Colocar transdutor piezo em strato

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# set/17


A dúvida é simples: Funciona?

Se sim, como é o som?
E como fazer a ligação?
Captador -> chave onoffre -> jack?
Ou captador -> chave de 5 posicoes da strato (talvez desligando a cap do meio sozinho) -> jack?

Exprimam por obséquio.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Funciona, mas meio que a alavanca vai exercer um tremolo além do vibrato.

Sonoramente lembra um violão elétrico, e engana direitinho.

A ligações sugeridas são ambas válidas, cada uma com um resultado.
Se sacar fora o captador do meio isolado, vai precisar fazer isso com uma chave extra, ou desativar ele permanentemente. Aí vais perder as posições pares de tabela.
Eu faria uma chave extra, on-on-on para desligar os magnéticos, usar ambos, ou só o piezo.

Lembre do pré-amp! Se tem um pedal de booster, eu deixaria ele ligado, e era feliz.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Hmmm interessante...então deixa eu compilar pra ver se entendi:

MInha ideia era botar aquele captador em formato de disquinho, embaixo do escudo da strato, pelo lado de dentro.

Ou poderia botar aquele captador em formato de rastilho de violão, bem ao lado da ponte da strato, com o fiozinho entrando pra dentro do escudo.

A ligacao pensei assim:

Pelo que entendo porcamente mesmo de eletronica (quase nada), sei que ele deve de sair 2 fios: um para cada lado do jack.

Entao pensei em mandar esse 1 desses fios do jack para a posicao 3 da guitarra (no lugar da entrada do cap do meio), inutilizando somente o captador do meio, quando está na posicao 3 "só meio".
Posicoes 2 e 4 (braco-meio e meio-ponte) funcionariam normalmente, tanto porque é disparado as posicoes que mais uso.

Dai eu teria assim

Posicao 1: Braço
Posicao 2: Braço-Meio
Posicao 3: PIEZO
Posicao 4: Meio-Ponte
Posicao 5: Ponte

Quanto ao pre-amp, imaginei que precisaria, mas minha ideia nao era usado a principio, porque ai teria que enfiar um pre-amp tipo fishman na guitarra, furar o escudo pra por os controles de EQ, enfiar uma bateria na barriga da guita...ai ja nao valeria.

Mas imagino que deva existir algum pre-amp que funcione apenas com um potenciometro. Dai poderia colocar esse potenciometro no lugar de um dos pots de tone da guitarra.
Nao desconfiguraria a guita.

MMI
Veterano
# set/17
· votar


Buja

Sua ideia de usar a chave não é impossível, mas não é muito legal... Apesar de não ser exatamente o que você pensa em instalar, no site da Graphtech GHOST explicam as possibilidades.

O que eu sugiro é um plug estéreo, uma chavinha de 3 posições (magnéticos - blend - piezo) e pelo menos um push-pull para controlar o piezo. Eu já gravei uns sons com uma PRS Hollowbody II com piezo, que acho que não difere tanto de uma guitarra sólida com piezo, pelo menos não fica tão longe.

Só o piezo

piezo com pedal Fishman Aura

Os dois.

MatheusMX
Veterano
# set/17
· votar


MMI
Eu já gravei uns sons com uma PRS Hollowbody II

Aliás, show de bola essa guitarra!
Estou pensando em me desfazer de uma Custom 22 pra pegar uma dessa!

Buja
Veterano
# set/17
· votar


MMI
Só o piezo
Nem prestei atenção se era piezo ou nao.
So curti a bossa de boa.

Bom, mas pensando na parte tecnica:
Achei bem convicente o som do piezo. Massss, voce colocou ja numa hollowbody né? Nao sei como seria numa guita de corpo solido.

piezo com pedal Fishman Aura
Indiscutivelmente o som fica bem aviolionizado. Os agudos aparecem e as cordas realmente parecem soar como num violao mesmo.
Mas como seria esse "só o piezo", com o acoustic simulator da minha zoombido g1 ou qualquer outra? Faz ideia?

Os dois.
Esse ai ficou o melhor de dois mundos. Graves e agudos.
O estereo me confundiu um pouquinho. Mas pareceu que o piezo com aura estava na esquerda, e so o piezo na direita. O violao mais 'real' estava na esquerda. Se for, pra base de comparacao, realmente o Aura faz diferença, e muita.

