O que comprar? Já tenho Guitarra e Amp

Autor Mensagem
Buja
Veterano
# ago/17
· votar


acabaramosnicks
Fazendo um paralelo meio tosco: com a minha interface consigo altas qualidades de gravação usando simuladores, VSTs, cab impulses e o escambau... mas ainda assim meto o microfone no amp, simplesmente porque é mais legal, mesmo sabendo que o resultado final fica inferior.

Nos guitarrista é assim. Gosta da vibe do negocio. Uma vez montei um set de pedais, nao porque o timbre era melhor (depois descobri que sempre foi uma porcaria), mas é porque era mais daora pisar em cada pedal e tal. Da uma sensacao de que tem um "set completo", que é mais phoodao e nao uma pedaleirinha xoxa.

Mas hoje em dia, tocando de vez em nunca, coverzinho mal feito em casa, sem tempo pra gravar nada, morando em apto que televisao um pouco mais alta incomoda vizinho, sem chance de ter set.

Toco com minha zoombido g1, guitarrinha plugada em "amp". Isso quando posso plugar. Geralmente é so no fone de ouvido mesmo.
Tambem, é em dia de domingo a tarde.
De noite quando chego em casa, toco dois riffs com a guita desplugada mesmo, antes de dormir, so pra nao enferrujar os dedos.

Dai nem fico olhando loja de musica, equipo na internet nem nada, pra nao dar trsiteza nem vontade de comprar.
kkkkkkkkkkkkkkkk

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


acabaramosnicks

Não vai dar 100dB, mesmo distorcido não sei se chega... Mas vamos supor que seja...

Essa medida é a 1m... Possivelmente ele vai ganhar 6dB...

diogosabh

Depende o modelo... Os Inked tenho curiosidade de ter.
Os que comprei ultimamente Standart TX e Vintage são bem razoáveis só. O antigo que eu tenho é bom, mas tem seus problemas. Atende o que eu esperava dele.

Compre sempre pelo produto, não pela marca.

Buja

Não sabe a falta que sinto da minha " Zoombido ", mas poderia ter uma entrada auxiliar pra backing track...

Buja
Veterano
# ago/17
· votar


Ismah
Não sabe a falta que sinto da minha " Zoombido ", mas poderia ter uma entrada auxiliar pra backing track...

Tem uma dessas zoombido mais antiguinhas que tem, so nao lembro qual. Mas a zoom g1 peladona nao tem. Faz falta!

Drinho
Veterano
# ago/17
· votar


Fala meu Jovem!

Não precisa comprar mais nada....

O que precisa agora é fazer o que as pessoas não gostam de fazer.

Sentar e treinar.

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Drinho

Como eu estouro o botão de like?!
Ia falar agora, menos equipamentos e mais ação, quando comecei a tocar com uma guitarrinha ruim e um ampezinho horrivel eu tinha a cede de ter novos quipos, mas tocava em bandinhas, ensaiava em casa, treinava, e só depois de 3 anos comprei algo descente que tenho até hoje...

E é isso que recomendo, porque os guitarristas de hoje começam com guitarra em vst e etc e na hora de tocar não fazem nada além de um riff crunchado com as duas cordinhas de baixo que dura a musica toda.. fato no cenario indie...

Nao que o rapaz do tópico seja assim, mas estou falando isso de um modo geral.

-Saved
Membro Novato
# ago/17
· votar


Eu achava que quanto mais acesso os guitarristas iniciantes tivessem a equipamentos, melhor seria.. Nunca estive tão errado...

Aqui no forum muitos recomendo a um iniciante "compra guitarra tal e liga no guitar rig"

Nada, compra guitarra tal e um ampezinho e sai procurar uma galera, pois é isso que faz nascer rockeiros de verdade

Drinho
Veterano
# ago/17
· votar


Muito equipamento, muita história, muita mistica, muita discussão.....


Pouca atitude.....


Este é o mundo da guitarra....

JulianoF.
Membro Novato
# ago/17
· votar


-Saved
Nada, compra guitarra tal e um ampezinho e sai procurar uma galera, pois é isso que faz nascer rockeiros de verdade

Uma pedaleirinha ajuda também. Até pq, quando começa a ensaiar em qualquer estúdio, é bom ter uma "constante" no som.

