Medo de tocar guitarra

Autor Mensagem
DexterNesk
Membro Novato
# mai/17


Eu to com um problema bem estranho e ja procurei não só nesse forum mas em vários outros lugares e não achei uma resposta, é o seguinte, em novembro de 2014 eu ganhei um violão de presente, um Kuati Ks2, não é o melhor violão do mundo mas eu gosto muito dele msm assim, em fevereiro de 2015 eu comecei a fazer aulas de violão com um professor q um amigo meu recomendou, no começo tava indo tudo bem, o problema é q o meu professor começou a me tratar de uma forma bem estranha, no começo ele ficava fazendo piadas comigo, nada muito grave mas depois ele começou a me humilhar durante as aulas, falava um monte de coisa sobre o meu cabelo (sou homem e tenho cabelo comprido), dava risada sempre q eu fazia uma pergunta, me chingava, obviamente eu parei de fazer aulas com ele, o problema é q eu fiquei de junho ate dezembro de 2015 sem tocar, em janeiro de 2016 eu realizei um sonho meu, enfim comprei uma guitarra, uma Les Paul, foi aí q eu percebi q tinha algo errado, eu comecei a sentir medo de tocar, eu pegava a guitarra, ligava no amplificador e não conseguia aumentar o volume, eu sentia medo de alguém ouvir eu tocar, aliás, eu ainda sinto esse medo.

O q eu faço? Como q eu resolvo esse problema? Eu sei tocar bem ate, não sou um guitarrista profissional mas eu consigo tocar muitas músicas q eu gosto, mas esse medo q eu tenho ta me atrapalhando demais, eu não consigo aprender mais nada, sera q eu preciso procurar um psicólogo? Pelo amor de Deus alguém me ajuda!

Luis A.
Membro Novato
# mai/17
· votar


DexterNesk

Cara, a função de um professor é sempre fazer o aluno crescer, independente da disciplina q se esteja estudando, se o professor não ajuda o aluno, ele não é professor...

Imagine se todo professor de inglês ficasse fazendo piadinha com a pronuncia dos alunos... eles tmb iriam se sentir inseguros para praticar...

Então não confunda um carinha q sabe tocar e tem uma escola de musica/guitarra com um professor, são coisas diferentes, um professor entende de pedagogia.

Tmb acho normal termos alguma insegurança quando estamos tocando, principalmente quando estamos aprendendo. Isso é apenas um sinal de q vc se preocupa com oq está fazendo e quer fazer bem feito....

Certa insegurança faz até bem, nos mantém em constante busca por evolução.... quem acredita que toca muito pode se acomodar no nível q está e ficar estagnado....

Então relaxe pois os objetivos por trás de tocar um instrumento vão muito além de se tornar um virtuoso.... Vc vai desenvolver seu raciocínio abstrato, irá se expressar melhor e principalmente se divertir....

Pense na pratica de esportes como exemplo. Vc nao precisa ser um competidor de alto nível para correr, nadar ou jogar bola, o importante é vc fazer bem à sua saúde e curtir...

Eu acho q voce deve procurar um outro professor e se informar bem sobre a formação deste...

MateusA
Membro Novato
# mai/17
· votar


Cara esse medo de te julgarem ao tocar é normal, eu mesmo sinto isso tbm kkkkk as vezes quando vou tocar na frente de alguem até tremo de nervoso, a forma de perder esse medo e parar de se julgar excessivamente e achar que as pessoas estão te julgando ;)

victormds
Membro Novato
# mai/17
· votar


Cara, não liga pro que os outros acham. Até porque cada um tá em um estágio diferente, seja na música, seja em qualquer outra habilidade na vida.

Procura um professor decente. Esse cara aí era só um coitado com síndrome de superioridade. Com a instrução certa, vai dar um ânimo novo, você vai ver!

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Acho que foi assim ou semelhante, que a maior parte dos futuros músicos, se envolveu com drogas. Desencana que é melhor, volte a fazer aulas e pau na mula.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


DexterNesk
Medos são "feitos" para serem superados.
Se o tal indivíduo lhe criticava de modo malsão, as críticas dele perdem o fundamento e ele não pode ser qualificado como professor (que é minha profissão original a 30 anos!).
Coloque um CD, ligue seu amp alto e vá tocar.
E procure um Professor, não um curioso.
Abç

Lelo Mig
Membro
# mai/17
· votar


DexterNesk

Não sei que idade você têm e nem vale entrar em detalhes aqui sobre o "porque", mas posso, quase, afirmar que este "professor" te deixou marcas, ele esta "presente" em seu subconsciente, te recriminando e humilhando, cada vez que você toca.