Sobre o Graphtech GHOST, eu tenho que ler com mais calma.
Mas vi algumas ligações interessantes, com chave piezo + pre-amp + piezo e capts juntos.
Parece que teria que trocar a ponte da strato tambem ne, pra uma ponte com os saddles/captadores piezo.
Alem do esquema ainda ter saida midi.
Loucura total, mas acho que o $$$$ tambem acompanha o que é oferecido.

Bom, minha indeia era fazer a guita ter som de violao 'convincente apenas', com o minimo de intervencoes, furos, trocas de componentes, e que nao desconfigure ela muito.

Vi uma opcao legal nesse manual:

Circuito normal da guita + chave OnOff do piezo + troca do pot de tone pra pot de volume do piezo + saida estereo.
Simples e funcional. É uma possibilidade. Investimento que talvez valha a pena.

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


O quema melhorzinho que seria pra mim seria abrir mao de 1 pot de tone, pra ter pot de volume do piezo, ou "tone" do piezo e volume do piezo sendo controlado tambem pelo volume da guitarra.
Tambem abriria mao da posicao do captador do meio apenas, para ser piezo apenas.
Por que disso:
Quase sem mudanca na strato (furar escudo, colocar led, blah blah blah)
E com somzinho de violao ao mudar de uma chave.
Bom pra fazer aquelas intros no violao, e depois jogar no captador da guitarra e sentar som. Tipico de Metallica, por exemplo, sei la, acho que qualquer rock, country, pop.
Melhor do que ficar fechando o tone da guitarra tentando simular violao.
Nao tem som de violao. Tem som de guitarra com tone fechado oras.

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Buja
MInha ideia era botar aquele captador em formato de disquinho, embaixo do escudo da strato, pelo lado de dentro.

Não funciona assim... Não se coloca debaixo do rastilho por motivo aleatório. Terias de por onde há pressão e muita vibração. De baixo da ponte no caso.

pensei em mandar esse 1 desses fios do jack para a posicao 3 da guitarra (no lugar da entrada do cap do meio), inutilizando somente o captador do meio, quando está na posicao 3 "só meio".

Também não funciona assim... Tu estás novamente pensando como programador, onde um botão seleciona sóa text box #1, só a text box #2 etc

No caso, o sinal do captador do meio vem por onde, para as posições 2 e 4?
Aqui que entraria a chave para desativar o single do meio e entrar com o captador.

Combinações possíveis para uma chave 5 posições

Normalmente se usa só "meia" chave dessas. Cada captador entra pelos polos de 1, 3 e 5 e sai pelo 0.
E antes que pergunte: não tem o 2 e 4 porque cada pino se refere as posições isoladas, sendo as pares soma dos demais.

Uma outra ideia, seria chavear entre os dois lados da chave.
No lado A, terias normal, e no B terias 2 captadores + piezo.

Quanto ao pre-amp, imaginei que precisaria, mas minha ideia nao era usado a principio, porque ai teria que enfiar um pre-amp tipo fishman na guitarra, furar o escudo pra por os controles de EQ, enfiar uma bateria na barriga da guita...ai ja nao valeria.

Por isso que citei o booster, ele poderá atuar como o pré-amp...
Fica bom? Só testando!

MMI
Veterano
# set/17
· votar


Buja

Essa guitarra veio de fábrica com piezo. Apesar de ser uma hollowbody, ela é de corpo bem pequeno, escavada no estilo das archtops do Jim Foster, com captadores mais agudo. Quero dizer com isso que não é propriamente um som de semi, talvez ela vai mais para o som de uma sólida mesmo, com alguma peculiaridade dela. Isso que faz muita gente não gostar dela ("não tem som de nada") e confesso que quase todas que eu toquei, na verdade não gostei, mas essa é uma das minha preferidas e talvez a que mais usei das que tenho - serve para o MatheusMX. Considerando o piezo, pode tranquilamente pensar que é som de piezo em guitarra, como a do Petruquio, por exemplo.

A gravação foi de propósito separada, não é exatamente uma música, pensei na época mais como uma demonstração deste tipo de som para um amigo. Tem isso postado nas entranhas deste fórum...

