Se alguém toca mal vocês falam?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16


Eu tenho um amigo meu, ele paga meu violão, e toca como fosse guitarra, mas ele não sabe ferir as cordas corretas, parece meio estúpido para fazer acordes, só fica nos Power Chords, ou sabe tocar G,C, D e começa cantar, dios, eu quase não aguento hahah;

Vocês dizem algo se vê alguém tocando mal?

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Depende o grau de intimidade. Não acha que como amigo poderia ajudar ele?

Quanto a tocar em power chords, contextualizando no que ele escuta pode ser a resposta. Eu não sou grande músico, mas o que eu escuto, realmente quase não há acordes, apenas riffs, e "pontes" entre os poucos acordes.

Um exemplo bobo, mas que é de fato assim: Vixe - Edge of a broken heart .

Amago
Membro Novato
# mai/16
· votar


Eu falo que esta pior do que eu

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
mas ele não sabe ferir as cordas corretas

Pra mim um cara que toca mal é o que já começa usando a expressão "ferir as cordas".

Noto Kalen
Veterano
# mai/16
· votar


Rachmaninoff
O certo seria atacar as cordas ?

alexsatriani
Membro Novato
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Algumas pessoas não sabem que tocam mal. Então, falar diretamente que o cara é ruim pode acabar com a amizade. O melhor é mostram uma música boa e falar algo do tipo: - Eu queria tocar como esse cara, o que você acha?

krixzy
Veterano
# mai/16 · Editado por: krixzy
· votar


É só dizer, cara não leva a mal, mas isso que vc ta tocando não ta soando muito legal n.

Tenho certeza que ele vai se escutar e procurar os próprios erros, e vc pode dar umas dicas.


só fica nos Power Chords

Agora tem a questão de gosto, vai ver o que ele gosta se toca com power chords, vc gosta das musicas originais que ele toca?

makumbator
Moderador
# mai/16
· votar


Noto Kalen
O certo seria atacar as cordas ?

Está perfeitamente correto usar o termo "ferir as cordas". Qualquer dicionário contempla o uso de ferir no sentido de golpear e atacar.

Amago
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Amago
· votar


makumbator
Concordo esta ai abaixo a prova
Saltério
Entre os gregos, designação comum aos instrumentos de cordas que se FERIAM com os dedos e não com o plectro.


Noto Kalen
Veterano
# mai/16
· votar


makumbator

Eu sei disso, queria ve a resposta do cara

Evandro Meneses
Membro Novato
# mai/16
· votar


A sinceridade é uma oportunidade (ou não) que estamos a dar ao músico... e por parte do músico a humildade deve ser a chave do sucesso... ele tem de receber a critica como algo para melhor ou até mesmo ficar a saber que não tem mesmo jeito para a área que está a "ser avaliado"... é a minha opiniao simples... :)

Fique bem!

Golias
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Golias
· votar


Peter_MusicoIniciante
Eu tenho um amigo meu...

Pleonasmo: consiste na repetição de um termo da oração ou do significado de uma expressão, isto é, alguma informação que é repetida desnecessariamente.

Enem tá aí, rapaz! Cuidado...

felipelfln
Veterano
# mai/16
· votar


Esse negocio de não falar ou dar uma segurada na sinceridade pra nao ''ferir os sentimentos do colega'' é cultural.
Eu particularmente não falo na cara essas coisas porque acho que tem jeitos melhores, mas o pessoal aqui onde eu to (russia) nao mede as palavras não kkk
Capaz de você convidar um pra comer na sua casa e ele falar que tava tudo uma bosta, mas ele gostou do suco (de caixinha).. com a maior naturalidade hahaha
Viva a sinceridade
Ouvir critica é questao de habito, descasca mesmo, solta tudo hehe
Da uma dica pro cara po, fala pra ele ferir a corda sem ferir o pessoal que ta em volta, ensina uns acordes legais e tals

Jeff3
Membro Novato
# mai/16
· votar


Sei lá, eu geralmente falo pra galera...

"Cara, você já pensou em levar isto como carreira?"
se o cara responder que poxa, não, mas é uma boa ideia ou sim, pretendo...ai você já diz a verdade.
"Me desculpe, mas você vai passar fome então."
ai você já deixa separado é claro pelo menos uns 3 ou 4 orçamentos de escolas musicais perto dele e já entrega os cartões, "òh meu filho, vai lá, estuda, quando você achar que está bom, estuda mais um pouco, ai se volta aqui e toca "parabéns pra você" pra eu ver se ficou bom"

:D vai fundo que essa sempre dá certo.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/16
· votar


Noto Kalen
O certo seria atacar as cordas ?
makumbator
Está perfeitamente correto usar o termo "ferir as cordas".
Noto Kalen
Eu sei disso, queria ve a resposta do cara

Eu sei que "ferir as cordas" é uma expressão semanticamente correta, só que no dia-a-dia o pessoal simplesmente faz uso dos verbos "palhetar" ou "dedilhar". O uso da expressão "ferir as cordas", portanto, denotaria que o criador do tópico tem pouca experiência e/ou convívio prático, sendo ele mesmo, um iniciante. Isto se chama ironia.

Às vezes esqueço que não dá pra fazer piadas sofisticadas neste fórum, desculpem.

