Tudo sobre: Cordas de Guitarra - De Ros

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mai/16


Fala galera, nesse video, tudo (ou quase tudo) sobre cordas de guitarra, além de algumas experiências pessoais sobre o assunto!

Calibres, diametros, cordas leves, pesadas, tensão média, round wound, half wound, flat wound, niquel, aço e muitas informações legais para guitarristas!



GuitarHome
Veterano
# mai/16 · Editado por: GuitarHome
· votar


De Ros
Excelente cara. Uma série com essas histórias de suas turnês undergrounds seria uma boa idéia, confesso que me gerou curiosidade em ouvi-las.

Mas 0.008 em Eb que o Pablo usava é sacanagem, seria efeito tuleum para tudo que é lado kkkkkkkk. Minha Les Paul tá com 0.010 afinada em Eb também, e já acho mole/macia até demais. Mas cada um é acostumado a tocar com uma força, pegadas diferentes, isso a galera que zoa tem que levar em conta. Afinal o que importa no fim é o som que o cara tira, se for agradável, pode ser uma Tonante com cordas de diâmetro de grafite de lapiseira (07 rs) que eu nao me importo.

Abç

Iversonfr
Veterano
# mai/16
· votar


De Ros

Ótimo video, excelente a pesquisa, parabéns!! Curti bastante!

O lance do diâmetro/calibre é engraçado. Eu acho feio quem chama de calibre, é como chamar a rua de casa de estrada, ou chamar a estrada de avenida, etc.

Não respondi tuas enquetes, mas curto hibrida 010-52 meio tom abaixo. Uso hibrida justamente por causa do meio tom abaixo, e algumas músicas ainda drop D, que na verdade fica Db, a "mizona" fica muito frouxa. Acho confortável a maciez dos bends nas mais agudas nessa afinação, não precisa mais mole que isso pra mim. Também, não sei é efeito placebo, mas pra mim a 09 enferruja mais rápido rs.

Jabijirous
Veterano
# mai/16
· votar


De Ros

Aumenta essa conta aí, 14 malucos que usam 0.12 na afinação padrão! E faço bend de 1 tom e meio kkkkkk E sofro, somente quando me empolgo, com o efeito tuleum!! kkkkkkkk

Muito bom o vídeo!!

Calime
Veterano
# mai/16
· votar


De Ros

Vídeo massa, assunto muto pertinente. Legal vc frisar a relação importante entre palheta e cordas, isso é praticamente um casamento ao meu ver, a interação que rola entre os dois.

Tinha um certo preconceito nesse lance, mas aí fui aos poucos me encontrando. Hoje estou satisfeito com: 09 na strato afinada padrão e 010-052 guitarras com humbuckers afinadas em Drop C.

krixzy
Veterano
# mai/16
· votar


Por coincidência eu estava usando 0.12 em E semana passada huehueheu...

mas foi por acaso, eu tava com um jogo 0.12 aqui que uso em afinações baixas, mas ai tava afim de tocar musicas em E padrão, então fui afinando e vendo como ficava a tensão, e o pior é que gostei, achei muito bom na mão direita, da mais precisão, consegui fazer bends sem muita dificuldade, mas uma coisa é o cara que toca em casa, outra é o cara que toca todo dia na estrada né, provavelmente se tocasse por muito tempo não iria aguentar.

Dependendo também da escala, a tensão fica menor em guitarras do tipo LP e SG, que foi o meu caso.

jnninho
Membro Novato
# mai/16
· votar


De Ros
cara, tu sabe onde vende essa v pick dimension no brasil? me interessei
dei uma fuçada aqui no google, mas só vem site de fora, no mercadolivre não tem tb =/

LeandroP
Moderador
# mai/16
· votar


Mais uma vez um excelente tópico, De Ros. To curtindo e aprendendo muito com seus vídeos. Achei legal quando você falou sobre a galerinha de 8 anos, do mito das cordas mais finas, etc... É bom deixar claro que isso é só uma piada. Um cara de 30 que se ofende com isso é um maricas mesmo, mas um de 8 anos acaba impactando na formação musical e pode até causar alguns traumas.