O GHOST foi só para dar uma explicação das ligações. É um bom captador, mas tem outros.

Mas como seria esse "só o piezo", com o acoustic simulator da minha zoombido g1 ou qualquer outra? Faz ideia?

Não tenho a menor ideia.

Ismah

Eu quando li chave de 5 posições pensei que tem chaves e chaves, por isso falei que dava.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Não funciona assim... Não se coloca debaixo do rastilho por motivo aleatório. Terias de por onde há pressão e muita vibração. De baixo da ponte no caso.


Entao o rastilho nao seria eletromagnetico como os captadores sao...ele capta a vibração fisica da parada?! Cabuloso.
Realmente a corda vai em fica deste rastilho. Faz todo sentido.

Também não funciona assim... Tu estás novamente pensando como programador, onde um botão seleciona sóa text box #1, só a text box #2 etc
Pensar como programador tem hora que me arrebenta nos esquemas eletricos/eletronicos.

Pensei em outro esquema nada a ver rsrs

ada pino se refere as posições isoladas, sendo as pares soma dos demais.


Bom, nisso eu acertei. Até que enfim algo programático.

Por isso que citei o booster, ele poderá atuar como o pré-amp...

Será que eu pedalzinho de boost clean chinez de 30 dóla, com apenas um potenciometro, nao poderia ser desmontado e enfiado na barriga da guitarra, com uma bateria 9v e um piezo desses comumzão indo pra ele?


MMI
A gravação foi de propósito separada, não é exatamente uma música, pensei na época mais como uma demonstração deste tipo de som para um amigo. Tem isso postado nas entranhas deste fórum...

Se isso entrasse numa jam de bossa, tinha arrebentado.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Mas eu não disse que não dava... É quase certo que ele tem uma 4P5T dupla, como a Fender ilustrada. E como existem chaves e chaves, existem ligações e ligações...

Esse é o wiring clássico, mas existem outros, e creio que tu saiba melhor que eu disso.

Eu quero usar uma variante desse aqui. Saio com os tones direto dos captadores, o que deixa a outra metade da chave livre pra mim inventar coisas malucas, passando a ter 10 combinações, e ainda to bolando para ter ainda mais combinações...

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Buja

O piezo é um cristal de quartzo, que submetido a pressão gera uma diferença de potencial (DDP) entre dois pontos. Por isso ele é usado em triggers artesanais, e também é chamado captador de contato.

Será que eu pedalzinho de boost clean chinez de 30 dóla, com apenas um potenciometro, nao poderia ser desmontado e enfiado na barriga da guitarra, com uma bateria 9v e um piezo desses comumzão indo pra ele?

Ter tem, mas dá para montar um circuito ainda menor... Dá para passar a usar um jack de 3 ou 4 vias e mandar energia do pedal board...
Eu penso nisso para "ativar" a captação, só falta o pila pra isso...

Buja
Veterano
# set/17 · Editado por: Buja
· votar


Ismah
. Saio com os tones direto dos captadores, o que deixa a outra metade da chave livre pra mim inventar coisas malucas, passando a ter 10 combinações, e ainda to bolando para ter ainda mais combinações...


Ria se estiver errado. Mas sempre pensei isso tambem





+-------+
| Cap 1 |------+
+-------+ |
| +------------------------------+
+-------+ | +------------+ +------------+ | Pot 2 pra fazer o que quiser |
| Cap 2 |------+---| Pot Volume |---| Pot Tone 1 |---| Poderia ser: Vol/Tone Piezo |------>>>>>> Output
+-------+ | +------------+ +------------+ | Overdrive embutido, Booster |
| +------------------------------+
+-------+ | |
| Cap 3 |------+ |
+-------+ +------------------------------+
| Circuito embutido qualquer |
| Piezo, Drive, Booster, Midi |
+------------------------------+



Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Eu penso nisso para "ativar" a captação, só falta o pila pra isso...


Nao é possivel que esse "pila" seja tao alto assim....imagino algo na casa dos 50 reais estourando....poxa...pode me faltar a pila, mas conhecimento aqui do meu lado ta no zero.

JulianoF.
Membro Novato
# set/17
· votar


Buja
Tua idéia é misturar a saida em 1 jack só? Estéreo? Mono?

