Guitarra isolada para referências de TIMBRE

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jan/17


A ideia é simples, postar o som final de algumas stems de grandes músicas, para ajudar a criar referências de timbres, para ajudar nos a ver o som final, e não só o som isolado. As vezes soa incrível sozinho, e uma completamente horrível no contexto.

A sequência a seguir é resultado de minha pesquisa para achar um timbre hi-gain viável.

Note-se como os solos são takes diversos, totalmente a parte da base em ambos do Randy Rhoads. Aos meus ouvidos parece haver uma dobra o tempo todo rolando.





Note-se o timbre ardido e um gate BEM alto, com attack e release rápido e um delay discreto.



Esse até pra mim surpreendeu, no contexto da música ele soa BEM diferente.



Luisfelp FR1
Membro
# jan/17
· votar


Ismah

E ai cara blz?

Bem legal a proposta do tópico, eu sempre procuro gravações somente com determinados instrumentos de interesse, principalmente para analisar melhor cada parte do que se está sendo tocado, pra tentar ver a obra de uma ótica diferente.

Então no youtube eu nunca encontrei tanto material como gostaria, pelo menos das bandas que procurei/procuro.
Atualmente eu estou reanalisando algumas músicas do u2 (banda que mais acompanho e sou fan), estou achando bem legal a experiência de revisitá-las .

Mas enfim a dica que dou, sobre o assunto do tópico, é procurar em sites e comunidades de fans pela internet em busca de gravações mais raras ou trechos de documentários de estúdio, pois já encontrei muita coisa diferente e esclarecedora (principalmente no sentido de efeitos) das músicas. Também se for interessante procurem pelas gravações do tipo IEM de shows, pois da pra ouvir muito bem o instrumento desejado,claro quando não há interferência na gravação (coisa que já adianto que pode ser frequente).
Por exemplo para análise de músicas do U2 e também só para ouvir shows que não pude acompanhar no dia em que ocorreram (via Mixlr), ou até para relembrar diversos shows de turnês passadas, tenho costume de baixá-los no site u2start.com

Para quem estiver interessado é só fazer um cadastro no site e baixar qualquer show que estiver no catálogo no formato disponível (para caso de análise de timbre aconselho escolher o tipo IEM) e já adianto que da década de 90 pra cá praticamente 90% dos shows feitos estão registrados lá.
Pra quem curte e é fan vale muito a pena e recomendo ;)

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


IEM tu tem ideia do significado? Pra mim significa In Ear Monitor, ou seja, são as vias de monitor de cada boneco.

Não se acha de todas as bandas. U2 é popular suficiente para tal sem dúvida.
Geralmente "stems", "open tracks", "multitracks", "isolated tracks" são termos que ajudam na busca.

Luisfelp FR1
Membro
# jan/17
· votar


Ismah

É isso ai mesmo: IEM - In Ear Monitor!
Eu tinha esquecido de explicar o que era hehe. Mas quando me referi a gravação tipo IEM é a gravação do som que é enviado para o "retorno de fones de ouvido" que o músicos usam. Nessas gravações você consegue ouvir os Clicks de metrônomo para "entrar" em cada música e o som do instrumento do músico mais alto e claro em relação aos outros.

Não se acha de todas as bandas. U2 é popular suficiente para tal sem dúvida.

Realmente tenho dificuldades de encontrar coisas de outras bandas, até mesmo de bandas mais famosas. Mas como disse a fonte principal em muitos casos são as comunidades de fans espalhadas pela internet. O que sinceramente deixa o trabalho bem mais árduo, pois muitas são "fechadas" para um determinado grupo.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Poderia citar alguns exemplos? Tenho uma lista razoável de sites.
E discordo, a maior fonte sem dúvida alguma, são sites para DJ's que usam essas partes como samples para outras coisas. hehe

Luisfelp FR1
Membro
# jan/17 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