Delson
Veterano
# mai/16
· votar


Ferir as cordas da guitarra dá Maria da Penha?

makumbator
Moderador
# mai/16 · Editado por: makumbator
· votar


Rachmaninoff

Já tive professores de contrabaixo acústico e maestros que usavam correntemente o termo ferir as cordas. Nunca pensei nisso como "termo de iniciante". Pode não ser algo de uso constante da maioria das pessoas, mas não é incomum (ao menos no meu meio musical). O termo existe, está correto e ainda é usado no meio musical (ao menos em parte). Então não me parece que a ironia seja totalmente cabível. Na minha opinião, claro.

Mas na verdade eu nem reclamei de sua piada, só respondi objetivamente um terceiro que perguntou sobre o uso do termo.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Existem professores de português aqui? Pensei que era um fórum de música hahaha.

Estou brincando.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Vou corrigir o meu erro, obrigado pela dica.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Agora vi, que não tem como editar, mas corrigindo: "Eu tenho um amigo...."

"Ferir as cordas" está correto, inclusive há livros de música que usam esse termo.

Uma busca simples no google encontra esta expressão:

https://www.google.com.br/search?sourceid=chrome-psyapi2&ion=1&espv=2& ie=UTF-8&q=ferir%20as%20cordas%20do%20viol%C3%A3o&oq=ferir%20as%20cord as%20do%20viol%C3%A3o&aqs=chrome..69i57.4879j0j7

Há gente que gosta de mostrar a sua arrogância que "sabe" mais.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16
· votar


Não gosto de ser arrogante ou parecer ser, mas qualquer pessoa nota que está soando mal, por isso tenho receio de falar algo, e depois ficarem pensando: "O Peter, se acha que sabe tudo."

E não sei de tudo, sou um aprendiz na música... apenas quero ajudar.

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Voltando ao assunto do topico...
Se voce possui alguma amizade/intimidade deveria avisa-lo que está tocando 'errado' na hora. senão tenta o seguinte:
Pelo que você falou o teu amigo ai é iniciante mesmo, né? Entao tenta dar uns 'toques' pra ele dizendo que algumas musicas podem ficar melhores se tocadas de uma forma diferente. tambem pode pegar o violão e mostrar a versão 'correta'.

Quando eu ensaio eu peço de antemão que me avisem se estiver desafinado, muito alto ou se o arranjo nao estiver bom. Deixo isso bem claro para meus camaradas.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16
· votar


Se estou fazendo algo e alguém me critica de uma forma que não parece ser arrogante, eu agradeço, até brinco.

Eu canto mal, já fizeram piadas, e eu levo na brincadeira. Uma que nem tenho intenção de ser cantor, então não tem porque eu ficar ofendido, acho besteira isso.

Calime
Veterano
# mai/16 · Editado por: Calime
· votar


Kra, esse lance de ficar corrigindo o outro do nada eu acho um saco! Não gosto de fazer com os outros e nem que façam isso comigo, EXCETO qdo se está em uma situação especifica, de aprendizado/ensino, ou qdo a pessoa pedir uma ajuda, do tipo "to fazendo isso certo ou não? O que vc acha?". Daí já é outra coisa, agora em uma situação qualquer, ficar corrigindo o outro, isso acho chato e infantil bagaray.

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


Eu não xingo e não digo que o cara "é ruim" ou "não sabe tocar".

Mas digo que aquela execução em particular teve erros, aponto as falhas e tal. Na décima vez que o sujeito ouve isso, supõe-se que se toque que precisa treinar mais, né?...

Rafael Tune
Veterano
# mai/16
· votar


ah, já passei (recentemente) por situação tipo, no primeiro ensaio o vocalista me fala que eu preciso trocar de amplificador: comprar um Meteoro.
só concordei, mas fiquei muito irritado.
tipo, tá achando que eu cago dinheiro? hahahah, e se eu fosse comprar nao seria um Meteoro né?!
mas em fim, passou e (felizmente) nem toco mais com eles.
(faz meses que estão buscando guitarrista, então acho que o problema é ele, rsrs)

mas ai como o pessoal mesmo comentou, se o cara vê e dá uma dica boa então eu acho a crítica válida.
poxa, fui (ainda sou) muito leigo, então é sempre válido aprender algo novo ou corrigir vicios..

na proxima faz assim. pega o violão e diz "tirei aquela musica que voce tava tocando, mas eu toco ela assim" e mostra pra ele o jeito 'correto'. =P

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


Deixa o moleque tocar...se divertir

Onde tá escrito que é obrigatório tocar bem?

Caras, vocês são chatos bagaray!..........kkkk

stjimmy703
Membro Novato
# mai/16
· votar


Se for pra falar algo que agregue alguma coisa, incentive ou ajude o cara a melhorar, eu falo.. caso contrário, não!

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# mai/16
· votar


Lelo Mig

Verdade Lelo, eu mesmo nem toco tão bem também, vou paracer um chatão, se a pessoa quer tocar para se divertir, é o que importa rs

PguitarMaxx
Veterano
# mai/16
· votar


Em coisa do tipo eu não dou minha opinião se não me pedirem, independente do nivel de amizade. Mas caso peçam eu tendo a ser sincero, o menos agressivo possível, mas ainda sincero, afinal é o que eu espero em troca hehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se alguém toca mal vocês falam?