroa, chegando la, entre o pessoal que tava la (muitos eu nao conhecia), pessoal nao sei porque coloca celular, carteira e chave de carro em cima da mesa.

Todos fizeram isso, e eu acabei fazendo tambem. Botei meu Moto G 1ª geração na mesa, minha chave fiat e minha carteira com meu cartao de debito bradesco.

Cara, fiquei com vergonha. Pessoa colocava na mesa com todo orgulho do mundo chave de honda, de hyundai... Tudo chave canivete.
Celular, SO APPLE....SOOO APPLE.
Na hora de pagar, ouvi "que isso galera, passa no meu prime"
Outro, "nao sô, passa no meu gold, depois voces me passam....eu ganho milhas isso e aquilo pq é cartao sem limite"
Nunca vi uma mesa tao promissora a ser assaltada.

Fiquei com vergonha. Percebi que minha mulher tambem. Confesso que fiquei um pouco triste por ela, me sentindo meio pobre no meio da galera universitaria pub, todos contando vantagem da suíca, da itália, de nova jersey.

Na hora de ir embora, eu ligando meu idea 08 todo feliz
(que é disparado o meu carro que ja tive na vida) e o pessoal saindo no minimo de civic 2015, hb20 sedan, tinha um fitin 500 tincochenko tb.

Cara, se eles devem até as calças, se papai que paga faculdade, se carro é da mamae, e cartão do papai, nao sei.
Sei que o status social mandou ali, e muito.

Saimos meio sem rumo, com um pensamento de que deveriamos ter feito mais na vida...galerinha de 22-23 anos tava humilhando a gente de 30.

Nao adianta....a merda da maça, do nike shox, da chave canivete, do cartao gold, da barba de barbershop, da viagem a nova iorque, manda, rege o mundo, da status, da sensacao de poder, humilha e desgraça a vida do resto.

Desculpem falar isso, mas foi o que senti (nao tem a ver com o titulo do topico).

Entao, eu que digo amigao, e digo sem medo.
80% (sendo bomzinho) usa essas merdas, sim, porque da status.

JJJ
Veterano
# set/17 · Editado por: JJJ
· votar


Buja
moisesbodani

Entendi o ponto. Mas isso é mais ou menos assim com tudo que é de marca, né? Inclusive guitarra, que é o motivo do tópico e assim voltamos o loop ao início. Pessoas são fascinadas por marcas, há muito tempo.

O mundo é assim, eu não encano muito.

Mas ainda bem que o Buja me colocou nos 20% que gostam pelos motivos certos... hehehehe

6Strings
Membro Novato
# set/17
· votar


"Status é comprar coisas que você nao quer, com o dinheiro que você nao tem, a fim de mostrar para gente que você nao gosta, uma pessoa que você nao é"

Autor: Gerardo Eustáquio

Curto essa definicao pra cacete. Quem se preocupa muito com status vira escravo, têm que chegar na mesa dos playba de chinelo de dedo e carteira de velcro mesmo....grande coisa! Por isso curto a vida no sítio, nao rola essas viadagens.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


JJJ
Entendi o ponto. Mas isso é mais ou menos assim com tudo que é de marca, né? Inclusive guitarra!


Bem verdade.
Quando voce ve um cara pegando uma strinberg e debulhando bem pra caramba, a gente até espanta né. Ja vi até comentario assim.....nuuuuu o cara arrebentou numa strinberg.

Uai, se ele tivesse de gibson isso seria obrigatório?
E quem bate de strinberg, nao pode tocar bem nao?

Bicho, esse mundo é um preconceito dos inferno.

Outro comentario idiota que escutei outro dia, deu vontade de socar a boca do sujeito:
O cara desempregado, vira e me fala assim:
"To procurando qualquer coisa...pode ser até no sacolão mesmo.
Depois arrumo outro emprego decente".

Bicho, eu que nao tenho coragem de falar umas verdades nas caras de alguns. Mas é por isso que uma praga dessa fica em casa vendo netflix com o wifi do vizinho. Nao tem caráter pra olhar o agouceiro e dizer...cara...voce é um excelente profissional. Queria ser como voce, conhecer tao bem de carne, fazer cortes certos, saber atender tao bem o cliente, e sustentar minha familia assim.

Afff, hoje eu to pra botar os cachorro pra correr, kkkkk

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


6Strings
Por isso curto a vida no sítio, nao rola essas viadagens.

Ainda nao rola...mas vai rolar.
Na roça da terra da minha mãe, nego bota chapeu de dia pra capinar, e boné do mc zoia a noite, senao nao pega as minina na festa.

6Strings
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja

kkkkkkkk....chorei aqui

BaseGuitar
Veterano
# set/17
· votar


moisesbodani

Te mandei uma mensagem privada.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando você descobre um lugar onde andam "falsificando" guitarras