Onde encontrar madeiras para guitarras? Alternativas?

    Autor Mensagem
    lgsella
    Veterano
    # nov/11


    Olá, pessoal...

    Meu primeiro tópico aqui... Estou com um projeto de construir uma strato nesse verão e gostaria de compartilhar essa experiência com outros que tenham talvez a mesma idéia. O plano é construir só o corpo. O braço vou comprar pronto, provavelmente pelo eBay, junto com os caps, as ferragens e o escudo.

    Pois bem... o impasse agora é achar a madeira para construir o corpo. A princípio, penso em fazer em cedro-rosa ou marupá, as mais "comuns" para strato no Brasil. O problema é que percebi que elas não são tão "comuns" assim...

    Moro em Florianópolis e fazendo uma pesquisa em algumas madeireiras perto da minha casa descobri que é muito difícil de achar o cedro-rosa e o marupá é ainda mais, pelo menos aqui no sul. O pessoal das madeireiras disse que agora tá mais complicado ainda de trabalhar com o cedro porque o corte foi proibido.

    Vamos às perguntas:

    Alguém daqui da região ou até mesmo de fora sabe de alguma madeireira que trabalhe com essas espécies? Se por aqui não tiver, vou ser obrigado a comprar fora e pagar o frete...

    Quanto a alternativas... Alguém tem experiência com outros tipos de madeiras mais comuns no mercado na construção de guitarras? Uma madeira que fosse boa para trabalhar e tivesse uma densidade moderada...

    No mais, fico no aguardo...
    Guilherme.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/11
    · votar


    Boa noite!!!

    lgsella
    Eu estive na Expomusic este ano e me lembro de um estande onde a empresa trabalhava com peças para luthieria.
    Acho que vc pode dar uma pesquisada no site da organização da feira.
    Valeu!!!

    Buja
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    eu tenho uma peça de quase-strato puramente em cedro-rosa macico
    e olha que eu nem dei tanto importancia no inicio kkkkkkk

    realmente, comercialização de cedro rosa foi proibido, assim como pau ferro (nao tenho certeza) e marupá tambem estou procurando e ainda nao consegui achar
    achei uma peça de algo dificil de encontrar e caro, mogno puro, mas cedro rosa, so minha peça mesmo até agora

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    No site www.luthierexpress.com vc pode baixar o catalogo de produtos, que inclui madeira, ferramentas, gabaritos etc.

    E-mail: vendas@musictools.com.br
    Tel.: (11) 9287-4090 falar com Miguel

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Buja
    eu tenho uma peça de quase-strato puramente em cedro-rosa
    achei uma peça de algo dificil de encontrar e caro, mogno puro

    Raro, caro e difícil de achar seria se fossem misturadas.

    lgsella
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Penta_Blues... achei a empresa que você indicou. O problema é que o site dos caras tá em construção... Mas tem um e-mail lá para contato. Mandei um perguntando se eles fornecem a madeira.

    Buja... quer vender? hehehehe... Pelo jeito, cedro tá valendo ouro!!!

    Mas será que a comercialização é que foi proibida ou foi só a extração? Parece que só não pode cortar, mas se você achar um caído no meio do mato e fizer tudo legalizado dá pra vender... O que deve ter de cedro achado "caído" por aí depois dessa lei... :D

    E quanto a alternativas mais comuns ou mais acessíveis.... alguém com alguma experiência com outras madeiras além dessas tradicionais? Angelim-Pedra eu sei que tem gente que usa, mas é muito densa, pesada e pra trabalhar nela dizem que é um inferno...

    lgsella
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: lgsella
    · votar


    fconde77... Mão na roda essa loja, hein! Valeu a dica! Já tinha visto esse site outra vez, mas não tinha baixado o catálogo... Eles fornecem blanks de marupá, cedro, freijó... até ash e alder, mas para esses dois os preço não são muito convidativos... :D

    Ainda vou tentar achar algum fornecedor mais próximo... acredito que o frete de uma peça de madeira com um tamanho considerável vai sair carinho...

    Por enquanto tô só em fase de "planejamento"... quando começar a construção vou fazendo fotos e postando aqui pra compartilhar a experiência...

    Valeu as dias, pessoal!

    marcioguita
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Marup'a, disparado ,na minha opiniao

    Buja
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    lgsella
    Buja... quer vender? hehehehe... Pelo jeito, cedro tá valendo ouro!!!
    kkkk, que pena que nao pode comercializar aki kkkkkkkkk
    to brincando, até o luthier me incentivou a nao fazer gambiarra nao, que se fizer a guitarra direitinho e gastar neta, vira um guitarrão de nível profissional

    fconde77
    Raro, caro e difícil de achar seria se fossem misturadas.
    kkkkk, é mesmo, vacilo meu

    o/

    lgsella
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    marcioguita
    Marup'a, disparado ,na minha opiniao

    Pois é... pesquisei bastante sobre o marupá e o cedro-rosa e tudo o que vi acaba em muito poucas conclusões... Uns dizem que o marupá é uma porcaria, outros dizem que é muito bom...

