Quando vocês falam sobre "dinâmica", a que vocês estão se referindo?

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil


Vejo um monte de gente aqui falando sobre dinâmica, inclusive em alguns casos onde o significado musical não caberia.

Gostaria de saber a que vocês se referem quando falam sobre dinâmica.

Isso inclui quando falam sobre "resposta dinâmica" dos amplificadores e tudo mais.

Que dinâmica é esta que vocês falam?

Bigtransa
Veterano
# fev/10
· votar


O que eu entendo por dinâmica tem a ver com o jeito de atacar as notas...... descer mais ou menos a mão em determinado trecho de acordo com a interpretação.....

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

o significado musical vc sabe. em termos de guitarra, acho que o alcance do termo que está relacionado com as variações de execução, o ataque das notas, o volume, os efeitos aplicados (vibratos, etc) e até mesmo a variação conseguida através da manipulação dos controles do instrumento. também vejo essa citação relacionada com a construção e o desenvolvimento do solo.

quanto aos amps não sei o significado do termo

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


É a capacidade de alguma coisa fazer muitas coisas diferentes dentro de um limite. Esse limíte é físico (será?).

Pronto falei.

Márcio André
Veterano
# fev/10
· votar


Na minha maneira de ver,dinamica esta naquelas notas mais acentuadas(palhetada mais forte)na hr de executar um riff ou um solo.

mum
Veterano
# fev/10
· votar


Acentuação na execução

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Dinâmica é algo mutio lindo!

Bigtransa
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Tenta pegar o MSN do Carlão..... ele é bom pra tirar essas dúvidas:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228426/

ogner
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Uhmm, eu uso muito esse termo pra amps valvulados.....Que tem um significado um pouco diferente do musical...

Nos amps valvulados é a capacidade do AMP RESPONDER de acordo com o ataque ou a sua dinâmica....Dependendo da "força", "jeito" que vc emprega nas cordas, o amp responde de uma forma diferente, modificando o timbre....

Entre outros, o exemplo mais simples é deixar o amp crunchado, e se vc descer a mão vira drive....Entre outras peculiaridades do valvulado.....Ou seja o amp valvulado possui um dinâmica tb...

SS sai o som é mais "pasteurizado"....Pode-se ate dizer que se tocar de leve som sai baixo e se descer a mao vai sair mais alto, e eu concordo...Mas a mudança é só essa, mais e menos volume...Eu pelo menos quando me refiro a dinamica dos amps penso assim....Mas vai saber né....Cada cabeça, cada chapéu..

Penta_Blues
Moderador
# fev/10
· votar


Boa tarde!!!

The Root Of All Evil
Acho que estaremos todos falando quase a mesma coisa, quase da mesma forma.
Pra mim a dinâmica tem o significado de interpretação. Existe uma diferença entre um leitor ler um texto e um locutor passar este texto. Assim como tocar uma sequência de notas exatamente da mesma forma e variar velocidade e intensidade ao executá-la.
O ator interpreta ao variar a forma com que fala seu texto. Como guitarra não fala, um músico usa de sua dinâmica para interpretar um trecho musical.
Valeu!!!

Freddie Freeloader
Veterano
# fev/10
· votar


Acho q num sentido mais estritamente técnico,dinâmica em música se refere á graduação de intensidade.Mas como o termo num é exclusivo da teoria musical,às vezes alguem pode usar com o sentido q ele tem em alguma outra matéria,aí vai depender do contexto.

MauricioBahia
Moderador
# fev/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Bom, vou tentar opinar de forma bem amadora mesmo. Sem Wikipedias da vida.

No caso do som, dinâmica está associada à freqüência e sua amplitude.

Esse comportamento do som (ondas sonoras), associado a força da palhetada gera um de dinâmica X, que aplicada à amps com dinâmicas Y, criam outras dinâmicas Z, que nosso ouvidos captam de maneira Y. hehehe É tudo tão dinâmico. Energia pura Carlão!

Então dinâmica é a capacidade de variar dentro de um espectro e que pode ser percebida de várias formas. Então, quando falo de dinâmica, falo de algum tipo de variação perceptível.

Bigtransa
Veterano
# fev/10
· votar


MauricioBahia
variando a frequencia varia a nota..... pode perguntar pro Carlão

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Bigtransa: variando a frequencia varia a nota..... pode perguntar pro Carlão

Eu sei, o Caralão sabe tudo.

Abs

Curly
Veterano
# fev/10
· votar


"Carlão", revelado...

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

A melhor explicação foi a do ogner, basta transferir o que ele disse para a guitarra. Mas aplica-se a valvulados também, você consegue perceber o que não percebe-se em amps SS ou plugins.

Dois exemplos de guitarristas com uma dinâmica insuperável:

Timmons e Saraceno

ricolb
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Existem vários termos que representam a Dinâmica Musical, como vc bem já sabe:
f = forte
p = piano

E suas outras formas mais ou menos acentuadas:
ff = fortíssimo
pp = pianíssimo
mf = mezzo forte
mp = mezzo piano
sf = sforzato/sforzando

Temos ainda o crescendo(<) e o diminuendo(>)

E não para por aí. Estas são algumas das indicações que podem ocorrer em uma pauta musical com a finalidade de se indicar as mudanças na execução da música, o estado de ânimo ou a intensidade sonora que devem ser empregados no decorrer da execução.

