Medo de tocar com público pela primeira vez e mais algumas coisas.

    Autor Mensagem
    Macjack.
    Membro
    # set/13 · Editado por: Macjack.


    Olá pessoal.
    Eu toco violão faz 1 ano e poquinho e comprei minha guitarra tem 1 mês, já até criei um tópico a um tempo atrás quando eu estava procupado com a minha evolução (ou falta dela) mas acho que superei isso, mas hoje cheguei em outro dilema, vou tocar em um palco pela primeira vez, sou estudante do Senai, e todo ano tem uma apresentação dos alunos no teatro, alguns apresentam projetos, peças e outros tocam/cantam, e meu instrutor é guitarrista também, e então ele me chamou pra tocar alguma coisa lá e eu aceitei, mas ai está o problema, eu não sei se vou conseguir tocar em frente de um teatro cheio, não por vergonha, mas acho que por falta de habilidade ou medo de tocar muito mal. Vou tocar 1 ou 2 músicas 1 delas provavelmente é sultans of swing que é uma música que eu já fico um pouco mais confortavel pra trocar mas mesmo assim eu não acho que minha execução seja boa.
    Até fiz minha primeira gravação pra mostrar pra galera do forum, ficou meia boca e com muitos erros, abri o audacity e sai tocando com a música e esqueci algumas partes, mas acho que o fundamental ta ai. Outra música que tô querendo tocar é Lady Writer, mas não sei se vou conseguir deixar ela legal a tempo, ainda mais porque eu não to acostumado a tocar dedilhando, e acho o ritmo da Sultans bem difícil de fazer igual (com o estilo flamenco)
    Acho que é só isso, gostaria de pedir aos amigos do forum dicas, opiniões sobre a gravação e talvez até relatos de primeira experiência se possível hehe. Obrigado.
    https://soundcloud.com/macjack-2/sultans-of-swing

    overset09
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Acho q isso só vai melhorar com a prática e com a experiência de tocar várias e várias vezes.
    Sabe... os famosos quilômetros rodados, qnto mais vc percorrer, mais simples a coisa se torna.
    Acho que outra coisa que pode ser importante é estar bem treinado e com a música bem dominada. Isto vai te dar maior confiança na hora da apresentação.
    Não tem muito segredo.
    Boa sorte! =)

    Ramalokion
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Cara eu entendo que a respsota para tua dúvida você já tem: treine.

    Faça o seguinte, programe-se para manter tua cabeça focada nos pontos POSITIVOS dessa dificuldade, porque nos pontos negativos você já pensou e pensou e pensou...:

    1) São apenas 2 músicas. Só DUAS.

    2) Você precisa repetir, ouvir e treinar SÓ DUAS músicas por 30 de dias.

    3) Você sabe o que fazer, precisa só MELHORAR isso.

    Ouça as músicas sempre que puder, foque tua atenção (e audição) nas guitarras. No começo é terrível, mas confia em mim: você vai perceber sutilezas, mudanças, toques e tons... você vai se treinar com os sons e na hora de executar isso vai te ajudar muito.

    Fale com teu instrutor. Ensaie junto com ele. Pegue dicas.

    Relaxe.

    Vai dar certo.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Macjack.
    Continue fazendo gravações e ouvindo vc mesmo com um ouvido crítico. Como o Ramalokion falou, são só 2 músicas. Veja o que tem pra melhorar. Se vc tiver certeza de q o q vc tá fazendo está bom, vc sobe no palco com muito mais confiança.

    E de boa, quase todas as bandas desse ultimo Rock in Rio comentaram em entrevistas que a ansiedade de tocar ao vivo continua, mesmo depois de décadas de carreira. Acho que se fosse uma experiencia completamente livre de stress, perderia muito da graça.

    E a tua Sultans ficou massa! Tem o que melhorar, ensaie com metrônomo. Abraço!

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Sultans ficou maneirinha, cara. Mas vai ser você sozinho? Seria bom pelo menos um vocalzinho aí, senão fica chato porque a música é meio grande e não sai muito do tema...

    Quanto à vergonha de público é normal, mas na hora é geralmente menos problemático do que a gente pensa. Acho até muito mais fácil tocar pra um monte de gente do que pra 5 ou 6. Porque uma multidão você não olha individualmente, parece que você está tocando pra uma "massa" de gente.

    Macjack.
    Membro
    # set/13 · Editado por: Macjack.
    · votar


    Ramalokion
    Obrigado, vou mesmo treinar até cair os dedos, mas essa de 2 músicas pra mim é um pouco complicado, to com 1 mês e pouco de guitarra só mas vou tentar rock the fuck out lá, minha setlist provavelmente vai ser Sultans + Lady Writer, Layla ou I shot the sheriff.
    BrotherCrow
    Valeu, vou ver se faço uma gravação certinha pra postar aqui, minha única dificuldade mesmo é fazer o solo final dedilhando.
    E se for possível vou pedir alguém pra filmar pra postar aqui no fórum também.
    JJJ
    Não sei cara, ainda vou ver isso, mas provavelmente vou colocar uma backing track e vou cantar e tocar.

    MauricioBahia
    Moderador
    # set/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Macjack.

    Sempre penso em três coisas:

    1) "Se fulano vai e faz, eu também posso!!", então eu vou.
    2) "Errar faz parte da vida. Até Clapton erra ao vivo!", então não vou desistir!
    3) "Se esquecer a letra, que se dane!", então eu canto!