Ismah

Ah sim, tinha me esquecido deles! heheh
Na verdade estava pensando pro lado mais "rare tracks" na hora que redigi.
Eu conhecia mais sites que faziam esse serviço de isolar faixas de músicas, porém todos eram pagos e sinceramente como não tenho em mente investir nisto então não armazenei os links.
Outro ponto é que na maioria das vezes esbarro em sites que só tem faixas com um ou dois tipos de instrumentos isolados (exemplo só baixo e ão tem faixa que tenha só guitarra isolada) mas os que tenho por aqui são estes:

Este é free e agrupa resultados de faixas isoladas:
http://multitrackmaster.com/

Algumas faixas do Yes (porém a maioria é vocal isolado):
http://www.progressiveears.org/forum/showthread.php/18512-Yes-Isolated -Vocals

Algumas faixas de rock clássico(aqui tá bem misturado os instrumentos):
https://tomcaswell.net/category/writings/articles/isolated-tracks/

Outro blog com músicas com faixa isoladas agrupadas:
http://www.thatericalper.com/category/isolated-tracks/

Como a maioria dos links ficava nos "favoritos" de outro pc, então não dá pra colocar muita coisa mais.

OBS: acabei animando de novo para procurar determinadas faixas isoladas de algumas musicas que me interessam. Se nas minhas buscas encontrar algo mais posto aqui ;)

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Devia ser obrigatório pra todo guitarrista ouvir essas stems... rsrs

Principalmente pra essa galera que exagera nos graves ao vivo...

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ningen

Não só por excesso de graves, mas por timbre mesmo. Aliás, isso finalmente me explicou porque lá fora raramente se vê reviews com o efeito isolado.

Eu queria ter tido a oportunidade, de me ligar em ouvir stems quando tinha a ME70. Talvez tivesse odiado ela menos... hehe

DoisUm
Membro Novato
# jan/17
· votar


Melhor tópico dos ultimos tempos. Nem sabia que existiam essas coisas, hehehe. Ficam evidentes sutilezas que passam totalmente despercebidas quando entram os outros instrumentos.

Um coisa me deixou curioso: essas faixas são as que entram nos albuns?
Me parecem tão cruas, às vezes nem tão bem executadas e os timbres não impressionam muito.
Como é que isso se transforma naquelas versões perfeitamente polidas que escutamos nos cds?

Ismah
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ismah
· votar


Essa resposta é fácil, contexto e... Masterização!

SkyHawk
Membro
# jan/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Ótimo tópico, novo, interessante, instrutivo pra caramba. Impressionante como os timbres são crús, e eu fazendo de tudo para molhar e dar profundidade para meus setups. As dobras são claramente percebidas, diria que até mesmo excessivas, soam mal fora da mix.

Tenho pesquisado dobras, harmonizadas ou não. Mas sempre tentando algo mais sutil, aqui a coisa fica na cara mesmo.

Delson
Veterano
# jan/17
· votar


Não podia deixar de citar essa



Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


Delson

O trabalho de guitarras em Hotel California (na verdade 2 elétricas e 1 violão), é muito bem feito.

É simples, com muita dinâmica e pausas... os momentos de silêncio são essenciais para o impacto do solo principal.

Não há overdose de notas, não há ansiedade... é tudo muito delicado e bem construído. A forma como as duas guitarras inicialmente separadas e com estilos e timbres diferentes se unem no ápice do solo é uma das coisas mais bem boladas no rock.

Por isso este solo é tão famoso e conhecido. Dá prá escrever um texto de umas 20 páginas só analisando estas guitarras.

EduJazz
Veterano
# jan/17 · Editado por: EduJazz
· votar


Bom tópico!

Esse site é bem razoável viu...

Ouvir os stems dos Beatles é uma aula de o porque de eles serem os Beatles.

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Essa resposta é fácil, contexto e... Masterização!

Acho que nem tanto masterização... Eu tenho uma porrada de multitracks aqui em casa e depois de juntar as faixas, a diferença pra original é muito sutil... quando existe...

Eu apostaria na cola que acaba aparecendo quando os sinais se juntam mesmo. Algumas frequências canceladas... Afinal, só se costuma trabalhar a track individualmente num estágio inicial... depois de umas correções o que acaba importando é o resultado final.

