Guitarra isolada para referências de TIMBRE

Autor Mensagem
Del-Rei
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah
Repare no som porco, cheio de vazamentos por gravar todo mundo junto, ao mesmo tempo, que eles tinham em estúdio...

Mas acho que foi gravação ao vivo, em show. Aí fica complicado isolar 100% cada instrumento. Não foi estúdio não.
Aí vaza mesmo.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Apesar de eu ser baixista

Faz um para a turma dos graves!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Del-Rei

Pode ser, mas AC/DC tem idade suficiente para ter gravado em estúdio, com tudo no mesmo lugar.

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


AC/DC nessa época era praticamente punk.
As guitarras cheias de ruído,os zumbidos e tudo mais, fazem parte do cenário. Sem isso, perde metade da graça!

SkyHawk
Membro
# jan/17
· votar


JJJ
O timbre do Angus Young sempre foi muito básico, uma SG Standard e uma parede de Marshall.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Do Malcom idem!

EduJazz
Veterano
# jan/17
· votar


Já que rolou uma leve desvirtuada, um vídeo interessante sobre uma parte do timbre do Angus que pouca gente menciona!

https://youtu.be/gKoW20NfK-8

Ismah
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ismah
· votar


O transmissor Schaeffer, que veio a ser o Schaeffer-Vega, tinha um sistema de compander (compressor, no bodypack, expander na base) para melhorar a intensidade da transmissão. Pelo que eu saiba, uma ideia boba que ninguém havia tido até então... Não é lá algo de outro planeta, sendo bem comum.

O Angus usava o expander desativado, (mesmo em gravações ele usava o sistema wireless) o que nada mais era que um compressor...
De resto, os caras fizeram um alto marketing aí pra vender o peixe...
_______________

Dando sequência ao tópico, vou trazer o nome santo pra conversa, mas não abandonar o outro porque sou fã dele. hehe.

Slash - https://youtu.be/4RS3oL53om4


Izzy - https://youtu.be/rUSFOxhxtLI


Slash - https://youtu.be/KWiFQungnX0


Izzy - https://youtu.be/ffe_B1hStDA
(essa dobra na introdução duvido alguém que sabia além dos envolvidos no disco)


Del-Rei
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah
Essas guitarras do Guns, apesar de estarem MUITO parecidas, não são as originais. Provavelmente alguém com muita competência regravou isso aí.

EduJazz
Ismah
Acompanho há anos o trabalho desse camarada (Solo Dalas) que praticamente dedicou a vida a recriar esse Schaffer, rs. Quase cheguei a comprar, mas percebi que na verdade esse aparelho é só um pequeno percentual do timbre. Ainda prefiro investir num amp, já que esse pedalzinho custa 400 dólares, rs. É marketing demais pra mim, hehe.

Um aceno de longe!!!

Ningen
Veterano
# jan/17
· votar


Mais uma pra galera que não gosta de tirar os graves da guitarra...



Ismah
Veterano
# jan/17 · Editado por: Ismah
· votar


Del-Rei

Eu não duvido que sejam as originais, tenho aqui o disco todo em open track, vou dar uma conferida.
O que te leva a crer que não sejam as originais??

Del-Rei
Veterano
# jan/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


Ismah
Aqui no trabalho não consigo abrir o Youtube, mas percebi algumas coisas.

De cabeça agora, lembro de Welcome To The Jungle, antes de começar o último refrão... Naquele momento em que a guitarra faz um riff cromático. Após algumas sequências cromáticas, há um riff que eu duvido que haja na música real. Até peguei a original pra tentar ouvir essa parte.

Esse riff que eu falo é entre a sequência cromática e a convenção, antes de entrar no último refrão...

Eu CREIO ser lá pelos 03:40 no vídeo que você postou, mas não estou certo. Depois verifico certinho.

E algo que me incomoda um pouco nessas tracks isoladas que colocam no Youtube (inclusive nos vídeos do ACDC que eu postei), é que criaram novas mixagens pras músicas, "mutando" algumas guitarras.

Digo... Tem momentos em que é clara a presença das duas guitarras na música. Mas nessas guitar tracks a galera resolve mutar uma delas em determinados momentos... Talvez pra dar mais evidência à outra, sei lá. Na própria intro de Welcome To The Jungle isso aconteceu. Há nitidamente duas guitarras na música original, mas perceba que na guitar track do Youtube há uma alternância entre elas.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


É meio óbvio que se são linhas de dois guitarristas se trabalhe cada uma separadamente, não?

Del-Rei
Veterano
# jan/17
· votar


Ismah
É meio óbvio que se são linhas de dois guitarristas se trabalhe cada uma separadamente, não?

O problema é que a uma das guitarras acaba sendo mutada deliberadamente em determinadas partes... E a gente sabe que naquela parte há duas guitarras na música original.

Quero dizer, o segundo guitarrista toca naquela parte, mas o cara que fez o guitar track e lançou no Youtube achou que ela não precisaria estar ali e mutou.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Mas é óbvio que sim, as que eu postei do ACDC são as tracks do Malcolm apenas, e não Angus + Malcolm... Eu quero ouvir linha do guitarrista A, e depois ouvir a do B...

Mais uma de um cara bastante aclamado: SRV!



Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Ah e claro, a lenda Hendrix... Reparem como ele usa POUQUÍSSIMO ganho, e como toca absurdamente limpo...



Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah
Del-Rei

"Repare no som porco, cheio de vazamentos por gravar todo mundo junto..."

"...dois guitarristas se trabalhe cada uma separadamente, não?"