Usei 09 durante muitos anos e depois passei pra 010. Fiz esta escolha por duas razões: a primeira é me sentir confortável com este jogo, e a segunda por uma questão de mercado mesmo. É que tem mais à venda e também uma maior variedade de marcas. Uso cordas nacionais mesmo porque são as mais baratas (e ainda acho caro pra caramba). Vario entre NIG e Giannini. Não são as melhores, mas pro tanto que eu toco dá pro gasto. Palhetas eu também não uso a minha preferida, mas busco sempre a mais próxima da preferida, que é a Tortex Jazz. De qualquer forma, o mercado é que acaba influenciando as minhas escolhas, o que é uma pena... Mas vou me adaptando. Já usei aquelas palhetas "qualquer nota" que vem de brinde no encordoamento canarinho (o' river) , então rsrsrsrs.

Tiago_Rox
Membro Novato
# mai/16
· votar


Acho que só faltou comentar sobre "marcas" mais usadas, mas de resto tá tudo joia... Parabéns pelo vídeo, muito informativo. Mais coisas para eu aprender nesse início de caminhada :D

De Ros
Veterano
# mai/16
· votar


GuitarHome

Essa série pode ser muito divertida mesmo, hehehehehe!!

Iversonfr

Valeu amigo!!

Jabijirous

0.012, afinação padrão e efeito tuleum?

Deixa eu ver se adivinho - usa camisa de flanela, mora no Canadá, tua barba é muito maior que a minha e ganha a vida derrubando arvores com um machado, é isso?

Calime

É interessante, rola um preconceito direto, e , sou obrigado a admitir, esse preconceito foi em grande parte difundido aqui no Cifra Club mesmo, há alguns anos!

krixzy

Pois é, no video esqueci de falar da relação entre tensão e tamanho da escala. Ia ficar ainda maior, acho 28 minutos é o limite para aguentar a minha cara na tela, uhauhauhauhauha!!!!

jnninho

Só no site da V-Picks mesmo.

LeandroP

Que droga, né! O cara tem que se adaptar ao mercado. O meu amigo das cordas James Bond que se ferrou nessa brincadeira!

Tiago_Rox

Esse assunto eu não entro, já fui endorsee de algumas, sou prospectado para trabalhar com outras, sei lá, sempre tem um pra encher o saco e me chamar de "vendido", hehehehehe!

Jabijirous
Veterano
# mai/16
· votar


0.012, afinação padrão e efeito tuleum?

Deixa eu ver se adivinho - usa camisa de flanela, mora no Canadá, tua barba é muito maior que a minha e ganha a vida derrubando arvores com um machado, é isso?


kkkkkkkkkkkkkkk Não, eu que sou ogro mesmo kkkkkkkkk

De Ros
Veterano
# mai/16
· votar


Jabijirous

Ogro, lenhador, viking, monstro, é tudo a mesma coisa, hehehehehhe!!

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


Bom saber que eu não tenho mão de moça. Gosto de cordas 0.9 e acho que ainda poderia ser mais leve. Quando toco com 0.10 reclamo pacaramba. Cordas de diâmetro maior pra mim é so pra contrabaixo.

Detalhe: até em guita de 7 cordas eu usava 0.9 e dropava em G. Fica molenga? Sim, fica. Mas fica confortável.

Hammer
Veterano
# mai/16
· votar


Na minha opiniao, esse assunto de cordas e' muito singular, e vai muito de gosto pessoal, eu uso 0.9 mas gosto de ter uma guita em 0.10.
Acho valido ter uma guita com diametro mais grosso, penso que ajuda na "musculacao" (De Ros nosso guitar hero sarado (230kg uiii gay mode on hehe) poderia falar sobre isso, se a musculatura influencia na agilidade ou nao.
Sobre esse assunto, como a musica em geral, e as mulheres com sua capacidade de discernir centenas de tons em uma unica cor de sapato, admiro a diversidade e como cada guitarrista interage em sua individualidade, george benson com 0.14, steve ray com 0.13, de ros com 0.9 e v-picks, bonamassa com 0.11, nao ha' uma unanimidade.

