Guitarra com 3 Captadores , é realmente necessario?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# out/16
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Engraçado como é a comunicação na internet, ninguém se entende... kkkkkkkk


Luis A.

O inventor ou o endorser???? kkkkk outra polemica...

Não tem polêmica. Les Paul foi músico, foi inventor, foi construtor de guitarra, foi "guitar hero", foi nome de guitarra, foi o marido da Mary Ford, foi "o velhinho simpático" que tocava quase toda semana no Iridium Jazz Club de NYC, foi um cara que colaborou com Leo Fender, foi um gênio da música, foi tanta coisa... Você pode chamar até de "endorser", coisa que traz um significado hoje que não reflete direito o que ele foi, mas ok...

Ismah

Suspeito que tenha relação com se pensar em 24 notas, onde todas as divisores inteiros de 24, sejam sweet spots para captadores...

É que eu penso em notas, escalas, acordes e harmonia como aprendi lendo Shoenberg, muitas vezes para mim é a referência. Some-se a isso o fato que quem passou horas me ensinando e discutindo sobre isto usou ondulatória e harmônicos. Você já leu Harmonia do Shoenberg? Para mim as séries de harmônicos que ele explica, fundamental no livro, de onde vai derivar as notas, escalas acordes e discussões harmônicas, é pedra fundamental na teoria musical. Então, claro, a 24ª casa é um sweet spot invariável.

A questão é que alguns curtem este captador, este som e não dá para abrir mão desta posição no "sweet spot". Já outros, galera de som mais agressivo principalmente, usam unicamente (ou quase isso) o captador da ponte - Van Halen que o diga... Basicamente usam o captador do braço como um som um pouco mais grave, que dá um som com outra definição principalmente quando atacam as notas mais agudas com alto ganho, por exemplo. Para estes, pouco importa o sweet spot, basta um som mais grave e que pegue a corda vibrando numa posição de maior amplitude - só que quem curte o som do captador na "posição certa" vai falar que não tem som de nada.

Obs.: como parece que não leu, vou te dizer, leia pelo menos as 150 primeiras páginas da Harmonia de Shoenberg. Invejo quem consegue ler no original em alemão. Isso que ele só pincela a escala musical germânica que vai de A até H. kkkkkk

BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
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Eu entrei de gaiato no tópico só porque tenho uma Epi de 3 captadores aqui em casa. O vídeo que eu fiz (na primeira página do tópico) foi porque eu mesmo fiquei surpreso com o som da SG de 3 captadores quando ouvi pela primeira vez.

Muita gente, quando vê essa guitarra, fala algo do tipo "nossa, três humbuckers, deve fazer um som pesadaço", e a minha impressão é exatamente oposta: o captador do meio, nas suas combinações, dá uma característica mais suave e aveludada. Por isso mesmo comparei com o som "in between" das stratocasters.

A posição com todos os captadores ligados, principalmente, me dá um som aveludado que eu tenho dificuldade em conseguir de outra forma. Não sei se o meu vídeo conseguiu passar isso.

MMI
Você sempre chega dando show de conhecimento! Nunca tinha ouvido sobre essa posição "errada" dos captadores. Tinha ouvido sobre outros erros de projeto, como por exemplo o neck dive que se deve em parte ao fato de a SG ter sido originalmente projetada para ter a "vibrola"; os modelos sem alavanca ficam com um peso a menos no corpo e caem pra frente.

Pessoalmente, curto o som dessa posição "errada". E nem sou um guitarrista tão agressivo assim: me considero um cara do blues. Mas me serviu pra entender porque o captador do braço da SG soa tão diferente do da Les Paul!

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# out/16
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MMI

Cara, você acabou de desvendar pra mim dois "mistérios" que eu tinha desde algum tempo e que não conseguia solucionar de jeito nenhum, a saber:

1 - porque que não consigo gostar de guitarras modelo SG nem a pau;
2 - porque que não uso o captador médio de strato, sozinho, para nada.

Valeu!

Ismah
Veterano
# out/16
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MMI
Invejo quem consegue ler no original em alemão.

Danken!

Isso que ele só pincela a escala musical germânica que vai de A até H. kkkkkk

Errrr não... Vai de as A até H, mais o β* que hora é escrito após o B, hora depois do Z... rs
Povos germânicos (não só alemães) se referem a si bemol como β, e a si natural como H.