Pode, para muitos, parecer bobagem, frescura, falta do que fazer e outros adjetivos propagados pela ignorância humana. Esqueça qualquer julgamentos, o que você sente é seu e cabe somente a você buscar compreende-los.

Você vai ter de se livrar "deste fantasma", existem muitas saídas para tal. A própria música, o hábito de tocar e treinar, pode ser um poderoso aliado para esta libertação.

Mas, creio que poderia conversar com um profissional, um psicologo. Este serviço é oferecido gratuitamente pela rede pública.

Tem coisas que parecem pequenas, mas não são... além de que, as pessoas lidam de forma diferente e desproporcional com seus fardos, ainda que adorem cagar regras de "sucesso".

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


DexterNesk
Cara, nao sei nada sobre esse assunto, mas se tem uma dica boa que eu vejo que todo mundo fala quando algo se torna apreensivo é:

DIVIRTA-SE

Tocar é pra se divertir. Logo, se a diversao é sua, ninguem tem nada com isso.
Se solte e desce a palheta. Se alguem se incomoda com isso, é porque esse alguem nao se diverte. Ai ja é problema dele.

Desde que voce nao coloque em volumes ensurdecedores demais, coloque num volume normal que ouviria em casa e toca cara!

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/17 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Eu também tinha medo de tocar ao vivo. Passei a beber e tudo se resolveu.

Mas falando sério: seu ex-professor é um merda. Procure recomendações de outros professores. A melhor coisa de tocar é se divertir. Procure algum professor que entenda seus objetivos e paixões por música. É legal o professor fazer a cobrança nas lições, mas isso não pode tirar a paixão por tocar ou descer para a humilhação. O mais importante em música é a comunicação. Recomendo também fazer umas jams com outros músicos principiantes, umas rodas de violão. Vá se divertir.

Vini_deba
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: Vini_deba
· votar


Nossa, primeira vez que vejo uma pergunta desse tipo e não veio uma tempestade de chorume nas respostas.
Deu gosto de ver...

DexterNesk
Membro Novato
# mai/17
· votar


Mano... Eu ja tava me preparando pra ouvir um monte de merda, aí eu venho ler os comentários da minha publicação e me deparo com isso?
Eu acho q eu nunca me senti tão feliz e motivado na minha vida toda kkkk, e eu tenho 17 anos, pra quem quiser saber, e sim, sou viciado em usar vírgulas kkkk

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Vini_deba
DexterNesk

O forum ficou mais enxuto com o passar dos anos, muito gente feito de antimateria saiu (pros anais do facebook), e os que ficaram cresceram mentalmente e os mais velhos ficaram ainda mais maduros.

Resumindo, a equipe ficou menor porem mais seleta. Até quem gosta de OT, ficou por la tambem e nao vem golfear por aqui.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Buja
Exatamente...
Abç

Lelo Mig
Membro
# mai/17
· votar


Vini_deba
DexterNesk


Cara, têm muita gente séria aqui... zoamos sim, tiramos sarro, e eu, confesso, sou um dos que vive trollando.

Mas, a ideia é sempre a diversão, o bom humor. Nada de avacalhar, humilhar, fazer bullying com ninguém.

Geralmente se encontram boas respostas e orientações, e como disse o Buja, e eu concordo, a coisa ficou bem selecionada por aqui.

Os que xingavam de palavrões, diziam tosqueiras descabidas e humilhações a Lei de Seleção Natural tem dado conta por aqui.

Abraço!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/17
· votar


Na boa, manda seu professor se foder, e qualquer um que venha te encher por causa de saber ou não tocar.
Todo mundo aqui tem uma historia dessas, eu mesmo já fui xingado por vizinhos e chamaram a policia. Quando a viatura chegou viu um monte de moleque de 15 a 17 anos tocando no quintal levaram de boa. Pediram pra tocarmos outra hora por causa das reclamações e deram umas risadas contando que eles tiveram banda também. Até deixaram a gente tirar fotos dentro da viatura para colocar na capa da nossa fita demo.
Então meu camarada, vai tocar.
Na boa, fiquei com vontade de encher de porrada seu professor.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Lelo Mig
A ação dos Moderadores foi decisiva nesse aspecto.
Luiz_RibeiroSP
Esse sujeito NÃO é um professor. É outra coisa...
Abçs

sandroguiraldo
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Esse sujeito NÃO é um professor. É outra coisa
Eu sou professor também e fico triste ao ler esse tipo de coisa.
Devemos inspirar nossos alunos e não reprimi-los, ou como nesse caso, traumatiza-los...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


sandroguiraldo
Pois é cara, há que ser exigente, mas desmotivador... Ridículo.
Para mim esse sujeito não passa de um curioso...
Abç

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Boa correção, provavelmente é um cara que quer ganhar um "dinheiro fácil".
Vai acabar sem nenhum aluno, isso se não levar um processo, não sei se pode classificar como assedio moral.