De Ros

Legal o video, mas voce nao disse, a corda 0.9 que tu usa e' round wound, half wound, flat wound?? coated, stainless ou nickel?
Ou e' v-picks na veia e o resto e' resto?

De Ros
Veterano
# mai/16
· votar


Buja

É isso aí!! A ideia é ficar confortável pra ti!!

Hammer

O video já está feito, hehehehehe!





E eu estou sempre usando marcas diferentes, desde que 0.009. Já usei todas as que tu citou. Eu prefiro Roundwound, coated (pra trocar a cada morte de Papa) e Nickel, ou seja, as mais comuns do mercado!

JulianoF.
Membro Novato
# mai/16
· votar


Gosto bastante de testar cordas diferentes, e já toquei com praticamente tudo que tinha no mercado.

Hoje, eu uso .009-.042, elixir.
São as mais confortáveis para mim, duram um século e meio, e gosto do som.


De Ros
O que você chama de tuleum, é simplesmente trastejar. Quando tu tocas com mais força, a corda trasteja, bate no traste, e dá esse som diferente. O trastejar do bordão, quando se fala da corda solta, não tem tanto efeito no sustain, mas dá essa "desafinada" que tu mostrastes no video. E é bem feio.
Mas isso não está somente ligado ao calibre das cordas, está também ligado a regulagem da guitarra, ação das cordas, e pode inclusive (se acontecer mesmo com a ação alta e tocando fraco) ser um indicativo de algum probleminha no nut.

No mais, gostei bastante do video, muito informativo.
O Silas Fernandes também fez um video sobre cordas, e ele afirma a mesma coisa que tu, que o diametro da corda, não está ligado ao "peso" do som.
E eu concordo com ambos.

JJJ
Veterano
# mai/16 · Editado por: JJJ
· votar


De Ros

Fiz uma pesquisa grande uma vez aqui no FCC sobre vários pontos. Deu 63 participantes. Especificamente sobre diâmetro (ou espessura ou calibre ou grossura... hehehe):

010 com 52,5%
011 com 25,5%
009 com 20,5%

010 na cabeça, mais da metade... ok...
Mas tu acredita que deu mais 011 que 009?!?

Enfim... quem quiser ver os resultados completos, estão aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/299288/

Eu sempre variei entre 009 e 010. Mas acho que seria importante falar no tamanho da escala (acho que você não mencionou isso), porque obviamente influi. 011 numa escala mais curta, tipo jaguar, por exemplo, não fica tão pesada; já numa barítono, fica impossível...

Quanto a palheta... nunca liguei! Sério... só não gosto das muito, muito thin... (que eram as que eu usava bem no início).

As cordas antigas que tu comprava lá nos tempos do onça (e eu também), eu lembro de HL, São Gonçalo, Rouxinol, acho que a Giannini já fazia também.

Lelo Mig
Membro
# mai/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros

Muito legal o video... gostei bastante, mesmo sendo um assunto que eu já conhecia, confesso, foi bem agradável de assistir, vi inteiro, não me entendiou.

Apenas prá efeito "estatístico" ... uso 010 há bastante tempo. Ao contrário de você, sou "mão de moça".... tenho uma pegada bem leve, uso muito cordas soltas e dedilhados, então equilibrar a bela sonoridade de cordas soltas de uma 012, por exemplo, e minha "pegada" 008, sempre foi um problema. As 010 ficam no meio do caminho...rs.

Mas na verdade, me incomoda mais o intervalo dos diâmetros do que a corda em si. Alguns intervalos de uma corda prá outra são "insuportáveis"...rs. Hoje vou de 10, 12, 16, 28, 38, e 48.

Antes não achava esta sequência, era obrigado a comprar avulsas. Hoje em dia encontra.

Jabijirous

Bend de 1 tom e meio e tuleun em 012? Se um cara destes vier apertar minha mão eu saio correndo.

De Ros
Veterano
# mai/16
· votar


JulianoF.

Desculpa te corrigir, mas trastejar é algo muito diferente (y)

JJJ

Pois é, o tamanho da escala é fundamental para definir a tensão das cordas, e passei batido no assunto! Errei mesmo, hehehehehe!!