Eu comecei com uma DOD Tec4, que eu levava para todos os ensaios e shows, independente do amp que tinha no local, eu usava a dist da DOD, pq ela era constante.

Em casa, eu tinha um amp Wattsom, que nem distorção tinha, mas, ligava a DOD nele, colocava os discos do KISS, e me achava o Ace Frehley. Cheguei a decorar TODAS as partes do Ace no Destroyer e no 1o disco, além do disco solo de 78. Hoje, não toco meio disco inteiro.

Ah, ter 15anos e TODO o tempo do mundo. hehe.

Mas para o amigo dono do tópico. Já tem guitar, já tem amp? Compra uma pedaleirinha, e vai tocar. É uma das coisas mais divertidas do mundo.

metal_ofender
Membro Novato
# set/17
· votar


Bom, como muitos ajudaram acho legal eu postar um feedback. Fiz a compra, acabei optando por pedais, já que pedaleira só encontrava por R$ 800,00, e as usada que eu achava estava num estado horrível.

Meu Set está assim :
Tagima T-530 Regulada
Amp Fender Frontman 10w
Cabos Santo Angelo
Cabos pedais simples de 25cm
Fonte PS7L 1000mA ( Padrão Boss)

Pedais:

R$ 180 = Overdrive Nux DriveCore
R$ 200 = Pedal Compressor Joyo
R$ 300 = Nux Mode Core ( Phase, Chorus, Tremolo, etc)

Total: R$ 700,00


Tirando o Overdrive que veio com defeito e mandei trocar, estou bem feliz com o Setup. Estou tentando vender meu violão Cort MR-E que está parado aqui sem fazer nada, assim que vender já vai da pra comprar mais umas coisinhas. Mas já estou muito feliz com o Setup, ta dando pra tirar um som muito legal, e olha que nem chegou o Overdrive ainda.

Futuras Compras:
R$ 140 = Giannini Fuzz Axcess
R$ 230 = Distortion Eno Ex Myomorpha Proco Rat
R$ 240 = LandScape Delay
-Algum Amp Valvulado (futuro bem distante)
-Uns captadores bacana (futuro distante)
-Uma fonte melhor para aguentar isso tudo

E ai, o que acharam do Setup ? Eu to gostando bastante, ta dando até mais gosto de treinar, apanho um pouco pra regulagem dos pedais mas nada que tentativa/erro e youtube não resolva. Só anotei mesmo as futuras compras pq irei vender um instrumento (violão reserva) e investir em outro (guitarra), que é uma coisa bem melhor que gastar com bobagem, mas vai demorar ainda.

davehetfield
Membro Novato
# set/17
· votar


metal_ofender

Foi uma ótima compra, ter pedais avulsos vai te dar uma noção melhor de timbragem. Quando eu comecei eu tinha uma guitarra muito ruim, uma strato que paguei 140 reais (há 3 anos atrás) e completamente desregulada... parei de tocar umas 2 ou 3 vezes por ter equip ruim.
Tocar guitarra, independente de ser iniciante ou não, você tem que ser feliz com o seu timbre e ser feliz com o som que você toca, se não desmotiva mesmo.

Como você já disse que a guitarra ta regulada, acredito que deve estar com cordas novas também, então eu guardaria esse dinheiro que você quer investir mais pra frente, para pegar um amp maior, tem uns amps legais com falante de 12 na faixa dos 900,00. Até porque se você ligar um fuzz nesse ampzinho, acredito que não irá soar legal.

Para futuras aquisições eu seguiria essa ordem:

1. Amp maior
2. Delay (indispensável pro estilo que você quer tocar)
3. Captadores melhores (caso você ache necessário)

Buja
Veterano
# set/17
· votar


Concordo com o davehetfield

Seu set ta comecando muito bem. Ta indo legal. Mas agora tu tem que ver pra que lado quer levar seu som, pro lado da versatilidade ou pro lado de um timbre, sei la, metal, daqueles bem ofensivos, rsrs.