Quer mais detalhes? Assista alguns concertos musicais.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


ricolb

Esse ae é o significado que eu conheço, os outros que eu queria saber.

por exemplo:

Kyuss_Age
Dois exemplos de guitarristas com uma dinâmica insuperável:

Timmons e Saraceno


O que significa dizer que a dinâmica deles é insuperável? SIgnifica que eles variam com um amplo espectro bastante do ppp até o fff?

Ou seria, pela definição do Ogner, que eles possuem uma ampla variação de TIMBRE pela maneira como eles tocam?

Kyuss_Age
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Insuperável no sentido de serem foda no quesito "dinâmica". Ambos são muito minuciosos nesse ponto - inclusive em vibratos mais fracos, mais fortes, sutis e etc.

erico.ascencao
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Dinâmica é a capacidade de reproduzir sons em vários níveis de intensidade. No caso de guitarras com distorção, a dinâmica também é a capacidade de reproduzir sons limpos e saturados controlando a intensidade da "pegada".

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


Kyuss_Age
Insuperável no sentido de serem foda no quesito "dinâmica

Mas a dúvida é quanto o quesito dinâmica, mas como você mencionou vibratos mais sutis, deu pra sacar o que você quis dizer.

B.Frusciante
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Não que eles tenham uma maior amplitude no vibrato, nas intensidades de cada nota tocada, nem nada disso. O correto é que eles a utilizam de forma melhor, entende?

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
É igual dizer que alguém é mestre no rubato. A interpretação é a mesma.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10
· votar


B.Frusciante
Não que eles tenham uma maior amplitude no vibrato, nas intensidades de cada nota tocada, nem nada disso. O correto é que eles a utilizam de forma melhor, entende?


Isso eu entendi, mas a duvida era sobre o que ele queria dizer com dinâmica. No significado musical, a definição de dinâmica não tem relação com vibrato, é aquilo que o ricolb postou ali e pronto. Ai a duvida era o que eles consideravam dinâmica e pelo que ele postou considera estas nuances ai no vibrato, por exemplo.

Porque se for ver pelo signifcado mesmo de dinâmica, não seria certo dizer que os guitarristas que ele citou são mestres da dinâmica, basta pegar 3 músicas aleatórias no youtube e ver que praticamente não tem variação de dinâmica nas músicas (não que isso seja um ponto negativo).

Minow
É igual dizer que alguém é mestre no rubato. A interpretação é a mesma.

Mas a dúvida era saber se o que estava chamando de dinâmica é o que de fato é dinâmica.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Eu considero dinâmica como dinâmica, não sei um significado alternativo pra isso. =p

Porque se for ver pelo signifcado mesmo de dinâmica, não seria certo dizer que os guitarristas que ele citou são mestres da dinâmica, basta pegar 3 músicas aleatórias no youtube e ver que praticamente não tem variação de dinâmica nas músicas (não que isso seja um ponto negativo).

Tem sim... e no caso da guitarra tem toda aquela coisa relacionada ao timbre. Assim como o Eric Johnson ou o Mark Knopfler tocando, dá pra ver que eles se preocupam com a dinâmica e no timbre que as variações e tipos de ataque que eles dão proporcionam.

The Root Of All Evil
Veterano
# fev/10 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow
Eu considero dinâmica como dinâmica, não sei um significado alternativo pra isso. =p

Ó:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/228425/#6640231

e no timbre que as variações e tipos de ataque que eles dão proporcionam.

Tá, mas que fique claro que isso não é dinâmica.

Minow
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil
Não entendi, por que você mandou o post dele?

Tá, mas que fique claro que isso não é dinâmica.

Sei que não, mas no caso da guitarra as coisas caminham juntas.

shoyoninja
Veterano
# fev/10
· votar


Pensando no lado técnico em amplificadores, resposta dinâmica pode ser associada ao comportamento do amplificador ao ser alimentado com sinais de diferentes níveis de amplitude.

Variações de timbre e compressão inclusos.

Nesse caso é bem claro e definido.

Exemplo:
Um amplificador valvulado ao ser alimentado com um sinal que provoque uma excursão do sinal além de seu headroom causará o funcionamento das válvulas do estágio de amplificação de potência na região de saturação leve, o que vai causar compressão da margem dinâmica do sinal de saída em comparação ao sinal de entrada, além de adicionar harmônicos (distorção).

O que não quer dizer que seja desejável ou não. Mas é um comportamento que se encaixa perfeitamente como "resposta dinâmica".

MauricioBahia
Moderador
# fev/10
· votar


Pô, só votaram em mim nesse post...

De Ros
Veterano
# fev/10
· votar


The Root Of All Evil

Quando vocês falam sobre "dinâmica", a que vocês estão se referindo?

Eu me refiro a dinâmica no sentido musical, de pianíssimo a fortíssimo. E tudo que estiver no meio.

A essas coisas tipo variação de timbres, vibratos, bends, ligados, notas tocadas com os dedos X palheta, harmonicos, staccatos e etc... , eu chamo de elementos de expressão, que podem ou não influenciar na dinâmica (ligados tendem a soar mais piano, staccatos tendem a soar mais forte). Tendem, mas não é regra.

Seguindo a linha de pensamento do falecido mestre Tim Maia, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quando vocês falam sobre "dinâmica", a que vocês estão se referindo?