    Sabe, tem horas que a gente tem que "se jogar". Se cair e não se machucar, ótimo. Se machucar, levante e tira isso como lição pra próxima. Quem chegou ao "pote de ouro" lutou; quem nunca chegou, nem começou o caminho, por temê-lo.

    Abs

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Macjack.

    medo do que meu rapaz?

    sobe no palco e senta o braço....

    quando clapton fazia festivais com srv ele mesmo antes de entrar no palco falava "agora fodeu"

    isso é normal...

    num liga pra isso nao..... ninguem ta preocupado em te ver errando, no máximo uma meia duzia de guitarristas bobos que nao tem mais o que fazer.....

    v1marqu3s
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Minha filosofia é: o rock é cru mesmo, e pra ser interessante tem de estar no limite do erro!

    Luisfelp FR1
    Membro
    # set/13
    · votar


    Macjack.

    E ai cara blz,

    Achei legal a execução da música, só tente tocar com um pouco mais de calma as vezes parecia que você tocava meio que no susto e ai certas notas ficavam mais altas que as outras, mas tudo ok. O único ponto que acho que merece mais atenção é o solo, no começo parece que ficou meio fora do tempo, mas depois as coisas se ajeitaram.

    Quanto sobre tocar ao vivo: Olha quando fiz isso pela primeira vez eu fiquei nervoso pra caramba, nem lembro 100% como eu foi, na segunda vez as coisas fluíram um pouco melhor. Onde quero chegar é: você deve tentar curtir o momento ao máximo, pois é único e bem legal, mas para isso tu deves não ficar muito nervoso, pense que errar é algo natural e não deixe com que um erro estrague toda sua apresentação. É a mesma coisa quando se lê em voz alta, errou uma palavra não fica tentando repetir a palavra do jeito certo, simplesmente continue a leitura, esqueça aquilo.
    Para se sentir mais seguro treine bastante as músicas, parte por parte, pergunte ao seu professor qualquer dúvida que possuir, treine as escalas que podem ser usadas nos solos e treine os solos com um metrônomo para não fugir muito do tempo da música.

    Macjack.
    Membro
    # out/13
    · votar


    Pequeno update.
    Fiz uma gravaçãozinha hoje, novamente no audacity, esse é o som cru da guitarra direto no pc, o timbre ta uma merda, mas ouvindo as duas lado a lado melhorei bastante nessa semana na execução, ainda tem uns erros, mesmo eu sabendo a frase a lei de murphy é aplicada, só to tendo uma certa dificuldade de tocar o último solo dedilhando, mas acho que vai dar tudo certo, eu to bem mais calmo. https://soundcloud.com/macjack-2/sultans-of-swing2

    carlcarl
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Macjack.
    nesta hora não é questão de saber ou não saber tocar,dominar a musica ou não.
    o segredo é tentar controlar a adrenalina(estado emocional) nos primeiros segundos,suba ou entre no palco devagar,não comece a tocar imediatamente,confira a afinação do instrumento,respire pausadamente,"claro não fique nesta durante meia hora",isto faz diminuir a tensão e facilitara a tua apresentação.
    outra coisa interessante é:durante os ensaios no local do show ou estudos em tua casa imagine que voce esteja tocando num teatro lotado,treine com a postura que voce pensa que sera utilizada na apresentação,de pé?sentado?tente não mudar nada que foi combinado no ultimo minuto.
    se errar continue a tocar,não faça careta,na maioria das vezes so o artista sabe que errou e o publico não percebe.
    isto me ajuda muito quando faço apresentações.
    abç
    Carl

    kleberaugus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Se fosse um concerto que as pessoas estivessem pagando 100 conto a entrada eu diria que você tem que tocar perfeito, mas uma apresentação na escola eu acho que não precisa ser perfeito não, o povo há de entender a falta de experiência.

    sidguitar1
    Veterano
    # out/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    oq ja foi falado, vc nao pode dar muita importancia pra essa apresentaçao( ela vai marcar por ser a primeira, mas vc nao vai tocar melhor ou pior pq foi bem ou mal na apresentaçao, a vida vai continuar independente de como ela vai ser ou ate mesmo se vc nem tocar la)), faça seu melhor, treine, treine , treine, ensaie com o pessoal algumas vezes antes de tocar e va tocar sem cobranças, pense em se divertir, pq essa apresentaçao nao muda nada a sua vida(se vc vai seguir na musica vc vai ter tantas outras, melhores piores, sendo pago, com publico legal, com publico mala , dando problema em equipos, etc, etc etc), 99% das pessoas q vao estar la sao amadores tambem ou nem entendem nada de musica, escutei o audio q vc linkou, pra tao pouco tempo de guita ta exelente, so os bends q vc esta fazendo com tao pouco tempo de musica ja tem q tirar o chapeu, abraço e boa sorte

    Ramalokion
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    kleberaugus

    Bicho na boa... sei lá tua idade, mas pelo menos no meu tempo de escola NUNCA ninguém perderia a chance de sacanear o outro!

    Crianças (adolecnetes incluso) são bichos cruéis e sanguinários!
    hauahuahauahaua

    kleberaugus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Bicho na boa... sei lá tua idade, mas pelo menos no meu tempo de escola NUNCA ninguém perderia a chance de sacanear o outro!

    Ta certo, mas aí que está a questão, ele não vai tocar para os animais ele vai tocar para as pessoas normais da platéia. Se for ligar para o que os animais falam ele não vai tocar por que vc pode pôr o Eric Clapton pra tocar lá que vão falar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Medo de tocar com público pela primeira vez e mais algumas coisas.