Se for pro lado metal da coisa, sugiro vender o compressor e pegar um delay.
Alem disso, vende o violao e o amp e pega um melhor.

Nao compraria um distortion. Usaria drive do amp (com footswitch) + overdrive.
Garanto que vai dar pra tocar metal assim, melhor que com distortion.
Te falo porque quando montei set de pedais, comprei um ultra super master diabolic distortion e nunca chegava no timbre que eu queria.
Depois de um tempão, fui descobrir que a maioria dos metal from hell que eu ouvia nao usava essa distorção toda. Ela overdrive + amp mesmo.

Sobre fuzz. Hmmm ai depende. Se gosta mesmo de fuzz, compre.
Se nao, nao gaste com isso.

Sobre o Landscape Delay. Eu pegaria o Nux Time Core no lugar. Acho mais completo. Quase mesmo preco.

Uma fonte melhor para aguentar isso tudo
So se a sua fonte nao tiver boa. Se tiver legal, mantenha ela.

Uns captadores bacana (futuro distante)
Sim. Se quer tocar metal, com a tagima, mete um humbucker de alta saida nela. Na ponte mesmo.

---

ps: Minhas experiencia montando set de pedais pra tocar em casa me ensinou muitas lições valiosas:


1 - Os primeiros pedais que devem ser comprados é drive + delay.
2 - Compressor é desnecessário. Qualquer drive já comprime o som.
3 - Noise gate é desnecessário. É preciso eliminar primeiro toda fonte de ruido antes. Ao fazer isso, ja se nota que noise gate é jogar grana fora.
4 - Pedal afinador, pra tocar em casa, é completamente desnecessário. Fetiche atoa.
5 - Tres pedais devem ser de excelente qualidade: drive, delay, e principalmente wah (se for usar). O resto dos pedais nao precisa ser absurdamente incriveis nao.
6 - Fonte: qualquer um que aguente ta bom. Hayonic serve.
7 - Use o minimo de cabo possivel pra ligar um pedal no outro, e use o minimo de pedais possiveis no set. Quando mais extensao de sinal, mais degradacao.
8 - Pitch shifter é uma mao na moda !!!
9 é ultimo: O timbre de verdade nao sai dos pedais. Sai da sua mao. Ja fiz muita abelhudice porque nao sabia simplesmente abafar as cordas direito.

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


Buja
A 2 anos atras, seria fechado no terceiro post.

Na verdade não seria fechado.
Embora seja um assunto recorrente, o título do tópico foi inteligente e aborda uma temática que não foi debatida anteriormente. E serve pra atender as pessoas que possuem especificamente este tipo de dúvida. Já os próximos tópicos com o mesmo assunto certamente serão fechados.

Buja
Veterano
# set/17
· votar


LeandroP
Ah ta, entendi a regra ;)

LeandroP
Moderador
# set/17
· votar


Buja

;)

Amu
Membro Novato
# set/17
· votar


Concordo com o JJJ, invista em aulas!
O que chega de aluno que tem equipamento e não consegue tirar som dele...
A guitarra direto no amp, se vc não funcionar desse jeito, um monte de pedais no meio do caminho só vai bagunçar e sujar seu som.
Já vi casos de pessoas que compram pedais maravilhosos, mas como ainda não sabem tocar, acham os pedais ruins...
Procure um professor bom na sua cidade, se morar no Rio de Janeiro, está mais que convidado a estudar comigo...
Já sabe as técnicas de palheta?
Boa sorte!


pedronagasawa
Membro Novato
# nov/17
· votar


Pega uma Boss Me25 usada que não tem erro. Eu tenho uma e é o suficiente pra tirar uns timbres bem legais, é importante você ter uma noção sobre pedaleiras e pedais, vendo uns videos no youtube sobre ela é mais interessante ainda, se quiser te mando alguns links.
Abraço

JJJ
Veterano
# nov/17 · Editado por: JJJ
· votar


Amu
Concordo com o JJJ, invista em aulas!