Eu faria independente. 2 jacks. Controles separados, tudo separado.
Assim, daria para ligar em amps diferentes (ou magnéticos em amp e piezo indo para direct box/fishman aura/whatever/board).

Eu já pensei em fazer isso, mas honestamente, uso tão pouco sons de violão, em situação de palco, e gosto da idéia de tocar em um violão mesmo, então, quando preciso, acabo usando violão mesmo, aí, desisti.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


JulianoF.
No meu caso, bem, é experimento.

Eu nao tenho violao. E faz falta algumas vezes.
Principalmente quando quero tocar uma musiqueta com intro em violao, refrao com drive, depois dedilhado violao, tal.

Dai faço clean na guitarra mesmo, uso acoustic simulator da pedaleira, mas nao é a mesma coisa.
Queria algo simples onde eu pudesse simplismente mudar uma chavinha e pronto...teria violao ou guitarra.

Sobre dois jacks...Isso me obriga a furar a guitarra, 2 cabos, 2 amps, tal.
Toco em casa, hobbista, as vezes um churrasco.
Esporadicamente uma festinha maior, um casorio, nada demais.

Entao queria um jack mesmo. Estereo tanto faz. Era so mesmo pra selecionar piezo ou guitarra, com o minimo de intervencao possivel.

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Eu sou chato, meu velho me ensinou que se faz as coisas bem feitas para fazer uma vez só, e se posso fazer mal feito, posso fazer bem feito.
Poderia montar algo experimental por 50 reais, mas não quero. Meu orçamento ficou em ao menos 500 reais entre fonte simétrica em si, conectores (Neutrik), um DI Whirlwind para isolar as partes, 3m de cabo coaxial de 4 vias....

Não é muito, mas soma comigo...
A casa está precisando de pintura interna, externa, dos corrimões e da grade. Preciso revisar o telhado que parece ter telha solta. To quase trancando um gato no sótão porque sempre entram morcegos.

Tenho que comprar ainda 14 lâmpadas que queimaram no inverno, preciso trocar quase todas as cremonas, trocar o filtro de ar do carburador da máquina de cortar grama, trocar o filtro de água...
To com a bike, um chuveiro e uma torneira elétrica pra pagar... Paguei 4,88 o litro da gasolina, e vai ao menos 1L pra fazer o pátio...
O Home Theater queimou a fonte num surto, já troquei 5 peças e não sei o que pode ser...
Eu to com projeto de uma cigar / lap steel com venda colocada, que teria de sair esse ano ainda. Preciso trocar minha maleta (que é ferramenta de trabalho), porque qualquer hora ela vai me deixar na mão... Preciso trocar o afinador porque o meu é impreciso para o uso na banda (estou torcendo que seja só configuração)...

É uma meta trocar os disjuntores simples, por DDR que o cabeça dura do meu pai não usou na época... Precisa trocar o disjuntor mestre, que tá com 25 anos já...

Vou precisar mexer nos freios da bicicleta - que é lazer, mas volta e meia to fazendo corres com ela, um acidente pode me fazer parar um tempo e isso é problema...

Ainda há a vantagem que 90% das coisas eu mesmo faço (#DonoDeCasa rsrs), se dependesse de trabalho profissional eu estaria lascado em dobro...

Cada um sabe da sua vida, não estou aqui pedindo esmola ou me fazendo de coitado, citei os fatos, só exemplificando. Mas a realidade é que o custo operacional aqui de casa é altíssimo. Salvo as pinturas, individualmente não é muito, mas na hora de somar tudo...

A guitarra é algo que nem uso profissionalmente, está bem funcional do jeito que está. " Ativar " ela é mais um fetiche, pra mostrar pra potenciais clientes que uma REAL NECESSIDADE... Sobrevivo bem sem isso...

Resumindo a novela, se tivesse os 500 reais, com toda certeza teria prioridades maiores, que realizar um fetiche experimental...

VOLTANDO...

Eu uso 2 tones, um para cada single da Strato mHSS, e nenhum para o HB (porque eu sou true).
O meu é assim.

O jeito que tu sugere funciona, mas onde tu diz "pot 2" precisaria haver uma chave para comutar, entre o efeito ou piezo e os magnéticos.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Eu entendo e compartilho das dificuldades parecidas de certa forma com a sua.
Noutra oportunidade talvez eu fale, mas é que agora, mesmo com vontade, to meio sem animo.