Isso tem a ver com Bach, e rende um tópico todo... Mas ele não foi o único a criar nomenclaturas, ou mais precisamente chamados de motivos, temos alguns vários outros que o fizeram... E tem

* Letra grega Beta, que em alemão se chama de "esstsett", e equivale a escrevermos "SZ" , e é "SZ" que significa o nome: ess (S) tsett (Z).

_________________________

Pensando novamente aqui...

Na verdade todas as frações irredutíveis, que me referi como raízes anteriormente, seriam sweet spots... Porque são pontos invariáveis, quero dizer, todas frações com denominador maior, se obrigam a ser múltiplo de alguma destas.

Então todas as >1/4 de corda são viáveis, e ao que parece o Leo Fender seguiu essa lógica com a Stratocaster. Ainda nessas, vale lembrar que o captador do braço, só a bobina sob o 24º traste, tem som de single como o conhecemos em Tele e Strato. O outro tem um som meio com som de "nada" mesmo rs

Luis A.

Percebeu que nas fotos que tu postou são captadores diferentes, o que justificaria terem sido movidos...?

BrotherCrow

A série harmônica de um instrumento de cordas é muito grande, e isso o captador apenas evidencia, pois é ainda mais sensível que o tampo de madeira. Ainda que num "salty spot" é impossível de cancelar totalmente, a ponto de criar um som inutilizável.

Poderíamos dissertar sobre como essa característica, criou uma gama muito grande de instrumentos de cordas semelhantes (guitarras ou violinos por exemplo), e, ainda que muito semelhantes na forma, soam absurdamente discrepantes. Enquanto outros instrumentos, como cornes, a diferença é muito sútil, e o julgamento está mais na tocabilidade, que no timbre.

Luis A.
Membro Novato
# out/16
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MMI

Claro, o velhinho era um genio sem duvida!, e inventor desde criança... apenas comentei pq muita gente fala q Ted Mccarty é responsável por boa parte do projeto da lespa, assim como de varias outras guitarras e é bem menos conhecido....

Ismah

Sim, so reparei depois de postar rsrsrsr, mas isso é um upgrade, alguém substituiu os humbuckers originais por P90s em tamanho humbucher... o local dos caps foi mudado no inicinho dos 70s....

MMI
Veterano
# out/16
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BrotherCrow

Pois é... Um bom amigo meu que foi para o andar de cima era louco por LP de 3 humbuckers, teve várias. Ele se referia ao captador do meio como "a cavalaria", o que aos desavisados poderia soar como uma força e ganho absurdos. Não é isso mesmo. Eu interpreto o "solta a cavalaria da guitarra" que ele se referia como um som excepcional para o gosto dele, mas não ligado a um som pesado, alto ganho.

Compartilho com você, para mim ele dá uma atenuada e o som fica meio aveludado mesmo. Algo específico dele, que não dá com outra combinação - se é necessário, se o cara não vive sem isso é outro papo.

O "neck dive" era incomum nas guitarra sólidas, mas a SG não foi a primeira, outras de corpo oco anteriores já tinham apresentado isso. Está aí algo que para mim não incomoda em nada...

E nem sou um guitarrista tão agressivo assim: me considero um cara do blues.

Foi mais um exemplo, não uma regra. Então vou te contar um negócio, se tiver saco com esse papo...

Para mim o som do cap do braço sempre foi o mais legal, para mim é grande parte do que importa numa guitarra. Por essa referência sonora, dificilmente gostei de uma tele até hoje, especialmente do captador da ponte. Aqueles agudos geralmente me incomodam absurdamente na grande maioria. Imagine como eu sempre abominei as Tele Esquire? Dito isso, se eu te contar que uma dessas hoje é a guitarra que me tira o sono, que eu achei um som excepcional, mesmo sendo tele e sem o captador que eu gosto. Aí todo esse blá blá blá de captador do braço na posição certa vou ter que dar um sorriso amarelo e reconhecer que neste caso, achei um som sensacional de captador do braço na posição certa, só que numa guitarra que nem tem um captador ali por perto. kkkkkkkk

Felipe Stathopoulos

Como você pode perceber, eu não afirmo essas coisas. kkkkkkk

Ismah

Danken! (humildemente)

Luis A.

apenas comentei pq muita gente fala q Ted Mccarty é responsável por boa parte do projeto da lespa, assim como de varias outras guitarras e é bem menos conhecido....