Eu não sugeri, apenas comentei que iriam fazê-lo... rs

Não tenho nada contra, muito pelo contrário. Mas uma coisa é equipo, outra coisa é aula.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


acabaramosnicks
Se o cara usar 1w completo do amp, em qualquer falante meia boca gera 100db com facilidade, o que é bem alto, então dependendo de onde ele toca talvez toque na metade do volume ou menos...


Legal mano, sempre quis saber isso mas ninguem explica pra um noob.
As opinioes sao bastante controversas. Tem gente que diz que 20w valvulado é pouco, que nao sente a pressao.
Tem gente que diz que 5w estoura o apartamento.
Outros ja dizzem que nao da pra comparar potencia sonora de um SS com um valvulado, porque sao diferentes, que nao tem como fazer uma conversao se 52 valve faz a mesma pressao que um 50w SS.

A gente fica perdidao, nao sabe se o valvulado realmente presta pra gente.
Mas hoje, depois de tanto pesquisar, e filtrar opinioes da galera aqui, percebi que valve nao se aplica ao meu caso.

Mas é otimo saber que um 1w no talo dá 100db, completamente inviavel no meu apto.

Ja imagino eu, pedindo opinioes entao sobre um 0,5w.
Vao falar que tem som de peido, que é uma porcaria, que nao da o "feeling", etc, etc, etc...como se eu pudesse pegar qualquer amp de 1w pra cima e abrir o volume la em casa... =(

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: acabaramosnicks
· votar


Buja
Legal mano, sempre quis saber isso mas ninguem explica pra um noob.

Se quiser aprender direitinho mesmo, vou dar uma explicação mais detalhada neste post mais abaixo. Caso não tenha interesse, fica aí pra quem tiver.

As opinioes sao bastante controversas. Tem gente que diz que 20w valvulado é pouco, que nao sente a pressao.
Tem gente que diz que 5w estoura o apartamento.

Isso não tem a ver somente com o volume do equipamento, tem a ver com as pessoas que são mais ou menos sensíveis, os vizinhos que são mais ou menos chatos, e outro fator que o povo não pensa muito a respeito que é a estrutura dos imóveis, tem alguns que tem paredes mais grossas, outros mais finas, alguns tem parede colada com o vizinho, outros tem um corredor entre uma parede e outra, etc... tudo isso conta. Há um teste bom pra ter uma referência de quanto ruído passa de uma casa pra outra que é meio besta mas funciona: escute seu vizinho. Tente escutar a TV dele, ou qualquer outra atividade cotidiana dele. O som que sai da sua casa vai chegar igual na dele. Aliás, conversar com o vizinho pra fazer um teste e tipo dar um grito no seu quarto e depois perguntar pra ele se deu pra ouvir também vale, é que hoje em dia o povo não se conversa muito daí a gente nem pensa nessa possibilidade hehehe

Outros ja dizzem que nao da pra comparar potencia sonora de um SS com um valvulado, porque sao diferentes, que nao tem como fazer uma conversao se 52 valve faz a mesma pressao que um 50w SS.
A gente fica perdidao, nao sabe se o valvulado realmente presta pra gente.

Realmente, isso é um negócio meio complicado... pra início de conversa, acredito que vc já tenha descoberto mas vale reiterar: valvulado não é necessariamente melhor que SS. O primeiro porém do valvulado é que pra ele timbrar bem vc é obrigado a abrir bem o volume, não necessariamente até saturar a válvula, mas ela só vai dar um timbre bom quando trabalha acima de um nível razoável. Acredite, valvulado com volume baixinho fica muito pior que um SS baixinho.

Explicando sobre a relação de potência valvulado, potência SS, e nível de ruído:
Vamos começar por sensibilidade de falantes, afinal, é do falante que vai sair o som, né? Bem, se vc observar os aspectos técnicos de AFs, verá que tem um ponto lá descrito como sensibilidade, na medida de dB/w, ou ás vezes somente dB.
Essa medida funciona assim: se vc injetar um sinal de 1kHz, com onda senoidal, na potência de 1w, e medir o ruído a um metro de distância do AF, ele vai dar "tantos" dB de ruído.