    Não sou nem um pouco xiita em relação a essas coisas de timbre de madeira. Acredito que a diferença de preço entre um alder e um marupá pode não se justificar pela sonoridade. O problema é que tudo que eu vi até hoje dessas Tagimas que são feitas de marupá é muuuuito estalado e muuuito agúdo. Claro que talvez seja por causa da captação utilizada ou por quaisquer outros fatores, mas qual será a verdadeira participação da madeira do corpo (marupá) somada com a madeira do braço (geralmente marfim) nesse timbre das Tagimas?

    fconde77
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Se o marupá e agudo demais para o seu gosto ou acha o cedro grave demais para sua estrato... tente ver o freijó... não sei bem as características sonoras mas é mais uma alternativa.

    Buja
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Buja
    · votar


    Uns dizem que o marupá é uma porcaria
    cara...ja vi baixo feito com folha de marupá no top. Nao acho que tenha uma tendencia tao aguda assim nao. OU, TALVEZ, o marupa sirva pra dar mais agudos no corpo que seria de madeira com tendencia bem grave. Talvez seja por que seja so o top feito em marupá, so pra dar uma acrescentada de agudos no timbre. Mas muita coisa influencia no timbre com certeza, uma delas, os captadores (senao a mais importante delas)

    Mas posso falar uma coisa de um cara sem experiencia:
    - Sinceramente, nao acredito que a madeira influencia tanto assim no timbre nao. Acredito que seja sim de ajuda pra ressaltar certas frequencias, com certeza, senao fenders poderiam ser feitas de mogno e les pauls de alder, mas acredito que nao seja de tanta influencia assim nao. Senao nao dariamos tanta enfase aos captadores e sim, a madeira de que é feita a guitarra, e nao haveria tanta variedade timbristica assim, ja que nao existe tntas guitarras feitas em muitas madeiras diferentes. Eu so consigo listar guitarras feitas nos principais tipos de madeira que ouvimos falar, e cada uma com um timbre completamente diferente do outro, sendo até mesmo do mesmo tipo.

    Lembro de ter lido um material que listava e classificada madeiras brasileiras boas pra luthieria, com base em sua densidade e seu grau de decaimento logaritmo, algo assim, e tem muitas, mas muitas madeiras, facilmente encontradas e que possui caracteristica timbristica muito semelhante as madeiras nobres usadas nas guitarras normalmente. É um material em PDF, e assim quie eu achar, (uma pesquisada no Dr. Google resolve) eu posto.

    Vale a pena dar uma conferida.

    lgsella
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Buja
    já vi esse estudo e inclusive tenho ele no meu computador. Como estou escrevendo pelo celular agora, não posso passar, mas assim que minha maravilhosa e queridíssima namorada liberar o notebook posto aquil. :)

    Pois é... Penso da mesma forma que você em relação a madeira x timbre. Não acho que as madeiras façam tanta diferença assim no timbre. Acho que o nut e a angulação do headstock influenciam talvez até mais. Mas não vale a pena entrar nessa discussão porque já vi muito palavrório totalmente improdutivo por aí... E vocês que tem mais tempo de fórum que eu devem saber bem disso...

    A minha questão é sobre o timbre meio "plástico", "sem vida" dessas Tagimas. Talvez não sejam todas, talvez as que eu tenha visto e ouvido não fossem das melhores, com caps ruins e amplificação meia boca, mas uma coisa em comum que notei nelas é esse timbre "sem sal". Será que tem a ver com o marupá ou tem mais a ver com as ferragens, caps, amplificador, pedais e até cordas?

    Sou blueseiro e minha praia vai até o classic rock. Tenho uma SG e me desfiz há pouco tempo de uma strato méxico. Então me veio essa vontade de construir uma strato SSS. Gosto do estalado e do timbre agúdo das stratos e é isso mesmo que procuro, mas receio (por ignorância e por não ter conseguido achar um consenso por aí) que o marupá acabe me dando um timbre estilo Tagima mesmo com bons caps... Ou que o cedro talvez corte um pouco daquele estalado de strato.

    Afinal, mesmo que eu na minha ignorancia pense que amadeira não influencia muita coisa, vai que tô errado, né? Hehehe

    lgsella
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Aqui está o link pra baixar a pesquisa sobre as madeiras nacionais:

    https://rs718dt.rapidshare.com/#!download|718tl4|31466049|madeiras_bra sileiras_para_guitarra.pdf|1187|R~1B2D5B02F2EA898F4695576EB3DADAF2|0|0

    Mais algumas coisas que achoq ue vale a pena compartilhar:

    Planta (blueprint) para braço de stratocaster 62' re-issue:
    http://img.photobucket.com/albums/v208/jwells393/Neck%20Building/Strat NeckBlueprint.jpg

    Planta (blueprint) para corpo de stratocaster 62' re-issue:
    http://img.photobucket.com/albums/v208/jwells393/New%20Album/StratBP26 42x1757.jpg

    Plantas para vários modelos:
    http://www.megaupload.com/?d=FEAN1T98

    Planta de corpo de strato com medidas em milímetros:
    http://s_marek.republika.pl/andyguitar/bodye.html

    Planta de strato 62':
    https://skydrive.live.com/?cid=8443307c0dcef0fc&id=8443307C0DCEF0FC!20 8

    Essas coisas aí tão me ajudando bastante.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Onde encontrar madeiras para guitarras? Alternativas?