Patroa internada desde sabado, 14 exames de sangue feitos, 3 tomografias, 2 hospitais, 1 ressonacia e 5 medicos de cima, sendo 1 de outro estado a 1800 km de distancia, e nenhum dos desgracentos descobrem o que ela tem.

E to aqui falando de guitarra e transdutor piezo pra distrair um pouco, ja que nao consigo concentrar no trabalho (programar exige uma certa concentracao que hoje na zero), e 5 da tarde do descendo pra dormir no hospital de novo, maratona que segue desde sabado as 7 da manha.


Mas voltando a guitarra:

O jeito que tu sugere funciona, mas onde tu diz "pot 2" precisaria haver uma chave para comutar, entre o efeito ou piezo e os magnéticos.


Essa chave poderia ser 1 das posicoes da chave de 5 posicoes?
Ou precisa que a chave de 5 posicoes fique exclusiva pro esquema eletrico da guita, e outra chave 2 posicoes para comutar entre esquema magnetico e esquema piezo?

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Saúde eu não posso reclamar, to sobrevivendo melhor que nunca esse ano. Nem as quebras de clima de 40º domingo e 11º de ontem me deram um resfriado. Enfim, desejo melhoras pra prometida!

Precisaria ser uma segunda chave, mas não precisa ser de 5 posições, pode ser uma SPDT On-On, que apenas alterne entre A ou B.
Também pode ser uma SPDT do tipo On-On-On, onde além de alternar entre A ou B, pode-se somar A+B no meio (é a chave usada nas guitarras de 2 pickups).

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Hmmm certo. Ja vi muita strato com uma chave dessas, pra ativar qualquer circuito. Como voce diz, realmente se faz necessaria.

Mas, desculpa mais uma vez as perguntas intermitentes, mas, daria pra usar um potenciometro no lugar dela?

Tipo, talvez rolaria um blend, um mix dos dois circuitos, pra apenas numa saida.
Rola? Ou será que mesmo a o pot fechando completamente o piezo, ainda estaria gastando bateria?

Ismah
Veterano
# set/17 · Editado por: Ismah
· votar


Porque não dois pots push-pull? Um ativa o circuito e o outro faz o blend.

O piezo não gasta bateria, quem gasta é o pré... Precisarias desarmar o pré se quer poupar na bateria. Mesmo assim o gasto é bem pequeno. Talvez um terceiro push pull para ligar o circuito?

Só que honestamente? Compre uma bateria recarregável BOA. Tenho tido excelentes experiências com as pilhas AA Sony que uso nos bodypacks.

sobrevivente
Veterano
# set/17 · Editado por: sobrevivente
· votar


Tenho o sistema Ghost System da Graphtech na minha guitarra Nesher PRS custom. Gosto demais do som, é excelente!.

A minha guitarra tem:
- Dois humbuckers com 3 pots: volume (push pull para splitar cap braço) / tom (push pull para splitar cap ponte) / volume piezo (pushpull para mid-boost no piezo);

- Chave 3 posições para mudança de captadores (funciona somente pra mag);

- Mini chave 3 posições para alternar entre mag | mag + piezo | piezo;

- 2 saídas mono independentes para mag e piezo - utilizando as 2 saídas eu posso dividir o som mag para o amp e o piezo para outra caixa, ou PA. Selecionando a chave em mag + piezo, o som sai em ambas as caixas.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Como fica pra fazer dobras?

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Tive lendo este artigo....imagina que seja o mesmo pensamento, certo?!

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/circuitos-simulados/audio/561 0-ne402

Seria uma plaquinha onde eu poderia soldar um pot push pull que serve para ativar o circuito e ainda serve de controle de saida, vulgo volume, né?!

Nesse site tambem tem o esqueminha de um mic de eletreto, os basicao de pc. Acho que serviria pra pre-amplificar o sinal do disquinho de piezo.

Haja visto que estes pre-amps montados em cima de uma plaquinha com potenciometro sao uma fortuna.

