As guitarras isoladas de "Sultans of Swing"

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# mar/16


Cool! :)

P.S.: Caraca, tem um chorus aos 02:32 que eu nunca tinha sacado ouvindo a música completa! O.o



entamoeba
Membro Novato
# mar/16
· votar


renatocaster
Acho engraçado como tem coisas nessas faixas isoladas que "somem" na música. As vezes pego uma música que juro que tem uma guitarra com puta timbre, mas quando escuto ela isolada, vejo que era bem mais tosco do que eu pensava. Fora uns cortes grosseiros, dentre outras bizarrices.

renatocaster
Moderador
# mar/16 · Editado por: renatocaster
· votar


entamoeba

Sim, hehehe! Essa realmente é uma parte engraçada. São algumas pequenas nuances (boas ou ruins) que quando vc ouve a música completa não consegue captar.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Na verdade é isso que muito guitarrista peca. Fico fulo com guitarrista falando de timbre grave, isso não existe numa guitarra standart E. Como eu sonho um dia usar um ribbon, ou condensador cardióide no amp, timbro nessa frequência. Guitarra mesmo com drive, é médio e agudo, o resto é só vazamento.

Numa mixagem, a guitarra se corta acima de 250Hz, ou vai embolar com o baixo. A disputa de frequências com a voz/vozes é certa! Isso faz com que a guitarra só aparece/se destaca em meio a um vocal, se tiver volume por volta de 2,5~3KHz, depende mais do timbre de vocais que da guitarra.
É por isso que tradicionalmente/genericamente, se microfona ao vivo, o amp, próximo a borda da calota/mezzo-centro com um SM57 (responde bem no médio-agudo), o resto do som é "lixo" que vai acabar sendo atenuado na mesa do PA...

Mas convencer os caras disso... Quem toca com pedaleira acho que quer sentir o chão tremer quando toca um A4.

MatheusRich
Membro
# mar/16
· votar


Eu particularmente notei que as bases são bem swingadas (mais do que havia notado antes). Algumas notas a mais nos solos tbm. Esse chorus me surpreendeu. Talvez eu não tenha prestado atenção suficiente nessa música antes...

marcelosz
Membro Novato
# mar/16
· votar


entamoeba
faixas isoladas que "somem" na música
Por essas e outras que mixagem é uma arte tão massa!!!
Muitas vezes ao gravar algo perco horas tentando deixar algo isolado soando bem, pra ser tudo engolido em segundos na mix! Hoje "aprendi": tem que soar bem na mix, não importa como soa isolado.

renatocaster
Muito obrigado por essa pérola!!! Ouvir Sultans é sempre bom!

raphael.rui
Veterano
# mar/16 · Editado por: raphael.rui
· votar


Que coisa FANTASTICA! pqp
uma das maiores pérolas que ja ouvi, vou salvar nos favoritos e quando chegar em casa vou baixar isso. é o tipo da coisa que voce tem que ter pra sempre. muitos elementos que na mixagem nao saem tanto ficam bem nitidos, a briga de frequencias é enorme em uma mixagem e fazer tudo soar nitidamente e bem é um desafio e uma arte. o chorus nessa musica eu acho que é novidade pra todo mundo, mas eu ja sabia que ele usava chorus as vezes, a versão do Live at BBC o efeito aparece bem, e fica muito legal. Tambem tem compressor aí junto.

Jube
Veterano
# mar/16
· votar


Muito massa, eu também nunca notei o chorus e nem lembrava de ser tão swingado.

EduJazz
Veterano
# mar/16
· votar


O que mais me impressionou nisso foi a preocupação do cara com a parte ritma. Ouçam o solo com atenção, e vão ouvir as ghost notes pontuando o groove. Esse cara é gênio.

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


renatocaster

Isso aí é obra de um grande mestre. Sei lá se tem o que falar a respeito... :)

Ismah

Tá maluco? kkkkkk

EduJazz
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

Cara, quando eu vou mixar, se eu passo o high pass em 100, 120 já é exagero...