Vale lembrar também que a partir da referência (1w - xdB), quando vc dobra a potência, há um aumento de 3dB, ou seja, um AF com sensibilidade de 100dB em um amp de 10w vai dar mais ou menos 110dB (a 1m de distância a frequência de 1k senoidal). Outra coisa importante pra se considerar é que quando vc aumenta a distância, o nível de ruído percebido diminui, e quando vc não está alinhado com o AF também chega menos ruído (diferentes frequências são mais ou menos direcionais).
Quer dizer, esse mesmo AF no amp de 1w "no talo", falando a 100dB, porém, com o falante em um gabinete pequeno na sua canela, vc tá escutando menos que 100dB. A reverberação do quarto também influencia, note que os pratos da bateria em um quarto sem móveis ficam muito barulhentos, pq a reverberação está dando um boost em certas frequências.

Ora, mas se potência é uma medida arbitrária e a sensibilidade não varia, por que diabos então dizem que 10w valvulados falam mais alto do que 10w SS ?

É aqui que entra a parte prática e REAL no meio dos cálculos teóricos. Note no link abaixo que tem um monte de ondas que não são senoidais.
Imagem
Na guitarra, a "graça" de muitos é distorcer o amp, com isso vem a compressão, que aumenta a sensação de volume (e pode eventualmente aumentar também a medição do SPL médio), e o sobre-trabalho do componente da potência. Quer dizer que o amplificador valvulado, na hora de fazer a medição técnica, está no "clean", ele dá a senóide bonitinha perfeita e talz. Quando vc vai usar de verdade o mesmo equipamento, vc aumenta o volume dele muito acima do que estava na hora de fazer a medição com o objetivo de fazer a válvula distorcer, daí a senoide deixa de ser uma senoide e junto com a compressão o resultado é "mais volume". E por que então não faz isso com o SS? Simples, porque um transistor distorcendo na saída não soa bem, a válvula distorcendo na saída sim. O canal "sujo" do amp SS tem várias maracutaia pra simular uma válvula distorcendo mas sem empurrar mais potência, o limite continua sendo a potência total do amp.

Então na prática, a vantagem de um amplificador valvulado com muita potência não é o volume total, mas sim o volume que ele consegue entregar sem distorcer, quer dizer, no canal clean. O "espaço" que ele consegue operar sem distorcer é chamado de headroom.

Ja imagino eu, pedindo opinioes entao sobre um 0,5w.
Vao falar que tem som de peido, que é uma porcaria, que nao da o "feeling", etc, etc, etc...como se eu pudesse pegar qualquer amp de 1w pra cima e abrir o volume la em casa... =(


Cara, amp de baixa potência pode soar bem SIM. Dá uma olhada nessa lista de grandes gravações feitas com amps pequenos. Quem disser que amp de pouca potência tem som ruim porque tem pouca potência tá falando merda. Uma boa referência do que seria um amp de menos de 1w "no talo" é o aspirador de pó e o liquidificador. Se for daqueles equipos mais velhinhos, bem barulhentos e talz, pensa que aquela merda chega fácil em 90dB a um metro de distância. Os mais novos agora estão dentro do novo programa contra ruídos altos, normalmente ficam abaixo de 85dB, então considere que o amp de 1w vai falar um bocado mais alto que isso. Pega teu microsystem e aumenta o volume até ficar mais alto que o aspirador, depois aumenta mais um pouco. É mais ou menos esse o nível de ruído do amp de 1w, mas leve em consideração aquelas outras coisas que eu escrevi logo acima. Outra coisa que deve ser considerada é que um equipo desses vc liga por alguns minutos e já desliga, o amp vc vai usar por vários minutos, então pode incomodar mais.

Edit sobre outra coisa importante:
Quanto maior o nível de ruído, maior é influência da qualidade acústica do ambiente. Eu aprendi isso "pela dor" hehehe
Depois que começei a tocar com amps valvulados e mais potentes (meu primeiro valvulado tinha 40w) eu comecei a notar isso com mais nitidez. Pega um amp de 1w e ele vai soar bem em qualquer ambiente, pega um de 20w e ele vai ficar com um som ruim da porra na sua garagem e no estúdio ele fica lindo. Foi depois disso que melhorei a acústica do ambiente onde toco.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que comprar? Já tenho Guitarra e Amp