Lelo Mig

Outra coisa que não falei no video foi a minha experiência com um jogo de cordas 0.010 mas com a terceira corda revestida. Mas que droga, todas as vantagens da terceira corda (elasticidade para bends ridiculos e harmonicos ultra facilitados) sumiram em troca de uma maior estabilidade na afinação. Esquece a afinação, eu prefiro os "bendões", hehehehehehe!!!

Motorbreath
Membro Novato
# mai/16
· votar


Boa, De Ros! Ótimo vídeo, mais um inscrito!
E que trocadalho do carilho aquele das "cordas James Bond", hein? Hahahaha!

JulianoF.
Membro Novato
# mai/16
· votar


De Ros
Na minha concepção, qualquer batida indesejada da corda, no traste, é trastejamento. Esse efeito que tu classificastes como tuleum, é fácilmente replicável, baixando a ação das cordas, mesmo palhetando fraco.
Não sou luthier, nem tampouco dono da verdade, mas a palavra que eu usaria para descrever qualquer som indesejado proveniente dos trastes, é trastejamento. (Fret Buzz em inglês).

E 3a corda revestida é excelente... no violão. hehe. Na guitarra, sou 100% a favor dos "bendões" também.

De Ros
Veterano
# mai/16
· votar


Motorbreath

Uhuhauhauhauhauhauhauahuha!!!

JulianoF.

Mas o efeito a que eu me refiro não tem a ver com os trastes. Ele muda a afinação do nota. Mesmo que a guitarra tenha cordas super altas, mesmo que o nut esteja (mal) ajustado altissimo, esse efeito ocorre.

Lelo Mig
Membro
# mai/16
· votar


JulianoF.

Cara, imagine uma cruz, ou seja, a corda se movimentando para cima e para baixo e para um lado e outro, imaginou?

Quando ela se movimenta para cima e para baixo (condição normal), se a escala e trastes e regulagens estiverem perfeitos, não há trastejamento (atrito da corda com "os" ou "o" traste).

No entanto, ao atacar com muita força, você provoca um "over" neste movimento vibratório. E esta "sobra" gera um som desafinado. É isso que nosso amigo batizou de "tuleum".

makumbator
Moderador
# mai/16
· votar


De Ros
JulianoF.
Lelo Mig

No baixo elétrico eu gosto de um pouquinho de trastejamento em determinados solos na região média e aguda (fica parecido com um pop da técnica de slap. Um amigo chama isso de pop de pizzicato). Pra isso basta exagerar um pouco na força (e sendo bem feito não vai desafinar a ponto de incomodar). Se o instrumento estiver regulado para ação mais baixa é fácil fazer esse efeito sem semitonar as notas.

Motorbreath
Membro Novato
# mai/16
· votar


Lelo Mig
Exato!

Buja
Veterano
# mai/16
· votar


makumbator
Na verdade eu faço este efeito sem precisar das cordas meio que trastejar. Pode ser com acao normal mesmo, na media. É so meter o dedo na boneca com o compressor ou um leve, levissimo chunch, que o baixo ronca que é uma beleza, parecido mesmo com o pop do slap. Com cordas round novas o efeito é certo. Gosto demais pra tocar um rock/country mais forte.

makumbator
Moderador
# mai/16
· votar


Buja

Também acho esse efeito muito legal no baixo.

Jeff3
Membro Novato
# mai/16
· votar


Cara...esse vídeo é TOP

Só fiquei curioso como conseguir a tão sonhada palheta Mágica "V-PICK DIMENSION", só achei em site de gringo.

e Confirmando...seria esta?

http://www.v-picks.com/product/dimension/

se alguém souber de alguém aqui do Brasil que vende ela...posta o link ai.

makumbator
Moderador
# mai/16
· votar


Jeff3

Não é vendida no Brasil. Você pode comprar direto com o fabricante. Gosto muito da Dimension junior (que é uma dimension um pouco menor).

Jabijirous
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig
Bend de 1 tom e meio e tuleun em 012? Se um cara destes vier apertar minha mão eu saio correndo.

Se um dia a gente se esbarrar, a gente faz um hi five kkkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre: Cordas de Guitarra - De Ros