Ok, mas só não esqueçam de UM detalhe:

A maioria destas tracks NÃO são as tracks individuais originais, já que isso, quase ninguém têm, principalmente as mais antigas.

Estas "tracks isoladas" que existem aos montes nos Youtubes da vida hoje em dia, são "feitas" em programas de computador, filtrando e isolando frequências e etc.

Dão uma ideia muito próxima do real, mas é importante deixar claro que não é o real.... para que os mais jovens não tenham uma informação errada.

Quem, como eu, já gravou em Studio em Rolo, (fita magnética), coisa comum até os anos 90, sabe muito bem que é quase impossível alguém possuir (mesmo no mainstream) tracks isoladas de instrumentos... a parte crua, take primordial, de alguma música de alguma banda.

Estas "Isolated Tracks", repito, são produções.

Del-Rei
Veterano
# jan/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


Lelo Mig
Eu já havia comentado isso, ali em cima.

Apesar de que algumas, de gravações mais recentes, é possível que sejam reais. Outro dia ouvi até umas vozes isoladas do Eddie Vedder e do James Hetfield. Não sei se foi por aqui ou no Facebook que postaram.

No mais, mesmo não sendo reais, são muito bem feitas e servem de ótimas referencias.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Lelo Mig

Tá bom. Te afirmo que esse lance de isolar tracks, que tu supõe não funciona...
O processo de gravação, incluía as master tracks. Toda a mix reduzida a 8 "matrizes", e que em maioria foram e são preservadas. Geralmente para um uso póstumo, digamos em TV para tocar "ao vivo", ou usar em alguma trilha etc...
E muitas vezes rolavam cópias... Uma pro masterizador, uma pro engenheiro de mix, pro de gravação, etc... Com o advento do digital, muita coisa foi digitalizada, menos volume pra armazenar, maior capacidade de preservação etc... Além de lucrar pela enésima vez com a mesma banda, no leilão da fita. O contra é que fica fácil de copiar um arquivo digital, logo roubos não são coisas inusitadas, e mais cópias se multiplicando...

Além disso muitas bandas fazem tiragens limitadas de multitracks, o último que eu lembro foi o single Du hast (1997), do Rammstein.

Não é via de regra que todos de fato são as finais, como que são reais e originais... Em fóruns de DJ's aparecem diversos, demos, discos finais, músicas nunca lançadas, e até lançamentos novos assim... É dali que surgem os remixes...

Ao contrário, do que tu supõe, MUITA coisa desse tipo está arquivada, por motivos diversos, e algumas são bem conhecidas e distribuídas.

Só um sitezinho amador do ramo como themultitracks.blogspot.com.br , contém um acervo excelente.

Tenho acompanhado o G'n'R mais de perto, via alguns contatos pessoais dos caras, e tem MUITO MATERIAL dos caras que tá estocado por aí...

https://www.youtube.com/watch?v=DsnK6FL1r10

https://www.youtube.com/watch?v=80XvSON6lHk

Agora, não posso te obrigar a crer...

Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Agora, não posso te obrigar a crer..."

Amigo, leia o que escrevi acima: "coisa comum até os anos 90"...

Rammstein, que você cita, é de 97. O G´n´R, final dos 80, início do 90.

Das bandas dos 70, te afirmo que quase nada é a master track isolada real. Se informe de como eram gravados os álbuns nesta época e entenderá o porque afirmo isso. Mesmo o mainstream era gravado de forma amadora, caseira, perto do profissionalismo de hoje. Grandes álbuns da história do rock foram gravados pela própria banda e mais um produtor, as fitas eram reutilizadas, porque era o costume.

- A maioria dos grandes álbuns dessa época foram gravados com "banda ao vivo no studio".

- Os que não eram gravados ao vivo, depois de mixados eram masterizados numa fita de 2 canais, stéreo, aí entravam os processadores de dinâmica, equalizadores, etc, etc. e esta fita era usada para a confecção da matriz para a prensagem do vinil.

As fitas usadas na gravação, com os takes individuais, overdubs, trilha a trilha e etc, eram REAPROVEITADAS, inclusive nos studios profissionais.

Machine Head foi gravado num corredor de hotel... Jimi Hendrix gravou o "grosso" de seus álbuns em casa... entre tantos exemplos.

A grande maioria em 4, 6, 8 CANAIS, o que já torna quase impossível ter "tracks individuais".

Não creio que existam as masters com takes individuais de 90% destas bandas dos anos 70 e anteriores.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Entendi seu ponto de vista. Mas dei um exemplo de lançamento das master tracks pela banda... Enfim, não é lugar pra briga... Importa que são tracks excelentemente boas, e que servem de referência.

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


Ismah

"Enfim, não é lugar pra briga..."

Não estou brigando....rs.....fica sussa! vamos abrir mais uma gelada!!

Del-Rei
Veterano
# jan/17 · Editado por: Del-Rei
· votar


Ismah
Cara, vê o vídeo de Welcome To The Jungle e se liga no riff exatamente aos 03:40. Aquilo ali não tem MESMO na música original. Mas realmente, no geral, tem que ter muita competência pra recriar essas guitarras.

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# fev/17
· votar


Já que a turma duvidou das tracks... Segue uma track ao vivo do Jake E Lee.
Destaque para o delay usado para ambientar o vocal, e como o timbre dele é virado em médios, e com bem pouco ganho - menos que um DS1 proporciona.

https://www.youtube.com/watch?v=EAV8UB1JsU0

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra isolada para referências de TIMBRE