Mas é verdade. Les Paul foi o inventor ou o maior colaborador da ideia de guitarra sólida. E foi o nome que a Gibson escolheu para dar quando foi lançar seu modelo de guitarra sólida, que ela desenvolveu a partir da ideia do cara. Inclusive a Gibson já havia se recusado a fazer uma guitarra sólida quando Les Paul foi oferecer a ideia anteriormente. Com o relativo sucesso da Fender, a Gibson fez seu modelo de guitarra sólida e deu o nome do inventor da ideia (e não do modelo), além de que era um artista bem famoso, fazia sucesso com Mary Ford. Convenhamos, tocava muito...

Luis A.
Membro Novato
# out/16
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MMI

Convenhamos, tocava muito...

Tocava demais msm!!! E a contribuição dele vai muito alem das guitarras, como vc com certeza sabe....

Mas eu gosto de pensar q a guitarra solida surgiu simultaneamente em vários locais ao msm tempo.....assim tmb posso dar credito à Dodo e Osmar q ja faziam suas "steinbergs" na msm epoca....

BrotherCrow
MMI

Sobre guitarras com 1cap....



BrotherCrow
Membro Novato
# out/16
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Luis A.
MMI
A Fender Esquire e a Les Paul Jr foram os exemplos que eu citei no começo do tópico pra dizer que não é necessário ter três captadores! Numa guitarra boa, às vezes só um já é suficiente. Adoro essas guitarras!

Ismah
Veterano
# out/16
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MMI
(humildemente)

A modéstia e a humildade são umas de minhas melhores qualidades. :P

Compartilho com você, para mim ele dá uma atenuada e o som fica meio aveludado mesmo.

Isso é polêmico, porque são

- 4 bobinas envolvidas
- 16 associações possíveis se não me engano
- Polaridade (dos magnetos)

Aí já viu né...

MMI
Veterano
# out/16
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BrotherCrow

Nunca me convenci com a LP Jr. Posso queimar minha língua, sei da versatilidade que o vídeo mostra, mas ainda assim nunca me convenci que não faz falta o captador do braço, nunca desejei uma até hoje. A tele Esquire não, trombei com exemplos que provam ser um negócio diferenciado e não precisa mesmo do outro captador, desses que eu queria para mim mesmo.

Ismah

Sim, acrescenta a esta conta diferentes temperos de volume e tone como mostra o vídeo e a conta cresce vertiginosamente.

É difícil encontrar um maníaco alucinado por LP e SG de 3 captadores como em strato. O mais perto que conheci foi o finado amigo que citei ali para trás. Em strato, que não é meu modelo predileto, acho essencial mas meu uso basicamente é como um captador de uso em conjunto com os outros dois que considero "principais" - pelo menos quando sou eu que toco. Já tive conversas com strateiros fanáticos sobre este captador do meio, inclusive colecionadores (vintage), que me mostraram e exemplificaram como se usa ele sozinho, tirando o som único dele. Para mim, assim como em HB, não costumo usar o captador do meio sozinho mesmo em nenhum caso, mas não tenho dúvidas que em conjunto tem seu valor em ambos os casos (strato e LP).

Luis A.
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis A.
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MMI

O interessante deste vídeo pra mim é a demonstração de q com apenas o cap da ponte é preciso aprender a trabalhar com os knobs para se obter sons mais redondos...

Na verdade essa dica tmb serve pra guitarras com mais caps, e abre um novo questionamento sobre a necessidade ou nao de volume e tone individuais pra cada PU....

Sem querer comparar archtop e esquire, pois não faria sentido visto q as propostas sao bem diferentes.... mas eu ate me vejo com uma semi-acústica de apenas um PU (do braço), porém nao sinto muita atração nas Jr. e Esquire.
Fico ate intrigado ao ver caras como Jeff Beck q adorava sua Esquire, Satriani q parece curtir as lespas Jr. ou Mike Oldfield q tinha varias SG Jr. 62... talvez essas guitarras tenham algo em especial q eu ainda nao amadureci o suficiente para compreender....

MMI
Veterano
# out/16
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Luis A.

Os pots são muito importantes para mim para serem desprezados. Mas não vou chegar ao ponto de falar que é preciso volume e tone individuais sempre. Hoje sou da opinião que tem a guitarra certa, com os PU certos e configuração certa para cada situação. Até guitarra sem tone, como Van Halen já teve.

Eu também tenho a sensação de ignorância ao não curtir as LP de 1 cap, até porque também colocava no mesmo saco as Esquire... Mas se eu fui chato com tele normal de 2 singles (achei 2 que me serviriam até hoje, para mim é pior ainda se não for nesta configuração), pior ainda se for só com um captador. Mas a questão é achar "A" Esquire. Até porque aquele seletor da esquire faz toda a diferença, aquilo é um segredo enorme nela.