Esse custa meros 300 reais. Pra hobbista ne...acho que nao

http://eurosoundmusical.com.br/media/catalog/product/cache/1/small_ima ge/370x/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/c/i/circuito-se2aum.jpg

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Servir serve... Mas eu usaria um CI e não um transistor. Motivo? Maior estabilidade, já que é um circuito mais complexo.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Nao sua opiniao, é dificil fazer isso?

http://guitarnuts2.proboards.com/thread/3718/adding-piezo-pickup

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Ismah
Cara, de uma olhada por favor nisso:

Piezo SEM pre-amp com 2 pot e um output

Talvez isso seja muito simples pra voce (sei que é) talvez até ridiculo, mas
o que eu consegui imaginar disso:

Eu poderia ter uma chavinha para comutar piezo, piezo+mag, mag.
Estes pots poderiam ser resoldados nos pots da guitarra normal, descartando esses ai.
O output poderia ser soldado ao jack.
Faltaria um pre-amp. Poderia arrumar um pre-ampzinho qualquer (acho que um mic velho daria pra usar), pra ligar entre a chave onOff do piezo, e boas.


Outra opcao:

Captador Piezo esquisito COM pre-amp

Notei que esse bicho tem pre-amp, mas nao tem pot nem chave liga/desliga.
Até ai blz. Boto uma chavinha antes da bateria, que comuta piezo ou mag.
Quando ao jack, parece que é so soldar no jack da guitarra tambem ne.
Ai nao entra knob, nao mexe no circuito. Nada.



ps: todos esses captadores seriam instalados embaixo do escudo da guitarra, dentro da barriga dela.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


Mas ainda não terias a pressão no piezo!

Achei legal a ideia do que o guitar nuts 2 fez. Sonoramente não, mas achei legal a ideia, dava para trabalhar em cima...

Mas quero te contar uma coisa: o melhor som de violão eu consegui, é com o captador do braço da minha LP e o tone fechado! rsrs

JJJ
Veterano
# mai/18
· votar


Ressuscitando...

Estava procurando sobre o assunto porque me deu vontade de colocar um piezo numa guitarra aqui e olha onde fui parar... no fcc...

E aí, Buja, fez a parada?

Estava pensando em fazer umas experiências com e sem circuito ativo, mas pelo que li até agora, parece que não tem como ficar bom sem um prezinho...

Aí olhei uns circuitos por aí, mas muito complicados... e eu detesto complicação! Então, minha busca agora é pelo pré mais simplório que possa ser feito. De preferência usando um CI 386 (só porque já tenho dele aqui... rs).

Acabei topando com essa ideia aqui.

Mas parece que é só um protótipo, não um circuito "pronto" para piezos. Alguma opinião sobre isso, Ismah, você que manja desses parangolés de circuito?

Buja
Veterano
# mai/18
· votar


JJJ
E aí, Buja, fez a parada?

Estava pensando em fazer umas experiências com e sem circuito ativo, mas pelo que li até agora, parece que não tem como ficar bom sem um prezinho...


Mano, eu fiquei realmente tentando a fazer....e fui atras.
Tanto porque o captadorzinho é muito barato.
Mas perguntei vendendores no ML se a ideia dava certo...e necas...todos falaram que sem pré..nada feito.

Nao contentei e fui numa loja/luthieria comprar. O proprio dono disse....nao da certo sem pré. O melhor seria um captador acustico, com "pré"!.
Daqueles que o Mauricio Alabama botou na "guitarra de merda" dele. (Quem ve o canal sabe do que to falando).

Aqui no forum tambem, galera entendida disse que nao da certo.
O melhor é um captador com pedal fishman aura, etc etc etc, coisa cara.

Então, acabei deixando de lado (por enquanto), a ideia. Tambem fiquei meio sem tempo, por hora, nao fiz.
Mas nao abortei a ideia. Quero minha guitarra soando como violão!

===

Em tempo, em forums gringos pessoa me disse essa ideia do circuitozinho ai, porem, que nao fica com violaoooo nao. Claro, nada vai ficar com som de violao mesmo nao.
Mas a galera disse que isso ficou meio como uma guitarra limpa crunchando la no fim.
Nao sei...de eletronica sou fraco.

Mas achoq ue o que realmente daria "quase certo", é um disquinho piezo mesmo, enbaixo do escudo, com circuito amplifier alimentado por bateria 9v, e tal....nao vejo muito outra saida pra isso nao.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Colocar transdutor piezo em strato