The Man Who Sold The World
Veterano
# jan/17
· votar




só pra contribuir

raphael.rui
Veterano
# jan/17
· votar


The Man Who Sold The World

eu ia postar essa agora hahaha




Mas que postaram a que eu ia, aqui vai uma contribuição de um album inteiro rs (um album épico)

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ningen
só se costuma trabalhar a track individualmente num estágio inicial...

Ao contrário... Não conheço um dos grandes (Bob Katz, Rick Rubin...) que faça isso, já que o som isolado pouco importa, sendo só importante o todo.

A masterização é a cola final, por isso que comentei do contexto primeiro.

Lelo Mig
Delson

Um dos segredos do peso de várias músicas, não é mixagem, e sim arranjo! Criar contraste é muito importante. Pra falar disso "Le quattro stagione" (A. Vivaldi) é o maior exemplo.

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Ao contrário...

Você concordou comigo e colocou "ao contrário"? rsrs

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Não sei se fui claro... Discordei da parte citada, onde dizia que os grandes raramente trabalham uma track individual (ponto)

(parágrafo, nova frase, outro assunto, em concordância) A masterização é a cola final, mas sem dúvida o contexto, isto é "[A] cola que acaba aparecendo quando os sinais se juntam mesmo".

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Discordei da parte citada, onde dizia que os grandes raramente trabalham uma track individual (ponto)


Eu disse que se costuma (ou seja, a maioria, não falei nem em grandes nem em pequenos rs) trabalhar a track em separado (isolada) em um estágio inicial... ou seja, no início da mixagem... Depois disso.. o importante é o resultado...

Não sei onde foi que eu escrevi algo que seja "o contrário" da sua opinião rsrs

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Mas não se costuma trabalhar com track isolada - é disso que discordo... Raramente algum produtor/mix engineer manipula algo sozinho.

Estando entendidos, não vamos desvirtuar... O tópico é de suma importância.

Delson
Veterano
# jan/17
· votar


Lelo Mig
é tudo muito delicado e bem construído
Esse seria o título do artigo sobre o assunto, kkk
Dentro das minhas limitações como guitarrista, eu AINDA considero esses solos e arranjos um grande desafio. Essa música não deixa de ser, no mínimo, intrigante.

EduJazz
Dica bacana!

Aqui outra beeem legal:


Arimoxinga
Veterano
# jan/17
· votar


gostei do tópico, marcando aqui para futuras consultas

uma contribuição já bem difundida

Uma play list com diversas guitarras isoladas

https://youtu.be/8xqXrAn3S5E?list=RD8xqXrAn3S5E

---------

Master track das guitarras do Blood Sugar Sex Magic


Eu acho sensacional tenho todas masters no PC de um torrent que peguei por aqui no FCC, tantas nuances que passam desapercebidas(não só das guitarras)

rafael_cpu
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah

Tópico show!

T+

entamoeba
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: entamoeba
· votar


Já toquei, como baixista, com uns guitarristas que precisavam dessa lição.

Os caras configuram o equipamento no ensaio do mesmo jeito que usam em casa, quando tocam sozinhos. Aí embola tudo, fica uma merda, ninguém se ouve.

Lembro de uma banda que reclamou que eu tinha tirado muito grave do baixo no ensaio. Para eles, não importava que o grave estava sacudindo a sala toda, criando uma massa sonora amorfa e irritante. Talvez desejassem isso porque o baixo bem grave encobria as falhas deles...

renatocaster
Moderador
# jan/17
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/326293/

Del-Rei
Veterano
# jan/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


ACDC, ao vivo.... \o/















Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Del-Rei

Já que tu tocou no assunto... Repare no som porco, cheio de vazamentos por gravar todo mundo junto, ao mesmo tempo, que eles tinham em estúdio... Tenho a impressão que ali (no primeiro vídeo) eles usam isobox ou algo assim, pra ser tão limpo.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Apesar de eu ser baixista, considero esse tópico mui útil!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra isolada para referências de TIMBRE