Sabe o cara baladeiro que tem pavor de relacionamentos, mas de repente acha uma que o faz dizer que "com essa eu caso"? Acho que é mais ou menos isso. Até porque tenho a sensação que se guitarras com 3 PU tem pouco apelo (tirando strato, lógico), guitarras com 1 só quase não tem nenhum. Quantos aqui no fórum já tiveram convivência para falar realmente de LP e tele de 1 captador só? Ouso dizer que boa parte nunca nem tocou em uma - especialistas em guitarras do Youtube não entram na discussão.

Luis A.
Membro Novato
# out/16
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MMI

Quantos aqui no fórum já tiveram convivência para falar realmente de LP e tele de 1 captador só? Ouso dizer que boa parte nunca nem tocou em uma

Com certeza. São guitarras q passam a impressão de fazer pouca coisa, e aqui, onde tudo é caro, uma Gibson ou Fender de apenas um pickup parece até desperdício rsrsrsr

E acho ate q se hoje eu ganhasse uma guitarra dessas (porque para eu comprar, eu teria q ter outras 10 antes), faria como Jonh Lennon e colocaria um pickup a mais kkkkk

Lennon Lp Jr.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/16 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
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! post polemico !

Eu sou ortodoxo com guitarras. Acho estranho uma guitarra como a do sonic youth ou do MC5. Só tenho strato e nunca usei o captador do meio sozinho. Uso ele em conjunto com o do braço e só.

Tacando mais lenha na fogueira, achei muito interessante esse papo da SG ter problemas de projeto, por conta da localização do captador. Por que o captador da ponte na strato esta inclinado? por que um captador é inclinado? a guitarra do steve morse esta errada?

Luis A.
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis A.
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Luiz_RibeiroSP

Se vc observar a giutarra pessoal do Les Paul , verá q ela tem uma cavidade no meio (q depois foi tampada com um escudo) para ele poder experimentar diferentes posições para os captadores... Os locais q ele escolheu se tornaram o padrão em Les Pauls.

Durante a transformação da Lespa na SG, várias coisas precisaram ser ajustadas por causa do double cutaway... Entre elas o encaixe do braço, q avançou um pouco pra frente pra ter mais área de contato para colar, e com isso o captador do braço foi movido... Msm assim as primeiras SG (61), q possuem o braço super fino, ficaram conhecidas por serem frágeis... Logo depois a Gibson mudou a colagem do braço para ser mais resistente... O headstock tmb foi reduzido para evitar o neck dive...

Mas nao existe um certo ou errado nisso, principalmente pq timbre é algo pessoal.... Ha coisas muito mais estranhas em termos de localização do captador como nas ES 330T, q so tem o cap do meio...

Eu nao acho q a localização diferente do cap seja um problema, pra mim é apenas diferente, com uma característica própria. Lespa e SG tem timbres ligeiramente distintos, e isso q é legal, tornando cada uma delas mais interessante de acordo com a situação ou gosto....

MMI
Veterano
# out/16
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Luis A.
Luiz_RibeiroSP

Segundo os caras com quem conversei sobre o assunto, ali na 24ª casa tem um "sweet spot" onde se convencionou de colocar o captador. Não tem nada de errado tirar ele dali, vai continuar dando um som mais grave que o captador da ponte. Mas o som que se convencionou, que se tem de referência desde as guitarras de antes da era das sólidas, não vai ser o mesmo. Então quem quer uma Les Paul e tem como referência o som dos mestres, não vai ter muito parecido se o captador não estiver no local certo. Mas se o cara "busca seu próprio som", não tem nada de errado, ou mesmo se como eu e o Luiz_RibeiroSP, se for para usar o captador do braço como a gente usa o cap do meio da strato - nunca sozinho ou só muito eventualmente - não tem problema nenhum.

A guitarra do Morse... Eu tive uma MM Morse blueburst. Uma guitarra muito legal, complicada, mas boa de tocar, só que aquele captador inclinado ali não serve para muita coisa, não tem um som tão legal (o braço da guitarra era dos melhores que já vi). O próprio S. Morse quando lançou seu modelo seguinte, a MM Y2D, declarou que lançou a guitarra sem aquele captador porque ele mesmo praticamente nunca usava, era para eventualidades em estúdio.

