Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Duvidas simples sobre guitarra Strinberg

      Autor Mensagem
      Sonic_FreeStyle
      Veterano
      # 18/mar/17 15:30




      makumbator
      Veterano
      # 18/mar/17 15:50 · Editado por: makumbator
      · votar


      Sonic_FreeStyle

      Guitarras com esse sistema de afinação não é para ficar mudando de padrão com frequência (ou seja, não é instrumento pra estar uma hora na afinação padrão e depois resolver mudar para meio tom abaixo pra tocar algumas músicas). Nesse tipo de instrumento você precisa escolher o padrão de afinação e mantê-lo inalterado.

      O procedimento é:

      1.abrir a trava do nut
      2. posicionar os controles de microafinação na ponte mais ou menos no meio (ou seja, com bom espaço para subir ou descer a afinação)
      3. afinar nas tarraxas normais (pois a trava estará aberta)
      4. fechar as travas do nut
      5. Conferir a afinação e fazer pequenos ajustes com a microafinação (pois o fechamento da trava muda ligeiramente a afinação).

      Sobre o instrumento mudar a afinação com a alavanca é por conta da baixa qualidade do sistema da ponte flutuante. Não vale a pena pegar essas guitarras mais baratas com esse sistema. Pra quem abusa da alavanca é preciso ter um bom sistema instalado, senão fica essa coisa bisonha.

      Mas de qualquer maneira, aqui uma dica do De Ros que pode ser útil pra você:

      https://www.youtube.com/watch?v=TIT16so3eLU

      O knob que você moveu é o controle de tom (não confundir com tom de música). Ele controla o brilho do instrumento. Você usa da maneira que quiser, não tem regra.

      A chave provavelmente controla a combinação de captadores. Deve ser assim:

      1. apenas captador da ponte
      2. os dois captadores (ponte e braço juntos)
      3. Apenas o captador do braço

      Pra checar isso basta olhar no manual da guitarra. Outro teste simples é bater levemente com uma moeda ou outro material metálico em cada captador e observar se o som sai no amp em cada posição da chave. Por exemplo: ao colocar a chave na posição de ponte o captador do braço vai ficar desligado e o som da moeda batendo nele não sairá no amp.

      Obviamente 011 é mais pesada e difícil pra fazer bends. A escolha de diâmetro das cordas é meramente pessoal. Você usa o que achar melhor. Eu uso 009 em minha guitarra de ponte flutuante, e também toco metal com ela (entre outras coisas). Sinceramente não acho 011 o ideal para um iniciante.

      Um detalhe é que principalmente em guitarras de sistema tipo floyd rose é preciso regular a ponte novamente ao trocar o diâmetro da corda (não dá para tirar um set 009 e colocar um 011 e achar que vai ficar tudo equilibrado). Outra coisa importante é trocar uma corda de cada vez após regulado, evitando-se retirar todas da guitarra ao mesmo tempo.

      Aí vem a pergunta, você levou a guitarra para regular em um luthier ao fazer a troca de diâmetro de cordas?

      Sonic_FreeStyle
      Veterano
      # 19/mar/17 04:29
      · votar


      Obrigado pela resposta amigo, eu comprei essa guitarra usada de um outro rapaz que a comprou uns anos atrás, mas fui leigo em não pesquisar primeiro, vi que a guitarra ainda tinha os plásticos na parte de trás e estava em ótimo estado então a comprei. Quando levei para trocar as cordas o funcionário da loja me explicou sobre a regulagem mas infelizmente sairia 320 reais e não tenho como pagar isso por enquanto.

      makumbator
      Veterano
      # 19/mar/17 04:57
      · votar


      Sonic_FreeStyle

      Pois é, mas enquanto não for feita ao menos a regulagem do equilíbrio da ponte a afinação dela vai ficar sofrível (principalmente ao se usar a alavanca).

      Você até poderia aprender a fazer essa regulagem (eu aprendi isso ao frequentar luthiers por quase duas décadas, sendo que um em especial me ensinou a fazer essa regulagem e muitas outras), mas o problema é que por ser iniciante pode cometer algum erro e piorar a situação.

      A solução para o seu caso é decidir qual o diâmetro de corda usar (parece que você achou 011 pesada, então reduza para 010 ou até 009) e fazer uma regulagem em luthier (ele vai regular a ponte, a intonação das oitavas, checar o nut, as molas, etc...). Obviamente precisa levar um encordoamento novo para ele trocar e regular (pois cordas velhas tem afinação irregular). Mas sei que isso pode ser dispendioso (música é um hobby caro, não tem jeito).

      Sonic_FreeStyle
      Veterano
      # 19/mar/17 06:49
      · votar


      Entendi, obrigado pela ajuda, futuramente vou mandar fazer a regulagem. A guitarra nesse estado pode afetar meu desempenho no aprendizado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas simples sobre guitarra Strinberg

      302.806 tópicos 7.837.571 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital