Alternativas para usar no lugar do SLIDE

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# set/16


Galera, na minha ida a SP pra ExpoMusic, tomei vergonha na cara e comprei MEU slide, o que usava antes era de um dos guitarristas da banda que trabalho ([url=dinamitejoe.com.br]Dinamite Joe[/url]), e absurdamente estreito, coisa de 2~3cm.

Comprei numa lojinha da (rua) Santa Efigênia, que vou ficar devendo o nome, um da Torelli, que não enferrujou ainda (coisa que os Dunlop fizeram em 2 dias de uso). Custou 35 reais (caro, acho que se tivesse ido na Teodoro Sampaio teria economizado, mas eu queria, na G.A.S. eu comprei)...

Fui conhecer a armeria (loja de armas) AoGaúcho, que fica ao lado do hotel Itamarati (estação República), e vendo os cartuchos eu tive a ideia: usar um cartucho. Acabei levando um CBC de 12mm por 30 reais, confecionado em latão.

Prós de usar um cartucho CBC de latão:

- Leve
- Com parede fina, deixando melhor controle
- Encaixa melhor no dedo
- Esteticamente é mais bonito

Contras de usar um cartucho CBC de latão:

- Material macio, creio que amasse facilmente se pressionado
- Atrito maior nas cordas 009, nas 011 foi melhor
- Menor sustain (geralmente isso não é desejado no slide guitar)

Me senti desconfortável com a LP com 009 em E, mas bem confortável na Strato com 011 em D...

Fica a ideia, e aceita-se sugestões de outros slides... Principalmente de vidro, pois pra esse não achei nada.

Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


Boa ideia, pena que o cartucho não e vasado, qual calibre você esta usando? Vou tentar usar alguns também, acho que o calibre 28 seria perfeito, depende da grossura do dedo.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Sempre ouvi dizer q a largura das paredes do slide influencia no sustain... a percepção q eu tenho é q o slide muito fino ou muito leve vibra junto com a corda gerando uma especie de trastejamento entre a corda e o slide...

Atualmente eu uso um tubo de aço improvisado..... ele tem as paredes mais finas do q eu acho adequado, porem ele é um pouco menor q os slides q vemos em lojas, e isso me agrada....

Tenho vontade de experimentar o de acrílico ha muitos anos, mas a pão-duragem me impede.... ainda nao me conformei em dar mais de 50 conto num tubinho de plástico kkkkkk

Outra coisa q eu acho muito interessante são os anéis slide, q permitem tocar normalmente, mas deixa o recurso do slide à disposição.... O problema é q eu tenho as mãos pequenas, então vai ser difícil eu encontrar um q sirva, ou comprar pela net....

LeandroP
Moderador
# set/16
· votar


As vezes eu saco do bolso o meu isqueiro bic quando vou tocar slide. E por increça que parível ele tem um ataque do jeito que eu gosto.

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


O bic citado pelo LeandroP funciona, eu já testei
Latinha de cerveja. Ví em um clip uma vez, achei daora e resolvi experimentar. O som fica bom, porém não é recomendável pelo risco de se cortar e talz, muito fininha. Pelo mesmo motivo de ser fina ela também amassa.

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Com Bic nunca tentei, mas com Zippo vai tranquilo. Agora, essa ideia do Ismah de usar cartucho não é um tiro no pé (pun intended)? É mais ou menos o preço de um slide de verdade pra ficar com uma peça de qualidade abaixo do ideal.

Se for pra fazer gambiarra, vale o clássico: corta um gargalo de garrafa que fica show.

Meu slide preferido é o Mudslide da Dunlop. É um slide de cerâmica pesadão que dá um timbre ótimo e um sustain excelente. Mas esse custa uns 120 reais hoje em dia. É o que eu normalmente uso nos meus videos:


Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


BrotherCrow

Eu me sinto melhor com esses pesadões q vc citou.... coisas mencionadas acima, como latinha de bebida, ao meu gosto nao dão um bom timbre, como eu disse antes, parece q os slides finos ou leves demais vibram junto com a corda, causando um efeito semelhante ao trastejamento....

Ano passado eu sugeri à graphtech fazer slides de Tusq sintético deles, e recebi uma resposta dizendo q muitas pessoas estão fazendo este pedido e q eles devem experimentar.... vamo ver se sai....

O fato é q um slide desses de 120 conto, alem de ser muito caro, se cair no chão ja era.... então eu estou vendo se encontro uma solução mais viável....

PS. muito bom o som do video, parabéns!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Luis A.
É, 120 reais é pesado... mas eu comprei já há uns 10 anos, e na época era muito mais barato. E também, eu tenho uma coleção de slides de todo tipo de material. Comprei esse porque era "diferentão" e acabei me surpreendendo com a qualidade.

Mas a Dunlop tem slides de vidro bem legais na faixa de 40 a 50 reais. E não tem como errar com os de latão e inox.

LeandroP
Moderador
# set/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Esses preços são absurdamente caros. Sai mais barato pedir pra um torneiro mecânico fazer um de latão, com a vantagem de ser sob medida. E o de vidro é a velha boca de garrafa. Pagar mais de R$ 100,00 num slide ele precisa ser de ouro, ou ter um e-bow escondido dentro dele rsrs

acabaramosnicks
Membro Novato
# set/16
· votar


A última vez que comprei um slide (há uns 5 anos atrás) comprei de vidro por menos de 50 mangos de marca qualquer. Quebrei e não compro mais de vidro kkkk

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Essa história de "é muito caro pra um tubinho de metal/vidro/acrílico/cerâmica" é uma discussão que sempre vai rolar. Comparem com encordoamentos: pelo preço de um D'addario, você compra um slide honesto de latão. Um de cerâmica como esse Mudslide é o preço de um encordoamento Elixir. A diferença é que o slide, se bem cuidado, dura pra sempre. E sempre vai ter alguém pra dizer que quem compra Elixir tá pagando 120 pilas por um monte de arame.

Por isso mesmo eu acho que essas alternativas caseiras são procurar pêlo em ovo. Acho até que pode prejudicar o aprendizado, porque o cara fica sem saber se o som está tremido por falta de técnica ou porque o slide não é adequado. Melhor comprar um slide de latão de 30 pila logo: é barato e resolve.

Lata de cerveja, além dos problemas citados, também dificulta na hora de acertar as notas, porque o fato de ser muito larga não permite enxergar com muita exatidão onde a lata toca a corda. Tinha um comercial de Fanta (huehue) com o Jota Quest: o Marco Tulio fazia um slide com lata de Fanta.

Sobre sugestões de gambiarra pra slide de vidro: cortar uma boca de garrafa de vinho é bem fácil. Fica com uma qualidade bem boa. Ou, pra quem tem preguiça (ou medinho hehe) de cortar vidro, qualquer copo de shot é um slide pronto pra ser usado.

Amago
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Amago
· votar


sempre vai ter alguém pra dizer que quem compra Elixir tá pagando 120 pilas por um monte de arame.
E verdade, mas quem usa elixir sabe que elas são incríveis, estou com o mesmo encordoamento desde abril, parece mentira mas as cordas continuam como novas! Se alguém me contasse eu não acreditaria.

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Amago
E verdade, mas quem usa elixir sabe que elas são incríveis, estou com o mesmo encordoamento desde abril, parece mentira mas as cordas continuam como novas!
Pois é. Mas é exatamente esse o meu argumento: o Mudslide custa 120 reais, mas é o melhor slide que eu já usei e estou com ele faz uns 10 anos. Então se vale a pena ou não vai depender de cada músico.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


BrotherCrow

Eu concordo com vc, se o slide fosse uma parte importante do meu set, eu buscaria o melhor possível, mas visto q eu quase nao o uso, é desnecessário um investimento assim...

Atualmente tenho um feito provavelmente por um torneiro mecânico, quebra o galho, mas acho as paredes dele muito estreitas...

No dia q eu souber tocar uns George Harrison direitinho, aí vou buscar um melhor srsrsrsr

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Luis A.
Eu concordo com vc, se o slide fosse uma parte importante do meu set, eu buscaria o melhor possível, mas visto q eu quase nao o uso, é desnecessário um investimento assim...
Mas dá pra se virar muito bem com um custo quase zero! Como eu disse, copo de shot quebra o galho numa boa (gravei esse video agorinha especialmente para o tópico, por isso a qualidade duvidosa):


Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


BrotherCrow

Com certeza! Quando o cara ja tem uma técnica bem desenvolvida como vc, aí dá pra tirar som com com qualquer coisa.... rsrsrs

Eu uso a ação das cordas super baixa, em uma das minhas guitarras a ação está normal, e eu ontem estava pensando em baixar.... mas pensando bem, vou deixa-la como está durante um tempo, assim posso explorar alguma coisa com o slide com mais conforto...

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Não sei onde viram, mas o cartucho sai 30 reais novo (10 usado, mas ninguém merece o cheiro de pólvora), contra 35 do slide mais barato que achei.

Amago
qual calibre você esta usando?

12mm cano serrado rs

Luis A.

Creio que proceda, pela mesma regra das massas... Tinha antes um estreito mas de espessura mediana e soava com bem menos sustain que o atual, que é um tanto mais fino, porém mais largo.

O trastejamento surge pro dois motivos: falta de pressão (exercida ou viável devido a ação das cordas), erro de angulação - essa eu sinto quando toco muito tempo com a LP que é de escala com raio grande, quase flat, contra a stratocaster que é de raio pequeno, bem curva.

LeandroP
acabaramosnicks

Já tentei, não rola... Talvez com cordas mais grossas que as 009 que uso...
Sobre demais objetos não me dei muito bem com nenhum...

Se for mandar fazer, vale a pena pensar em aço inox, que é mais caro, mais pesado, mais duro (exige mais pressão) e estalado que os cromados, mas não enferruja. Me custou 10 reais na época.

BrotherCrow
corta um gargalo de garrafa que fica show.

E perde o dedo se não souber dar acabamento... Além de que é preciso ser uma alcoólatra pra suprir a demanda, quando se é desastrado como eu rs

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Sim, normalmente minha guitarra fica com ação bastante baixa, nao é o adequado pra usar slide, mas eu tmb raramente uso....

Eu costumo resolver o problema do trastejamento, seja com qualquer slide, fazendo um tipo de palm mute ao contrario rsrsr, abafando as cordas para trás do slide (sentido headstock) com os dedos indicador e médio.... mas quando o material é muito fino e pouco denso, aí nao tem jeito, o som nao fica bacana srsrsrsr

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


É uma opção, mas não para o problema relatado aparentemente. Se faz "left hand muting" de modo geral, mas as vezes o som poluído é desejado. Experimentaria uma ação um pouquinho mais alta só pra ver onde ia dar.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Com certeza! Se o cara for numa onda mais folk, ou msm num blues como o Brothercrow ta mandando, essa sujeira cai muito bem....

Eu ja curto um slide mais a Harrison , Steve Howe, Gilmour... um timbre bem limpinho... nesses casos, acho q slides pesados e de parede grossa sao melhores... mas nunca experimentei esses de ceramica....

Ismah
Veterano
# set/16 · Editado por: Ismah
· votar


Nem eu provei dos cerâmicos!

Eu sou um veio ainda diferente: Derek Trucks, Duane Allman, muito country de pedal steel e hawaaian lap steel!

Uma playlist com tudo que eu gosto de slide no southern rock

https://www.youtube.com/watch?v=kXPSXcPsTcg&list=PL7UUNbfo-b49Kt1IJZnO tqu4whbXvV_Cy

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Bacana!!! depois dá uma olhada em Buddy Emmons ou Redneck Jazz, acho q vai curtir!

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Vou olhar!

BrotherCrow
Membro Novato
# set/16
· votar


Luis A.
Eu ja curto um slide mais a Harrison , Steve Howe, Gilmour...
Eu também curto para ouvir. Já pra tocar não é muito a minha praia. Mas acho que esse estilo mais "sujo", com bastante corda soando, se presta melhor pra tocar sem acompanhamento. Se você tenta tocar limpo, fazendo soar uma nota de cada vez, o som fica vazio sem backing track. Por outro lado, se você toca muito "cheio", pode ser difícil de encaixar em um arranjo.

Só por farra, gravei isso aqui pra demonstrar o que eu considero que seja esse outro estilo de tocar. Usei uma guitarra com ação baixa, afinação normal, tentando alternar o uso de slide com a técnica tradicional. Usei o loop da pedaleira pra fazer a base. Absolutamente não é o estilo que eu toco normalmente, por isso ficou bem ruim, mas a ideia é dar a cara pra bater mesmo:



Ismah
Veterano
# set/16
· votar




Amago
Membro Novato
# set/16
· votar


BrotherCrow
voce tem muitas guitarras !!

Luis A.
Membro Novato
# set/16 · Editado por: Luis A.
· votar


BrotherCrow

Barana cara!!! Pra esse blend q vc fez entre a técnica normal e o slide q eu considerei o anel slide....

dá uma olhada ai no video!




PS. O solo desse cara tava ate bacana, mas ele começou a fritar e cagou a coisa srsrsrsrsr

Ismah
Veterano
# set/16
· votar


Luis A.

Esse vivente aí usou as técnicas de "volume pedal"/"swell" comuns do pedal steel... Não é peidar dormindo! Já testei e mui, mas não saiu nada.

Luis A.
Membro Novato
# set/16
· votar


Ismah

Nem reparei ele usando essa tecnica, mas gostei dos harmônicos com slide.....

Eu vi esse video ha anos.... apenas lembrei do anel, por isso coloquei aqui.....

daimon blackfire
Membro Novato
# set/16
· votar


Como funciona esse anel slide?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alternativas para usar no lugar do SLIDE