Existem entrevistas e declarações de Les Paul sobre isso... Várias vezes ele comentou que se recusou a ter seu nome nome na SG por ela ter defeitos, um deles na posição do captador. Só que foi um modelo de maior sucesso que a LP que levava o nome dele no fim das contas, então ele brincava que não entendia muito de guitarra. Quando em 68 a Gibson retomou a produção do modelo, Les Paul começou a desenvolver e lançar suas novas ideias, provavelmente já com suas decepções e conceitos mudados. A SG mostrou que o sweet spot do captador não era tão obrigatório, ele estudava novas possibilidades e sons. Derivadas desses estudos feitos nesta guitarra da foto, a Gibson lançou em 69 a Gibson Les Paul Personal, com captadores inclinados de baixa impedância e entrada de microfone entre outras coisas. No mesmo ano lançou a Gibson Les Paul Professional, com especificações parecidas. Ambas duraram pouco, foram substituídas pela Gibson Les Paul Recording, que foi o modelo definitivo do inventor, o qual ele tocou pelo resto de sua vida. Não precisa nem dizer que nenhum dos modelos fez sucesso com o público... Apesar de ser o modelo preferido de Les Paul, quando pude testar uma guitarra dessas não gostei não. Pelo menos não com uma ideia de Les Paul tradicional na cabeça, plugada num amplificador de entrada de alta impedância. Não testei ela plugada numa mesa de som (como é a proposta dela). De novo, talvez não tenha feito sucesso porque "não tem som de nada", não bate com as referências que a gente tem em mente, mesmo visualmente. Mas ainda são guitarras que tem meu respeito... O que não consigo gostar são aquelas Gibson Nighthawk, aquilo não dá.

Luis A.
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Luis A.
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MMI

Eu vi um video sobre o Les Paul, onde um cara comentava q a guitarra caminhou no sentido oposto q ele imaginava. Enquanto ele passou a carreira tentando desenvolver um instrumento com o som o mais limpo possível, a garotada começou a gostar de som sujo...Talvez por isso os modelos como a Professional e Recording nao fizeram tanto sucesso, como vc msm comentou, nao batem com as referencias...

Em outra entrevista q ja vi, o próprio Les Paul comenta q nao gostou muito de quando o rock surgiu e a garotada começou a usar o seu instrumento pra fazer "barulho" kkkkkk...

Achei os videos srsrsr





MMI
Veterano
# out/16
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Luis A.

Eu adoro esse som limpo, limpo de verdade. O problema é que a maioria dos amps valvulados não se prestam para isto. Conheço várias pessoas que não plugam de maneira nenhuma uma archtop num valvulado, numa máximo uma L5 e mesmo assim fazendo cara feia. Ainda mais na época do início das sólidas, os amps distorciam - vide os Fender tweed - até eu acho irritante para isto, mas perfeitos para um som mais rock. Infelizmente nunca pude ligar uma LP Recording numa mesa, direto, como se deve fazer. Já fiz isto com outras LP e guitarras variadas e o Les Paul tem sua razão, existe uma mágica ali. Mas não é o som da turma do rock/blues...

Tinha visto há um tempo, mas valeu por rever os vídeos, é sempre legal!

Hammer
Veterano
# dez/16
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Legal esse topico... tenho vindo pouco ao forum, interessante essa ideia dos harmonicos, eu pouco sei de lp e sg com 3 caps, e squire tb nao...
Mas pra mim nunca curti squire ou lpjr, sempre me vem a ideia que 2 pickups seja mais versatil.

MMI
Veterano
# dez/16
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Hammer

De minha parte, eu tinha um certo preconceito e compartilhava essa ideia. Não é segredo que para mim tele e strato são modelos que me geram algum desconforto. O que dirá de uma tele sem o captador que mais gosto, do braço... Esta visão durou até eu conhecer umas grandes Esquires, de 1 só captador, mas coisa fina. É outra proposta, diferente de uma tele de 2 caps, mas não perde absolutamente nada em versatilidade até porque ela tem a mesma chave seletora de 3 posições, com 3 sons bem diferentes um do outro - e tem som muito interessante! Foi uma questão de pegar e tocar, livre dos preconceitos, mas que no meu caso achei bom demais. A LP Jr segue na mesma linha...


Fica aqui um som do mestre com uma LP de 3 captadores e bigsby.



Luis A.
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Luis A.
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MMI

Apenas uma curiosidade, parece q a black beauty original do Page q havia sido roubada em 1970 e estava sumida foi encontrada recentemente...

