Desafinação em guitarra strinberg

    Autor Mensagem
    Sonic_FreeStyle
    Veterano
    # abr/17




    Estou com esse problema, não consigo nem usar os prendedores pq desafina direto, vale ressaltar algumas informações

    1- Não troquei a corda nos ultimos 2 meses
    2- Uso corda 011
    3- Isso ocorre toda vez que mudo a afinação

    igorbm
    Membro Novato
    # abr/17
    · votar


    Ponha um nut de qualidade, e apropriado a .011

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    igorbm

    O que seria um nut apropriado para encordoamento 0.011?

    Sonic_FreeStyle

    Bom existem várias coisas envolvidas.

    Use primeiramente um bom afinador, parece ser afinador em algum gadjet, que é baseado normalmente no som captado pelo mic do aparelho. Precisão baixíssima. Ainda tenho os Boss como os melhores, mas se fala muito bem dos Polytune. Mas não vale a pena se apegar muito, guitarra não é um instrumento de muita precisão (mesmo com uso de CNC no fabrico) na afinação, é sempre mais ou menos.

    Tenha em mente que sua guitarra possui ponte flutuante. Não é o tipo de ponte mais estável, e nem é a menos pior para trocas de afinação. E sim a menos pior, pois nenhum instrumento mesmo os de ponte fixa, fica EXCELENTE trocando a afinação. Mesmo um baixo de 5 cordas, afinando de standard B para drop A, onde a variação é ínfima, a entonação não bate. Mas desafinar com mudanças de afinação é totalmente esperado.

    Pra subtrair ainda mais, a qualidade geral do instrumento deixa a desejar. Pode ser que troca da ponte (ou ao menos algumas partes da ponte) resolva, mas uma ponte de qualidade comprada a parte, tende a custar mais do que esta guitarra toda...

    Sonic_FreeStyle
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Use primeiramente um bom afinador, parece ser afinador em algum gadjet, que é baseado normalmente no som captado pelo mic do aparelho. Precisão baixíssima. Ainda tenho os Boss como os melhores, mas se fala muito bem dos Polytune. Mas não vale a pena se apegar muito, guitarra não é um instrumento de muita precisão (mesmo com uso de CNC no fabrico) na afinação, é sempre mais ou menos.

    Tenha em mente que sua guitarra possui ponte flutuante. Não é o tipo de ponte mais estável, e nem é a menos pior para trocas de afinação. E sim a menos pior, pois nenhum instrumento mesmo os de ponte fixa, fica EXCELENTE trocando a afinação. Mesmo um baixo de 5 cordas, afinando de standard B para drop A, onde a variação é ínfima, a entonação não bate. Mas desafinar com mudanças de afinação é totalmente esperado.

    Pra subtrair ainda mais, a qualidade geral do instrumento deixa a desejar. Pode ser que troca da ponte (ou ao menos algumas partes da ponte) resolva, mas uma ponte de qualidade comprada a parte, tende a custar mais do que esta guitarra toda...


    Obrigado pelas dicas amigo! Vou procurar saber mais!

    igorbm
    Membro Novato
    # abr/17 · Editado por: igorbm
    · votar


    Ismah

    ...

    makumbator
    Moderador
    # abr/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Sonic_FreeStyle

    O mais importante é não mudar afinação de instrumento com ponte flutuante. Não é feito pra isso. Esse tipo de instrumento é pra escolher o diâmetro das cordas, a afinação e manter sem ficar mudando.

    Se quiser mudar de diâmetro de cordas e ou de afinação é preciso regular a ponte de novo. Caso queira ficar mudando de afinação com essa guitarra você vai ter que bloquear a ponte (de forma a que o instrumento na prática se torne uma guitarra de ponte fixa).

    Além disso, seu instrumento pode estar com a ponte desregulada (além de ser uma ponte de baixa qualidade). Em outro tópico que você criou eu respondi sobre a necessidade de levar para regulagem:


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/330327/#9241915

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    igorbm

    Cuidado ao responder, tu até pode ter vindo carregado de boa intenção, mas não só chutou o penalti longe, chutou a bola pra fora do estádio. E minha isca só reforçou que estás bem equivocado.

    No caso o vivente não tem uma tremolo bar, uma vibrola, bigspy, maestro ou qualquer outro modelo de ponte, ele tem uma guitarra com ponte flutuante, vulgarmente chamada de FloydRose, ou ainda whammy bar se preferir, onde o nut tem trava. Assim, não fez sentido nenhum tua resposta - novamente, talvez até de boa intenção. Seguindo...

    Nem a guitarra do Jeff Beck contraria os princípios da física, e isso quer dizer que ela desafina. Não sei como o MrBeck faz, mas creio que troque de guitarra a cada música, mas use uma igual ou absurdamente semelhante a anterior - muita gente faz isso. Algumas más línguas dizem que ele usa captação MIDI, então pouco importa se desafinou menos de 1/4 tá mais que bom para dar a nota "certa", mas nada oficial sobre isso.

    Pontes móveis desafinam, e desafinam muito mais que as hard tails/fixas. Não é incomum a afinação estar estável por semanas as vezes, numa ponte fixa. E não precisa ser uma obra-prima, qualquer fuleira fixa, tende a permanecer melhor afinada que uma móvel mesmo de alto nível.

    Obviamente a qualidade geral da ponte influencia demais na estabilidade da afinação, mas ainda vale mais lubrificar BEM os pontos de atrito com grafite ou vaselina, ter molas de qualidade (as minhas estão parecendo um trem velho rs) e dosar bem as alavancadas. Porém, na real mesmo, não notei diferença absurda na desafinação da ponte tremolo chulé, que veio na minha, para algumas outras Fender, Schaller e Floyd Rose que já testei: todas depois de alavancadas nervosas, desafinam - e não importa se é mais de 10% (referido como "cents" nos afinadores) já bem é notável.

    E antes que diga novamente que eu tenho uma guitarra ruim, e por isso penso assim, preciso te contar algo: tenho uma carreira já bem solidificada como roadie. Assim já tive em mãos por um bom tempo, instrumentos não apenas bons, mas EXCELENTES. Sem modéstia, algumas custom shop, algumas bem antigas e outras históricas, que eu nunca sonhara que um dia sequer veria. Acho que posso falar um pouquinho então...

    Fico imensamente feliz que tenha a melhor guitarra que seu dinheiro pode comprar, mas a forma que tu escreveu, com tom de desprezo não é nada legal. Cada um faz seu melhor com o que tem, e caso existam problemas no que se tem, se precisa achar uma forma de contorná-los. Procure conhecer a "qualidade" do Höfner 500/1 do Paul McCartney.

    Pelo meu comentário, o que tu pode deduzir é que estou apenas afirmando algo. Minhas posses, história etc não vem estampadas ali. Pense nisso. ;)

    Ismah
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    makumbator
    O mais importante é não mudar afinação de instrumento com ponte flutuante. Não é feito pra isso.

    EVH não curtiu! hehehehehe

    makumbator
    Moderador
    # abr/17 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ismah

    EVH não curtiu! hehehehehe

    É, mas ele usa o d-tuna, (e que muda apenas uma corda) e obrigatoriamente com o equipamento instalado. Ele não muda de afinação de uma música pra outra com a mesma guitarra sem ter esse aparato instalado, pois precisaria regular novamente a ponte, esperar a afinação assentar, etc... sem contar que o d-tuna só muda uma corda (basicamente pra fazer o drop D).

    Não dá pra comparar a guitarra do EVH com d-tuna com uma Strinberg.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Desafinação em guitarra strinberg