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


EduJazz

Pega uma tabela de frequências. Se é que se pode falar em algo "certo" num high pass, então vamos partir de 82 Hz para uma guitarra ou violão. Mas depende da situação, mesmo assim.

Schenker
Veterano
# mar/16
· votar


a versão do Live at BBC o efeito aparece bem, e fica muito legal

essa versão é muuuito maneira . . .aliás, esse disco é fodástico, o timbre dele cruzão e alguns arranjos bem mais simples de algumas músicas deixam o som bem cru e agressivo, muito bom!! what's the matter baby é clássica também!!!

raphael.rui
Veterano
# mar/16
· votar


Schenker
O timbre dele nesse show é do caralho, esse disco é muito bom. detalhe que sultans nesse show tem uns BPM a menos, é um pouquinho mais lenta. Tunnel of love uma pena que a guitarra dele ficou baixa, pelo menos no que eu tenho aqui.
Queria muito saber sobre esse timbre dele nesse show, nunca ouvi nada parecido nem dele mesmo, é foda demais.

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


renatocaster
P.S.: Caraca, tem um chorus aos 02:32 que eu nunca tinha sacado ouvindo a música completa! O.o

Caraca mesmo, e ta aí uma música que eu escuto com certa frequência..

EduJazz
Veterano
# mar/16
· votar


MMI

Pois então... normalmente eu corto em 80, mas com a curva suave... (embora eu ainda engatinhe em EQ).

Bem off topic nosso assunto heim:? ahuahuiahaiuhaiuh

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


MMI
EduJazz

Nem um pouquinho maluco. E os dois sabem que não é via de regra isso.
É a diferença entre som embolado e som sem embolar. No rock que predomina o fórum, é desejável um pouco isso.

Nada a ver com resposta de frequência do instrumento, mas com a faixa de frequência útil do instrumento. Harmônicos se cruzando dá liga, fundamentais da conflito de frequência, e a defasagem natural, muitas vezes faz sumir o instrumento. É o que acontece no caso acima.

Joguem num RTA, e vão ver que raramente se tem som de guitarra muito fora dessa faixa.

No caso... Onde fica o baixo nessa história de cortar em 82Hz? Um 4C parte de 41,2Hz, e já tem o bumbo em e 80~100Hz pra incomodar. Num A, já joga a frequência pra 110Hz, primeiro harmônico em 220Hz, já disputando com a guitarra. Imaginemos em C, D...

E não sou só eu quem afirmo isso, são professores de IGAP (RS), CAM (SP), iATEC e CAP (RJ).

marcelosz
Membro Novato
# mar/16
· votar


<OffTopicMode>
Concordo com o lance de ser um pouco agressivo no High Pass da guitarra. Qualquer coisa abaixo de 90Hz, pode cortar sem dó!!! Mas o máximo que já cheguei sem perda considerável de timbre foi 180Hz... Tudo depende da situação, claro!
Dica: http://blog.sonicbids.com/the-ultimate-eq-cheat-sheet-for-every-common -instrument
</OffTopicMode>


JJJ
Veterano
# mar/16
· votar


marcando

GarrafaSK8
Veterano
# mar/16
· votar


marcando 2

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


renatocaster

Desculpe, desvirtuei mais um tópico seu :(

Soultunes
Membro
# mar/16
· votar


Genio.

Êta paisinho e geração para ter guitarrista monstro hein.

Dificil escolher apenas 3 deles (falar para escolher 1 só seria insanidade).

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


marcelosz

Tu leu o texto ou só linkou? Fala a verdade mocinho! rsrs
Observe que o cara "corta" mais alto ainda.

80 to 90 Hz and below - "Barro" (embolamento)
150 to 200 Hz - "Expessura" (peso/densidade) e ainda recomenda usar com moderação, ou seja, mantenha atenuado a princípio
300 to 1,000 Hz - "Vida" (corpo)
1,000 to 2,000 Hz - "Grasnados" (nasais) e recomenda atenuar (é região onde a voz se define!)
3,000 to 8,000 Hz - Brilho e Presença (eu fui generoso e disse que em 2,5KHz é onde a guitarra se destaca na mix, ele fala em 3K!)