Buja
Veterano
# mai/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
isso se não levar um processo

E isso é o que merecia. Bastava um celular filmando...and justice for all.

alexsatriani
Membro Novato
# mai/17
· votar


Não pude ficar de fora deste post. Sou professor, mas não de música. Trabalho com adolescentes em escola pública. Uma das principais funções do professor é perceber o seu aluno e seus anseios. No caso da música, uma pessoa pode apenas querer tocar algo composto por outros ou ser profissional. Nesse caso, a pessoa que orienta deve ser clara com o orientado para direcionar os estudos.
Talvez uma alternativa ao dano psicológico seja encontrar jovens iniciantes e tocarem juntos, quem sabe formarem uma banda. Se todos estão em um nível similar não haverá preocupações com julgamentos.

DexterNesk
Membro Novato
# mai/17
· votar


Eu queria aproveitar a ocasião pra fazer uma pergunta, eu moro no Itaim Paulista, zona leste de SP, vcs conhecem algum professor bom q não fique muito longe daqui?

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


alexsatriani
Mauricio Luiz Bertola

Infelizmente nem todo músico sabe ser professor, nem todo professor sabe ser músico. Já vi caras que entendem de tudo, professores memoráveis, mas na hora de tocar, por em prática são bem ruinzinhos. O inverso, mais comum está cheio, principalmente os shredders, cada pouco vejo um tutorial o cara dizendo que pra tocar aquele trecho é só fazer "blulululululu", e se der azar ainda pergunta se tu entendeu...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Ismah
Um Professor querer ser músico ( e é o que eu faço) é uma coisa muito diferente de um sujeito que, sendo músico, se acha professor...
Eu tenho uma carreira acadêmica já de muitos anos, com livro publicado, palestras e etc. Não é incomum desavisados me perguntarem se dou aulas de música ou mesmo de luthiería. Minha resposta é um sonoro NÃO.
Ser Professor, assim como ser um músico de verdade (e eu estou bem longe disso), é uma característica pessoal.
Abç

alexsatriani
Membro Novato
# mai/17 · Editado por: alexsatriani
· votar


Ismah

cara dizendo que pra tocar aquele trecho é só fazer "blulululululu"

Achei o apogeu da didática. Afinal, para quê estudar palhetada alternada, digitação, campo harmônico, modos gregos, arpejos e afins.
Infelizmente, como já foi bem dito, pessoas aventuram-se em todas as profissões, sem preparo e, às vezes, sem caráter.

basstreble
Veterano
# mai/17
· votar


Luis A.
Concordo. A minha mãe é professora e por mais que um aluno erre alguma lição ela procura encorajá-lo!Quando se está aprendendo alguma coisa, seja na area musical ou na vida mesmo é normal sentir um pequeno "medo"!!Deus ajuda e com a ajuda dele podemos nos desenvolver. Esse cara que fica humilhando algum aluno não é professor, não passou nem perto!!

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu me referia a ser professor de música, e não a uma carreira acadêmica. Quero dizer, entre saber tocar e saber ensinar a outro tocar o caminho é bem longo, até porque tocar cover é uma imitação, agora ver sentido no que se está fazendo, entender DE música, e entender A música é outro papo. Talvez por isso tenhamos muito shredder endeusado que na prática só enfileirou uma quantia absurda de notas...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/17
· votar


Ismah
Discordo completamente.
Professor é Professor, seja lá do que, de que arte, técnica e de que Ciência seja.
E outra coisa: Tem muito acadêmico que não sabe ministrar aulas, não sabe instigar seus alunos à aprender e pesquisar, não sabe passar amor pela Ciência, assim como também tem professor que só repete conteúdos como papagaio, assim como músico que não enxerga o sentido musical das notas que "enfilera" (como você mesmo disse) e não é capaz de criar música.
Isso não é um Professor; é um professor ou um mero curioso...
Abç

master_splinter
Membro Novato
# mai/17
· votar


Rei Arthur Pendragon
Recomendo também fazer umas jams com outros músicos principiantes, umas rodas de violão. Vá se divertir.

Vini_deba
primeira vez que vejo uma pergunta desse tipo e não veio uma tempestade de chorume nas respostas.
Deu gosto de ver...


DexterNesk
música é vida! é algo de Deus! resumo de toda essa conversa: DIVIRTA-SE!

Ismah
Veterano
# mai/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Acho que como acadêmico em outro assunto, tu pode julgar o que seria um professor e o que seria "um mero curioso", mas eu não.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Medo de tocar guitarra