Ismah
Veterano
# dez/16
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MMI

Vi esta semana uma Music Maker e uma Tele de um captador HB só, com chave 3 posições, sendo que a chave alternava entre as bobinas

B1 - HB - B2

Sonoramente os "half HB" tinham sons diferentes, mas bem sútil...

Alex guitar man
Veterano
# dez/16 · Editado por: Alex guitar man
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Posso nao ter uma Single-pickup guitar, mas de um tempo pra ca, principalmente depois que troquei o captador da ponte da minha lp (malagoli custom II), é super raro as vezes que usei o braço, estou com a LP de um geito que a posicao do meio (ponte+braco) de um cancelamento de fase, fica um som unico, um tipo de quack de strato, mas diferente, recomendo quem tem configuração H-H testar, mas apesar disso, nunca usei essa posição, apenas captador da ponte, e olha que uso muito o limpo... Talvez por estar limitado ao amp que nao guenta o pega e distorce com o grave do captador do braco em volume alto...
Não sei se posso arriscar dizer que uma guitarra com apenas o captador da ponte iria me satisfazer... Não por enquanto...
Fora isso, com drive, o da ponte é sem duvida minha única opção, se faltar algo, uso o tone

pedropohren
Membro Novato
# dez/16
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Luis A.
O inventor ou o endorser????

Inventor.

Les Paul, além de um guitarrista pelo menos 30 anos a frente do seu tempo (as técnicas que ele usava eram versões "primitivas" das técnicas que anos depois cairiam nas graças dos guitarristas de rock e metal, como tapping, diving bomb, e por aí vai), era um grande engenheiro sonoro. O projeto inicial da Les Paul era dele. (Inclusive, antes da Telecaster ser criada pela Fender, o projeto chegou a ser recusado uma ou duas vezes pelo Ted McCarty, mas depois do sucesso da "guitarra de corpo sólido com formato estranho", o tio Ted chamou ele pra conversar melhor... kkkkk)

MMI
Quando saiu a SG, ou melhor, a nova Les Paul 61, o inventor ficou emputecido e disse que ali tinha erros grosseiros de projeto. Recusou ter o nome dele naquilo e mandou retirar e dar outro nome, rescindindo o contrato.

Fatos esses que, aliás, corroboram essa afirmação. ;)

Luis A.
Membro Novato
# dez/16
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pedropohren

Cara, eu conheço essa historia ha pelo menos 20 anos....
Não questiono a genialidade do Les, porém há inúmeras fontes q afirmam q o projeto da Gibson Les Paul Standard tem mais influencia do McCarty do q do próprio Les, até no Wikipedia está assim....

Já li relatos dizendo q Les Paul apareceu poucas vezes na Gibson durante a concepção da guitarra, e suas observações eram mais estéticas do q funcionais.... O MMI deve ter fontes mais precisas para saber estes detalhes.... só por isso eu fiz o questionamento...

Eu particularmente acho q a guitarra é uma combinação do talento dos dois. O Les Paul é um inventor e artista desde criança, já o McCarty é um engenheiro com conhecimento de física e matemática, mas q não tocava....

Quanto a questão da SG.... Eu nao vejo o menor sentido da afirmação o "inventor ficou emputecido", até pq o inventor era o McCarty e o Les Paul neste caso era sim, apenas o Endorser, q inclusive tirou muitas fotos com esta guitarra enquanto ainda tinha contrato com a Gibson. O nome Les Paul foi retirado da SG pq a Gibson encerrou o contrato com o artista Les Paul, e não devido a opinião dele sobre a guitarra....
Oq estava em jogo aqui era o dinheiro, e o Les Paul nao queria por o nome dele em uma guitarra sem receber nada por isso, caso contrário, ele teria barrado o projeto em 1961 ao invés de ficar fazendo marketing da guitarra durante 3 anos...

O nome SG só foi introduzido em 64 logo após a Gibson ter encerrado o contrato com o Les Paul, no mem periodo em q Les acusou Mary Ford de adultério... Ou seja, o artista estava passando por problemas e a relação dele com a empresa nao estava boa.... Quando a guitarra Les Paul voltou a ser fabricada, a Gibson ja tinha outros donos....

Agora ficar comparando modelo Lespa e SG é idiotice, quem conhece as bem as guitarras sabe as vantagens e desvantagens de cada uma...

derek_70
Veterano
# dez/16
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As stratos do Blackmore nem tem o cap do meio.

Ismah
Veterano
# dez/16
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Enquanto isso aparece uma Strato assim...

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
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nem tem madeira no corpo dessa strato rs

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