Agora se tu tem guitarra, baixo bateria e voz, beleza. É pouca coisa no espectro, agora uma banda com 2 guitarras, teclado (espero que só 1, mas bandas como o Europe, Within Temptation, Epica... usam vários), bateria e vozES, o buraco é bem mais abaixo pra deixar tudo "no seu lugar".

Del-Rei
Veterano
# mar/16
· votar


Opa! Que maneiro, hehe.
Muito bom. E o engraçado é que essas mesmas trilhas de guitarras encaixadas numa mix com outros instrumentos, acabam soando levemente diferentes.

Só achei que o som não mantinha uma continuidade no volume. Me pareceu que em alguns momentos havia uma queda meio brusca de volume e depois voltava. Só eu que achei isso? rs...

Um aceno de longe!!!

Calime
Veterano
# mar/16
· votar


Marcando

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Del-Rei

Automação manual será?

Lelo Mig
Membro
# mar/16
· votar


renatocaster

Ouvir esta guitarra assim, sozinha, pura.......caraca! É como ver uma beldade nua!

Que maravilha!

BrotherCrow
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah
Não sei se o marcelosz leu, mas eu li. E acho que o texto bate bem com o que ele e o MMI disseram. Abaixo de 90, dá pra cortar (dependendo da mix, né? nada é absoluto). O resto não se corta, se equaliza com parcimônia. Vou tomar a liberdade de transcrever uns trechos:

"150 to 200 Hz - Thickness: This is where the "guts" of a guitar normally come from."

"300 to 1,000 Hz - Life: I call this the "life" of the electric, as many of the things that make an electric sound like an electric live in this range. So attenuating needs to be taken into consideration carefully."

"1,000 to 2,000 Hz - Honk: This is where honky and harsh characteristics can usually be smoothed out with a wide cut centered somewhere in this range."

"3,000 to 8,000 Hz - Brilliance and Presence: This is the range that can add shimmer or allow a guitar to cut through a mix when boosted. It can also be where you make cuts to keep a guitar from conflicting with a vocal. If making boosts in this range, keep an eye (ear?) out for noise, as any noise present from distortion/effects pedals will very quickly be accentuated as well"


Resumindo: essas faixas são TODAS importantes, nenhuma pode ser simplesmente descartada. Brilho não é tudo. De 150 a 200 você tem "guts", que traduzindo literalmente seria "tripas" mas prefiro traduzir como "bagos". Não se corta os bagos!! De 300 a 1000 tem a "vida". Não precisa nem explicar que é importante, certo? De 1000 a 2000 tem o som mais anasalado, que pode ser atenuado se estiver excessivo, mas é desejável dependendo do gênero (country, por exemplo). E sobre essa faixa de 3000 a 8000, é brilho. Não é sinônimo de coisa boa. Você mesmo "esqueceu" de comentar que o texto diz que essa é a frequencia que conflitua com a voz e evidencia ruídos.

Então: é questão de equalizar com cuidado, e não de cortar tudo como você falou. E também ficou confuso, às vezes vc escreve 250 Hz, às vezes 250 kHz...

Automação manual será?
Isso existe? Pra mim ou é automação ou é manual. Automação manual é um oxímoro.

marcelosz
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: marcelosz
· votar


BrotherCrow
Pronto! Melhor análise.

Ismah
Sim. Eu li o artigo, mocinho.

JJJ
Veterano
# mar/16 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah
Na verdade é isso que muito guitarrista peca. Fico fulo com guitarrista falando de timbre grave, isso não existe numa guitarra standart E. Como eu sonho um dia usar um ribbon, ou condensador cardióide no amp, timbro nessa frequência. Guitarra mesmo com drive, é médio e agudo, o resto é só vazamento.

Concordo. E isso aí prova que aquela ideia de que pra mix ficar boa de eq, basta os instrumentos "soarem bem individualmente" e nem precisa mexer, é uma tremenda balela.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a As guitarras isoladas de "Sultans of Swing"